Bagagem grátis: como evitar a cobrança por mala despachada em voos internacionais?
Bagagem grátis: como evitar a cobrança por mala despachada em voos internacionais?
Como evitar a cobrança por bagagem despachada em voos internacionais? Complementando o nosso post sobre como ter bagagem grátis em voos domésticos, vamos falar hoje sobre fugir dessa temida taxa em voos internacionais.
Para muitos, viajar para o exterior é sinônimo de compras, principalmente se o destino oferecer bons preços, e pode ser impossível voltar para casa com apenas uma bagagem de mão de 10kg.
Bagagem despachada gratuita na GOL
A GOL oferece três formas para que o cliente escape da cobrança de bagagem despachada. A primeira delas é ter status no programa Smiles. Todas as categorias elite oferecem franquia de bagagem aos passageiros independente da tarifa em que o bilhete tiver sido emitido. A franquia varia entre uma e três malas grátis, de acordo com o seu nível no programa. Basta informar o número fidelidade no momento da compra da passagem aérea, durante o check-in ou no balcão da companhia.
A segunda maneira de ficar isento da cobrança da bagagem na GOL é ter um dos cartões de crédito do programa Smiles. Os cartões nas versões Platinum e Infinite oferecem uma bagagem despachada grátis mesmo que a passagem não tenha sido comprada com o cartão Basta apresentá-lo no balcão para realizar o despacho sem custo.
Por fim, caso não consiga a gratuidade, pode-se incluir a bagagem na escolha da tarifa da passagem. Nas tarifas pagas, os perfis tarifários Plus e Premium Economy já incluem bagagem despachada.
Mesmo sendo tarifas mais altas, deve-se considerar que as mesmas oferecem outros benefícios além da bagagem como marcação de assento grátis, antecipação de voo, maior acúmulo de pontos e menores taxas para reembolso ou remarcação. Já na emissão com milhas Smiles ou de outros programas, a bagagem só está inclusa nos bilhetes na cabine Premium Economy.
Infelizmente, as franquias de bagagem na GOL não são cumulativas, prevalecendo sempre o benefício maior. Por exemplo, caso um passageiro Smiles Diamante compre uma passagem internacional na tarifa Premium Economy, ele poderá despachar até três bagagens devido ao seu status, mas não poderá usar as duas bagagens da tarifa.
Veja também:
Bagagem despachada gratuita na Azul
A Azul possui política bem similar à da GOL, oferecendo as mesmas opções para que o cliente não tenha que desembolsar nada pela bagagem. Clientes com status no TudoAzul (Topázio, Safira ou Diamante) podem despachar até três malas em voos da companhia. Para aproveitar é preciso informar o número TudoAzul na compra na passagem, no momento do check-in ou despacho. Clientes com status no programa MileaglePlus da United Airlines também contam com bagagem despachada sem custo.
Ao comprar passagens internacionais em dinheiro, as tarifas Mais Azul, Azul Super e Business já incluem bagagem, além de outros benefícios como antecipação de voo, marcação de assento antecipada e maior acúmulo de pontos.
Já na emissão com pontos do programa TudoAzul ou de outros programas, não há bagagem inclusa em voos para a América do Sul. Já para voos para a América do Norte ou Europa, esses bilhetes contam com duas bagagem em classe econômica e três em classe executiva.
A Azul também oferece até três bagagens grátis para os clientes que possuem o seu cartão de crédito a partir da versão Gold. Basta apresentá-lo no balcão para realizar o despacho sem custo.
Assim como na GOL, as franquias de bagagem na Azul não são cumulativas, prevalecendo sempre o benefício mais vantajoso para o cliente.
Veja também:
Bagagem despachada gratuita na Latam
A Latam é mais restrita nas opções que permitem o cliente despachar bagagem sem custo, mas não é impossível. Passageiros com status Latam Pass a partir da categoria Platinum possuem uma mala adicional em voos internacionais da companhia. A franquia é identificada automaticamente ao incluir o número Latam Pass na compra da passagem, no check-in ou despacho.
Nas tarifas pagas em dinheiro, a Plus e a TOP incluem franquia de bagagem para todos os destinos. Já as tarifas Promo, Basic e Light oferecem bagagem apenas em algumas rotas. Vale lembrar que as passagens mais caras, além de oferecer bagagem, também incluem marcação de assento grátis, antecipação de voo, maior acúmulo de pontos, menores taxas para reembolso ou remarcação e outros benefícios. Já na emissão com pontos do Latam Pass ou de outros programas, a franquia de bagagem pode ou não estar inclusa dependendo do destino.
Infelizmente, os cartões de crédito Latam Pass Itaucard não oferecem franquia de bagagem aos clientes.
Diferente da GOL e Azul, na Latam a bagagem extra por status elite é cumulativa com a franquia da tarifa adquirida, o que é uma boa notícia.
Leia também:
Bagagem despachada gratuita na TAP
A TAP Portugal foi uma das primeiras empresas estrangeiras e deixar de oferecer bagagem despachada em voos para o Brasil. Para economizar, uma das maneiras é comprar sua passagem em uma tarifa em que o serviço já esteja incluso. As tarifas Basic, Classic, Plus, da classe econômica e todas as tarifas da classe executiva já incluem o despacho.
Caso o seu bilhete seja emitido com milhas do programa TAP Miles&GO, a bagagem estará inclusa. Para emissões feitas em programas parceiros, como o Smiles, é necessário verificar se a tarifa emitida contempla o serviço. Se não houver, será necessário realizar a compra da franquia a parte.
Os membros com status Miles&GO Gold contam com uma bagagem despachada grátis. O benefício também é oferecido a todos que possuam status Star Alliance Gold em qualquer das parceiras da aliança. Com o encerramento das atividades da Avianca Brasil, esse status ficou mais difícil de ser conquistado pelos brasileiros.
O benefício da bagagem por status oferecido pela TAP é cumulativo com a franquia da tarifa, assim como na Latam.
Bagagem despachada gratuita na Air France/KLM
As parceiras Air France e KLM possuem as mesmas regras com relação à bagagens despachadas em seus voos. Ambas oferecem oferecem somente uma tarifa em que o despacho de bagagem não está incluso: Economy Light. Caso o seu bilhete tenha sido emitido em qualquer outra tarifa na classe econômica ou nas cabines economy premium, executiva e primeira classe, o serviço já estará incluso.
Passageiros com bilhetes na tarifa economy light ainda podem ficar isentos da cobrança se tiverem status no programa de fidelidade das companhias, o FlyingBlue. Ou ainda status em empresas parceiras da aliança SkyTeam, como a Delta, Alitalia, Aeromexico ou Aerolíneas Argentinas.
Os bilhetes emitidos com milhas FlyingBlue já incluem uma bagagem despachada. Para emissões feitas em programas parceiros, como o Smiles, é necessário verificar se a tarifa emitida contempla o serviço. Se não houver, será necessário realizar a compra da franquia a parte.
Para quem pretende despachar bagagem, é importante ficar de olho nas taxas para não ser pego de surpresa. No caso da Latam, o valor da bagagem passou a ser dinâmico e pode variar bastante. Já as demais companhias, ainda são oferecidos valores fixos de acordo com a antecedência da data da viagem ou o canal por onde ela for adquirida. Por regra geral, é mais vantajoso comprar a franquia com maior antecedência ou adquirir uma tarifa que já inclua a mala.
Saiba mais: