Bagagem grátis: como evitar a cobrança por mala despachada em voos internacionais?

Daniel Gadelha
23/12/2019  ·  5:01Publicado 23 · dez · 2019  ·  5:01Atualizado 18 · fev · 2020

Bagagem grátis: como evitar a cobrança por mala despachada em voos internacionais?

Como evitar a cobrança por bagagem em voos internacionais? Complementando o nosso post sobre como ter bagagem grátis em voos domésticos, iremos hoje falar sobre fugir dessa temida taxa em voos internacionais. Para muitos, viajar para o exterior é sinônimo de compras e pode ser quase impossível voltar para o Brasil com apenas uma bagagem de mão. Confira!

Bagagem gratuita na GOL

A GOL oferece três formas para que o cliente escape da cobrança de bagagem despachada. A primeira delas é ser portador de algum status elite no programa Smiles ou no SkyMiles da Delta (válido enquanto a parceria entre as companhias estiver vigente). Todas as categorias de status (exceto o inicial) oferecem franquia de bagagem aos passageiros independente da tarifa em que o bilhete tiver sido emitido. Basta informar o número fidelidade no momento da compra da passagem, durante o check-in ou no balcão da companhia.

A segunda maneira de ficar isento da cobrança da bagagem é ter um dos cartões de crédito do programa Smiles. Os cartões nas versões Platinum e Infinite oferecem franquia de bagagem aos seus portadores mesmo que a passagem não tenha sido comprada com o cartão. Basta apresentá-lo no balcão para realizar o despacho sem custo.

Por fim, caso não consiga a gratuitade, pode-se incluir a bagagem na escolha da tarifa da passagem. Nas tarifas pagas, as classes Plus e Premium Economy já incluem bagagem despachada. Mesmo sendo tarifas mais altas, deve-se considerar que as mesmas oferecem outros benefícios além da bagagem como marcação de assento antecipada, antecipação de voo, maior acúmulo de pontos e menores taxas para reembolso ou remarcação. Já na emissão com milhas Smiles ou de outros programas, a bagagem só está inclusa nos bilhetes na cabine Premium Economy.

Leia também:

Bagagem gratuita na Azul

A Azul possui política bem similar à da GOL, oferecendo as mesmas opções para que o cliente não tenha que desembolsar nada pela bagagem. Ao comprar tarifas internacionais em dinheiro, as tarifas Mais Azul, Azul Super e Business já incluem franquia de bagagem, além de outros benefícios como antecipação de voo, marcação de assento antecipada e maior acúmulo de pontos. Já na emissão com pontos do programa TudoAzul ou de outros programas, não há bagagem inclusa em voos para a América do Sul. Já para voos para a América do Norte ou Europa, os bilhetes emitidos com pontos contam com franquia de bagagem mesmo que em classe econômica.

Para os clientes que possuem status no programa TudoAzul, bagagem também não será problema desde que o cliente pertença a uma das categorias elite com exceção da categoria inicial. Clientes com status no programa MileaglePlus da United Airlines também contam com bagagem despachada sem custo. É importante lembrar de informar o número do programa de fidelidade no momento da compra da passagem, durante o check-in ou no balcão da companhia.

A Azul também valoriza os clientes que possuem o cartão de crédito co-branded do seu programa de fidelidade, e oferece franquia para os portadores dos cartões das variantes Gold e Platinum mesmo que a passagem não tenha sido comprada com o cartão. Basta apresentá-lo no balcão para realizar o despacho sem custo.

Leia também:

Bagagem gratuita na Latam

A Latam é um pouco mais restrita nas opções para que o cliente consiga despachar sua bagagem sem custo. Nas tarifas pagas em dinheiro, a Plus e a TOP tanto na classe econômica como na Premium Economy já incluem franquia de bagagem. Outro benefícios também estão inclusos nessas tarifas como marcação de assento antecipada, antecipação de voo, maior acúmulo de pontos e menores taxas para reembolso ou remarcação. Já na emissão com pontos do Latam Pass (programa que substituiu o Latam Fidelidade e a Multiplus) ou de outros programas, não há bagagem inclusa para os destinos na América do Sul, exceto se emitidos em cabine Premium Economy. Já nos voos para América do Norte, Europa e Tel Aviv emitidos com pontos, a bagagem já estará inclusa.

Para os clientes com status a partir do Platinum no programa da companhia, o despacho de bagagem também é gratuito independente da tarifa adquirida. Cliente com status em uma das companhias aéreas pertencentes a aliança Oneworld também contam com esse benefício enquanto a companhia se mantiver na aliança. Inicialmente a data de saída da Latam da Oneworld era outubro de 2020, mas a cia já demonstrou interesse em antecipar essa data.

Infelizmente, portadores dos novos cartões de crédito Latam Pass não contam com nenhum benefício para despacho de bagagem.

Leia também:

Bagagem gratuita na TAP

A companhia portuguesa foi uma das primeiras empresas estrangeiras e deixar de oferecer bagagem despachada em voos para o Brasil. Para evitar a cobrança, uma das maneiras é comprar sua passagem em uma das tarifas em que o serviço já está incluso. As tarifas Basic, Classic, Plus, da classe econômica e todas as tarifas da classe executiva já incluem o despacho.

Caso o seu bilhete seja emitido com milhas do programa da empresa, um volume despachado estará incluso. Para emissões feitas em programas parceiros em classe econômica, como o Smiles, é necessário verificar se a tarifa emitida pelo programa parceiro na emissão contempla o serviço. Se não houver, será necessário realizar a compra da franquia a parte.

Para os participantes do programa Miles&GO da categoria Gold contam com franquia de bagagem caso sua tarifa não ofereça. O benefício também é oferecido a todos que possuam status Star Alliance Gold em qualquer das 26 parceiras da aliança. Com o encerramento das atividades da Avianca Brasil, esse status ficou mais difícil de ser conquistado pelos brasileiros.

Bagagem gratuita na Air France/KLM

As parceiras Air France e KLM possuem as mesmas regras com relação à bagagens despachadas em seus voos. Ambas oferecem oferecem somente uma tarifa que o despacho de bagagem não está incluso: Economy Light. Caso o seu bilhete tenha sido emitido em qualquer outra tarifa ou nas cabines economy premium, executiva e primeira classe, o serviço já estará incluso.

Passageiros com bilhetes na tarifa economy light ainda podem ficar isentos da cobrança portando status no programa utilizado pelas companhias, o FlyingBlue. Ou ainda status Elite ou Elite Plus em empresas parceiras da aliança SkyTeam, como a Delta ou Aerolíneas Argentinas.

Conclusão

Para quem pretende despachar bagagem ao viajar, é importante ficar de olho nas taxas para estar preparado. No caso da Latam, o valor da bagagem passou a ser dinâmico e pode trazer surpresas aos viajantes. Já as demais companhias, ainda são oferecidos valores fixos de acordo com a antecedência da data da viagem ou o canal por onde ela for adquirida.

Saiba mais: