logo Melhores Destinos

Confira o ranking das rotas mais movimentadas do mundo com a pandemia

Rafael Castilho
Rafael Castilho
18/11/2020 às 9:27

Confira o ranking das rotas mais movimentadas do mundo com a pandemia

A pandemia alterou totalmente o setor aéreo mundial. Com a retomada gradativa dos voos, a lista das rotas mais movimentadas do mundo também sofreu o impacto. A OAG, líder mundial de dados e informações sobre viagens, divulgou o relatório deste mês que traz algumas grandes mudanças quando comparados com os dados antes da pandemia. A Ásia continha sendo o principal mercado.

A OAG levou em conta os dados fornecidos pelas companhias aéreas referentes aos voos planejados nas rotas neste mês. São levados em conta as viagens de ida e volta para os destinos em novembro.

Rotas internacionais mais movimentadas atualmente

Algumas rotas foram retomadas, mas as restrições fronteiras e sanitárias provocaram mudanças significativas no atual Top 10 quando comparamos com a lista das rotas mais movimentadas do mundo em 2019. Uma das primeiras fronteiras a ser aberta para estrangeiros após a primeira onda de Covid-19 foi a de Dubai, nos Emirados Árabes, com isto a Emirates voltou a voar e a conectar várias regiões do planeta. Sendo assim, o emirado aparece quatro vezes na lista abaixo.

1) Cairo (CAI) – Jidá (JED)

Uma importante ligação para os muçulmanos aparece no topo da lista das rotas mais movimentadas. No total, a rota entre a capital egípcia e Jidá, na Arábia Saudita, registra 147.950 poltronas neste mês.

2) Orlando (MCO) – San Juan (SJU)

A rota entre a capital porto-riquenha e Orlando, nos Estados Unidos, aparece em segundo na lista da OAG. No mês de novembro estão sendo ofertados 137.886 assentos nos voos ligando as duas cidades.

3) Dubai (DXB) – Londres (LHR)

As companhias aéreas ofertam no mês de novembro na rota entre o aeroporto de Heathrow, em Londres, e Dubai, nos Emirados Árabes, 111.000 poltronas em seus voos.

4) Seul (ICN) – Tóquio (NRT)

A ligação entre as capitais da Coreia do Sul e do Japão aparece na quarta colocação com 109.868 assentos disponibilizados neste mês.

5) Delhi (DEL) – Dubai (DXB)

Mais um voo de Dubai aparece no topo do ranking. Agora a ligação é com a capital da Índia, onde estão sendo oferecidos 104.126 poltronas nos voos desta rota.

6) Cairo (CAI) – Dubai (DXB) com 104.126 poltronas

7) Bangkok (BKK) –Hong Kong (HKG) com 94.376 poltronas

8) Hong Kong (HKG) – Taipei (TPE) com 93.922 poltronas

Aeroporto de Hong Kong

9) Teerã (IKA) – Istambul (IST) com 90.120 poltronas

10) Dubai (DXB) – Karachi (KHI) com 89.591 poltronas

Rotas internacionais na América Latina

A maioria das rotas internacionais na América Latina mais movimentadas deste mês registra voos para os Estados Unidos, com exceção dos voos ligando Lima, no Peru, e Santiago, no Chile. Destaque para os voos entre os aeroportos norte-americanos e Cancún, no México. Devido às restrições sanitárias impostas, o Brasil não aparece no Top10. Veja abaixo a rota e o número de poltronas ofertados em novembro.

Rotas domésticas mais movimentadas atualmente

1) Jeju (CJU) – Seul (GMP)

A ligação entre a capital sul-coreana e a ilha de Jeju mantém a liderança do ranking há muitos anos. Mesmo com a pandemia, os voos entre as cidades já registram a média de poltronas ofertadas em 2019 por mês. Atualmente, são 1.329.307 assentos nesta rota.

Jeju – Coreia do Sul

2) Hanoi (HAN) – Ho Chi Minh (SGN)

A rota entre as duas principais cidades do Vietnã aparece em segundo na atual lista. Em março, no auge da pandemia na Ásia, a ligação entre Hanói e Ho Chi Minh chegou a ocupar a liderança mundial. Agora, as companhias aéreas oferecem 892.805 poltronas nesta rota.

3) Pequim (PEK) – Xangai (SHA)

A OAG registra, com base nos dados fornecidos pelas companhias aéreas, a disponibilização de 768.184 assentos na rota chinesa entre Pequim e Xangai.

Aeroporto de Pequim (PEK)

4) Sapporo (CTS) – Tóquio (HND)

A ligação doméstica japonesa entre Sapporo e a capital Tóquio tem, neste mês, a disponibilidade de 669.431 poltronas.

5) Fukuoka (FUK) – Tóquio (HND)

Mais uma rota para Tóquio aparece no topo do ranking das mais movimentadas em novembro. A ligação com Fukuoka, no sul do país, tem 624.478 assentos.

Aeroporto de Haneda, Tóquio

6) Guangzhou (CAN) – Xangai (SHA) com 617.644 poltronas

7) Xangai (SHA) – Shenzhen (SZX) com 602.880 poltronas

8) Tóquio (HND) – Osaka (ITM) com 485.368 poltronas

9) Chengdu (CTU) – Pequim  com 475.857 poltronas

10) Tóquio (HND) – Okinawa (OKA) com 465.187 poltronas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *