logo Melhores Destinos

Conheça as 10 rotas aéreas mais movimentadas do mundo

Rafael Castilho
22/09/2020 às 11:43

Conheça as 10 rotas aéreas mais movimentadas do mundo

Qual é rota mais movimentada do mundo? Quantos assentos foram disponibilizados nestas viagens? A OAG, líder mundial de dados e informações sobre viagens, divulgou hoje o seu relatório 2019 com as rotas mais movimentadas do mundo. Veja abaixo o TOP 10 das viagens domésticas e internacionais.

Vale destacar que a base de dados da OAG levou em conta os doze meses de 2019 para fazer este relatório. Tudo foi feito antes do mundo enfrentar a pandemia e as conexões aéreas sofrerem drasticamente com cancelamentos, restrições e fechamento de fronteiras.

Rota internacional mais movimentada do mundo

A Ásia domina o circuito mundial quando o assunto é rotas internacionais mais movimentadas do mundo. O Continente, que lidera o mercado mundial de aviação com 37% segundo a Iata, tem nove posições no TOP 10. Destaque para Hong Kong que aparece cinco vezes no ranking.

1) Hong Kong (HKG) – Taipé (TPE)

Foram 7.965.528 assentos ofertados em 2019. Esta rota é a mais movimentada do mundo com folga na primeira posição. São cerca de 22 mil passageiros por dia em voos operados pela Cathay Dragon, Cathay Pacific, China Airlines, EVA Air e Hong Kong Airlines.

aeroporto hong kong

Aeroporto de Hong Kong

2) Kuala Lumpur (KUL) – Singapura (SIN)

Este voo curto de menos de 1 hora registrou, no ano passado, 5.560.894 assentos disponibilizados. A operação da rota é dominada pelas companhias asiáticas, como as low cost AirAsia e Scoot, e também pelas grandes Malaysia Airlines e Singapore Airlines. Até a intrusa estrangeira Ethiopian Airlines voa entre as duas cidades.

3) Jacarta (CGK) – Singapura (SIN)

Logo atrás da segunda posição chega a conexão entre Jacarta, na Indonésia, e Singapura. A viagem de cerca de duas horas registrou 5.480.000 poltronas em 2019.

4) Bangkok (BKK) – Hong Kong (HKG)

São cerca de 13 mil poltronas disponíveis por dia nesta rota operada pelas companhias asiáticas e também pela Egyptair, Emirates e Ethiopian. No total foram 4.826.872 de assentos em 2019.

Aeroporto Suvarnabhumi (BKK), Bangkok

Aeroporto de Bangcoc

5) Hong Kong (HKG) – Xangai (PVG)

Apesar de ligar duas cidades chinesas, os voos para província de Hong Kong são especiais e são operados como uma viagem entre dois países. Esta rota que conecta estas duas gigantes metrópoles teve 4.463.658 assentos ofertados.

6) Hong Kong (HKG) –Seul Incheon (ICN) com 3.942.875 poltronas

7) Hong Kong (HKG) – Manila (MNL) com 3.852.991 poltronas

8) Nova York (JFK) – Londres Heathrow (LHR) com 3.833.701 poltronas

9) Bangkok Suvarnabhumi (BKK) – Singapura (SGN) com 3.832.494 poltronas

10) Jacarta (CGK) – Kuala Lumpur (KUL) com 3.798.559 poltronas

Rota doméstica mais movimentada do mundo

Como no internacional, aqui a Ásia também domina. No TOP 10 são oito posições ocupadas por voos em países asiáticos. Destaque para a rota doméstica mais movimentada do mundo que mantém a liderança há muitos anos e vem da Coreia do Sul. Vale também ressaltar o grande movimento no aeroporto Tóquio – Haneda que aparece quatro vezes no ranking.

Rota doméstica – Número de assentos ofertados

Rota doméstica mais movimentada da América Latina

Na América Latina, apesar de ser o país mais populoso, o Brasil só aparece em segundo nos rankings das rotas internacionais e domésticas mais movimentadas. Confira abaixo o TOP 10 latino:

América Latina: Rota Internacional – Número de assentos ofertados

 

América Latina: Rota Doméstica – Número de assentos ofertados

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção