logo Melhores Destinos

Fotos: 22 das paisagens naturais mais lindas do Brasil e do mundo!

Bruna Scirea
17/04/2021 às 5:59

Fotos: 22 das paisagens naturais mais lindas do Brasil e do mundo!

As lindas paisagens naturais são sempre fontes de encanto em qualquer viagem! Pra começo de conversa: esta é uma lista bastante pessoal e quase inesgotável. Contei com os palpites das editoras que escrevem os Guias de Destinos aqui no site, ciente que as atrações naturais espalhadas pelo mundo são muito mais do que estas.

E ainda bem! Mas resolvemos reverenciar algumas das que visitamos e outras que ainda estão na nossa lista de desejos, pela beleza natural ímpar. São lugares que revelam a força da natureza, com paisagens estonteantes, que se parecem com obras de arte. E não deixam de ser… Confira a seguir fotos de algumas das paisagens naturais mais lindas do mundo!

Fotos: 22 lindas paisagens naturais imperdíveis no Brasil e no mundo

Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina)

No extremo oeste do Paraná, já na divisa com a Argentina, está uma das mais lindas atrações naturais do mundo: as Cataratas do Iguaçu, que é um Patrimônio Natural Mundial da Unesco. É difícil não se impressionar com a força da água do Rio Iguaçu, caindo em 275 quedas de 65 metros de altura em média.

Quem visita o Parque Nacional do Iguaçu pelo lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, pode caminhar muito próximo às quedas e avistá-las a partir de ângulos incríveis, como o da Garganta do Diabo. Como diz a nossa editora de Destinos Camille Panzera, autora do Guia de Foz do Iguaçu, “não há como não se sentir extasiado e, ao mesmo tempo, pequeno diante de tamanha beleza”. Confira 25 dicas do que fazer em Foz do Iguaçu.

paisagens lindas

As Cataratas do Iguaçu estão entre as paisagens mais lindas do Brasil

Lençóis Maranhenses (Brasil)

Não existe nada parecido em todo o mundo. As lagoas de água doce intercaladas com dunas formam um cenário único, que temos muito orgulho por estar em território brasileiro. Os Lençóis Maranhenses emocionam com sua imensidão, centenas de lagoas em tons de azul e verde e um pôr do sol de tirar o fôlego mesmo dos mais viajados. Tudo isso está a 250 km de São Luís e pode ser visto especialmente entre abril e agosto, meses durante e logo após as chuvas, responsáveis pelas porções de água em meio à areia.

paisagens lindas

Dunas e lagoas formam paisagens lindas nos Lençóis Maranhenses. Foto: Monique Renne

Jalapão, Tocantins (Brasil)

O Jalapão pode ser resumido assim: 34 mil quilômetros quadrados de lindas paisagens naturais, um cenário permeado por veredas, chapadões e, diferente do que parece à primeira vista, muita água. São rios com água límpida e deliciosas quedas d’água, como a Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Formiga; o raro fenômeno dos fervedouros, onde nascentes profundas se transformam em oásis que permitem aos visitantes flutuarem sem esforço algum; um conjunto de dunas douradas perfeitas para o pôr do sol; e formações rochosas que parecem ter saído do papel, de tão perfeitamente desenhadas pela natureza, como a Serra do Espírito Santo e a Pedra Furada. Um paraíso brasileiro!

Pamukkale (Turquia)

Ao lado de Istambul e da Capadócia, o Parque Natural de Pamukkale é uma das principais atrações naturais da Turquia. As formações calcárias brancas cheias de águas termais criam pequenas piscinas em tons de azul e verde claros, compondo uma paisagem única que lembra bolas de algodão. Não à toa, os turcos chamam Pamukkale de Castelo de Algodão. Não dá vontade de boiar em uma dessas piscinas? Veja uma sugestão de roteiro de 20 dias na Turquia.

paisagens mais lindas do mundo

As formações de Pamukkale formam uma das paisagens mais lindas do mundo

Lagos Plitvice (Croácia)

A apenas 150 quilômetros de Zagreb, capital da Croácia, estão os Lagos Plitvice, Patrimônio Natural da Unesco desde 1979. Ao todo, são 16 lagos conectados por uma série de cachoeiras em tons de azul e verde, que podem ser vistos bem de pertinho em um passeio pelas passarelas do parque.

paisagens mais lindas do mundo

Quem conhece confirma: os Lagos Plitvice estão entre as paisagens mais lindas do mundo

Zakynthos (Grécia)

Zakynthos é um dos mais belos destinos entre as ilhas da Grécia — e, portanto, entre as ilhas de todo o mundo. É nela que fica a famosa praia de Navagio Beach, com seu belíssimo mar em azul neon cercado por paredões rochosos. Nossa editora Monique Renne viajou para a Grécia e está preparando um guia completo para uma viagem perfeita ao país. Ela já escreveu sobre Zakynthos e Navagio Beach, em dois posts cheios de fotos lindas!

lindas paisagens naturais

Foto: Monique Renne/Melhores Destinos

Mar Morto (Israel e Jordânia)

A 400 metros abaixo do nível do mar, o Mar Morto, que divide Israel e Jordânia, é considerado o ponto mais baixo da terra. Sua água é também a mais salgada do planeta, com 340 gramas de sal por litro de água. É devido à alta salinidade que é possível flutuar – você já deve ter visto fotos de turistas lendo jornal enquanto se refrescam na água. Para além das curiosidades, o Mar Morto ainda reserva belíssimas paisagens naturais, que ganham um charme especial quando as cabras montanhesas, ilustres moradoras da regiões, compõem a cena.

lindas paisagens naturais

Cataratas do Niágara (Canadá e EUA)

Um dos maiores atrações naturais do mundo, as Cataratas do Niágara estão localizadas na fronteira do Canadá com os Estados Unidos. As Niagara Falls, como são chamadas em inglês, ficam a 140 km de Toronto e são compostas por três grandes quedas e um volume médio de 2.400m³/s. É a natureza mostrando toda a sua força! 

lindas paisagens naturais

Glaciar Perito Moreno, El Calafate (Argentina)

A pequena cidade de El Calafate, na Patagônia argentina, recebe turistas do mundo inteiro por vários motivos. O mais majestoso deles é o Parque Nacional Los Glaciares, onde está o famoso Glaciar Perito Moreno, declarado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade. O título não veio à toa: trata-se de um gigantesco bloco de gelo, com cinco quilômetros de largura e mais de 60 metros de altura em alguns pontos. Para os turistas, o momento mais esperado é quando partes deste bloco se desprendem, caindo sobre a água do lago. Um espetáculo! Os mais aventureiros podem ainda fazer trekking sobre a geleira.

lindas paisagens naturais

Torres del Paine (Chile)

O Parque de Torres del Paine, na Patagônia chilena, é um dos lugares mais selvagens do mundo. Um universo repleto de montanhas, geleiras, lagos e campos convidativos para os viajantes que curtem trilhas e turismo de aventura. Mas não só para eles. Em Torres del Paine há passeios para todos os públicos, com o grau de dificuldade desejado. A certeza é que nenhum visitante deixará a região sem ter se impressionado com a beleza e a força da natureza.

lindas paisagens naturais

Lagunas Altiplânicas, Atacama (Chile)

O Deserto do Atacama, no Chile, é um dos lugares mais belos do mundo. E a cereja do bolo fica por conta das Lagunas Altiplânicas, um espetáculo à parte. Um passeio pela região contempla as lindas paisagens das Lagoas Miscanti e Miñiques, além de uma área do Salar de Atacama e da Lagoa Chaxa. Um paraíso feito de lagoas de águas verdes bem claras, formações rochosas avermelhadas, flamingos, espelhos d’água e vulcões. De cair o queixo!

lindas paisagens naturais

Salar de Uyuni (Bolívia)

Com 12.000 km² de extensão e a 3.600 m de altitude, o Salar do Uyuni é conhecido como o maior deserto de sal do mundo. O que se vê em boa parte do ano é uma paisagem branca até onde a visão consegue alcançar. No verão, época de chuvas, o deserto fica alagado e é quando visitantes podem tirar incríveis fotos e admirar um espetáculo incrível: o salar vira um espelho, refletindo o céu, as nuvens e até as estrelas durante a noite.

lindas paisagens naturais

Cenotes de Tulum (México)

Os cenotes são piscinas naturais abastecidas pelas águas de rios subterrâneos e que possuem as mais variadas formas. Tulum, destino do Caribe mexicano, está cheio deles! Alguns ficam dentro de cavernas e possuem ainda cavernas sub-aquáticas, outros ficam ao ar livre e se parecem com piscinas… outros mais parecem com um lago. Todos são igualmente surpreendentes! Tulum está localizada a cerca de 130 km de Cancún ou 64 km de Playa del Carmen.

lindas paisagens naturais

Great Blue Hole (Belize)

O Grande Buraco Azul (Great Blue Hole) é um dos cartões postais de Belize, país caribenho. A belíssima caverna submarina tem 129 metros de profundidade e atrai turistas e mergulhadores do mundo todo. É claro que os mais profissionais vão preferir desbravar a região em mergulhos com cilindro, mas com snorkel já é possível avistar tartarugas e corais coloridíssimos.

lindas paisagens naturais

Grande Barreira de Corais (Austrália)

A Grande Barreira de Corais, no litoral da Austrália, é tida como o único organismo vivo que pode ser observado do espaço. É um destino para contemplar as belezas do mar e da terra – porque além de oferecer pontos para mergulho incríveis, está próxima da floresta. A gigante estrutura composta por mais de 700 espécies diferentes de corais, ocupa uma extensão de 2.300 km entre o litoral de Queensland até a Papua Nova Guiné e chega a ter mais de 60 km de largura em algumas partes. A diversidade marinha é tamanha que num simples passeio você poderá admirar corais de inúmeras formas e cores, peixes de diversas espécies (alguns deles bem grandes), tartarugas, crustáceos e muito mais.

lindas paisagens naturais

Milford Sound (Nova Zelândia)

Uma das mais famosas atrações da Nova Zelândia, o fiorde Milford Sound tem 16 km de extensão até o mar e é o mais visitado do Fiorland National Park. Um das melhores maneiras de perceber toda a imensidão do lugar é por meio de um passeio de cruzeiro. Os paredões rochosos são imponentes e as quedas d’água podem chegar até cem metros de altura. A beleza de Milford Sound ainda é ampliada por suas águas escuras, que refletem toda a natureza do entorno como um espelho.

lindas paisagens naturais

Ilhas Raja Ampat (Indonésia)

Uma das mais belas cadeias de ilhas em todo o mundo fica no litoral da Indonésia. As Ilhas Raja Ampat ainda preservam uma beleza selvagem, com corais, praias incríveis e um mar azulado. Tudo isso em um remoto canto da Indonésia praticamente despovoado, mas que cada vez mais está na mira de mergulhadores de todo o mundo. O arquipélago é considerado um dos melhores pontos do planeta para desbravar a vida marinha. Atrações naturais acima e abaixo da água é o que não falta!

Grande Fonte Prismática, Yellowstone (EUA)

A Grande Fonte Prismática, no Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos, é uma verdadeira obra de arte da natureza. A terceira maior fonte de água termal do mundo tem 112 metros de diâmetro, 37 metros de profundidade e chega a uma temperatura de até 87°C. A variação de cores, que é o que mais impressiona na Grande Fonte Prismática, ocorre devido à presença de diferentes bactérias conforme a temperatura. No centro, onde o calor é maior, poucos microorganismos sobrevivem, conferindo à água um azul cristalino. Nas bordas, onde a temperatura é mais baixa, há diferentes tipos de bactérias e, consequentemente, tonalidades de cores. Surreal, não?

Lago Moraine (Canadá)

O Moraine é um dos tantos lagos do Parque Nacional de Banff, no Canadá. E se destaca por uma beleza incomparável: água azul turquesa e cristalina com incríveis montanhas rochosas ao fundo. O lago é abastecido por águas glaciais e só pode ser visitado no verão, já que no inverno a neve na estrada torna o percurso bastante perigoso. Parece uma pintura!

The Grand Canyon (EUA)

As águas do Rio Colorado desenharam meticulosamente, em um trabalho de mais de dois bilhões de anos, uma das sete maravilhas naturais do mundo: o Grand Canyon. As coloridas formações rochosas têm 446 km de extensão, alcançam 30 km de largura e quase 2 km de profundidade. É de uma grandeza assustadora! O Grand Canyon fica no estado do Arizona, nos Estados Unidos, e pode ser visitado de diversas maneiras: barco, rafting, ônibus, carro e até mesmo com percursos de helicóptero. Uma ótima pedida para quem visita Las Vegas e, além da diversão, também busca a tranquilidade e atrações naturais.

Wulingyuan (China)

O Parque Wulingyuan, ao noroeste da província de Hunan, na China, é um espetáculo natural feito de picos de calcário em forma de pilares, torres e colunas, além de desfiladeiros profundos, densas florestas e cavernas misteriosas. Parece cenário de filme…

E é mesmo! Em 2011 a direção de arte do filme Avatar revelou que se inspirou nas paisagens naturais do parque para criar os cenários do blockbuster, como as montanhas flutuantes de Pandora (foto abaixo), planeta fictício do filme de James Cameron.

Sossusvlei (Namíbia)

A região de Sossusvlei reúne algumas das mais belas e inesquecíveis paisagens do sul da África. Localizada no Deserto da Namíbia, considerado o mais antigo do mundo, Sossusvlei é conhecida pelas suas árvores petrificadas em meio a dunas avermelhadas. Um paraíso para amantes da fotografia e também para todos os viajantes que apreciam a imensidão da natureza. Veja o que fazer e como planejar uma viagem para a Namíbia.


Estes são algumas das atrações naturais mais arrebatadoras do mundo. Você já visitou alguma delas? Ou já esteve em outras atrações naturais estonteantes e gostaria de indicar? Conta pra gente nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção