logo Melhores Destinos

Navagio Beach: conheça uma das praias mais bonitas do mundo!

Monique Renne
Monique Renne
15/03/2020 às 6:25

Navagio Beach: conheça uma das praias mais bonitas do mundo!

O mar azul neon de Navagio Beach há muitos anos atrai a atenção dos viajantes apaixonados por praias. Durante algum tempo eu não soube onde ficava aquele cenário que, de tão surreal, era difícil acreditar ser um destino atingível. Tempos depois, descobri que Navagio Beach – conhecida como uma das praias mais bonitas do mundo – era um dos maravilhosos destinos escondidos na Grécia, mais especificamente na então desconhecida Ilha de Zakynthos.

Parte do Arquipélago das Ilhas Jônicas, Zante, como é chamada a ilha por lá, a cada dia se torna mais procurada e famosa entre os viajantes que percorrem as ilhas gregas em busca de praias inesquecíveis. E já era tempo de irmos até lá conferir se a Praia de Navagio é mesmo tudo aquilo que as fotos mostram. Confesso que eu não acreditava ser possível que Navagio Beach fosse tão impressionante quanto nas imagens, porém mudei de ideia já no primeiro segundo ao avistar a praia a partir do alto do mirante. Posso dizer que o amor por aquele mar foi mesmo à primeira vista.

Navagio Beach se tornou conhecida depois que o navio MV Panayiotis naufragou, em outubro de 1980, durante uma tempestade no litoral de Zakynthos. Antes chamada de Agios Giorgos, a quase desconhecida praia de Zante ganhou então o apelido de Navagio (em português, Naufrágio e em inglês, Shipwreck). Os destroços da embarcação, levados para a areia, permanecem até hoje como cenário e servem de pano de fundo para incontáveis clicks dos viajantes diante do mar azul de Navagio Beach. E, no meu caso, foram milhares de clicks!

Navagio Beach

Navagio Beach

Onde fica Navagio Beach

Navagio Beach, ou Praia do Naufrágio, está localizada na Grécia, mais especificamente na Ilha de Zakynthos. Parte do Arquipélago das Ilhas Jônicas, Zakynthos está distante 320 km de Atenas. Vale dizer que as Ilhas Jônicas estão localizadas a oeste do continente, no Mar Jônico, enquanto Mykonos e Santorini – destinos mais procurados da Grécia – estão no Arquipélago das Ilhas Cíclades, localizado a sudeste do continente, no Mar Egeu.

Navagio Beach

Navagio Beach

Como é a Praia de Navagio

O incrível azul neon do mar de Navagio Beach é apenas um dos quesitos que deu a ela a fama de uma das praias mais bonitas de mundo. Com faixa de “areia” composta por pedras bem branquinhas e grandiosas formações de calcário (que dão áreas de drama à paisagem), essa pequena enseada a noroeste de Zakynthos é o cenário desejado por todos os amantes de praias. Em dias perfeitos, o mar da Praia de Navagio é tranquilo, com temperatura agradável (máxima de 28º no auge do verão europeu) e forma uma grande e deliciosa piscina de águas transparentes. É daqueles lugares onde é possível ficar boiando e curtindo a vida passar por horas e horas (leve uma boia e seja feliz).

Navagio Beach

Navagio Beach

A faixa de areia de Navagio Beach – que na verdade é formada por pequena pedras roliças – não é muito longa e em cinco minutos você poderá conhecê-la de ponta a ponta. Vale até levar uma sapatilha aquática para que os pés não sofram demais com as pedrinhas. É importante dizer que as falésias que cercam Navagio Beach já sofreram grandes deslizamentos de terra e com isso parte da faixa de areia e da água tem acesso proibido aos turistas. Respeitar os limites garante a sua segurança e dos outros turistas. Em Navagio Beach não há quiosques, restaurantes ou vendedores ambulantes. A única infraestrutura permanente por lá é mesmo a carcaça do navio naufragado.

Navagio Beach

Navagio Beach

Apesar de ser uma praia deslumbrante e ter tudo para ser um destino tranquilo (já que o acesso é possível apenas pelo mar), Navagio Beach sofre com algumas questões que precisam ser levadas sem consideração na hora da viagem. No auge da temporada do verão europeu – especialmente entre julho e agosto – a praia costuma receber um grande número de visitantes, o que faz com que a experiência por lá não seja tão paradisíaca assim em alguns momentos. Dezenas de barcos aportam na praia, muitos deles no mesmo horário, o que causa até engarrafamento na água. Mas é claro que dá pra escapar um pouco do fluxo de turistas! Vamos te dar todas as dicas de qual a melhor época e horário para conhecer a Praia de Navagio mais adiante no post.

Navagio Beach

Navagio Beach

Como chegar à Ilha de Zakynthos, na Grécia

O primeiro passo para quem tem o sonho de conhecer Navagio Beach é chegar até a Ilha de Zakynthos. E para ir até lá os pontos de partida mais comuns são Atenas e a Ilha de Cefalônia. O trajeto até Zakynthos pode ser feito por via aérea, a partir de Atenas rumo ao Aeroporto de Zakynthos – ZTH; por via terrestre, com trecho final de ferry e chegada ao Porto de Zakynthos (para quem viaja a partir do continente); ou ainda uma viagem curta de ferry com chegada ao Porto de St Nikolas (para quem parte de Cefalônia).

O custo das viagens varia com a temporada e antecedência da compra. Um voo entre Atenas e Zakynthos, com duração de apenas 50 minutos, tem valores a partir de 40 euros o trecho. Já a viagem combinada de ônibus e ferry a partir de Atenas custa a partir de 37 euros. O trajeto mais barato é via ferry, a partir de Cefalônia, com viagem de 1h de duração e trecho por apenas 9 euros. Veja mais detalhes sobre como chegar à Ilha de Zakynthos.

Navagio Beach

Navagio Beach

Como chegar a Navagio Beach

Navagio Beach está localizada na porção noroeste da Ilha de Zakynthos, distante 34 km de Zakynthos Town, principal cidade para hospedagem na ilha. Você poderá conhecer a Praia de Navagio a partir do alto de um mirante espetacular e também a partir do mar, com direito a banho naquele mar de azul surreal.

É importante saber que não é possível caminhar do mirante para a faixa de areia da praia ou vice-versa. Prepare-se para dois passeios bem distintos a Navagio Beach. Nosso conselho é que você faça primeiro a visita até o mirante (para levar aquele susto maravilhoso com tanta beleza) e depois o tour de barco para chegar à praia (e tomar um banho geladinho e delicioso).

Navagio Beach

Navagio Beach

Como visitar Navagio Beach a partir do mirante

A incrível imagem que tornou Navagio Beach tão famosa entre os amantes de praias é registrada a partir do alto de um mirante. Quem nunca esteve em Zakynthos pode achar que aquele local é de difícil acesso ou mesmo escondido aos olhos dos turistas, mas podemos garantir que a visita é bem mais fácil que parece e todo mundo pode fazer uma bela foto de lá.

Para chegar ao mirante de Navagio Beach serão 34 km de estrada asfaltada a partir do centro de Zakynthos Town. A melhor forma de fazer o trajeto é de carro, já que não há transporte público eficiente que leve ao local e os tours fazem visitas muito corridas, o que nem sempre permite chegar ao ponto mais bonito do mirante. O carro alugado será útil também na hora de percorrer toda a ilha em busca de outras lindas porções de areia, sendo assim, não hesite em alugar um veículo (veja mais sobre como se locomover em Zakynthos).

Ponta do mirante para Navagio Beach

Ponta do mirante para Navagio Beach

Ao chegar ao acesso que leva ao mirante você encontrará um estacionamento com barraquinhas de venda de souvenir, bebidas e comida. Ali há também um mirante com estrutura de madeira que permite ver a praia do alto. O local é indicado para quem está nos tours (com tempo apertado) e também para quem não quer fazer a trilha que chega ao ponto com visual mais bonito. Apesar de não ser a melhor vista, o mirante oficial muitas vezes tem fila para a foto.

Se você está disposto a caminhar mais um pouquinho, siga à direita e comece a trilha. A caminhada é fácil e há vários pontos lindos para fotos. Nem é preciso disputar espaço com os outros turistas, já que são muitos metros com cenários espetaculares. Em menos de 15 minutos você estará no ponto mágico dos registros mais bonitos, quase na ponta da formação rochosa. Aproveite cada minuto. Ah! E o acesso é gratuito!

Trilha para chegar ao mirante de Navagio Beach

Trilha para chegar ao mirante de Navagio Beach

É importante dizer que essa região sofre com tremores de terra e deslizamentos. Alguns pontos  da trilha são sinalizados com faixas que proíbem a passagem. Esses pontos de segurança variam e há períodos que o acesso é completamente fechado aos turistas, como aconteceu em alguns meses de 2018 e 2019 devido a um grande deslizamento de terra em setembro de 2018. Quando estivemos por lá, apenas um trecho do precipício, à esquerda da trilha, estava sinalizado com acesso proibido. O alerta era para que os turistas não se aproximassem da borda da montanha, mas a trilha até o melhor ponto do mirante estava aberta.

Melhor horário para visitar e fotografar Navagio Beach a partir do mirante

É pouco provável que algum viajante chegue ao mirante de Navagio Beach e resista a fazer algumas fotos. Na verdade, será fácil acabar com a memória da câmera e do celular registrando aquele lugar deslumbrante de todas as maneiras possíveis. E já que você também vai caprichar no clique (vale cada um deles), não custa nada se organizar para estar lá no melhor horário para fotos.

Navagio Beach vista a partir do mirante

Navagio Beach vista a partir do mirante

A Praia de Navagio é cercada por grandes rochedos, o que não permite a entrada de sol o tempo todo. Durante boa parte do dia a praia estará sombreada, o que torna o azul da água menos intenso e alguns locais mais escuros, o que dificulta o registro. Para fotografar Navagio Beach com o mínimo possível de sombras, o ideal é estar no mirante entre 12h e 13h. Vale ir mais cedo para chegar com calma e também ficar um pouco mais depois. Se você quiser garantir a melhor foto, considere duas horas para a visita ao mirante. O tempo permite ainda fazer o passeio de barco no meio da tarde, quando a praia já estará mais vazia.

Se você não faz questão de um registro excepcional e quer mesmo só curtir a praia do alto, o ideal é ir ao mirante no início da manhã ou final da tarde, quando o local estará com trânsito mais tranquilo de turistas e o calor menos intenso.

Como visitar Navagio Beach em um passeio de barco

Ver a Praia de Navagio a partir do mirante é de causar palpitações mesmo no viajante mais experiente. A cereja do bolo, no entanto, é mergulhar naquele mar de azul incrível e botar os pezinho em terra firme no paraíso. E para isso, obrigatoriamente, você terá que ir de barco!

Em Zakynthos há diversas empresas que oferecem passeio para Navagio Beach, para as Blue Caves e outros destinos da ilha. Os preços variam de acordo com o tipo e tamanho da embarcação, o roteiro, tempo do passeio e a quantidade de turistas que estarão com você. Há empresas mais intimistas, com grupos pequenos e barcos menores, outras que fazer o tour com grandes embarcações e dezenas de turistas ao mesmo tempo. Essa decisão fará muita diferença na sua experiência!

Navagio Beach

Navagio Beach

Os tours mais populares, com parada na Navagio Beach e Blue Caves, têm custo a partir de 20 euros. Quanto mais exclusivo (é possível fazer um tour particular) e maior o roteiro, mais caro será o passeio. Encontramos barcos particulares a partir de 200 euros para 4 pessoas. A maior parte dos tours sai de Agios Nikolaos e de Zakynthos Town. Boas alternativas também são os passeios que saem de portos mais próximos de Navagio Beach, como Porto Vromi, e até alguns piers mais simples, como o operado pela Potamitis Boat Trip. Nesses casos, será necessário se deslocar por conta própria até o ponto de embarque.

Os tours para a Praia de Navagio variam de roteiro e podem incluir também paradas em outras praias da ilha e até mesmo parada no mirante (boa pedida para quem não quer alugar um carro e vai passar apenas um dia em Zakynthos). O mais comum entre os turistas é fazer o tour que alia uma hora de banho na Praia de Navagio a paradas nas Blue Caves ou outras cavernas da costa de Zakynthos (quais cavernas você verá depende do ponto de partida do barco).

Muitas empresas fazem todo o roteiro com tempo e grupo bem fechado, o que não permite prolongar a visita em nenhum dos pontos. Há, no entanto, empresas que realizam diversas viagens por dia (as que estão em portos mais próximos à praia, como a Potamitis Boat Trip e os barcos de Porto Vromi) e permitem que o turista vá em um barco e volte em outro, garantindo assim mais tempo de permanência na praia. Essa flexibilidade é excelente para quem deseja curtir por mais tempo Navagio Beach.

As Blue Caves e o passeio casado com Navagio Beach

Quando procuramos passeios para Navagio Beach quase sempre encontramos roteiros casados com uma visita às Blue Caves. Na prática, as Blue Caves são pequenas cavernas que se formam na costa de Zakynthos e podem ser vistas durante os passeios de lancha e barco que levam a Navagio Beach. As Blue Caves oficiais estão localizadas a nordeste da ilha, próximas a Agios Nicolaos, mas há diversas formações que se parecem com as Blue Caves em outras regiões de Zakynthos. Difícil prever quais você verá durante o passeio. Tudo depende do roteiro, do bom humor do capitão do barco e do tempo disponível para a visita.

O que é comum a todas essas formações rochosas é a beleza. Sempre com água incrivelmente azul, as Blue Caves de Zakynthos tornam o caminho até Navagio Beach ainda mais especial. Durante os passeios é comum que os barcos entrem em diversas cavernas (somente barcos pequenos entram, os grandes passam apenas por fora, por isso é importante a escolha certa da embarcação). Em alguns casos, há paradas para mergulho e prática de mergulho de superfície. Se possível, leve um snorkel para ver com mais clareza os corais coloridos que cercam as cavernas.

Ao longo da ilha há diversas cavernas com diferentes formatos, que variam de arcos a corações. Vale dizer que há um outro passeio famoso na Ilha de Zakynthos que leva a formações rochosas semelhantes. Localizadas a sudoeste da ilha, próximas a Keri Beach, as Keri Caves são um ótimo passeio para quem está hospedado na região de Laganas e arredores.

O passeio de barco apenas para as Blue Caves tem custo a partir de 15 euros e a dobradinha com Navagio Beach tem custo a partir de 20 euros. Apenas os barcos pequenos entram nas Blue Caves, sendo assim, evite empresas com barcos grandes demais (pergunte à empresa se o barco entra nas cavernas). Para os mais atletas, vale ir nadando (uma boia ou uma nadadeira ajuda bastante nessa hora) a partir de pontos próximos, como o Windmills Snack Bar, restaurante que oferece um pier de onde é possível saltar para a água e curtir as Blue Caves sem pressa.

Melhor horário para visitar Navagio Beach em um passeio de barco

Durante a altíssima temporada do verão europeu, especialmente nos meses de julho e agosto, será difícil escapar da multidão que aporta nas águas de Navagio Beach. Para reduzir as chances de praia lotada, o ideal é fazer o passeio no início da manhã ou final da tarde. A desvantagem dos dois horários é que a praia não estará 100% no sol. Para tem sol a pico e praia sem sombra o ideal é fazer o passeio ao meio dia, horário mais disputado entre os turistas.

Navagio Beach às 12h de 8 de setembro

Navagio Beach às 12h de 8 de setembro.

Os meses de maio, junho, setembro e outubro são boas pedidas para pegar menos gente na praia. O mar ainda estará com temperatura agradável e a quantidade de turistas será menor (não necessariamente pequena). Vale dizer que no mês de maio a água ainda estará gelada. Com a chegada do verão a temperatura do mar sobe e o banho se torna bem mais agradável.

Não deixe o passeio de barco a Navagio Beach para o último dia da viagem

Se você está com embarque marcado para Zakynthos, Atenas ou Cefalônia e pretende conhecer Navagio Beach durante a viagem, organize-se para fazer o passeio de barco assim que chegar. O motivo da correria é bem simples: o vento e mau tempo muitas vezes dificultam a saída dos passeios de barco, que passam dias seguidos sem operar. Garanta logo o seu tour para não correr o risco dele ser cancelado depois. Caso o vento esteja ruim nos primeiros dias da viagem, você ainda terá tempo de torcer por uma melhora e assim fazer o passeio mais tarde.

Empresas que operam passeios de barco para Navagio Beach

Navagio Beach vista antes de entrar na enseada

Navagio Beach vista antes de entrar na enseada.

Melhor época para visitar Navagio Beach

A alta temporada de praias na Grécia acontece principalmente nos meses de julho e agosto. É nesse período que a temperatura está mais alta e há menor chance de chuvas. O auge da temporada do verão também é marcado por preços mais altos (passagens aéreas, ferries e hotéis) e tudo estará mais cheio. Para aliar  bom clima a preços mais baixos e menos turistas, prefira viajar nos meses de maio, junho e setembro. É muito importante deixar claro que fora do período de maio a setembro poucos serviços turísticos funcionam em Zakynthos e a ilha nem parece um destino turísticos. 

Temperatura Mínima / Temperatura Máxima / Índice de chuva

  • Janeiro – 7,6 ºC / 13,9 ºC / 150 mm
  • Fevereiro – 7,4 ºC / 14,3 ºC / 102 mm
  • Março – 9,5 ºC / 16,5 ºC / 87 mm
  • Abril – 12 ºC / 20,4 ºC / 47 mm
  • Maio – 15,1 ºC / 24,9 ºC / 23 mm
  • Junho – 18,6 ºC / 28,7 ºC / 7 mm
  • Julho – 21,5 ºC / 32,2 ºC / 5 mm
  • Agosto – 21,9 ºC / 32,3 ºC / 8 mm
  • Setembro – 19,5 ºC / 28,7 ºC / 37 mm
  • Outubro – 16,6 ºC / 24,8 ºC / 129 mm
  • Novembro – 13,1 ºC / 19,6 ºC / 150 mm
  • Dezembro – 9,8 ºC / 15,5 ºC / 192 mm

*Com dados do climate-data.org.

Temperatura da água do mar em Zakynthos – Mínima / Máxima

  • Janeiro – 15,6 ºC / 18,3 ºC
  • Fevereiro – 15,1 ºC / 16,2 ºC
  • Março – 14,9 ºC / 16,5 ºC
  • Abril – 15,1 ºC / 19,5 ºC
  • Maio – 16,4 ºC / 22,9 ºC
  • Junho – 19,1 ºC / 26,2 ºC
  • Julho – 23,4 ºC / 27,1 ºC
  • Agosto – 25 ºC / 28,1 ºC
  • Setembro – 24,1 ºC / 28 ºC
  • Outubro – 21,6 ºC / 25,9 ºC
  • Novembro – 18,9 ºC / 24,2 ºC
  • Dezembro – 16,3 ºC / 21,3 ºC

*Com dados do seatemperature.net.

Como foi a nossa experiência em Navagio Beach

Estive na Ilha de Zakynthos entre os dias 8 e 11 de setembro. Escolhi o final da alta temporada do verão europeu exatamente para fugir dos preços altos e do grande número de turistas. Ainda que a data fosse uma das mais seguras para a melhor combinação de calor com pouca gente, encontrei um bocado de turistas em Navagio Beach. Já as outras praias de Zakynthos estavam bastante tranquilas e deu para curtir bem a ilha.

Embarquei de Atenas para Zakynthos no voo do início da manhã (para aproveitar o dia todo já na ilha) e no aeroporto peguei um carro alugado. Dirigir em Zakynthos é tranquilo, mas é preciso atenção a muitas vias de mão dupla por onde só passa um carro. Rapidinho acostuma-se com a emoção a cada curva e a viagem começa a ficar bem agradável, com passagens por dentro de charmosos vilarejos, praias lindíssimas e muitas oliveiras pelo caminho.

 

 

 

A cor do mar é maravilhosa assim mesmo

A cor do mar é maravilhosa assim mesmo!

 

Primeiro dia em Navagio Beach: mirante ao meio-dia e passeio de barco às 15h.

Já no primeiro dia de viagem corri para ver Navagio Beach do alto do mirante. Cheguei lá por volta de 10h e mesmo com parte da praia na sombra, foi difícil segurar a emoção de ver cenário tão espetacular. Sim! Tudo o que eu tinha visto em fotos era verdade. O calor foi aumentando com o passar das horas e eu me mantinha lá, firme e forte, à espera do momento que todo o mar estaria no sol. Às 12h30 registrei a foto com menos sombra. Era um dia lindo, de céu azul e mar calmo. Tudo perfeito para as cores do mar estarem ainda mais intensas. Havia diversos turistas caminhando até o final da trilha e muitos que ficaram apenas na plataforma de madeira próxima ao estacionamento. Estava tão lindo que eu também não resisti a uma foto, rs.

Navagio Beach

O visual vale self!

Às 13h deixei o mirante e segui rumo ao local do passeio de barco. Apesar de não ser o horário mais perfeito para ver a praia (a sombra já começava a tomar conta da faixa de areia), achei que valeria a pena ver Navagio Beach um pouco mais tranquila e sem a muvuca do meio-dia. Escolhi uma empresa com barco pequeno (fiz o passeio com a Potamitis Boat Trip e o custo foi de 20 euros) para poder entrar nas Blue Caves (barcos grandes não entram). Como o pier é bem pertinho da atração, os passeios para as Blue Caves e Navagio Beach com essa empresa são em viagens distintas. Nossa passagem pelas Blue Caves foi rápida, mas suficiente para ver a beleza do lugar e dar um mergulho no mar já de um tom azul e verde inacreditável. De lá, voltamos ao pier e aí sim seguimos rumo a Navagio Beach em um outro barco.

Aportei em Navagio Beach às 15h e o fluxo de turistas já era bem menor do que eu tinha visto do alto do mirante. Eu fiquei maravilhada com tamanha beleza! Havia menos barcos na praia e os que estava por lá eram bem menores se comparados aos do meio-dia. Tudo estava mais tranquilo e foi possível curtir bem o lugar, sem muita gente e correria. E quanto mais o tempo passava, mais calma a praia ficava. Deu pra fazer fotos, relaxar boiando naquele mar azulão, machucar os pés nas pedrinhas brancas da areia (mesmo estando de sandália) e ver muita gente passando pelo mesmo (especialmente ao sair da água). Amei tudo!

Navagio Beach

Navagio Beach

Partimos da praia às 16h20 deixando para trás um casal que não respondeu à sirene e ao chamado do capitão do barco. Como o passeio faria mais uma viagem mais tarde, dificilmente o casal seria deixado por lá para uma noite romântica ao luar. Apesar de ter ficado apenas 1h20 na praia, achei o tempo bem ok, especialmente para quem fez o mirante no mesmo dia.

Navagio Beach

Navagio Beach

Eu já tinha cumprido o passeio mais importante da viagem e era hora de conhecer outras praias, mas eu estava com a sensação de que precisava ver mais uma vez Navagio Beach. E assim foi! Não só vi mais uma vez do mirante, como também fiz mais um passeio de barco! E sabendo que as condições do mar e vento estavam piorando (a previsão para os dias seguintes era bem ruim) acelerei o passo!

Já no dia seguinte fui novamente ao mirante para ver se a mudança de vento fazia diferença no visual. E a resposta é: sim! O mar já estava mais agitado e as ondas “atrapalhavam” o azul quase uniforme da água. Era perceptível a mudança de um dia para o outro. Ainda que o cenário se mantivesse lindo, quem viu Navagio Beach com água piscininha percebe rapidamente a diferença. Desta vez, já sabendo o horário exato para a melhor foto, a visita foi rápida!

Segundo dia em Navagio Beach – Passeio de barco às 12h

Nosso segundo passeio de barco foi no susto. A ideia era apenas fazer algumas fotos da praia de Porto Vromi, mas, chegando lá, um barco estava de partida para as cavernas e Navagio Beach. Por que então não ir outra vez? Como não encontrei um motivo para não ir, fui! Novamente, por 20 euros, parti rumo à Praia de Navagio. Dessa vez, nossa rota era diferente (saímos de outro ponto da ilha) e pude conhecer outras “blue caves” ao longo da costa oeste de Zakynthos. Difícil dizer qual roteiro é mais bonito. Eu curti os dois!

Navagio Beach

A chegada do barco à praia foi no auge do movimento de turistas. Aportamos às 12h em Navagio Beach. O mar continuava lindamente azul, mas a praia estava bem mais colorida por turistas. Havia grandes barcos, gente disputando espaço na areia e um bocado de pessoas desrespeitando os alertas de segurança para deslizamento de terra. A cada barco que deixava a praia era impossível não sentir um certo alívio. Incrivelmente, em algum momento a praia ficou praticamente sem barcos e deu para curtir com mais tranquilidade. A vantagem do horário era o sol, que se manteve a pico todo o tempo, mas, confesso, curti bem mais o passeio ao final da tarde, com sombrinha e a praia mais tranquila.

Ficamos em Navagio Beach por 1h30 e cada minuto valeu! Navagio Beach já entrou para a minha lista de praias mais bonitas e fotogênicas do mundo, junto com outros paraísos como as Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo; a Ponta dos Castelhanos, em Boipeba; Cayos Holandeses, em San Blas; Cayo Muerto, em Los Roques; Cathedral Cove, na Nova Zelândia e outras porções de paraíso espalhadas pelo mundo.

Onde se hospedar em Zakynthos para visitar Navagio Beach

Zakynthos é bem maior do que imaginamos à primeira vista. Não se engane achando que é uma ilha pequenina e tudo está a um pulo de distância. São 405 km² e para atravessá-la de ponta a ponta você levará mais de uma hora em trajeto de carro. Sabendo disso, é muito importante pensar bem a localização ao escolher um hotel em Zakynthos.

Zakynthos Town

Zakynthos Town

As principais bases para quem viaja para Zakynthos e onde está a maior concentração de restaurantes, entretenimento e comércio são Zakynthos Town (distante 36 km do mirante de Navagio Beach) e a região da Praia de Laganas (distante 33 km de Navagio). Apesar das duas regiões mais famosas e mais disputadas pelos turistas, há diversos hotéis espalhados por toda a ilha, muitos deles em vilas intimistas ou de frente para o mar em regiões mais tranquilas e com pequenas praias quase exclusivas.

Ao sul da ilha, vale conferir as regiões de Vasilikos, Kalamaki, Marathias e os arredores de Keri Beach. Próximo a Zakynthos Town, na costa leste, veja as regiões de Tisilivi e Alykanas. Seguindo rumo ao norte, confira os hotéis de Makris Gialo, Mikro Nisi e Agios Nikolaos.

Se o seu sonho é se hospedar de frente para o mar de Navagio Beach, temos uma notícia ruim: a praia está em uma região com pouca infraestrutura e não há hotéis nos arredores com vista para o mar. As duas regiões com oferta de hotéis mais próximas a Navagio Beach são os vilarejos de Volimes e Anafonítria, assim como Agios Nikolaos, de onde parte um grande número de tours para Navagio Beach.

Veja mais dicas sobre onde ficar em Zakynthos.

Navagio Beach

Quantos dias ficar em Zakynthos

Se a sua ideia é visitar apenas Navagio Beach, um dia inteiro será suficiente para ver a praia a partir do mirante, fazer o passeio de barco e ainda visitar as Blue Caves. É possível até mesmo chegar em um voo ou ferry no início da manhã e partir da ilha no início da noite. Ainda que isso seja possível, nós recomendamos fortemente que você passe mais alguns dias por lá. Estamos falando de um dos mais lindos arquipélagos gregos, mas também um destino com ventos imprevisíveis e que muitas vezes levam a cancelamentos de passeios. Na dúvida, melhor ficar mais para ter certeza de visitar Navagio Beach.

Uma viagem de três a cinco dias já permite conhecer algumas das mais belas praias de Zakynthos, com direito a curtir sem pressa aquele paraíso. Se for visitar também a Ilha de Cefalônia, fique ao menos uma semana entre as duas ilhas, assim você terá tempo de sobra para relaxar.

Navagio Beach

Navagio Beach

Outras praias de Zakynthos

Zakynthos não se resume à Praia de Navagio e há diversas outras lindas porções de areia para conhecer. Com três ou quatro dias você poderá curtir a Praia de Navagio e ainda investir em praias como Little Xigia, Xigia, Makris Gialo, Porto Liminionas e Porto Roxa. Com mais tempo na ilha será fácil ir também a Gerakas Beach, St Nicolas Beach, Banana Beach, White Beach (em passeio de lancha), Porto Vromi, Laganas e até fazer um tour para conhecer a Maratonish Island e a Cameo Island. Veja mais sobre as praias de Zakynthos.

Little Xigia

Little Xigia

Ficou com vontade de conhecer Navagio Beach? Confere então o nosso post completinho com dicas de Zakynthos e acompanhe no aplicativo do Melhores Destinos as promoções de passagens áreas para a Grécia. Já já você estará dando um bom mergulho nas águas azul neon de Navagio. E se você já esteve em Navagio Beach, conta pra gente como foi a sua experiência e deixe as suas dicas nos comentários. Quanto mais dicas, melhor!