logo Melhores Destinos

22 melhores lugares no mundo para comer chocolates – inclusive no Brasil!

Mari Kateivas
10/04/2023 às 7:00

22 melhores lugares no mundo para comer chocolates – inclusive no Brasil!

🎵 “Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim” 🎶 Não importa se você é do tipo que espera ou não até o domingo de Páscoa para trocar ovos de chocolate, fato é que esse período é o mais doce do ano e não podemos perder a oportunidade: conheça a seguir 22 lugares para comer o mais famoso derivado do cacau!

Algumas das opções oferecem os melhores chocolates do mundo, enquanto outras são muito visitadas por suas atrações com o universo do cacau. Seja qual for seu estilo ou destino que pretende visitar, é sempre bom estar aberto para experimentar.

Ah, vale mencionar que o Brasil está entre os 10 maiores produtores de cacau do mundo, por isso, também vamos citar alguns nomes de chocolates locais premiados! Então, se não for visitar as cidades das fábricas, anote as marcas e experimente os melhores sabores nacionais ao encontrar o doce na sua viagem!

Aproveite e baixe o aplicativo do Melhores Destinos para não perder promoções de passagens aéreas!

1. Zurique (Suíça)

Parece impossível falar da Suíça e não pensar em chocolate. O país se destaca no consumo do doce e na produção de alguns dos melhores chocolates do mundo. Uma sugestão é visitar a capital Zurique, onde fica a fábrica da Lindt & Sprüngli, onde fica o maior museu de chocolate do mundo. Além do passeio, você aproveita as deliciosas degustações.

Fonte gigante de chocolate no Museu da Lindt

Se quiser investir um pouco mais dos francos suíços em chocolate, outra aventura é procurar pelo doce pela Bahnhofstrasse, a principal rua de Zurique. Ali você vai encontrar produtos de alguns dos melhores fabricantes do mundo.

Para os que buscam algo diferenciado, vale ainda a passagem pela chocolateria Teuscher. Os famosos chocolates seguem receitas tradicionais e sem produtos químicos (pura arte feita com cacau).

Onde ficar em Zurique? Confira aqui!

2. Bruxelas (Bélgica)

Com centenas de possibilidades, os chocólatras vão se deliciar em Bruxelas, conhecida como a “Capital Mundial do Chocolate”. O difícil vai ser escolher, porque a cidade está cheia de lojas desse doce.

Não à toa, Bruxelas abriga duas das maiores empresas de chocolate do mundo: Godiva e Leonidas. Também vale aproveitar a visita por lá para conhecer o Museu do Cacau e Chocolate.

Onde ficar em Bruxelas? Confira aqui!

3. Paris (França)

paris viagem julho

Quando o assunto é gastronomia, a capital francesa sempre entra em cena. Essa máxima vale ainda a respeito dos chocolates, principalmente para quem gosta dos mais amargos. Sobremesas com o derivado do cacau também fazem sucesso.

Alguns passeios pela cidade permitem experimentar os produtos tradicionais enquanto se aprende sobre a história do chocolate e aprecia Paris. Se for possível, não deixe de visitar o Salon du Chocolat de Paris – o maior evento de chocolate do mundo começa em 28 de outubro!

Onde ficar em Paris? Confira aqui!

4. Bariloche (Argentina)

Na América do Sul, o chocolate de Bariloche se destaca. A cidade da Cordilheira dos Andes oferece diferentes tipos de chocolates recheados com frutas.

O lugar é bem conhecido pela comida artesanal e a sobremesa garantida é o chocolate, com marcas famosas como Rapa Nui e Mamushka.

Onde ficar em Barilhoche? Confira aqui!

5. Barcelona (Espanha)

A charmosa cidade de Barcelona, rica em cultura, história e arte, também ganha vantagem com o Museu de la Xocolata.

Os espanhóis foram os primeiros europeus a experimentar o chocolate trazido da América do Sul, e em Barcelona você vai poder aprender sobre essa história. Além disso, participar de diferentes atividades com cacau, como degustações e pinturas com chocolate.

A cerca de 100 km de Barcelona, também é possível experimentar os doces da premiada Casa Cacao, em Girona.

Onde ficar em Barcelona? Confira aqui!

6. Toscana (Itália)

florença toscana

É fácil pensar em vinho quando falamos da Itália, mas também vale ressaltar os chocolates quando tratamos do país.

A região da Toscana, por exemplo, é encantadora com lojinhas e pequenas fábricas dedicadas ao chocolate. Inclusive, a área abriga o Vale do Chocolate, formado por Florença, Pisa e Montecatini.

Em Florença, por exemplo, vale a pena visitar Vestri – um dos lugares com os melhores chocolates do mundo.

7. Colônia (Alemanha)

Aproveitar o passeio por Colônia, na Alemanha, também é uma ótima pedida para os amantes do chocolate. A cidade abriga a sede da Stollwerck Chocolate Company, que já foi a maior fornecedora de chocolate para a América.

Como passeio, a sugestão é passar pelo Museu de Chocolate da cidade. Inaugurado em 1993, o museu tem uma fonte de chocolate gigante.

8. Villajoyosa (Espanha)

Apesar de pequena, Villajoyosa é interessante para os chocólatras porque é um dos destinos de chocolate mais históricos, já que começou a importar grãos de cacau da Venezuela e do Equador no século XVIII.

As fábricas mais antigas de chocolate da Espanha estão por lá e a cidade tem o cheiro do doce em diferentes pontos. Uma das especialidades do lugar é o chocolate com churros, fica a dica.

9. Costa Rica

Outro destino com tradição na arte do chocolate é a Costa Rica. Durante os tempos pré-colombianos, os grãos do cacau eram usados ​​por tribos indígenas e eram uma das principais culturas até o advento do café e do tabaco no final do século XVIII.

Atualmente, muitas das plantações de cacau oferecem passeios que tratam da cultura e história local do cacau.

10. Oaxaca (México)

A origem histórica do chocolate tem grande relação com Oaxaca. Os povos da região foram responsáveis pelas primeiras produções de chocolate do mundo. A partir disso, o México continuou produzindo o derivado do cacau.

Se visitar Oaxaca, vai perceber que o produto é sempre oferecido, seja uma bebida quente, um bolo ou um doce. A conhecida Rua Mina também é chamada de “rua doce”, pois conta com os chocolates Mayordomo, Guelaguetza e La Soledad.

O visitante ainda descobrirá que grande parte do chocolate da cidade é feito usando antigas receitas de família transmitidas por gerações.

Destinos para chocólatras no Brasil

Réplica da Torre Eiffel em chocolate, no passeio Mundo de Chocolate da Lugano

11. Gramado

Caso não você não viaje para fora do Brasil no momento, fica tranquilo que não faltam oportunidades para passear e aproveitar bons chocolates por aqui.

Algumas das opções estão nas vizinhas Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. Os destinos são interessantes para quem gosta de atrações com o doce, como poder ver a produção de chocolate.

A várias marcas famosas na região, como a Caracol, Florybal, Lugano, Prawer, Planalto, Chocolataria Gramadense. Um dos destaques da região é MirOh Chocolates. A empresa conquistou quatro medalhas de prata no International Chocolate Awards das Américas. O concurso é uma das mais importantes competições mundiais da categoria que reconhece a excelência na fabricação de chocolate de origem e em outros produtos feitos com cacau premium.

Outra dica imperdível para os amantes do chocolate são os fondue! Após as sequências de queijo e carne, o tradicional chocolate derretido com frutas e guloseimas faz a alegria dos visitantes! Confira nossa seleção dos melhores restaurantes de fondue em Gramado!

Onde ficar em Gramado? Confira aqui!

12. Campos do Jordão, São Paulo (Brasil)

 

Outro destino brasileiro quando se fala de turismo e chocolate é Campos do Jordão. O lugar conta com várias fábricas do doce, como a Araucária e a Cacau Show, incluindo passeio para os amantes de chocolate. A fabricante, aliás, tem até um resort com a tematica do chocolate: o Bendito Cacao Resort & Spa.

Uma das atrações é o Museu do Chocolate, anexo ao Empório Spinassi Magia do Cacau. Ali dá para aprender sobre a história do chocolate de forma lúdica e experimentar os doces do lugar.

Onde ficar em Campos do Jordão? Confira aqui!

13. São Paulo, São Paulo

Viajar para Sampa é saber que há muito o que fazer – inclusive no universo dos chocolates! A primeira opção que apresento é a visita à fabrica da marca de chocolates Dengo. Ela oferece oficinas com degustações e harmonizações para os visitantes despertarem seus cinco sentidos.

Já a Mestiço Chocolates é uma das fabricantes brasileiras mais premiadas. Ela conquistou cinco pratas e um bronze na última competição do International Chocolate Awards das Américas. Se quiser saborear um delicioso chocolate brasileiro, experimente a barra da marca de chocolate amargo 72% com cachaça e amburana. Apesar da loja estar em São Paulo, a Mestiço foi criada pela terceira geração de uma família de produtores de cacau no sul da Bahia, com fábrica em Itacaré.

aluguel carros são paulo

Outra marca com sabor único do chocolate brasileiro é a Chocolat du Jour, de São Paulo. Ela foi a única a receber a medalha de ouro do Chocolate Awards, ganhando o prêmio com o Caramel Scotch Bonbon. A chocolateria foi fundada em 1987 e seu cacau vem de uma fazenda própria no sul da Bahia.

Ainda falando das fábricas de renome internacional, a Mission Chocolate é uma delas e também fica em São Paulo. Uma das barras premiadas no Chocolate Awards é a de chocolate escuro com pedaços Three Theos. A marca já ganhou mais de 50 prêmios nacionais e internacionais.

Onde ficar em São Paulo? Confira aqui!

14. Pomerode, Santa Catarina

pomerode

As dragées de café com chocolate ao leite da Nugali, de Pomerode, também foram premiadas no último Chocolate Awards. O produto tem grãos de café arábica em torra suave, cobertos com chocolate ao leite 45% cacau.

Essa foi a sétima premiação da marca no concurso. Além do sabor do chocolate de qualidade, é possível visitar a fábrica, fazer uma degustação e acompanhar a produção localizada no trecho turístico da Roxa do Enxaimel.

Onde ficar em Blumenau? Confira aqui!

15. Vila Velha, Espírito Santo

A Fábrica de Chocolates Garoto, em Vila Velha, é uma das grandes atrações turísticas da Grande Vitória. O espaço está aberto ao público através de visitas guiadas, que acontecem em diversos horários diários, o chamado Chocotour.

Através da visita é possível conhecer o processo de produção do chocolate e transformação das matérias-primas até a fase final de embalagem dos chocolates. Depois, é hora da degustação!

melhores-destinos-por-estado

16. Petrópolis, Rio de Janeiro

Localizada na região serrana, a cidade de Petrópolis abriga desde 1953 a fábrica brasileira de chocolates Katz, fundada por imigrantes alemães. Além de produzir deliciosos chocolates, a loja da marca na cidade também funciona como cafeteria, oferecendo uma variedade de preparos que exploram o ingrediente principal, incluindo bebidas e alimentos.

destinos proximos ao rio de janeiro petropolis

17. Monte Verde, Minas Gerais

A cidade de Monte Verde, no sul de Minas, entra para a lista de destinos graças à Gressoney, a marca mais antiga da região, fundada em 1978. Além de oferecer uma variedade de chocolates, a visita à cidade é especialmente recomendada nos dias mais frios, quando o destaque fica para o delicioso chocolate quente e o fondue local.

18. Combu, Pará

A ilha paraense de Combu tornou-se famosa por suas guloseimas artesanais, feitas a partir do cacau cultivado por pequenos produtores locais. O chocolate é tão fundamental para a economia da região que é a segunda fonte de renda mais importante para as famílias da comunidade, perdendo apenas para o açaí, outra paixão nacional. Para passar um dia agradável na ilha, recomenda-se hospedar-se na capital.

19. Curitiba, Paraná

Além de oferecer várias marcas de chocolate produzidas no Rio Grande do Sul, Curitiba também é conhecida por seus empreendimentos locais, como a Ana Tereza, a Icab e a Casa de Chocolates. Para quem gosta de passear e comprar chocolate, é interessante passar pelo Bairro Santa Felicidade. Lá, é possível encontrar uma grande variedade de opções.

aluguel de carros Curitiba

Onde ficar em Curitiba? Confira aqui!

Bahia

As outras três sugestões ficam na Bahia! Apesar de Itabuna não ser uma cidade turística, se estiver por perto e quiser conhecer o chocolate da Kaē Chocolates, a visita vale a pena. Premiada por sua barra 64% com cupuaçu, a chocolateria usa ingredientes orgânicos em seus chocolates.

A Baianí também é referência na produção nacional e premiada com sua barra de chocolate escuro 65% com caipirinha. O cacau vem do Vale Potumuju, em Arataca, cultivado no sistema agroflorestal conhecido como “cabruca” em meio à Mata Atlântica.

Ilheus, Bahia

A última sugestão reúne praia e chocolate! Em Ilhéus, na Bahia, está a loja da LaLis. A chocolateria já foi premiada por seu chocolate com laranja produzido com cacau com Indicação de Procedência do sul da Bahia. Para conhecer a produção feita em meio à Mata Atlântica, é preciso entrar em contato com a marca. Outras fábricas do doce na região também abrem as portas para receber os visitantes e fazer degustações.

Vale destacar que esse post não é uma lista de classificação. São algumas sugestões de lugares para você experimentar chocolates. Só você poderá definir os preferidos, pois dependerá do seu gosto pessoal. Além disso, as opções são diversas!

Para conhecer mais chocolates premiados pelo mundo, conheça todos os vencedores do último Chocolate Awards.

Com informações de Trips To DiscoverGlobo Rural


E aí, já comeu chocolates nesses destinos? Conta para gente outros lugares para conhecer e experimentar o doce!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção