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Como é fazer um cruzeiro de Nova York para o Caribe a bordo do MSC Meraviglia

Daniel Gadelha
20/06/2023 às 5:00

Como é fazer um cruzeiro de Nova York para o Caribe a bordo do MSC Meraviglia

Recentemente tive a oportunidade de fazer o meu primeiro cruzeiro. E não foi qualquer um: embarquei no MSC Meraviglia em Nova York rumo ao Caribe em uma viagem de 7 noites. Uma aventura que, até então, eu estava cético se iria gostar e acabou se tornando uma grata e agradável surpresa!

Eu sou fã de Nova York e até a notícia dessa viagem sequer sabia que haviam cruzeiros partindo da cidade, tão querida e frequentada por brasileiros. Confira como foi a minha experiência a bordo do MSC Meraviglia nessa incrível jornada!

1º dia: Bye bye New York!

O embarque no MSC Meraviglia foi no Porto do Brooklyn, que fica a cerca de 40 minutos do centro de Manhattan. Nosso ônibus chegou ao Porto por volta das 10h, tempo mais do que o suficiente para os tramites de check-in e embarque.

Chegando lá me deparei com os mais de 300 metros de comprimento e 65 metros de altura do navio, foi difícil até tirar uma foto que mostrasse ele por completo, precisei tirar duas!

Os passageiros com bagagens despachadas devem etiquetá-las e entregá-las em um local determinado antes de entrar no terminal. As malas serão devolvidas já a bordo, na porta de cada cabine, algumas horas depois. Esse processo acontece para agilizar o embarque, já que seria bem mais complicado se cada um tivesse que levar suas bagagens até a cabine. Sendo assim, a dica é deixar remédios, carregadores, uma troca de roupa e itens que você irá precisar durante as primeiras horas no navio na bagagem de mão para não passar perrengue até receber sua mala. Como eu estava apenas com mochila e mala de mão, segui direto para o terminal.

Para acessar o terminal de passageiros é preciso passar por uma inspeção de segurança, similar a de aeroportos, mas menos rígida. O terminal estava cheio, literalmente um “mar de gente”. Como estava viajando à convite da MSC, tive acesso à fila prioritária para passageiros Yacht Club. Ainda assim, levou uns 20 minutos até eu ser atendido. No check-in é necessário apresentar o voucher do cruzeiro e passaporte. Feitos os devidos tramites, recebi o “Cruise Card” que é o cartão usado para acessar a cabine e consumir e comprar tudo no navio.

O Cruise Card também informa o deck (andar) da cabine, o nome do restaurante que você deve fazer as refeições à la carte (no meu caso, o Waves), o horário para janta (21h30) e a mesa (372).

Com o Cruise Card em mãos, foi só esperar começar o embarque, que foi feito por grupos e meio desorganizado. De toda forma, em pouco tempo já estávamos a bordo do gigantesco navio.

No embarque entramos no Infinite Bar no deck 5 e de cara já fiquei impressionado com a beleza do navio. As escadarias prateadas e cheias de cristais Swarovski refletem luz para todos os lados e são uma atração à parte. Rendem muitas fotos.

Logo no embarque fomos informados que as cabines só estariam prontas a partir das 15h, então ainda havia um bom tempo para conhecer o navio. Como estava próximo da hora do almoço, fui para o restaurante Marketplace Buffet no deck 15 onde são servidas refeições 24h por dia. Mas eu não fui o único a ter essa idéia… chegando lá o restaurante estava lotado.

O Marketplace oferece vários tipos de refeições. Tem estações de pães, sopas, massas, saladas, carnes, pizza, frios, sobremesas, dentre outros. Também tem estações para viajantes com restrições alimentares, como veganos. As bebidas servidas são água, suco de máquina de vários sabores e café. Também é possível pedir outras bebidas de acordo com o pacote de bebidas adquirido.

Saindo do restaurante, arrisquei ir à minha cabine para ver se ela já estava pronta e, para minha sorte, estava! Fiquei na cabine 14.020, no deck 14. Minha cabine era do tipo suíte com varanda, mas o MSC Meraviglia também oferece cabines com vista para o mar sem varanda e cabines internas (sem janelas), que são mais econômicas, além de suítes maiores e mais luxuosas.

Na cabine havia uma cama de casal e um sofá cama, que era mais do que o suficiente só para mim. A cama era super confortável e, para os mais exigentes, era oferecido até um menu de travesseiros.

Também tinha TV, mesinha para trabalho, frigobar (que era abastecido diariamente e incluso no meu pacote de bebidas), guarda-roupas com cofre, espelho de corpo inteiro e telefone.

A cabine é menor do que um quarto de hotel intermediário, mas achei ampla considerando que estamos em um navio. A varanda era espaçosa e ainda tinha lugar para duas pessoas sentarem – faltou mesmo só uma rede para deitar, balançar e apreciar a vista!

O banheiro era bem compacto, lembra um pouco um banheiro de avião, mas maior, claro. Achei a pressão da água do chuveiro baixa, mas fazer o que? No box haviam dispensers de sabonete líquido e shampoo.

Até quase o último dia do cruzeiro pensei que não havia secador de cabelo na cabine, até que uma colega disse que ele ficava “escondido” na gaveta da escrivaninha, certamente um lugar que eu não teria procurado se ninguém tivesse me falado.

As tomadas ficavam todas na mesa de trabalho, sendo uma universal e duas no padrão europeu (dois pinos redondos). Senti falta de ter tomadas na cabeceira da cama. Todas as tomadas eram bivolt.

Mesmo este sendo o meu primeiro cruzeiro, eu consegui status Diamond no Voyagers Club, programa de recompensas da MSC, através de uma promoção de status match que divulgamos aqui no Melhores Destinos em maio do ano passado. Quando ainda estava explorando o quarto, um camareiro bateu na porta e trouxe alguns mimos: roupões e pantufas para eu usar no navio e uma garrafa de espumante e chocolates de boas-vindas. Nada mal, hein?

Troquei de roupa e subi para o deck 16 para aguardar a partida do navio, pontualmente às 15h. Nunca tinha visto Nova York desse angulo e confesso que foi de tirar o fôlego! Muitos passageiros também aproveitaram para apreciar a vista e tirar muitas fotos.

Já em alto mar, com a Big Apple para trás, comecei a explorar de verdade o navio, o que é um desafio de tão grande que ele é. Levei um tempo até aprender a “me localizar” e saber ir de um lugar para o outro se precisar dar voltas muito grandes. Mas, inevitavelmente, nos primeiros dias você vai gastar muito solado do sapato para se familiarizar com todo o espaço.

Durante minhas andanças, aproveitei para agendar o show da noite. Eu adoro teatro e ter espetáculos todas as noites foi uma das minhas atrações favoritas durante a viagem. Mas atenção: é preciso agendar com antecedência, pois os lugares são limitados. É possível reservar através do aplicativo MSC for Me ou nos diversos totens espalhados pelo navio. Basta aproximar o seu Cruise Card, marcar a opção de agendar atração e escolher o horário desejado.

Atração da noite agendada, voltei para a minha cabine e conheci a visão que teria da minha varanda durante a viagem: só o lindo e vasto mar! Como disse antes, só faltou uma rede para relaxar e aproveitar a brisa apreciando a vista.

Marquei o teatro para às 19h30 e deixei a cabine por volta das 19h, afinal, ainda estava me sentindo perdido na imensidão do MSC Meraviglia. O teatro, o Broadway Theatre, é enorme, tem boa acústica e capacidade para 985 pessoas.

As atrações que assisti eram todas musicais de vários tipos: temas de musicais de peças da Broadway, músicas dos anos 60 e 70, tributo ao rock, dentre outros, um melhor do que o outro!

Depois do espetáculo, segui para o jantar no restaurante Waves. O restaurante é determinado de acordo com a “experiência” adquirida no seu cruzeiro. Nele eu poderia fazer todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar) com serviço la carte. A única restrição é durante o jantar, em que é obrigatório seguir o horário escolhido na reserva do cruzeiro para a refeição (19h30 ou 21h30) e sentar na mesa determinada no seu Cruise Card. Lembrando que tem a opção alternativa de jantar no bufê do Marketplace.

Além do Waves, o MSC Maraviglia também conta com os restaurantes Panorama e L’Olive Dorée, que infelizmente não pude conhecer por não estarem inclusos no meu pacote, mas seguem duas imagens oficiais deles:

Em todos os dias que jantei no Waves, as opções eram sempre variadas e para todos os gostos. A refeição é completa com entrada, prato principal e sobremesa.

2º dia: Navegação

No dia seguinte tomei café da manhã no Waves, mas também poderia ter ido ao Marketplace se preferisse. Diferente do jantar, durante o café da manhã não seguimos a marcação de mesa que consta no Cruise Card, mas devemos seguir a orientação dos funcionários de onde nos sentar.

O serviço também é la carte com opções de omeletes, cereais, frutas, dentre outros. Além do cardápio, os garçons passam nas mesas com bandejas com croissants, baguetes, muffins e outros tipos de pães quentinhos. Eu achei o serviço inferior ao do jantar da noite anterior, com demora tanto para fazer o pedido como para preparo dos alimentos.

Eu pedi frutas com iorgute, café com leite e bagel com salmão e cream cheese. Também peguei um croissant que estava quentinho. Com exceção do bagel que estava duro, estava tudo “ok”, nada extraordinário. Meus colegas pediram omelete e torradas com ovos e gostaram.

Depois do café fui explorar as piscinas do MSC Meraviglia. O navio conta com 4 piscinas no total. A principal delas, a Atmosphere Pool, é a maior e conta com dezenas espreguiçadeiras ao seu redor, um palco onde acontecem diferentes atrações em todos os horários e um telão gigante.

Já a Bamboo Pool é um pouco menor, mas é aquecida e tem um super diferencial: possui teto retrátil e pode ser coberta durante mau tempo e temperaturas baixas, garantindo diversão independente do clima. Por outro lado, as opções de lugares para sentar e deitar ao seu redor são mais limitadas.

A terceira piscina é a Horizon Pool e fica na popa (parte de trás) do navio. Ela é pequena mas também conta com diversas espreguiçadeiras e, alguma delas, com vista para o mar.

Por fim, a quarta piscina, a Exclusive Solarium, é exclusiva para passageiros do Yatch Club.

Todas as piscinas ficam próximas a poucos metros de algum bar ou restaurante do navio.

Nas cabines são oferecidas toalhas de banho para serem usadas nas piscinas e existem locais próximos onde os viajantes podem trocar as toalhas molhadas ou sujas por toalhas secas e limpas. Outra opção é levar as toalhas de volta para a cabine, para que sejam substituídas no momento da arrumação.

Além das piscinas, o navio também conta com um parque aquático, o Polar Aquapark, com atrações para todas as idades. São dois toboáguas grandes que podem ser usados com ou sem boia e mais um brinquedo no estilo “ralo”. Para os mais aventureiros tem também arvorismo e, para os pequenos, tem piscininha, mini toboágua e muitos jatos d’água.

O jantar do segundo dia foi no Hola! Tapas Bar by Ramon Freixa, no deck 6, um dos vários restaurantes de especialidades do navio. Esses restaurantes não estão inclusos no cruzeiro e são cobrados à parte, mas tivemos a oportunidade de experimentar alguns deles, a convite da MSC.

O menu foi degustação com as especialidades do chefe com diversos tipos de tacos, nachos, tortillas e guacamole. Para beber não poderiam faltar as famosas frozen margarita, tequila e micheladas. Nota 10!

3º dia: Porto Canaveral, Flórida

No terceiro dia, tivemos a nossa primeira parada: Porto Canaveral, na Flórida. O navio atracou por volta do meio-dia e todos deveriam estar de voltar a bordo até no máximo às 17h. O meu pacote incluía uma excursão ao Kennedy Space Center, que fica a pouco mais de 20 km do porto. Porém, considerando o tempo para desembarque, traslado de ida e volta e retorno antecipado para o navio para evitar qualquer perrengue, tivemos pouco mais de 2 horas no parque, tempo muito limitado para conhecê-lo.

Para quem não conhece, o Kennedy Space Center é um parque temático que conta a história da disputada saga que levou os Estados Unidos a alcançar o espaço ao enviar astronautas à Lua, orbitar satélites ao redor da Terra e enviar sondas espaciais para explorar outros planetas. A história é contada em diversas exibições e simuladores, passeio obrigatório para quem é fascinado pelo Espaço.

Como essa seria a minha terceira visita ao Kennedy Space Center, aproveitei para conhecer um pavilhão recém inaugurado, mas se fosse a minha primeira visita, certamente ficaria frustrado pelo tempo curto de visita.

Lembrando que as excursões em terra são opcionais e não inclusas nos valores dos cruzeiros. Quem preferir pode passear por conta própria ou apenas ficar curtindo o navio durante as paradas. Alguns viajantes até preferem ficar no navio nesses momentos, pois as piscinas e outras atrações ficam menos movimentadas.

De volta ao navio, naquela noite o jantar foi no Butcher’s Cut, restaurante especializado em carnes. Esse restaurante também não está incluso no cruzeiro. De entrada eu pedi salada caesar, bife angus de prato principal (estava no ponto que gosto!) e cheesecake de morango de sobremesa, estava tudo uma delicia!

4º dia: Ocean Cay Marine Reserve

A segunda parada do cruzeiro foi na Ocean Cay Marine Reserve, a ilha privativa da MSC Cruzeiros nas Bahamas. A ilha está na programação de todos os itinerários da MSC que partem para o Caribe. Diferente das outras paradas, conhecer a ilha da MSC está incluso no valor do cruzeiro, o que é uma ótima notícia! Atracamos por volta das 9h30 da manhã e tive a sorte da minha cabine estar do lado do navio com vista para a ilha, que é de tirar o fôlego!

Quem vê a paisagem paradisíaca da Ocean Cay não imagina que o local foi utilizado exclusivamente para extração areia de aragonita até 2015, ano em que a MSC obteve a concessão da ilha por 100 anos e a transformou em uma reserva de preservação marinha. Mais de 8 mil toneladas de sucata e resíduos industriais foram removidos, dando lugar a 500 mil toneladas de areia e solo e dezenas de espécies de plantas, flores, além da plantação de mais de 4 mil árvores e palmeiras, um investimento de cerca de US$ 200 milhões.

Com 385 mil m2, a Ocean Cay conta com mais de 2 km de costa com areia branquinha e 8 praias com água cristalina e em infinitos tons de azul. O local é perfeito para tomar banho, curtir a natureza e tomar sol. É possível percorrer toda a ilha andando ou aproveitar os carrinhos de transporte elétricos oferecidos gratuitamente.

A ilha conta com infraestrutura completa, com lojas, bares, food trucks, spa e restaurante, e é uma extensão do navio em termos de alimentação e bebidas. Toda a alimentação está inclusa e as bebidas seguem o seu pacote de bebidas.

O restaurante da ilha é um buffet no estilo Marketplace, mas como estava com filas longas acabei comendo apenas nos food trucks, cujas opções eram limitadas a hambúrgueres, batatas fritas, brownie e espaguete. Quem preferir pode retornar ao navio para fazer as refeições, mas, considerando o tempo de ida e volta, eu preferi ficar na ilha mesmo e aproveitar o máximo possível.

O que mais curti na ilha foi caminhar na praia, descansar na areia, curtir a água e relaxar. Para os mais aventureiros, a Ocean Cay também oferece diversas atividades, como aluguel de snorkel e caiaque, stand-up paddle e até dar uma volta completa na ilha de jet ski. As atividades são cobradas à parte.

Tentei até tirar uma selfie com o navio mas, infelizmente, não deu muito rs. Ainda assim, consegui tirar bonitas fotos!

Uma das atrações da ilha é o Lighthouse Bay. O farol oferece uma super vista da ilha, porém, não consegui visitá-lo, pois quando cheguei lá, embora ainda fosse dia, já havia passado o último horário para subida. Ele se torna um espetáculo à parte durante a noite, quando é todo iluminado e recebe um show de luzes.

5º dia: Nassau, Bahamas

A terceira e última parada da viagem foi em Nassau, nas Bahamas. O tempo lá também foi curto. Aportamos às 11h da manhã e seguiríamos viagem às 19h30 mas, claro, era preciso estar de volta no navio bem antes deste horário.

Ao desembarcar no Porto de Nassau, pegamos uma lancha até a Blue Lagoon Island, uma ilha privativa onde teríamos uma faixa de areia exclusiva para tomar banho de mar e passar o dia. Uma curiosidade: as Bahamas são compostas por mais de 700 ilhas!

O nosso passeio incluía almoço com bebida e uma caminhada ecológica pela ilha com guias locais. Pudemos conhecer um pouco da fauna e flora das Bahamas, assim como sua cultura e história.

Importante saber que a Blue Lagoon não pertence à MSC, então toda consumação é cobrada à parte.

O passeio na Blue Lagoon é cobrado à parte e, os passageiros que preferirem, podem ficar a bordo do navio ou desembarcarem e explorarem Nassau por conta própria.

Voltamos para o navio ainda de dia, troquei de roupa e naquela noite fui conhecer de verdade o cassino do MSC Meraviglia. Eu já tinha passado por lá em minhas andanças pelo navio, mas não entrado com calma para conhecer.

O Cassino Imperiale conta com dezenas de máquinas de jogos caça-níqueis, roletas e mesas onde acontecem diferentes tipos de jogos. Os passageiros também podem participar de bingos e sorteios.

Essa foi minha primeira vez em um cassino e, infelizmente, não tive a famosa “sorte de principiante”. Como diz o ditado em inglês, “the house always wins” ou, em tradução literal, “a casa sempre ganha”. Então seja consciente e não “perca as calças” jogando.

Eu separei um valor máximo para gastar no cassino e ter uma experiência no local. Entre uma aposta e outra, ganhei uns trocados, mas não cheguei a recuperar o valor gasto inicialmente. As apostas são feitas utilizando o Cruise Card e os prêmios são pagos em espécie.

Uma coisa que me incomodou no cassino foi que é o único espaço fechado no navio em que é permitido fumar, então o cheiro de fumaça é forte e minhas roupas acabaram ficando impregnadas. Existem avisos informando que apenas passageiros que estejam jogando podem fumar no local, porém, eles não foram respeitados.

No meio do cassino também tem um bar onde é possível sentar, tomar um drink e ver o movimento. Para quem ficar sentado nas máquinas jogando, os funcionários ficam constantemente passando oferecendo bebidas.

6º dia: Navegação

No sexto dia de viagem explorei as áreas de jogos do navio. Tem pista de boliche, simulador de Fórmula 1, cinema XD, várias opções de jogos eletrônicos e, fiquei sem acreditar quando vi, uma enorme quadra poliesportiva. Alguns jogos não estão inclusos no cruzeiro e são cobrados à parte.

Próximo da área de jogos tem também a área kids com atrações para os pequenos de todas as idades. São cinco espaços, um deles exclusivo com blocos Lego. Tem futebol de mesa, mesa de ping-pong, dentre outras atrações.

No almoço foi no Waves conhecer o serviço naquele horário. Pedi um creme de legumes de entrada, salada caesar com camarão de prato principal e, de sobremesa, cheesecake de morango. Para beber, espumante rosé. Estava tudo uma delícia. Achei o atendimento melhor do que no café da manhã.

Nesse dia também fui conhecer o MSC Aurea Spa, o spa a bordo do navio. O local oferece serviços de cabeleireiro, barbearia, áreas termais, massagens e salão de beleza. Fizemos uma hora de massagem balinesa. Eu já havia feito massagem antes, mas nenhuma foi tão relaxante e revigorante como essa. Foi simplesmente incrível!

A massagem foi feita apenas com as mãos e em todo o corpo, mas tem opção também de massagens em aéreas localizadas e utilizando toalhas e pedras quentes. A experiência fica ainda mais completa com música relaxante, aromaterapia e cromoterapia.

Naquela noite jantamos no Kaito Teppaniaki, restaurante asiático do navio. A experiência é pra lá de especial: sentamos em uma bancada ao redor de uma chapa em que o cozinheiro prepara os alimentos na nossa frente além de, claro, brincar com os ingredientes.

A entrada foi uma sopa de legumes seguida por salada, sushi, camarão empanado, camarão e salmão grelhados e arroz japonês. De sobremesa, sorvete de creme com frutas. Eu adoro comida asiática, principalmente japonesa. Estava tudo uma delícia, com exceção da sobremesa. Achei muito simples e as frutas sem muito gosto.

7º dia: Navegação

Logo cedo eu aproveitei para fazer uma aula de alongamento que estava na programação do navio que era gratuita e gostei muito. Eu tive vontade de fazer aulas de yoga também, mas o valor (US$ 20 por aula) não era convidativo.

Na saída da aula passei na academia, que é super completa, equipada e com vista para a piscina principal e para o mar. Haviam funcionários oferecendo serviço de avaliação física mediante pagamento.

Depois de tomar café, fui passear pelo “promenade” do navio. Esse é o local onde ficam as lojas do navio e alguns dos seus restaurantes. Mas a grande estrela do promenade do MSC Meraviglia é o teto: o maior painel de led a bordo de um navio. O mais legal é que ele muda constantemente. Veja algumas imagens que fiz do teto em diferentes momentos da viagem:

Dentre as lojas do promenade, tem loja de roupas e acessórios, relógios e óculos de sol, joalheria, perfumes e cosméticos. Tem ainda bebidas, chocolates, eletrônicos, cigarros e uma pequena loja de conveniências com itens de higiene e alguns remédios. Os preços normais, de um modo geral, são elevados. Foram poucos os itens que encontrei com valores similares ao de free shops de aeroportos, por exemplo.

Por outro lado, diariamente acontecem promoções que atraem os passageiros para as lojas e acabam, de um jeito ou de outro, comprando alguma coisa. Por mais que a vontade de fazer compras durante a viagem fosse grande, eu me controlei e comprei apenas chocolates Milka.

No promenade tem ainda a gelateria e creperia Jean-Philippe. Eu experimentei um gelado e estava simplesmente delicioso! Infelizmente, ele não está incluso no cruzeiro e é cobrado à parte. Logo em frente, com o mesmo nome, há uma chocolateria com uma infinidade de chocolates, doces, macarrons e outras delícias. Eu não resisti e acabei comprando chocolate amargo para levar para casa.

Já para quem quer levar algum souvenir do navio, bem próximo ao promenade, no deck de cima, tem ainda a MSC Store, uma loja exclusiva com produtos da empresa. São chaveiros, camisetas, canetas, pelúcias, toalhas, brinquedos, Legos e diversos outros artigos que levam o nome da MSC.

 

No penúltimo dia voltamos ao MSC Aurea Spa, dessa vez, para conhecer a sua área termal. Eu confesso que não sou fã de sauna, prefiro atrações mais “fresquinhas”. Mas para quem gosta, tem de todos os tipos: são vários ambientes com saunas secas e úmidas, ofurôs e piscinas quentes.

No horário da minha visita, a área terminal estava muito movimentada, o que me impossibilitou de tirar fotos. Mas as imagens oficiais abaixo são super fieis ao espaço.

Na última noite fui conhecer o Brass Anchor Pub, você não leu errado, tem um pub a bordo do MSC Meraviglia. O local temático serve diferentes tipos de cervejas, chopes e drinks.

O Pub não serve refeições completas, apenas entradas e tira-gosto, e, infelizmente, eram cobrados à parte. Portanto, tomei apenas um drink.

Durante a noite fomos orientados a deixar as bagagens grandes do lado de fora da cabine para que fossem recolhidas pela manhã.

8º dia: Terra firme

O último dia foi de cansaço dos dias intensos em alto mar e uma certa tristeza pela viagem ter chegado ao fim. Fomos orientados a deixar as bagagens despachadas etiquetadas do lado de fora da cabine ainda na noite anterior para que fossem recolhidas pelos funcionários do navio e entregues no terminal de passageiros no porto.

Acabei dormindo até mais tarde e quando acordei já estávamos encorados em Nova York. Alguns colegas ainda foram tomar café da manhã no Marketplace ou no Waves, mas eu não estava com fome e apenas me arrumei, deixei a cabine e fui para um salão onde estavam outros passageiros convidados pela MSC aguardar o desembarque, que também aconteceu por grupos.

Embora tenhamos atracado por volta das 7h, só desembarcamos perto das 9h. Pode parecer simples, mas o processo de embarque e desembarque do navio envolve muitos procedimentos de segurança, além da grande quantidade de passageiros e carga a ser movimentada. A parte boa é que você pode escolher se quer desembarcar mais cedo ou ficar um pouco mais para aproveitar o navio.

Chegando ao terminal de passageiros, passamos por uma rápida inspeção imigratória com reconhecimento facial e em poucos minutos já estávamos do lado de fora dividindo espaço com os passageiros que embarcariam naquele dia.

Considerações

Esse foi o meu primeiro cruzeiro e realmente espero que não seja o único. Eu curti demais a experiência de aproveitar não apenas o destino mas também o percurso e suas atrações. Em nenhum momento me senti entediado, “preso” ou claustrofóbico. É bem verdade que o quarto e o banheiro são menores do que os de um hotel e seus corredores são um pouco estreitos, mas nada que desse uma sensação ruim.

Abaixo esclareço mais sobre alguns assuntos sobre o cruzeiro.

O navio balança?

Muitas pessoas me perguntaram se é possível sentir o balançar do navio e a resposta é que sim, é possível. Porém, é um balançar leve, sutil, nada que cause enjoos. Para ser sincero, nos dois últimos dias o balançar foi um pouco mais forte, até criou ondas nas piscinas, mas não foi nada do outro mundo.

Internet wi-fi no navio

O valor do cruzeiro não inclui wi-fi, mas eu fiquei conectado durante toda a viagem graças à cortesia da MSC para convidados. A conexão era bem estável considerando que eu estava em alto mar, bem melhor do que internet de avião, por exemplo. Consegui inclusive fazer chamadas de vídeo sem problemas. Por outro lado, para quem quiser comprar os pacotes vai precisar preparar para colocar a mão no bolso. Os pacotes custam a partir de R$ 800 para um único dispositivo, ou seja, caso deseje conectar o celular e o computador, o valor é mais caro. Se você tiver dificuldade em ficar muitos dias desconectado, considere esse custo ao reservar um cruzeiro.

Caso opte por não comprar nenhum pacote de internet, todos os passageiros podem se conectar à rede do navio e acessar gratuitamente o aplicativo MSC for Me, que mostra toda a programação da viagem, permite agendar jantares nos restaurantes de especialidades e espetáculos do teatro e acompanhar a consumação do seu Cruise Card sem nenhum custo. Outro benefício é uma ferramenta que permite trocar mensagens entre os hóspedes sem nenhum custo através do aplicativo.

Atendimento

Eu me senti muito bem atendido em quase todos os momentos no navio. Os funcionários são de diferentes nacionalidades, então é possível que você encontre algumas diferenças culturais. Mas todos falam inglês perfeitamente. Também tive a sorte de conhecer funcionários brasileiros.

A cabine é arrumada diariamente, ou até duas vezes no mesmo dia, inclusive com troca de toalhas e lençóis. O camareiro responsável pela sua cabine é sempre o mesmo e ele até presta atenção às suas preferências. Por exemplo, o meu camareiro percebeu que eu gostava de água com gás, pois sempre consumia todas do frigobar. Com isso, ele passou a deixar garrafas extras e, sempre que me encontrava, perguntava se eu queria uma garrafa a mais. Um cuidado que faz a diferença.

Pacote de bebidas

O valor base do cruzeiro inclui apenas as bebidas “de máquina”, como água de filtro, sucos, cafés coados, leite e chás. Para consumir bebidas industrializadas, como água mineral, cervejas, refrigerantes em lata, café expresso, drinks preparados pelos baristas, e doses de bebidas alcoólicas é necessário adquirir um pacote de bebidas. Os valores variam entre US$ 30 a US$ 100 por pessoa por dia de viagem a depender do pacote.

O meu plano era o mais completo e dava direito a consumir ilimitadamente bebidas de até US$ 16, o que me permitiu consumir todos as bebidas e drinks que tive vontade. Mas acredite, existem bebidas mais caras a bordo. Por exemplo, uma taça de champanhe Veuve Clicquot que custava US$ 24 e fiquei só na vontade mesmo. Mas, se tivesse pedido, pagaria apenas o valor excedente entre o limite do meu pacote e o valor da bebida, no caso, US$ 8.

Com meu pacote de bebidas aproveitei para experimentar diferentes drinks e os meus favoritos foram Miami Vice e Strawberry Daiquiri. Eles são leves em álcool, suaves e bem docinhos! Já entre as bebidas, a minha preferida foi o champanhe rosé.

Gorjetas

Na reserva do cruzeiro as já gorjetas estão inclusas, sendo assim, não é necessário dar gorjeta aos funcionários do navio. Porém, por essa ser uma cultura muito forte em alguns países, principalmente nos Estados Unidos, é comum ver passageiros dando gorjetas aos funcionários nos bares, restaurantes e no cassino, mas você não é obrigado a dar gorjeta se não quiser ou não se sentir à vontade.

Pagamentos e compras no navio

A única forma de pagamento aceita no navio é o seu Cruise Card. Então para fazer compras nas lojas, pedidos de bebidas não inclusas no seu pacote ou alimentação em restaurantes de especialidades, a cobrança é feita com ele. Para utilizá-lo é possível cadastrar um cartão de crédito para cobrança de todas as despesas ou fazer um depósito único, seja em dinheiro ou com o cartão.

Na minha opinião, deixar um cartão cadastrado para todas as despesas é a melhor opção, pois não haverá necessidade de retornar aos totens de recarga para inserir mais créditos caso eles acabem antes do fim da viagem. E, caso a recarga seja feita em dinheiro e houver troco a ser devolvido no final da viagem, também vai ser preciso sacá-lo de volta, o que vai demandar precioso tempo da viagem que já está no fim. No caso do cartão de crédito, qualquer valor remanescente é estornado automaticamente.

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