logo Melhores Destinos

Conheça o Kennedy Space Center, atração próxima a Orlando

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
13/01/2020 às 5:00

Conheça o Kennedy Space Center, atração próxima a Orlando

Quem gosta de naves espaciais e foguetes já deve ter lido sobre o Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, a poucos minutos de Orlando, nos Estados Unidos. O local conta a história da disputada saga que levou os Estados Unidos a alcançar o espaço ao enviar astronautas à Lua, orbitar satélites ao redor da Terra e enviar sondas espaciais para explorar outros planetas.

O Melhores Destinos foi conhecer em detalhes o Kennedy Space Center e todas suas as atrações, que você confere nesse post.

Localização Kennedy Space Center

Com mais de 56 mil hectares de área de terra, pântano e canais, o Kennedy Space Center fica a aproximadamente 1 hora da região turística de Orlando. A melhor opção é ir de carro. O local dispõe de centenas de vagas dedicadas aos visitantes. Para chegar lá basta digitar “Kennedy Space Center” no Waze ou Google Maps, não tem erro.

Rota para o KSC saindo da International Drive em Orlando, FL

Alguns hotéis oferecem o serviço de transfer que pode ser cobrado a parte ou gratuito, a depender da política do hotel.

Histórico Kennedy Space Center

O local costeiro, em ambiente até então remoto, foi inaugurado em 1949 como uma base para testes de mísseis chamada Base Joint Long Range Proving Grounds. A escolha do local se deve a sua proximidade com a linha do Equador. Em baixas latitudes, a velocidade da rotação da Terra é maior e os foguetes e mísseis ganham um “impulso extra” para entrar em órbita. Consequentemente, há menor gasto de combustível.

Depois do discurso do então presidente Kennedy em 1961 declarando a corrida à Lua, o local passou a ser ponto de partida de todas as missões espaciais americanas como o projeto Mercury, o Gemini e, o mais famoso e que levou o primeiro homem a Lua, o Apollo. O local passou a adotar o nome do presidente americano em 1963, um ano após o seu assassinato.

Atrações do Kennedy Space Center

O que não falta no KSC são atrações para todas as idades e gostos. É possível conhecer as principais atrações em apenas um dia, mas dois dias é o tempo ideal para fazer tudo com calma. Mapas impressos em português estão disponíveis sem custo na entrada no parque. Também é possível baixar o aplicativo do complexo em qualquer dispositivo móvel – o parque tem internet Wi-Fi gratuita. Vamos conhecer as principais atrações?

Rocket Garden / Jardim dos Foguetes

Uma das primeiras atrações é o Rocket Garden / Jardim dos Foguetes, onde os visitantes podem caminhar pela base do foguete Mercury e outros artefatos históricos que colocaram os primeiros americanos e satélites no espaço.

Kennedy Space Center

É possível conhecer o Mercury-Redstone 3, foguete que em 1961 levou o primeiro astronauta americano, Alan Shepard, ao espaço. Os programas Mercury, Gemini e Apollo são representados neste espaço. Diariamente acontecem tours guiados em que colaboradores apresentam os projéteis com suas histórias e tiram as dúvidas dos visitantes. Verifique no dia da sua visita os horários dos tours disponíveis.

A vista do local é muito bonita e, dependendo do horário e do clima, pode ter uma visão bem diferente. Quando cheguei o clima estava nublado e, já no fim de tarde, já tive uma outra visão com o céu mais aberto.

Ônibus Espacial Atlantis

Uma das mais novas atrações do complexo é a exposição do ônibus espacial Atlantis. Logo da entrada é possível ver os seus imponentes propulsores e seu tanque de combustível sólido que sinaliza a entrada do local de exibição do ônibus.

Kennedy Space Center

O ônibus está posicionado a 43,21°, tal como se estivesse no espaço. Esta é a perspectiva que somente os astronautas tiveram a chance de presenciar. A Atlantis é o ônibus espacial que mais participou de missões, foram 33 no total. O equipamento foi usado para o lançamento de sondas e também participou da construção da Estação Espacial Internacional. Que massa, né?

 Kennedy Space Center

A exposição também mostra a fascinante história do Programa de Ônibus Espaciais, incluindo as milhares de pessoas por trás desse incrível feito da engenharia.

Kennedy Space Center

Crianças, adolescentes e até adultos podem se divertir nos mais de 60 simuladores e exposições interativas e imersivas que proporcionam aos visitantes uma perspectiva dos complexos sistemas, componentes e recursos do ônibus espacial jamais vista antes. Eu não ia ficar de fora, né?

Kennedy Space Center

Uma das muitas atrações interativas do complexo

Há ainda uma réplica super realista da sala de comando da nave que pode render boas fotos.

Diariamente acontecem tours guiados em que colaboradores apresentam o ônibus espacial Atlantis e tiram as dúvidas dos visitantes. Verifique no dia da sua visita os horários dos tours disponíveis. Se você tiver pouco tempo no parque, essa atração é uma das mais interessantes que não pode ficar de fora em sua visita.

Experiência de Lançamento Espacial (SLE)

Nesse incrível simulador os visitantes experimentam o visual, os sons e as sensações de um lançamento vertical de um ônibus espacial.

Kennedy Space Center

Os sentidos são os mesmos vividos por um astronauta durante um lançamento para uma jornada pela órbita da Terra. A medida em que a nave entra na órbita baixa da Terra, as portas (teto do ônibus espacial) se abrem revelando uma visão impressionante do Planeta Azul. São imagens projetadas do nosso planeta que simulam a mesma visão que os tripulantes espaciais tem do espaço. A visão é de tirar o fôlego!

Kennedy Space Center

A atração dura em torno de 10 minutos e é muito realista! A sensação é de que estamos sendo lançados mesmo sem sair do lugar. Super recomendo!

Experiência Imax

O parque conta com duas grandes salas de cinema Imax com modernos equipamentos de som e efeitos em tecnologia 3D.

Kennedy Space Center

Os filmes exibidos são atualizados constantemente e ensinam aos visitantes mais sobre o programa espacial da Nasa e de como a pesquisa espacial ajuda a tornar a vida na Terra melhor para todos. Veja os filmes e horários disponíveis no dia da sua visita. Os filmes disponíveis em nossa visita eram Apollo 11: First Steps Edition, Journey To Space e Touch the Stars: The Journey Has Begun 3D.

Assistimos ao Apollo 11 e era bem interessante, recomendo! No entanto, esses filmes podem ser encontrados online. Se você tiver pouco tempo no parque, pode pular essa atração e assistir o filme de casa depois e assim ter mais tempo para as outras atrações.

Jornada a Marte: Procura-se Exploradores

Nessa área, os visitantes são envolvidos em um show ao vivo e em exposições interativas, tornando-se parte do futuro da exploração espacial.

Kennedy Space Center

Todos aprendem sobre os desenvolvimentos mais recentes da Nasa, o futuro das tecnologias de exploração espacial e sobre a próxima geração de exploradores. O show preenche o teatro com luzes, cores e sons. Vídeos são exibidos relatando a história de como a Nasa está trabalhando para resolver os desafios da exploração espacial. Um trecho que me chamou a atenção foi que o apresentador falou que, dentre os presentes, poderia haver o primeiro homem a chegar em Marte. Considerando os avanços da engenharia aeroespacial, não é impossível, mas bem intrigante. Quando começarem voos regulares para lá, quem sabe a gente não manda o Cassol para fazer um review, né?

Kennedy Space Center

Depois do show, os visitantes podem passear e interagir com os novos conceitos e tecnologias, incluindo um modelo em escala natural de uma cápsula espacial, estações de videogame para praticar o acoplamento orbital e a aterrissagem fora da terra.

Kennedy Space Center

Heroes & Legends / Hall da Fama

Antes de os seres humanos caminharem na superfície da Lua ou viverem em uma estação espacial por meses, corajosos pioneiros espaciais abriram o caminho para o desconhecido e inspiraram uma nação. Nesta atração, apresentada pela Boeing, conhecemos a história desses heróis através de histórias pessoais e artefatos autênticos dos primeiros programas espaciais da Nasa.

Na parede do edifício, os astronautas do Mercury 7 estão fielmente esculpidos em uma escultura de baixo-relevo. Muito legal para tirar fotos.

Kennedy Space Center

Os visitantes participam de uma exposição imersiva projetada para estimular o pensamento e a discussão sobre como a sociedade define um herói. A pergunta: “O que é ser um herói?” é respondida por vários astronautas, inclusive o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Por sinal, o brasileiro está presente em diversos eventos no KSC.

Kennedy Space Center

A seguir, os visitantes se juntam a quatro heróis do programa espacial – Alan Shepard, Neil Armstrong, John Glenn e James Lovell – e reviver a emoção e os perigos das primeiras missões do programa espacial em uma experiência multissensorial em 4D.

Kennedy Space Center

A próxima experiência oferece exposições interativas destacando as principais características dos diferentes astronautas. Usando hologramas e realidade aumentada, é possível interagir com os artefatos do programa espacial de uma maneira nunca antes possível.

Kennedy Space Center

É possível também conhecer o Hall da Fama dos astronautas americanos onde aproximadamente 100 membros tripulantes são homenageados. A exposição conta ainda com uma estátua de bronze representado Alan Shepard, primeiro americano a orbitar no espaço.

Kennedy Space Center

Experiência de Treinamento de Astronauta – ATX

O programa ATX leva os visitantes ao empolgante mundo dos astronautas realizando treinamentos de forma realista e prática. A experiência foi criada com a ajuda de veteranos da Nasa para torná-la a mais próxima da realidade possível.

Kennedy Space Center

A atração inclui atividades de treinamento usando simuladores, como os utilizados pelos astronautas, desde o equipamento de treinamento de vários eixos até a operação de um simulador de ônibus espacial em tamanho real e a chegada ao Centro de Controle de Missão.

Os participantes poderão participar de todas as atividades do programa ou realizar apenas a que tiver mais interesse. O programa completo tem entre 4-5 horas de duração e funciona em dois horários: 9h30 e 15h30.

Essa atração não está inclusa no ingresso do parque e deve ser adquirida a parte mediante agendamento. O pacote completo custa US$ 150 por pessoa. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável que também terá de adquirir o ingresso. Só de conhecer eu já fiquei com vontade de fazer o treinamento completo…

Estação Espacial Internacional (ISS)

A Estação Espacial Internacional é a maior e mais complexa nave espacial já construída (tem o tamanho aproximado de um campo de futebol). A Estação permite que pesquisadores de todo o mundo trabalhem em experimentos inovadores que não poderiam ser realizados em nenhum outro lugar. O principal intuito é de melhorar a vida na Terra e de preparar voos espaciais de maior duração para outros destinos.

Kennedy Space Center

Imagem da Estação Espacial Internacional

As grandes potências Rússia, Japão, Estados Unidos e mais onze nações participantes da Agência Espacial Europeia (ESA) se uniram na operação da Estação que teve sua construção iniciada em 1998.

O Kennedy Space Center dedica um espaço em honra a esse feito da engenharia aeroespacial e aos países envolvidos. É um espaço muito bacana para tirar fotos com a família.

Kennedy Space Center

Encontro com Astronauta

No total, menos de 550 homens e mulheres já voaram para o espaço. Mas todos os dias os visitantes contam com a rara oportunidade de conhecer astronautas veteranos da Corporação de Astronautas da Nasa. Comandantes, pilotos, especialistas e outros profissionais que viveram e trabalharam no espaço compartilham suas experiências durante uma apresentação ao vivo.

Kennedy Space Center

É possível também fazer perguntas aos veteranos que terão o prazer em responder. Ao chegar ao parque, consulte a programação diária para conferir os horários das palestras e encontros para autógrafos e fotos. Em nossa visita, estava presente a astronauta Wendy Lawrence que foi super simpática e respondeu as perguntas de todos.

Almoço com Astronauta

Para quem gosta de ouvir histórias durante as refeições, almoçar com um astronauta de verdade pode ser uma boa pedida. É servido um farto buffet com opções de carne, frango e peixe, além de saladas, macarrão e arroz. Além de bebidas, sobremesas e cafés à vontade. Estava tudo muito gostoso, por sinal.

Durante a refeição, o astronauta percorre as mesas contando mais sobre a sua experiência no espaço, dificuldades da profissão e também responde todas as perguntas feitas pelos convidados. Em nossa visita, a astronauta que participou da refeição também foi a Wendy Lawrence. Como já era a segunda vez que a encontrávamos nessa visita, pedi um autógrafo na minha camiseta – cuja estampa estava de acordo com a ocasião, o que acham?

Kennedy Space Center

O almoço com o astronauta não está incluso no ingresso de admissão e deve ser adquirido a parte. A refeição custa US$ 29,99 para adultos e  US$ 15,99 para crianças.

O valor cobrado pelo almoço não é barato. E, se você analisar com calma, vai perceber que pode ter contato com o astronauta na atração Encontro com o Astronauta e ainda tirar foto com ele no final, sem nenhuma cobrança adicional.

Por outro lado, caso planeje fazer uma refeição que fuja dos clássicos americanos hambúrgueres com batata frita, o Almoço com o Astronauta pode oferecer o melhor custo benefício.

Ah, também vale lembrar que a apresentação do astronauta durante o almoço é diferente da oferecida no Encontro com o Astronauta, certo?

Bus Tour Kennedy Space Center

O complexo oferece também um tour de ônibus guiado. O tour permite aos visitantes conferir ainda mais atrações além de ver de perto os locais de lançamento dos foguetes.

Kennedy Space Center

Os ônibus climatizados partem intermitentemente a cada 15-20 minutos. O trajeto até o Centro Apollo/Saturno V leva em torno de 45 minutos.

Durante o passeio, além de receber mais informações sobre o complexo, sua história e fatos super interessantes sobre o projeto espacial americano, somos apresentados a diversos pontos por sua extensão.

Kennedy Space Center

Um deles é o Vehicle Assembly Building / Edifício de Montagem de Veículos. É lá onde as naves e veículos espaciais são montados e preparados antes de serem transportados até as plataformas de lançamento. A instalação também funciona como centro principal do porto espacial da Nasa, capaz de atender e hospedar vários modelos de foguetes e naves ao mesmo tempo. Sempre que naves ou foguetes adentram a órbita da terra ou estão sendo preparados para serem enviados ao espaço, a instalação está pronta para prepará-los.

As portas por onde os foguetes e naves adentram o prédio são as maiores do mundo. Com 139 metros de altura, as portas levam cerca de 45 minutos para abrirem ou fecharem completamente. Outra curiosidade é que a bandeira que decora uma das paredes do prédio é a maior bandeira americana do mundo com aproximadamente 64 x 34 metros. A visão que aparecem nas fotos é a mais próxima que temos do local e já dá para notar o quão grande ele é.

Outro ponto interessante ao longo do trajeto é a plataforma de lançamento 39A. A plataforma encontra-se alugada para a fabricante de foguetes SpaceX. No local está sendo construída mais uma plataforma de lançamento e duas plataformas de pouso para foguetes propulsores. A empresa está trabalhando em um projeto privado chamado Starship que é o desenvolvimento de um veículo espacial capaz de transportar passageiros e carga. Estima-se que o lançamento do projétil seja a partir de 2021. Como o Cassol já vai para Marte, nesse podemos mandar o Sandro, o que acham?

Centro Apollo/Saturn V

Milhões de pessoas em todo o mundo prenderam a respiração quando o primeiro homem pisou na Lua. Essa aventura começou muito perto daqui, onde o Centro Apollo/Saturn V está localizado. O Programa Apollo ressurge através de um tributo aos astronautas do programa e às máquinas que os levaram a Lua e os trouxeram de volta com segurança.

Kennedy Space Center

Em comemoração aos 50 anos do Programa Apollo, o complexo fez um jardim chamado The Moon Tree Garden ou Jardim de Árvores Lunares. No jardim estão doze árvores representando, cada uma, uma missão do Programa. As sementes que deram origem as árvores orbitaram na Lua durante a missão Apollo 14 em poder do astronauta Stuart Roosa. Que coisa, hein?

Também foi erguida uma escultura em tamanho real da equipe de astronautas da missão Apollo 11, a primeira a pousar com sucesso na Lua. A peça em bronze é um tributo as conquistas do Programa Apollo para a humanidade. O jardim é lindo e rende muitas fotos!

Entrando no hangar, a peça em destaque é um foguete Saturn V que foi totalmente restaurado e que por vinte anos ficou próximo ao Prédio de Montagem de Veículos. Ele participou das missões do Programa Apollo e lançou em órbita o laboratório espacial Skylab. O ônibus espacial foi lançado ao espaço treze vezes sem nenhuma perda material de carga ou tripulação. O foguete também tem o título de ser o mais alto, mais pesado e mais potente foguete já operado, detendo ainda o recorde de maior e mais pesada carga útil já lançada a órbita terrestre. Já deu para notar que esse foguete “é o cara”, né?

O tamanho do foguete é de impressionar, de tão grande.

Kennedy Space Center

O tour começa no Firing Room Theater, onde grandes telas apresentam clipes originais dos primeiros anos da Nasa e termina com um trecho de filmagem da missão Apollo 8. O cenário do teatro é uma representação autentica da versão original da sala de operações da década de 1960, contendo os consoles de lançamento reais da agencia espacial americana utilizados durante o Programa Apollo.

Kennedy Space Center

Já no Teatro Lunar, os visitantes experimentam uma recriação da primeira missão de aterrissagem na Lua tripulada pelo homem, a Apollo 11. A apresentação é tão real que emociona!

Kennedy Space Center

Na Galeria de Tesouros da Apollo estão expostos tesouros das missões lunares da Apollo, incluindo o traje espacial usado pelo comandante Alan Shepard da Apollo 14 e o módulo de comando. Também está disponível uma rara coleção de trajes espaciais desenvolvidos e outros aparatos usados pelos astronautas que caminharam na superfície lunar.

É possível também tocar em um fragmento trazido do solo lunar na expedição Apollo 17 em 1972. Claro que eu não deixei essa oportunidade passar. Não é todo dia que a gente pode pegar em algo trazido da Lua. Vai que dá sorte, né? Nunca se sabe!

Lançamentos Kennedy Space Center

Quem tem o sonho de ver o lançamento de um foguete ao espaço pode realizar esse desejo no Kennedy Space Center. Além de todas as atrações oferecidas no complexo KSC, também é possível participar de eventos para assistir o lançamento de foguetes. No dia do lançamento, os visitantes são transportados de ônibus de dentro do complexo de visitantes para áreas especiais dentro da área restrita. Os locais oferecem visão privilegiada dos lançamentos.

Kennedy Space Center

O espetáculo é acompanhando por comentários ao vivo de colaboradores especialistas em operações aeroespaciais detalhando todos os momentos do lançamento. Também participam do evento astronautas veteranos.

Os ingressos para os eventos de lançamento devem ser adquiridos além do ingresso de acesso ao parque. A participação aos eventos é sujeita a disponibilidade e o valor pode variar de acordo com o lançamento. Encontrei valores entre US$ 40 e US$ 50. Consulte a programação de lançamentos no site para mais informações. Infelizmente não tivemos oportunidade de assistir a um lançamento, mas fica para a próxima visita!

Ingressos do Kennedy Space Center

Os ingressos para visitar o complexo podem ser comprados com antecedência através do site ou na bilheteria no dia da sua visita.

O valor do ingresso é de US$ 57 para adultos e US$ 47 para crianças. O valor do cobrado pela diária do estacionamento é de US$ 10. Caso planeje visitar o complexo por dois dias ou mais, também está disponível o passe anual por US$ 96 para adultos e US$ 78 para crianças. O passe anual também oferece outros benefícios como estacionamento grátis e descontos nas lojas de souvenir e lanchonetes.

O horário de abertura do parque é sempre às 9 horas. Já e encerramento pode variar de acordo com a época do ano entre 18 ou 19 horas. Consulte no site o horário de funcionamento no período da sua visita.

Também está a disposição dos visitantes um equipamento multimídia chamado KSC Smartguide, que oferece aos visitantes informações detalhadas em áudio e video sobre cada atração e exposição do complexo turístico, além de um mapa interativo do complexo. As informações estão disponíveis em oito idiomas, incluindo português. Então se você quer conhecer e aprender tudo sobre a expedição espacial americana mas não se sente confortável com o idioma nativo, vale a pena gastar US$ 8 e alugar o aparelho.

É importante levar em consideração que o Kennedy Space Center é diferente dos demais parques temáticos da região de Orlando, que oferecem atividades como montanhas-russas, brinquedos e roda-gigante. A ideia do parque é apresentar as vitórias da ciência e engenharia aeroespacial na conquista do espaço, o seu contexto histórico e as pessoas que fizeram parte dele.

A primeira vez em que estive no complexo foi em 2017. De lá para cá pude ver que o parque investiu em novas atrações. Se você tem viagem marcada para a região de Orlando e tiver interesse no tema, eu super recomendo a visita.


O Melhores Destinos visitou o complexo Kennedy Space Center à convite de sua assessoria de imprensa, TM Latin America.

Confira mais atrações na região em nossos guias gratuitos de Orlando e Miami.