logo Melhores Destinos

Como dormir numa viagem de avião? Dicas para relaxar e pegar no sono no próximo voo

Rafael Castilho
27/10/2021 às 12:00

Como dormir numa viagem de avião? Dicas para relaxar e pegar no sono no próximo voo

Qual tipo de passageiros você é? É daqueles conseguem dormir em qualquer lugar? Ou tem dificuldades para pegar no sono durante a viagem? Eu me enquadro na segunda opção de não conseguir dormir no avião. Seja por ansiedade, mudanças bruscas no fuso horário ou uma poltrona desconfortável, o importante é chegar bem e descansado no seu destino para aproveitar cada momento, além, é claro, amenizar os efeitos do jet lag. Conheça 16 dicas que irão te ajudar a pegar no sono em sua próxima viagem.

1 – Escolha do assento para dormir no avião

A escolha de um bom assento no avião é fundamental na hora do sono. Se o seu objetivo é relaxar e dormir o melhor, a melhor escolha é a poltrona da janela. Nela você terá mais tranquilidade e será menos incomodado. Eu já prefiro sentar ao lado do corredor para ter maior liberdade em ir ao banheiro ou circular na aeronave, mas eles são ruins devido às pessoas que circulam e esbarram em você a todo o momento.

Os assentos do meio são os piores da aeronave, ainda mais em voos longos. A exceção é quando o seu intuito é conseguir uma fileira inteira para viajar. Se a aeronave não está muito cheia, você pode tentar escolher o assento do meio ao fundo do avião, a área normalmente menos ocupada do avião. Com sorte, as poltronas ao seu lado podem ficar vazias e você viajar numa fileira de três assentos e dormir deitado. Para aumentar suas chances analise a quantidade de assentos já escolhidos pelos outros passageiros durante o check-in online ou pergunte ao atendente do balcão da companhia no aeroporto, ele pode te auxiliar.

Outra dica é ter cuidado ao escolher as fileira da saída de emergência, pois algumas poltronas não reclinam. O mesmo geralmente também acontece na última fileira. As primeiras fileiras de cada classe se destacam por oferecerem mais espaço para as pernas, mas os braços entre as poltronas não levantam.

É importante também fugir dos assentos perto dos banheiros e das galleys, a cozinha da aeronave. Nestas áreas geralmente há muito barulho além da movimentação da tripulação e demais passageiros.

2 – Máscara para dormir no avião

Item obrigatório para uma boa noite de sono. A luz da cabine ou os raios de sol do lado de fora podem te atrapalhar na hora do cochilo. Em voos longos durante o dia, as comissárias até pedem para que as janelas sejam fechadas para o maior conforto dos passageiros, mas muitas vezes algumas são abertas e a claridade atrapalha quem tenta dormir.

Muitas vezes a máscara é distribuída gratuitamente em alguns voos internacionais, mas tem se tornado item raro cada vez mais, com exceção, é claro, se a viagem é nas classes executiva ou primeira. Para não ficar sem, é importante providenciar uma bem confortável antes do voo.

3 – Protetor auricular para dormir

Este item, como a máscara, são para mim os mais fundamentais para uma melhor noite de sono durante um voo. Sempre levo os meus numa viagem longa. Os protetores ajudam a minimizar o ruído dos motores e os barulhos da cabine, como conversa de outros passeiros, barulho do serviço de bordo e crianças chorando.

Há no mercado dois tipos de protetores: de espuma ou de cera. Sempre compro o de espuma na farmácia, mas também eles podem ser adquiridos em casas de material de construção. Os protetores são itens distribuídos gratuitamente nos amenities kits da classe executiva e primeira.

4 – Sons relaxantes

Já ouviu falar do ruído rosa? Os especialistas indicam ele para você ouvir, relaxar e ter uma ótima noite de sono. Este ruído soa mais equilibrado e uniforme do que o ruído branco, sendo mais pobre em altas frequências (sons agudos). É um som mais suave e homogéneo semelhante à chuva de luz ou ao sussurro das folhas de árvores numa floresta devido ao vento. Coloque no seu dono de ouvido algo como o som de ondas da praia, chuva constante ou o caminhar por folhas. Segundo um pequeno estudo conduzido na Front Neurology descobriu que ouvir o ruído rosa diminuiu o tempo que os participantes levaram para adormecer em 38 por cento.

5 – Travesseiro ou apoio de cabeça

Quem nunca tentou dormir com aqueles pequenos travesseiros distribuídos no avião? Quando colocado no pescoço eles escorregam e mais atrapalham do que ajudam. Para mim, eles só servem para aliviar o encosto da base das costas na poltrona. O melhor mesmo é levar aquele travesseiro que fica preso ao pescoço e assim relaxar a cabeça para conseguir dormir sentado. A falta de apoio no pescoço pode também provocar um belo torcicolo.

Outra boa possibilidade e cada vez mais frequente nas aeronaves de longo alcance são os protetores de cabeça flexíveis (aquelas abas na altura da cabeça que você pode abrir e fechar). Elas te ajudam e muito na hora de relaxar e apoiar a cabeça. Caso a companhia lhe oferece um cobertor, uma dica é usá-lo como um travesseiro improvisado.

6 – Roupas confortáveis para dormir no avião

Tente usar roupas bem confortáveis. Sabemos que muitos passageiros estão viajando a trabalho, mas, se possível, deixe de lado aquelas roupas apertadas e as que te incomodam. Tente usar calças e blusas bem confortáveis. Em viagens longas, sempre viajo de camiseta e calça de moletom. Leve consigo também uma blusa, pois às vezes a temperatura interna da cabine está bem baixa. Nos pés também use um sapato bem confortável.

7- Temperatura ideal

Falando em roupa adequada, para um bom sono a temperatura agradável da cabine é fundamental. A ciência sugere que a temperatura para um sono ideal está entre 15°C e 20°C. Embora as cabines sejam geralmente mantidas entre 21 e 23 graus, as temperaturas variam pelas diferentes zonas da cabine e oscilam no momento da decolagem, pouso e voo. Um estudo descobriu que 60% dos aviões apresentam variações de temperatura de até 10°C. Vista-se com camadas leves e facilmente removíveis para evitar o superaquecimento e o frio quando o avião esfriar.

8 – Meias adequadas

Tirar os sapatos (cuidado com o mal cheiro) pode ajudar a dormir melhor no avião. Ainda mais se estiver com uma meia adequada. Um estudo publicado no Journal of Physiological Anthropology descobriu que as meias que aquecem os pés aumentaram 7,6% a eficiência do sono, 7,5 vezes menos chance de despertar durante o sono e representou 32 minutos a mais de sono entre os participantes.

9 – Respeite os demais passageiros

Assim como você, os demais passageiros também querem relaxar durante o voo. Então respeite as outras pessoas. Não fale alto e não coloque o fone de ouvido no último volume. De preferência não use perfumes fortes, pois a outra pessoa pode ser alérgica. Em tempos de alerta geral com vírus, use máscara se estiver doente. Além disto, não levante da sua poltrona e nem ande pelo corredor puxando o encosto dos assentos dos outros passageiros.

10 – Descanse a mente

Se o seu intuito é dormir durante o voo o melhor a fazer é relaxar a mente antes de pegar no sono. Deixe de lado os equipamentos eletrônicos e aquele filme de ação que você gostaria muito de ver. Evite distrações que podem agitar a mente e te atrapalhar na hora de pegar no sono. Especialistas alertam que os equipamentos eletrônicos devem ser deixados de lado pelo menos 30 minutos antes da hora programada para dormir. A leitura de um livro ou audição de uma música relaxante podem te auxiliar a “desligar” do mundo e pegar no sono.

11 – Bebidas alcoólicas

Para muitos, a bebida alcoólica pode ter o efeito relaxante. Mas não exagere, pois os efeitos na alta altitude são agravados. O motivo é simples: a bebida alcoólica desidrata e muitos especialistas alertam que uma dose em terra firme equivale a duas no ar. Tome cuidado.

É bom também evitar em excesso beber chás e refrigerantes com cafeína e, claro, café próximo do horário de dormir.

12 – Alimentação

Assim como no seu dia a dia, uma alimentação pesada pode te atrapalhar na hora de descansar. Você sabe como é impossível dormir após um jantar abundante. Então, maneire na quantidade de comida ingerida a bordo. Prefira as mais leves, como frutas, yogurt e cereais.

13 – Cinto de segurança

É importante manter o cinto de segurança afivelado todo o tempo da viagem. Se for dormir, deixe ele de forma visível sobre o cobertor e casacos. Assim você evitará que os comissários de bordo lhe acordem durante uma turbulência.

14 – Nada de pressão para dormir no avião

Apesar das várias dicas, dormir no avião não é muito fácil. Eu mesmo raramente consigo. Além da agitação normal da viagem, pegar no sono sentado e num ambiente nada confortável prejudica demais. Por isso, não fique pressionado na obrigação de dormir. Tente relaxar ao máximo, pois quanto mais você se auto cobrar para dormir menos pegará no sono.

15 – Mantenha hábitos antes de dormir

É importante manter alguns de seus hábitos que antecedem ao sono. Se você está acostumado antes de dormir na sua casa a escovar os dentes, ler um livro, ir ao banheiro, etc, é importante fazer o mesmo no avião. Esses rituais ajudarão o seu corpo a identificar que o horário de dormir está chegando.

16 – Travesseiro nas costas

A verdade é que nossos corpos não foram projetados para dormir eretos. Sentar-se ereto, mesmo em locais de trabalho, exerce pressão sobre nossos corpos. Para neutralizar, coloque um cobertor enrolado ou travesseiro pequeno na parte inferior das costas do banco para apoiar a curva em S natural de sua coluna. Os especialistas em sono sugerem que o suporte lombar adequado pode melhorar o conforto e reduzir a dor nas costas em voos longos.

E você consegue dormir bem durante o voo? Tem outra dica para conseguir pegar no sono durante a viagem? Deixe sua dica nos comentários abaixo.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção