logo Melhores Destinos

Quer viajar no Carnaval 2024? 19 destinos para quem gosta de folia, descanso ou natureza

Daniel Akstein Batista
05/02/2024 às 17:47

Quer viajar no Carnaval 2024? 19 destinos para quem gosta de folia, descanso ou natureza

Já sabe o que vai fazer no Carnaval 2024? Você pode aproveitar o feriado prolongado para cair na folia, curtir os blocos de rua, viajar para a praia, curtir a natureza ou desfilar em escola de samba. Tem opção para todos os gostos – e ainda dá tempo de agendar a sua viagem de Carnaval!

Se o Carnaval já é uma das datas mais aguardadas para viajar, em 2024 temos mais um motivo para colocar o carro na estrada ou pegar o avião: são poucos os feriados prolongados no ano. Então a expectativa já é grande para o Carnaval 2024.

Quando é o Carnaval 2024?

Em 2024, o Carnaval vai acontecer nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira, garantindo uma viagem rápida de quatro dias. Muita gente acaba conseguindo também uma folga na quarta-feira de cinzas – 14 de fevereiro – tendo assim um dia a mais de festa/viagem.

Como o carnaval é altíssima temporada, e já tem muita gente pensando para onde ir, é bom se programar. Garanta as suas passagens aéreas e os hotéis para não ficar de fora do feriado mais aguardado do ano.

Carnaval 2024 Data
Sexta-feira de carnaval 09/02
Sábado de carnaval 10/02
Domingo de carnaval 11/02
Segunda-feira de carnaval 12/02
Terça-feira de carnaval 13/02
Quarta-feira de cinzas 14/02

Quando começa o carnaval 2024?

Geralmente as comemorações de carnaval começam na sexta-feira (9 de fevereiro) e vão até a quarta-feira de cinzas, mas o cronograma das festas de Carnaval varia muito entre as cidades. O Carnaval de São Paulo e o Carnaval do Rio já começaram, com os blocos de rua desfilando no pré-carnaval. O mesmo acontece em Salvador e em outras cidades.

O dia do carnaval é feriado?

Os dias do carnaval, segunda e terça-feira, não são considerados feriados nacionais, mas sim pontos facultativos. O carnaval só pode ser considerado oficialmente um feriado se constar na lei estadual ou municipal. Mesmo assim, a folga do Carnaval 2024 está garantida na maioria do país, já que é bastante incomum que o ponto facultativo não seja cumprido.

Para onde viajar no Carnaval 2024

Curtir a folia, ver o desfile de uma escola de samba, passar os dias na praia ou fugir completamente do clima carnavalesco para descansar? Se você quer viajar no Carnaval 2024, saiba que há diversos lugares para você ir. Confira nossa lista de onde passar o Carnaval, separe os confetes e serpentinas e boa viagem!

1 – Rio de Janeiro

Se você está querendo mergulhar de corpo e alma no Carnaval 2024, o Rio de Janeiro é uma opção ideal, principalmente Copacabana, Ipanema e Leblon, por exemplo. A Cidade Maravilhosa se transforma durante o período de folia, respirando Carnaval 24 horas por dia

Seja para curtir as centenas de blocos de rua ou o desfile da escolas de samba na Sapucaí, o Rio de Janeiro é um destino perfeito para quem ama Carnaval.

Se for passar alguns dias na Cidade Maravilhosa, vale conferir o nosso Guia do Rio de Janeiro e também alguns dos melhores resorts do Rio de Janeiro para se hospedar em cidades perto da capital.

Dicas de hotéis no Rio de Janeiro para o Carnaval 2024:

Hotel Nota no Booking Reservas
Windsor Excelsior Copacabana 8,9 Reserve aqui
ibis Rio de Janeiro Barra da Tijuca 8,1 Reserve aqui
Atlantico Sul Hotel 8,7 Reserve aqui
Novotel RJ Praia de Botafogo 8,1 Reserve aqui

2 – São Paulo

São Paulo já tinha bons desfiles de escola de samba no Anhembi, mas nos últimos anos o Carnaval da capital paulista ganhou cada vez mais foliões em seus blocos de rua, que começam dias antes mesmo do calendário oficial. E se você está procurando onde passar o Carnaval 2024, São Paulo pode ser uma boa opção!

Milhares de pessoas se reúnem cada vez que um bloquinho de rua se inicia, e em 2024 não é diferente. No total, vão ser mais de 580 blocos pela cidade. Confira a programação. Até pelos blocos serem gratuitos, podemos dizer que São Paulo é um dos lugares baratos para viajar no Carnaval 2024 – desde que, claro, você opte por curtir a folia atrás dos trios elétricos.

Para quem não está tão interessado em participar da folia, mas quer viajar para São Paulo durante o período do Carnaval, a boa notícia é que a capital tem muitas atrações gratuitas, então confira aqui o que fazer em São Paulo. A cidade conta também com ótimos museus, parques e restaurantes maravilhosos!

Agora, se sua ideia é dar uma saída da capital, vale conferir as nossas listas com as melhores praias de São Paulo, 18 destinos para viajar em São Paulo, os melhores resorts de São Paulo e ainda diversos hotéis fazenda em São Paulo.

Onde ficar em São Paulo no Carnaval:

Hotel Nota no Booking Reservas
Renaissance São Paulo Hotel 8,8 Reserve aqui
Hilton Garden Inn Rebouças 8,8 Reserve aqui
Mercure Sao Paulo Paulista 8,4 Reserve aqui
Ninety Hotel 8,1 Reserve aqui

3 – Litoral de São Paulo

Todo ano é a mesma coisa: chega um feriado e a galera de São Paulo desce tudo para a praia. E sabemos que no Carnaval 2024 não será diferente.

O litoral paulista é repleto de belas praias, ideal para curtir uns dias de sossego e aproveitar a natureza. São Sebastião, por exemplo, é um dos destinos mais famosos do Litoral Norte de São Paulo, a apenas 200 km da capital. As praias de Juquehy e Maresias são bastante procuradas pelos turistas, então é bom reservar um hotel com antecedência. Ubatuba, Riviera de São Lourenço e Guarujá são outros destinos ideais para uma viagem rápida neste Carnaval. Veja aqui 18 hotéis e pousadas incríveis para relaxar no Litoral Norte de São Paulo!

Quer viajar mais gastando menos? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca as promoções de passagens aéreas e hotéis no Brasil e no mundo!

Hotéis no litoral de São Paulo:

Hotel Local Nota no Booking Reservas
Hotel Pousada dos Condes Maresias 8,5 Reserve aqui
Pousada Azul Banana Maresias 8,6 Reserve aqui
Ipê Suites Juquehy Juquehy 8,4 Reserve aqui
Pousada Montão do Trigo Juquehy Juquehy 8,3 Reserve aqui
Hotel Coquille Ubatuba 8,4 Reserve aqui
Casa Grande Hotel Resort & Spa Guarujá 8,7 Reserve aqui

4 – Salvador, Bahia

É impossível falar de Carnaval e não citar Salvador com seus famosos trios elétricos e circuitos. O Carnaval de Salvador é mesmo para quem gosta de festa e folia (e são muitos dias de agito), mas também dá para aproveitar os dias na capital baiana para explorar os belos museus, igrejas e monumentos históricos da cidade.

Se sua ideia é descansar em terras baianas, confira também as nossas dicas de hotéis para relaxar perto de Salvador.

Hotéis no Carnaval em Salvador:

Hotel Nota no Booking Reservas
Gran Hotel Stella Maris Urban Resort & Conventions 8,0 Reserve aqui
Sotero Hotel by Castelo Itaipava 8,3 Reserve aqui
Casa di Vina Boutique Hotel 8,8 Reserve aqui
Mercure Salvador Pituba 7,6 Reserve aqui

5 – Recife e Olinda, Pernambuco

carnaval 2023 olinda recife

Foto: Passarinho / Prefeitura de Olinda

A dupla Recife e Olinda forma um dos melhores e mais disputados circuitos do carnaval no Brasil. Quem já foi diz que é lá que está o melhor Carnaval do país, e quem sou eu para duvidar? O frevo toma conta das cidades, e o jeito é mesmo seguir o Galo da Madrugada.

Aproveite a sua viagem para conhecer a Embaixada dos Bonecos Gigantes, que expõe os famosos bonecos criados para o carnaval das cidades, e também o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Brennand, boas opções de passeios ao ar livre.

Sugestão de hotéis no Carnaval de Recife e Olinda:

Hotel Cidade Nota no Booking Reservas
Villa d’Oro Hotel Recife 8,7 Reserve aqui
HY Apartments & Hotels Recife 8,0 Reserve aqui
Fity Hotel Recife 8,7 Reserve aqui
Pousada Alto Astral Olinda 8,3 Reserve aqui

6 – Parque Beto Carrero World e região, Santa Catarina

Se você procura diversão e quer um lugar onde passar o Carnaval 2024 longe dos blocos e foliões, uma boa pedida é o parque de diversões Beto Carrero World, em Penha (SC) – pode ter certeza que toda a família vai curtir essa viagem. E sabe o que pode ser melhor?  Nos arredores do Beto Carrero é possível ainda conhecer outros destinos.

Blumenau é uma ótima alternativa para se divertir e fugir de lugares muito movimentados, assim como a pequena Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil.

Onde passar o Carnaval no Beto Carrero:

Hotel Cidade Nota no Booking Reservas
Conchas Comfort Hotel Penha 8,4 Reserve aqui
Pousada Pedra da Ilha Penha 8,6 Reserve aqui
Villa do Vale Boutique Hotel Blumenau 9,7 Reserve aqui
Dein Haus Pousada Pomerode 8,1 Reserve aqui

7 – Florianópolis e Balneário Camboriú – Santa Catarina

Agora trazemos de uma só vez duas cidades do litoral de Santa Catarina que também são famosas por suas belas praias e, claro, por muito agito e folia nesse Carnaval 2024: Balneário Camboriú e Florianópolis. Aliás, se você está pensando em dar um mergulho no mar e ficar horas na areia tomando uma caipirinha/suco/cerveja/água de coco, confira nosso post especial das 10 praias imperdíveis de Santa Catarina para a sua próxima viagem.

Hotéis para o Carnaval 2024:

Hotel Cidade Nota no Booking Reservas
Blue Tree Premium Florianópolis Florianópolis 8,7 Reserve aqui
Majestic Palace Hotel Florianópolis 8,4 Reserve aqui
Hotel Melo Balneário Camboriú 9,0 Reserve aqui
Hotel Bhally Balneário Camboriú 8,2 Reserve aqui

8 – Cidades históricas de Minas Gerais

É óbvio que não deixaríamos os sabores, encantos e histórias de Minas Gerais de fora do nosso roteiro de viagem de Carnaval. A linda, tranquila e pequena Tiradentes é para quem gosta de um pouco mais de sossego. Mas, se você deseja comemorar o Carnaval 2024 nos blocos de rua, Ouro Preto pode ser o destino. Vale ainda conhecer Congonhas, MarianaSão João del Rei.

Ou seja, é um desafio e tanto escolher apenas uma cidade histórica de Minas Gerais para viajar. Aproveite então para passar ao menos um dia em cada uma delas!

Onde passar o Carnaval 2024 em Minais Gerais:

Hotel Cidade Nota no Booking Reservas
Pousada Vagalume Tiradentes 8,7 Reserve aqui
Pousada Pequena Tiradentes Tiradentes 9,1 Reserve aqui
Hotel Solar do Rosário Ouro Preto 8,8 Reserve aqui
Hotel Pousada Clássica Ouro Preto 9,0 Reserve aqui
Pousada Paço do Lavradio São João del Rei 9,1 Reserve aqui

9 – Praia dos Carneiros, Tamandaré – Pernambuco

praia dos carneiros

Se você já teve o prazer de visitar a Praia dos Carneiros bem provavelmente vai concordar comigo: ela é um lugar perfeito para descansar e curtir a natureza. Considerada uma das praias mais famosas do Brasil, se destaca pelas águas claras e mornas, com arrecifes que formam piscinas naturais na maré baixa, além de uma charmosa e bem posicionada igrejinha que rende belíssimas fotos. É um destino tranquilo para o Carnaval 2024.

Quem visita Recife ou está em Porto de Galinhas costuma dar uma passadinha na Praia dos Carneiros em um passeio rápido, mas a sugestão é ficar hospedado ao menos duas noites lá para ter o prazer de acordar já de frente para o mar e curtir tranquilo a região.

Carnaval 2024: hotel na Praia dos Carneiros:

Hotel Nota no Booking Reservas
Eco Resort – Praia dos Carneiros 8,8 Reserve aqui
Club Meridional Praia dos Carneiros 8,9 Reserve aqui
Carneiros Beach Resort 8,1 Reserve aqui

10 – Península de Maraú, Bahia 

A região de Barra Grande, na Península de Maraú, costuma atrair festas animadas no Carnaval e em outras datas festivas, mas sempre é possível encontrar uma faixa de areia deserta por lá. Se estiver planejando uma viagem no Carnaval 2024 para esse destino baiano, tem atrações incríveis para dias de descanso à beira-mar, entre elas as piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora, o pôr do sol inesquecível da Ponta do Mutá e a Praia de Algodões

Hotel em Barra Grande:

Hotel Nota no Booking Reservas
Pousada Espaço do Sagui 9,2 Reserve aqui
Taipu Bay Pousada 9,4 Reserve aqui
Rumah Pousada 9,3 Reserve aqui

11 – Fernando de Noronha, Pernambuco

Fernando de Noronha é bem provavelmente a ilha mais cobiçada do Brasil, um dos destinos mais bonitos em nosso país. E, claro, é bastante procurado para férias, feriados e também no carnaval. Suas praias deslumbrantes (como a Baía do Sancho e Baía dos Porcos), natureza bem preservada e atmosfera tranquila conquistam os viajantes, apesar dos altos preços da viagem.

Onde ficar no Carnaval de Fernando de Noronha:

Hotel Nota no Booking Reservas
Pousada Corveta 9,7 Reserve aqui
Pousada da Germana 9,2 Reserve aqui
Pousada Maresia 9,0 Reserve aqui

12 – Barra Grande, Piauí

Foto: Otavio Nogueira

Destino perfeito para quem gosta de praias, natureza e de praticar kitesurf, Barra Grande é uma cidade do Piauí que vem recebendo cada vez mais turistas nos últimos anos. Apesar de ter grandes festas no Réveillon, o Carnaval de Barra Grande já não é tão agitado, fazendo com que a cidade seja mais procurada por quem foge dos tradicionais destinos da folia.

Hotéis em Barra Grande no Carnaval 2024:

Hotel Nota no Booking Reservas
Pousada Titas 8,9 Reserve aqui
Mero Hotel Boutique 9,5 Reserve aqui
Pousada Eolos 8,4 Reserve aqui

13 – Vale do Pati, Chapada Diamantina – Bahia

Essa sugestão de viagem é para quem quer fugir completamente do movimento do Carnaval 2024. Conhecido como um dos trekkings mais bonitos do Brasil, o Vale do Pati atrai os viajantes que buscam contato mais direto e profundo com a imensidão da Chapada Diamantina.

Os roteiros mais comuns pelo Vale do Pati seguem percursos de três a cinco dias, ideal para uma viagem no carnaval. No Pati, não há estradas para automóveis e por lá a única maneira de circular é a pé. É nesse lugar bastante remoto que pouco mais de uma dezena de famílias vivem e recebem em suas casas os turistas que chegam para a viagem. Ideal para se desconectar do mundo.

Onde ficar no Carnaval 2024 na Chapada Diamantina:

Hotel Nota no Booking Reservas
Hotel Canto das Águas 9,1 Reserve aqui
Hospedaria Tayrona 9,6 Reserve aqui
Pousada Vila Serrano 9,3 Reserve aqui

14 – Caraíva, Bahia

Pousadas pequenas, ruas de areia (nada de carros!) e muito charme. Podemos dizer que Caraíva é para quem procura um dos melhores destinos da Bahia para ser feliz e descansar com estilo no Carnaval 2024.

A ponta de areia onde acontece o encontro entre o mar e o Rio Caraíva é chamada de Praia da Barra. Essa é a principal praia de Caraíva e onde grande parte dos visitantes passa o dia: pescadores oferecem bebidas, peixe fresco e petiscos. E aqui vai uma dica especial: se estiver por Caraíva, não deixe de dar um pulinho na Praia do Espelho e em Trancoso.

Onde ficar no Carnaval 2024 em Caraíva:

Hotel Nota no Booking Reservas
OCA Caraíva 8,9 Reserve aqui
Pousada Aconchego 9,6 Reserve aqui
Pousada Luar de Caraíva 9,5 Reserve aqui

15 – Capitólio – Minas Gerais

Banhada pelo Lago de Furnas e repleta de lindas cachoeiras, Capitólio é um destino para relaxar, curtir, se divertir e até pular Carnaval! A região se tornou famosa principalmente pelo grandioso Lago de Furnas, pelo visual no alto do Mirante dos Cânions de Capitólio e também pela grande oferta de cachoeiras, mas quem estiver interessado em folia a região vai contar também com festas e shows.

Já está programando a sua viagem de Carnaval? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca as promoções de passagens aéreas e hotéis.

Dicas de hotéis em Capitólio:

Hotel Nota no Booking Reservas
Paraíso Capitólio Suítes Pousada 8,4 Reserve aqui
Pousada Quinta dos Cabeças 9,5 Reserve aqui
Vista do Lago Hotel 9,8 Reserve aqui

16 – Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul

Que tal trocar a folia do Carnaval 2024 por bons vinhos? Famoso pela produção de vinhos e espumantes, o Vale dos Vinhedos engloba uma rota rural que abrange três municípios gaúchos: Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, cidade onde se encontra a maioria do roteiro turístico.

Em todas as vinícolas é possível fazer degustação e em algumas delas os visitantes podem optar por passeios guiados pelas cavas, conhecendo todo o processo da produção de vinho.

Onde ficar no Carnaval 2024:

Hotel Nota no Booking Reservas
Pousada Do Chalé 9,3 Reserve aqui
Dall’Onder Vittoria Hotel Bento Gonçalves 8,2 Reserve aqui
Hotel Laghetto Estação 8,6 Reserve aqui

17 – Montanhas capixabas, Espírito Santo

Pedra. Azul. Foto: Juliana Lira Heringer Ferreira

As montanhas capixabas são pouco conhecidas por viajantes que vivem fora do Espírito Santo, mas uma excelente opção para quem quer fugir da folia e busca um destino tranquilo e com paisagens naturais no Carnaval 2024. A região tem cachoeiras, montanhas, florestas e um clima ameno, ótimo para quem gosta de curtir um friozinho. Na região, vale conferir os destinos de Domingos Martins, Matilde, Pedra Azul e Castelo.

Uma viagem pela região é ótima para explorar com carro próprio e ir parando nos vários pontos turísticos ao longo das estradas. É uma viagem para quem gosta de fazer caminhadas ao ar livre, conhecer pequenos produtores de alimentos, se hospedar em pousadas charmosas, observar a natureza e relaxar bastante.

Sugestões de hotéis em Domingos Martins para o Carnaval 2024:

Hotel Nota no Booking Reservas
Sítio dos Lagos 9,1 Reserve aqui
Pousada na Montanha 8,8 Reserve aqui
Pousada Restaurante Portal do Ceu 8,2 Reserve aqui

18 – Preá – Ceará

Vizinha de Jericoacoara, a Praia do Preá é um paraíso recheado de bons ventos, kitesurfistas e muita tranquilidade para passar o Carnaval 2024. Com boa infraestrutura turística, é um destino bastante procurado por esportistas, mas também por quem apenas quer descansar. Você pode passear de buggy ou veleiro, se deliciar com a gastronomia típica ou ‘apenas’ caminhar pela orla, apreciando toda a beleza natural da região.

Se você é do time que gosta também de lugares novos para conhecer, uma dica é pegar o carro e percorrer cerca de 135 km até Icaraizinho de Amontada, que fica em uma vila de pescadores ainda rústica e cheia de pousadas charmosas de frente para o mar, também com bons ventos para a prática de kitesurfe e um cenário de tirar o fôlego.

Onde passar o Carnaval 2024 na praia do Preá:

Hotel Nota no Booking Reservas
Villa Água de Coco Preá 9,0 Reserve aqui
Hotel Tribus experience 9,2 Reserve aqui
La Vista Lounge Preá 8,9 Reserve aqui

19 – Porto Seguro

Como a Bahia é praticamente sinônimo de Carnaval, vamos com mais um destino do estado para quem curte muita folia: Porto Seguro. O Carnaporto, principal festa do Carnaval de Porto Seguro em 2024, vai ter shows de Ivete Sangalo, Léo Santana, Timbalada e muitos outros artistas, fazendo com que a cidade baiana seja um ótimo destino de viagem no Carnaval. Mas, claro, Porto Seguro vale também por suas belas praias e para uma passada em Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Onde ir no Carnaval 2024 – hotéis em Porto Seguro:

Hotel Nota no Booking Reservas
Portobello Praia 8,0 Reserve aqui
Best Western Shalimar Praia Hotel 9,1 Reserve aqui
Pousada Rio da Vila 8,1 Reserve aqui

Se você pretende embarcar para curtir o carnaval, confira as nossas dicas para acertar na bagagem de mão!


Está querendo viajar no carnaval? Conte pra gente o seu destino e deixe nos comentários as suas dicas para o Carnaval 2024! E se não der para viajar no carnaval, aproveite os outros feriados 2024 para relaxar!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção