logo Melhores Destinos

Porto Seguro, Bahia: melhores praias e passeios imperdíveis!

Camille Panzera
Camille Panzera
19/10/2020 às 4:44

Porto Seguro, Bahia: melhores praias e passeios imperdíveis!

Porto Seguro na Bahia é um destino tradicional entre os viajantes de todo o Brasil. A cidade onde o país foi descoberto encanta por suas praias, festas, gastronomia, animação e pelos passeios que oferecem uma enorme gama de possibilidades. Confira abaixo nossas dicas, saiba o que fazer em Porto Seguro, como chegar e muito mais!

A história de Porto Seguro começou há mais de 520 anos, quando Pedro Álvares Cabral desembarcou na região. Muita coisa mudou desde então, é claro, mas Porto Seguro segue como um destino muito requisitado dentro do Brasil e com ótimo custo.

A cidade é versátil e agrada a pessoas de todas as idades, desde aquelas que buscam badalação aos que procuram sossego. Esse público variado se deve ao fato de que o município está dividido em diferentes distritos, e engloba também destinos como Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, além da própria sede, Porto Seguro. São lugares com características completamente distintas, mas com uma beleza natural comum a todas elas.

O que fazer em Porto Seguro

Há muito o que fazer em Porto Seguro, curtir as praias e passeios de Porto Seguro são algumas das principais atracões na cidade, por isso fique de olho ao período de maré baixa, que é quando algumas praias formam piscinas naturais. Visitar o Centro Histórico também é um passeio imperdível por seu importante valor cultural e histórico!

Vale lembrar que temos um guia completo de Porto Seguro com todas as informações e dicas para você!

Confira abaixo um mapa de Porto Seguro, com as principais atividades na cidade!

 Centro Histórico de Porto Seguro

Conhecer o Centro Histórico de Porto Seguro é fazer uma viagem ao passado. Foi onde o Brasil começou e ali estão construções do período de descobrimento do país e pontos de interesse marcantes da nossa história. O lugar é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) e reúne diferentes pontos de interesse na Cidade Alta e Cidade Baixa, como o Marco do Descobrimento, a Casa de Câmara e Cadeia, onde funciona o Museu da cidade e o Iphan, a Igreja de Nossa Senhora da Penha, Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia etc.

Essa região histórica também tem diversos outros imóveis de importante valor arquitetônico da época colonial. Muitas pessoas aproveitam a viagem para fazer um tour guiado por essa região, que oferece mais detalhes de como o lugar se desenvolveu ao longo dos anos.

Passarela do Descobrimento (Passarela do Álcool)

A Passarela do Álcool, também chamada Passarela do Descobrimento é um local tradicional em Porto Seguro por suas barraquinhas que vendem bebidas alcoólicas, drinks e também pela venda de artesanato local. É um passeio bem popular na para fazer durante a noite, jantar na região ver gente e tomar uma bebida.

Praias em Porto Seguro

Porto Seguro e seus distritos oferecem belíssimas praias para todos os gostos! Seja para jovens animados, casais em uma viagem romântica ou famílias com crianças – há espaço para todos nas praias de areia branca e mar com lindos tons de verde! Conheça as principais praias da região e monte seu roteiro!

Praia de Mundaí

Próxima ao centro de Porto Seguro, a Praia de Mundaí tem uma boa estrutura, com barracas e barracas. Geralmente seu mar é tranquilo, mas às vezes tem ondas mais fortes, então é sempre importante ficar de olho nas condições do mar, especialmente se estiver com crianças.

Praia de Taperapuã

Principal praia de Porto Seguro, Taperapuã tem águas calmas e mornas, com areia fina. Nela estão as megabarracas TôaTôa, Axé Moi e Barramares, que oferecem toda a estrutura necessária para passar o dia, com fácil acesso a comidas e bebidas. Para quem quer relaxar na frente do mar, ficar nessas barracas é uma ótima opção!

Durante o verão as barracas ficam ainda mais animadas, com diversos shows de artistas nacionais, apresentações de humor, muito axé e animação. Elas também fervem de gente durante o Carnaval, período em que Porto Seguro fica lotada de turistas de todas as partes do país!

Praia do Mutá

A Praia do Mutá é uma das mais tranquilas de Porto Seguro. Localizada na divisa com Santa Cruz de Cabrália, ela não tem tanto agito, é ideal para quem quer mais sossego e descanso. A praia tem várias barracas, mas que são menos movimentadas do que as barracas de Taperapuã. É uma boa escolha para quem está em família, principalmente com crianças, e busca um lugar relaxante para curtir o mar.

Praia de Coroa Vermelha

A praia de Coroa Vermelha está, na verdade, localizada em Santa Cruz de Cabrália, município vizinho, mas bem pertinho. É uma praia com ondas fraquinhas, ideal para quem quer um pouco de tranquilidade e está com crianças, que podem brincar à vontade. Na maré baixa a praia fica ainda mais rasa e é um bom destino para praticar esportes, como stand up paddle ou kitesurf. Essa praia tem um shopping indígena próximo, onde você pode comprar artesanato feito por índios.

Passeios em Porto Seguro

Confira alguns dos principais passeios em Porto Seguro. Alguns podem ser feito por conta própria, outros necessitam do apoio de uma agência turística.  

Parque Marinho do Recife de Fora

Principal passeio em Porto Seguro, o Recife de Fora é uma área de piscinas naturais localizada a cerca de 45 minutos de embarcação de Porto Seguro. O local é perfeito para ser conhecido no período de maré baixa, quando os corais da região permitem a formação de lindas piscinas. É um passeio muito bonito, ótimo para praticar snorkeling, ver corais e diferentes cardumes de peixes. Como o trajeto é feito em barco, quem tem mais sensibilidade ao balanço do mar pode sentir um pouco de mal estar — considere algumas medidas para não passar mal no mar, como ingerir poucos alimentos antes do passeio ou até tomar uma medicação apropriada para enjoo.

City Tour

O City Tour por Porto Seguro permite conhecer as principais atrações da cidade, em especial o Centro Histórico da cidade. Como Porto Seguro tem diversas atrações relacionadas ao período do descobrimento do Brasil, um tour guiado por essa região pode ser uma ótima maneira de conhecer mais de perto a história do Brasil e das primeiras edificações da cidade

Eco Parque Arraial d’Ajuda

O Eco Parque é um parque aquático localizado em Arraial d’Ajuda, que está no município de Porto Seguro. Ele tem atrações para adultos e crianças e pode ser um bom passeio para quem quer se divertir com um pouco de emoção ou para passar um dia diferente. O local conta com toda a estrutura para passar o dia, como restaurantes, barracas de comidas rápidas, espreguiçadeiras, além de tobogãs, rio lento e piscina com ondas.

Reserva Pataxó da Jaqueira

A influência indígena é forte em todo o Brasil e em Porto Seguro você pode aproveitar a viagem para conhecer a reserva indígena Pataxó da Jaqueira. No local os visitantes são guiados por moradores da reserva e podem assistir a uma palestra sobre a cultura indígena, que permite conhecer melhor os hábitos, artesanato, danças e costumes. É uma maneira bem interessante de conhecer de perto como vivem os indígenas da reserva.

Arraial d’Ajuda

O distrito de Arraial d’Ajuda alia charme e boa estrutura. O local tem praias lindas, tem muitas opções de pousadas, boa vida noturna, ótima gama de restaurantes e bares, muitas lojinhas e até algumas atrações históricas. É um lugar incrível para relaxar, curtir o mar e à noite poder sair para comer ou algo ou beber. Para ir de Porto Seguro para Arraial d’Ajuda é necessário pegar a balsa que atravessa o Rio Bunharém e o trajeto é bem rapidinho.

arraial d'ajuda

Como Arraial e a sede de Porto Seguro ficam muito próximas, é frequente a comparação entre os dois destinos, já que há quem prefira Arraial e quem prefira Porto Seguro. É simples e fácil ir de um ponto a outro e retornar no mesmo dia, que é o que muita gente faz. Se quiser diversificar você pode também optar por ficar hospedado alguns dias em cada um dos destinos e assim aproveitá-los melhor.

Praia do Espelho

A Praia do Espelho faz parte do Distrito de Trancoso, também parte de Porto Seguro. O lugar tem piscinas naturais maravilhosas e falésias de diferentes tons, que tornam um passeio por lá uma experiência única. A praia tem esse nome porque a depender das condições climáticas, seu mar fica parecido com o de um espelho, refletindo a paisagem ao redor. A praia tem uma boa estrutura, com diferentes restaurantes, bares e até pousadas. Lembre-se da dica de visitá-la no período de maré baixa, que é quando as piscinas naturais ficam evidentes e deliciosas para um mergulho.

Imagem: Monique Renne

Trancoso

Conhecida por seu charme e belas praias, Trancoso é um destino que pode ser conhecido em um passeio de um único dia ou com a hospedagem no próprio distrito, que oferecerá mais tempo para desfrutar de suas atrações. O lugar tem charmosas construções no “Quadrado”, bons restaurantes e se tornou um destino bem badalado nos últimos anos. Seja um passeio de um único dia ou de vários dias, aproveite a oportunidade para conhecer esse lugar de tanta beleza, acolhimento e simpatia. Em Trancoso fica o Uxuá Casa Hotel & Spa, considerado um dos melhores hotéis do Brasil.

trancoso

Imagem: Monique Renne

Caraíva

Caraíva não é bem um “passeio” que se pode fazer a partir de Porto Seguro porque seu acesso é um pouco mais complicado, mas vale mencionar o lugar e tê-lo no radar. O ideal é ficar alguns dias hospedado por lá para fazer valer o trajeto, que exige ao menos uma travessia em barco. A vila com ruas de areia é ótima para encontrar uma atmosfera natural, intimista, onde o charme e aconchego são pautados pela simplicidade. É um ótimo destino para se desconectar de obrigações e relaxar.

Imagem: Monique Renne


Quando ir a Porto Seguro – Clima

Porto Seguro é uma cidade com temperaturas agradáveis e mar morninho durante todo o ano. A média anual de temperatura por lá fica em torno dos 25ºC. Mesmo no inverno a cidade pode oferecer bons dias de sol, já que não faz frio intenso na cidade. Quanto às chuvas, não há uma estação seca ou chuvosa bem definidas e elas podem ocorrer o ano inteiro.

clima em porto seguro

Informações do site Weather and Climate

A alta temporada acontece durante os meses de verão, principalmente de meados de dezembro, até o Carnaval, que é uma época em que Porto Segura fica lotada e com muitas festas! Se você pretende viajar em um feriado, certifique-se de reservar seu hotel com antecedência. Leia mais sobre quando ir a Porto Seguro.


Como chegar a Porto Seguro

Porto Seguro tem um aeroporto próprio e bem centralizado, pertinho do Centro da cidade e também da balsa que dá acesso a Arraial d’Ajuda. O Aeroporto de Porto Seguro (BPS) é um importante aeroporto do sul da Bahia, facilitando muito a vida dos turistas que querem conhecer a região.

Através do terminal chegam e partem voos das grandes companhias aéreas brasileiras como Azul, Gol e Latam, com rotas para cidades como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras.

Chegar a Porto Seguro de carro também é uma opção, em especial para quem vive nos estados próximos da Bahia. Os principais acessos por via terrestre a Porto Seguro são pela BR-367 e BR-101. São cerca de 590 km de distância entre Porto Seguro e Salvador, 580 km até Vitória e 1400 km até Brasília.

 


Hotéis em Porto Seguro

Porto Seguro tem uma excelente estrutura hoteleira, com hotéis variados e para todos os bolsos. A grande parte dos hotéis na cidade fica instalada ao longo da orla, desde a praia de Mundaí (mais próxima ao Centro) até a Praia do Mutá. A praia de Taperapuã é bastante popular para hospedagem porque fica próxima das principais barracas de praia, como o Axé Moi, Barramares. Já o Centro, embora também tenha hospedagens, costuma ser mais frequentado durante a noite, já que têm vários restaurantes e também a Passarela do Álcool, um point noturno.

Em Taperapuã, uma pousada charmosa e com piscina grande é a Village Capoeira, que também oferece um clima intimista. Já para quem prefere uma estrutura maior, a mesma praia fica o Resort Arcoballeno All Inclusive, opção para quem quer de tudo um pouco dentro da própria hospedagem. O Monte Pascoal Praia Hotel também é uma opção para quem busca bons preços em Taperapuã e na frente do mar.

Na linda praia do Mutá, uma boa dica é o Village Mutá, que tem pequenos apartamentos e está pertinho da praia. Próximo ao centro, uma boa opção de hospedagem é o hotel Best Western Shalimar, assim como o Solar do Imperador, que pode ser interessante para quem precisa ficar próximo ao Aeroporto.

Vale lembrar que Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva também fazem parte de Porto Seguro e oferecem ótimas opções de hospedagem. Se você quer ficar na parte central de Porto Seguro, certifique-se de que está fazendo a reserva do hotel na localização correta.


Transportes em Porto Seguro

Uma boa vantagem de Porto Seguro é que para explorar as belezas da cidade, não é essencial estar com um carro. O carro pode, sim, auxiliar bastante seus passeios e permitir fazer várias atividades por conta própria, mas como a cidade tem muitos passeios oferecidos pelas agência e também a presença de aplicativos de transporte, ficou muito mais fácil viajar sem um carro próprio nos últimos anos.

Sendo assim, caso não tenha carro, você poderá utilizar tanto do transporte público quanto dos apps como Uber e 99 App. As distâncias dentro de Porto Seguro não são tão longas e os valores são razoáveis.

porto seguro praias


Dicas de Porto Seguro

  • Costuma fazer calor em Porto Seguro, então procure levar em sua mala roupas leves e confortáveis para os passeios.
  • Protetor solar, chapéu e óculos de sol são ítens que também serão muito bem-vindos em sua bagagem, assim como ítens para snorkeling, como máscara e sapatilhas, caso você já os possua.
  • A cidade possui agências bancárias e dos Correios e seus estabelecimentos aceitam cartão de crédito normalmente, assim como em outras partes do país.

 

Informações úteis de Porto Seguro

População estimada: 150 mil habitantes
DDD: 73
Voltagem: 220 v
Distância de Salvador: 590 km


E você, tem mais dicas de Porto Seguro? Compartilhe com a gente nos comentários! Se não deu para viajar nos feriados 2021, aproveite os feriados 2022 para conhecer Porto Seguro.