logo Melhores Destinos

Búzios, no Rio de Janeiro: melhores praias, pousadas e todas as dicas para a sua viagem!

Monique Renne
Monique Renne
12/02/2021 às 5:18

Búzios, no Rio de Janeiro: melhores praias, pousadas e todas as dicas para a sua viagem!

Búzios, no Rio de Janeiro, é um dos mais charmosos destinos entre as praias do Brasil. E não faltará o que fazer em Búzios durante a sua viagem, a começar pelas mais de vinte praias de Búzios que causam paixão entre os turistas. Búzios encanta pelas deliciosas pousadas, hotéis e resorts, que oferecem luxo e elegância dignos dos melhores balneários de praia no mundo. Búzios alia perfeitamente o requinte ao rústico. Tudo sem perder o charme característico da cidade da Região dos Lagos. E a boa notícia é que a previsão do tempo em Búzios é quase sempre favorável a dias de sol! Aproveite para descansar, relaxar e, claro, curtir bastante por lá!

Búzios ganhou fama após a visita da atriz francesa Brigitte Bardot, no verão de 1964. De tão encantada com o que vivenciou, ela espalhou a descoberta pelo mundo, tornando Búzios um refúgio dos que viam no lugar um verdadeiro paraíso. A fama persiste ainda hoje e o charme de Búzios também! Só mesmo indo até lá para entender o que sentiu Brigitte Bardot nos anos 60. Búzios é um lugar realmente fácil de se apaixonar. Um convite a deliciosos dias de felicidade a beira-mar.

Búzios

Búzios

Búzios

Búzios – ou Armação de Búzios – está localizada na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, onde ficam também as cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo. As três são quase vizinhas e se locomover entre elas é bem fácil. Búzios está distante 170 km da cidade do Rio de Janeiro e 600 km de São Paulo, o que permite viagens curtas e de última hora. Ótimo destino para relaxar sem precisar se programar! Confira nossas dicas e aproveite cada minuto de sol. Há muito o que fazer em Búzios!

Búzios o que fazer

Praia da Armação, em Búzios / Fotos: Monique Renne

O que fazer em Búzios

Quem viaja rumo a Búzios está quase sempre em busca de lindos dias de sol à beira-mar. E não faltam praias em Búzios para ser feliz. Claro que as praias são as principais atrações da cidade, mas há bem mais o que fazer em Búzios. Durante os dias na mais charmosa cidade da Região dos Lagos, você poderá curtir intensamente pousadas maravilhosas, aproveitar a excelente gastronomia, comprar em lojinhas irresistíveis, se divertir em animadas baladas, fazer passeios de barco e se deslumbrar com paisagens magníficas. De quebra, ainda poderá explorar as cidades vizinhas, como Cabo Frio e Arraial do Cabo. Aproveite os dias em Búzios. Você terá tanto o que fazer que nem perceberá que a cidade é bem pequenina.

Praias de Búzios

Praia de Geribá

Praias de Búzios

Búzios tem mais de 20 praias para curtir. E, acredite, elas são bem diferentes umas das outras. E quando você perceber a variedade de paisagens que há por lá, não irá resistir a percorrer diversas faixas de areia durante a viagem. Há praias de mar aberto, com ondas próprias para o surf; outras com mar digno de ser chamado de piscininha. Há praias longas, com grande faixa de areia branca e vegetação virgem; outras que de tão pequenas passam despercebidas aos olhos dos turistas mais apressados. O fato é que uma delas certamente irá arrebatar o seu coração. Aproveite todas as praias de Búzios quando estiver por lá. Vale cada passo na areia.

1- Praia de Geribá

A Praia de Geribá é a praia mais popular e agitada da cidade, mas a longa faixa de areia – com 2 km de extensão – garante que ela dificilmente fique lotada. Boa opção para quem gosta de movimento e infraestrutura, mas não abre mão de espaço na areia e um lindo cenários sob o sol, a Geribá é ótima para quem deseja se hospedar à beira-mar.

Geribá oferece faixa de areia para todos os gostos. Nos dois cantos, esquerdo e direito, reina a calmaria. Há menos gente e você poderá curtir com mais tranquilidade. No canto direito, é possível subir a trilha pela rocha e ter uma visão maravilhosa da praia. O mar já fica mais calmo no canto esquerdo, os quiosques são mais rústicos e o lugar é um convite para os que preferem praias mais autênticas. O mar de Geribá costuma ser mais batido no centro, onde as ondas são propícias para a prática de surf e windsurf e os atletas dão espetáculo no mar.

Previsão do tempo em Búzios

Praia de Geribá

Como chegar

A praia é bastante longa e há estacionamento em toda a região. Por ter muitas pousadas e casas, muitas vezes o estacionamento é em via pública, ao longo do meio fio. No canto esquerdo da praia, há estacionamentos privativos que cobram valores fixos pelo dia. Quem consome no quiosque que oferece parceria com o estacionamento fica isento da taxa.

Onde se hospedar na Praia de Geribá

A Praia de Geribá oferece muitas opções de hospedagem, desde hotéis com pé na areia a pousadas mais simples na rua paralela à praia. Para quem sonha com uma piscina à beira mar, os destaque são o Chez Pitu, a Pousada Maravista e o elegante Le Relais La Borie. Para quem não faz questão de pé na areia, mas deseja ficar em Geribá, vale experimentar a Pousada Blue Marlin, a Pousada Recanto do Guerreiro, a Serena Búzios, a Pousada dos Tangarás e a Pousada Luar de Geribá.  

Onde comer na Praia de Geribá

Há restaurantes e quiosques ao longo de toda a praia. Várias pousadas oferecem almoço, independente do cliente ser hóspede. Experimente as que estão à beira-mar e negocie o uso da piscina. Um dos points mais procurados de Geribá é o Fishbone, onde acontecem grandes festas, e shows. O restaurante agrada especialmente o público mais jovem.

2- Praia Azeda e Praia Azedinha

Queridinhas entre os turistas que frequentam Búzios, as praias da Azeda e Azedinha são lindas, com mar calmo e ambiente rústico na medida certa. As duas são pequeninas e com faixas de areia bem curtas, mas a Azeda é um pouco maior e com mais infraestrutura que a Azedinha. Como as duas são separadas apenas por um curto caminho de pedras, será fácil transitar entre elas e curtir ambas em um mesmo passeio.

Azeda e Azedinha estão entre as poucas praias de Búzios que exigem algum esforço para chegar. O acesso é a pé, em pista a partir do canto direito da Praia dos Ossos. No final do trajeto, uma escadaria de madeira leva às praias. Vale dizer que a escadaria até a Praia Azeda está entre os mais belos e famosos visuais de Búzios. Ao chegar, aproveite para relaxa praticando SUP, caiaque ou snorkeling. As praias são lindas e sempre convidativas ao mergulho. 

É importante ressaltar que em dias de calor, será grande a disputa por espaço entre os visitantes. Se quiser ver a praia um pouco mais tranquila, vá durante a semana. Só assim para conseguir apreciar tudo o que a Azeda e Azedinha têm a oferecer. Na praia, há oferta de cadeira e guarda-sol para aluguel. Difícil mesmo é só o espaço para se sentar.

Como chegar

Para chegar à Praia da Azeda, vá até a Praia dos Ossos e siga a estrada de pedra. Não há estacionamento no topo e será preciso deixar o carro na Praça dos Ossos ou em uma rua próxima. O caminho até a escada que desce para a praia é uma grande subida. Apesar de curto, pode ser cansativo. Quem não desejar fazer a trilha, poderá pegar um táxi marítimo na Praia dos Ossos, na Praia da Armação ou na Praia de João Fernandes.

Onde se hospedar

Não há opção de hospedagem nas praias da Azeda e Azedinha. As mais próximas estão localizadas na Praia dos Ossos, de onde se tem acesso para a pista que leva à Azeda.

Onde comer

Na Praia da Azeda tem um casarão abandonado que serve de apoio para os vendedores ambulantes que vendem comidas e bebidas. Apesar da precariedade das barracas, a oferta de comida é bem grande. Já na Praia da Azedinha tem um quiosque em formato de barco que serve drinks e comidas básicas.

3- Praia João Fernandes e Praia João Fernandinho

Muito procuradas pelos turistas que visitam Búzios, a Praia João Fernandes e a Praia João Fernandinho são vizinhas e têm visual semelhante aos das praias Azeda e Azedinha, porém com a vantagem de serem maiores e com faixas de areia mais longas. Com boa infraestrutra, diversos hotéis e pousadas na região e visual maravilhoso, essas praias estão entre as mais disputadas em dias de grande movimento em Búzios. Para vê-las mais tranquilas, prefira a visita em dias de semana.

Com mar bastante calmo tanto na irmã maior, a João Fernandes, quanto na irmã menor, João Fernandinho (mais rústica), são pedidas excelentes para famílias com crianças, além de favorecerem também a prática de SUP, caiaque e snorkeling, o que garante a diversão dos adultos. João Fernandes é o lado mais agitado, com restaurantes, barraquinhas e acesso mais fácil. Já João Fernandinho exige uma descida de escadas, que sempre rende lindas fotos! É em João Fernandinho que a beleza da região se mostra ainda mais intensa. A praia, cercada pela mata e paredões rochosos, é mesmo imperdível.

João Fernandes pode ser acessada de carro, enquanto João Fernandinho tem acesso por uma escadaria. Antes de ir para a praia, aproveite o mirante que oferece lindo visual. Bons lugares para quem busca uma pousada com bela vista para o mar.

Como chegar

A via mais próxima da praia é a Rua Praia de João Fernandes, que passa à beira-mar. A oferta de estacionamento nesta rua, entretanto, é muito escassa. O ideal é deixar o carro em ruas adjacentes à Rua João Fernandes (onde está o mirante) e seguir a pé até a praia. Há também a possibilidade de ir de táxi marítimo para João Fernandes. Os barcos partem da Praia da Armação e da Praia dos Ossos.  

Onde se hospedar

As ruas próximas às praias têm muitas opções de hospedagem. Fique atento apenas à localização. A região é muito montanhosa e não necessariamente uma pousada próxima à praia no mapa estará à beira-mar na prática. Entre as opções nas ruas de baixo (próximas à praia) destacam-se o Colonna Park Hotel (com acesso direto para a Praia de João Fernandinho), o Colonna Galapagos Boutique Hotel, a Pousada Bahiamarela, o Rio Búzios Beach Hotel e o La Boheme Hotel.

Para quem busca um visual paradisíaco no topo na montanha, vale conferir o Eny Boutique Hotel & Spa, a Pousada Porto do Céu, o Hotel Pousada Experience João Fernandes, a Pousada Praia João Fernandes, La Pedrera Small Hotel & Spa, a pousada Búzios San FranciscoPousada Santorini, o Ilha Branca Exclusive Hotel e o Casarão Joao Fernandes, com uma maravilhosa piscina de borda infinita que se une ao mar.  

Onde comer

A Praia de João Fernandes é bem servida por quiosques e bons restaurantes. Não haverá dificuldade para quem desejar almoçar no local. Vale experimentar o La Plage Beach Club e, para um lanche mais rápido, o Sukão.

4- Praia da Ferradura

A Praia da Ferradura tem faixa de areia disputada, especialmente no canto esquerdo, que oferece mar calmo, raso e atrai muitas famílias com crianças. Ferradura, apesar de sempre movimentada e estar entre as favoritas dos turistas, não faz parte do hall das praias mais bonitas de Búzios. A vantagem do lugar, no entanto, é a ótima oferta de atrações e infraestrutura para os pequenos, com direito a aluguel de pranchas de SUP e até mesmo alguns clássicos pedalinhos. Vale dizer que a região é repleta de bons hotéis de alto padrão, o que pode garantir a diversão dos adultos.Ótimo para quem gosta de conforto e um pouco de elegância na praia.

Quem desejar fugir da confusão do canto esquerdo, onde fica grande parte do público, poderá escolher o canto direito da praia, onde não há quiosques e barracas. Você ficará em meio à natureza e com muito mais tranquilidade. 

Praia da Ferradura em Búzios

Praia da Ferradura

Como chegar

Para chegar à Praia da Ferradura é possível escolher entre as entradas do canto esquerdo e do canto direito. No canto esquerdo, o acesso é muito mais disputado e movimentado, exatamente por isso há poucas opções de estacionamento. Já o canto direito oferece ruas residenciais mais tranquilas, onde é possível parar o carro e seguir para a praia pelas passagens entre as casas.  

Onde se hospedar

Na Praia da Ferradura há excelentes opções de hospedagem, muitas delas de alto padrão e com lindos cenários de frente para o mar. Na Praia da Ferradura, vale conferir o Insólito Boutique Hotel & Spa, o Cliffside Luxury Inn, o Hotel Ferradura Resort, o Mar Búzios Experience House, a Villa Raphael, a Villa Ferradura Mar, a pousada Búzios Prime, a Pedra da Laguna Boutique Hotel SPA e o Unicornio & SPA BY MN Hotéis.

Onde comer

O canto direito da Praia da Ferradura é praticamente deserto e não há opções de alimentação. Os quiosques e restaurantes se concentram no canto esquerdo, onde há diversas opções, entre elas a Barraca do Zazá e a Barraca do Gustavo, além dos restaurantes dos hotéis, que muitas vezes atendem também aos turistas.

5- Praia da Ferradurinha

Pequenina e de paisagem belíssima, a Praia da Ferradurinha é formada por uma enseada em meio a dois paredões de pedras. O mar é extremamente calmo e ideal para toda a família, mas basta subir nas rochas que cercam a faixa de areia rocha para ver a violência das ondas que chegam no mar aberto. Um espetáculo realmente lindíssimo!

Por ter faixa de areia bem curta, a Praia da Ferradurinha costuma ficar cheia nos finais de semanas. Para curtir com calma e em um ambiente mais tranquilo, prefira as visitas em dias de semana. Aproveite o passeio para praticar SUP ou caiaque. Vale até levar uma boia para relaxar no mar. 

Praias de Búzios

Praia da Ferradurinha

Como chegar

Para chegar à Praia da Ferradurinha, será necessário percorrer um curto trajeto a pé, que parte do canto esquerdo da Praia de Geribá. O caminho não chega a ser uma trilha e é todo asfaltado. Ao longo do percurso, há opções de lanchonetes e restaurantes. São apenas 400 metros a serem percorridos até a Ferradurinha.

Onde se hospedar

A Praia da Ferradurinha está bem escondida do grande público e não há muitas opções de hospedagem no local. A região oferece alguns bons preços, como o Gringos B&B, o Solar da Ferradurinha, a Casa da Luz B&B, a Pousada Villa Toscana e a Praia da Ferradurinha Guest House.

Onde comer

Há várias pequenas lanchonetes e restaurantes no caminho entre a Praia de Geribá e Ferradurinha. Na areia da praia, há alguns quiosques onde é possível comprar bebidas, alugar cadeiras, guarda-sóis e equipamentos para a prática de esportes.  

6- Praia Brava

Uma das mais lindas praias de Búzios, a Praia Brava tem faixa de areia longa e é dividida em duas praias menores por uma formação rochosa de fácil acesso. O canto esquerdo é marcado por elegantes beach clubs, onde é possível curtir a praia com todo o glamour que Búzios merece. É, sem dúvida, a praia mais estilosa da cidade. O canto direito é mais rústico, apenas com alguns vendedores de bebidas e aluguel de cadeiras. O mar é agitado, mas sempre belo. A partir da Praia Brava, é possível acessar a trilha que leva à Praia Olho de Boi, destinada à prática de naturismo. 

Vale dizer que a Praia Brava em nada lembra um ambiente pouco acolhedor. Muito pelo contrário! É provável que ela seja uma das mais convidativas porções de areia de Búzios. A distância do Centro e da grande parte das pousadas faz com que muitos turistas não cheguem até este paraíso. Mas vale investir um dia para ser feliz — e chique — na Praia Brava. E quando estiver indo pra lá, não deixe de fazer uma paradinha no lindo mirante para um belo registro.

Praia Brava Búzios

Praia Brava

Como chegar

Para chegar à Praia Brava, basta seguir até a Rua da Praia, onde estacionam os carros que vão para o local. O acesso é praticamente dentro da Praia Brava e há apenas uma pequena descida de terra até a faixa de areia. Nada complicado. Os carros ficam estacionados na rua de acesso e outras adjacentes.  

Onde se hospedar

Na Praia Brava você poderá se hospedar à beira-mar na Pousada Brava Club ou nos arredores em lugares como a Pousada Bella Nina, a Pousada Bahia Verde ou o Le Village Búzios Boutique Hotel. A região é toda extremamente tranquila e sem grande movimento de carro. Ótima para quem deseja fugir de engarrafamentos. A desvantagem é estar um pouco afastada do centro.

Onde comer

Há dois restaurantes que funcionam também como beach clubs, o Silk Beach Club e o Rocka Beach Lounge & Restaurant (ambos com preços bem salgados), além de um quiosque mais popular na praia. Na areia, do lado direito, há alguns vendedores de bebidas e pequenos petiscos.

7- Praia Olho de Boi

Existe uma razão para que a Praia Olho de Boi seja a mais difícil de ser acessada em Búzios. Escondida dos olhos desatentos e após alguns minutos de trilha, essa praia é destina à prática do naturismo. Só quem chega até ela é o público cativo, que conhece onde começa o caminho à beira-mar a partir da Praia Brava. A Olho de Boi é pequena e escondida entre duas rochas, mas quem chega pelo alto da trilha consegue ter uma bela visão geral do lugar. Vale até dar uma espiadinha antes para decidir ficar ou não por lá.

Se achar que a Olhos de Boi não é para você, volte a trilha e fique pela Praia Brava. Vale dizer que o público da Praia Olho de Boi é majoritariamente formado por homens e casais. Raramente mulheres desacompanhadas são vistas por lá. O local costuma ser tranquilo e sem muitos frequentadores. Ótimo para quem deseja curtir com privacidade. 

O que fazer em Búzios

Praia Olho de Boi

Como chegar

A trilha que leva à Praia Olho de Boi tem grau médio de dificuldade e a duração é de 20 minutos a partir da Praia Brava. Você chegará pelo topo da praia e terá uma visão panorâmica do local. Do alto, é possível avaliar como está a praia e decidir se vale ou não permanecer. Não há quiosques ou restaurantes na praia, apenas vendedores de bebidas, drinks e alguns petiscos. Nos arredores também não há hotéis. Os mais próximos estão na Praia Brava.

8- Praia da Foca

Ainda pouco conhecida entre os turistas e muitas vezes deserta, a Praia da Foca tem paisagem única em Búzios e lembra algumas pequenas porções de paraíso do litoral grego. A Praia da Foca é muito pequena e quase imperceptível para quem passa na estrada. A curta faixa de areia está localizada entre dois paredões de pedra que formam um ambiente de piscinas naturais na maré baixa. Ótima opção para fugir do agito nos finais de semana e relaxar quietinho em um paraíso buziano. Para ter certeza de curtir tranquilo, prefira a visita nos dias de semana.

Melhores praias

Praia da Foca

Como chegar

Esqueça a possibilidade de ir a pé. A Praia da Foca está bem distante do burburinho de Búzios. O acesso à pequena trilha que leva até a areia está localizado na Rua Vinte e Um, próximo ao cruzamento com a Rua Pastor Gentil. Há um pequeno espaço para estacionamento, onde cabem, no máximo, 10 carros. A trilha leva apenas 3 minutos. É bem curtinha. Mas tem uma descida um pouco íngreme.

Onde se hospedar

Não há hospedagens na Praia da Foca. A opção mais próxima é o Le Village Búzios Boutique Hotel, na Praia do Forno. 

Onde comer 

A única opção de alimentação na Praia da Foca é o Bar do Lancaster. O local é uma venda improvisada sobre as pedras e oferece churrasquinho e bebidas. O sr. Lancaster é muito gentil e cuida bem dos frequentadores na praia. 

9- Praia do Forno

Apesar do lindo visual, a Praia do Forno é pouco frequentada entre os turistas, o que faz dela uma boa pedida para feriados e dias de Búzios lotada. Com mar calmo e profundo, essa praia é ótima para a prática de snorkeling. A Praia do Forno tem faixa de areia bem curta — com apenas 50 m — e nas duas pontas há formações rochosas. No canto direto, é possível atravessar as pedras e acessar uma pequena praia que se forma no local durante a maré baixa. É um lindo cenário, dos mais belos de Búzios. A Praia do Forno se destaca ainda pela areia em tons de cor-de-rosa. O lugar é ótimo para relaxar o dia todo, já que há um restaurante à beira-mar que serve de base para curtir sem se preocupar com nada.

O que fazer em Búzios

Praia do Forno

Como chegar

A Praia do Forno está localizada na mesma região da Praia da Foca e da Praia Brava. O acesso, a partir do centro, segue pela Estrada da Usina Velha, Avenida do Forno e Rua Vinte e Um. Há grande fartura de estacionamento no local.

Onde se hospedar

A única opção de hospedagem realmente próxima à Praia do Forno é o Le Village Búzios Boutique Hotel, a menos de 1 minuto de caminhada da praia. Outras opções nas redondezas são os hotéis na Praia Brava.

Onde comer

Um restaurante simples oferece bebida gelada e comida aos frequentadores, além de aluguel de cadeiras, guarda-sol e equipamentos como prancha de SUP e caiaque. 

10- Praia da Armação

A Praia da Armação marca o centro de Búzios e oferece um delicioso passeio pela charmosa Orla Bardot e também pela Rua das Pedras, a mais popular entre os turistas que visitam Búzios. Apesar de não ser uma praia boa para banho, Armação está sempre movimentada e tem lindo cenário, especialmente ao entardecer (ou, para os baladeiros de planto, o amanhecer). Além do ambiente agradável para caminhadas e passeios sem pressa, a Praia da Armação é ponto de partida dos passeios de escuna, táxis marítimos e barcos que percorrem outras praias de Búzios.

Praia da Armação Búzios

Praia da Armação

Como chegar

A Praia da Armação está localizada no Centro de Búzios e é marcada pela Orla Bardot e pela Rua das Pedras. Há ampla oferta de estacionamento, mas o trânsito costuma ser pesado. Se possível, deixe o carro mais distante.  

Onde se hospedar

Armação está localizada no Centro de Búzios e oferece a maior variedade de hospedagem da cidade. Há desde hostels baratinhos a hotéis boutiques com preços bem salgados (mas certamente maravilhosos), muito deles na região próxima do Morro do Humaitá. Para quem deseja vista para o mar, vale experimentar o sensacional Vila d’este Handmade Hospitality Hotel, o Casas Brancas Boutique Hotel & Spa, a Pousada Abracadabra e o Hotel El Cazar. Na região está ainda o Hotel Atlântico Búzios Convention & Resort, muito procurado pelos turistas.

Quem prefere aliar boa localização e qualidade a baixos preços, as pousadas Praia e Conforto AnexoCasa das Rosas e o Che Lagarto Hostel Búzios são bons pontos de partida para economizar um pouco na viagem. Se o dinheiro não for problema, invista um pouquinho mais no Armação dos Búzios Pousada Design, no Pérola Búzios Hotel & Convention, na Villa Balthazar ou no Porto Bay Búzios (um pouco mais afastado).

Onde comer

Certamente este é o maior polo gastronômico da cidade. Há dezenas de bons restaurantes na Rua das Pedras e na Orla Bardot. Os cardápios vão dos mais populares PFs a menus refinadamente elaborados. Bom pra todos os gostos e bolsos. 

Tempo em Búzios

Praia da Armação

11- Praia dos Ossos

Ponto de partida dos táxis marítimos, a Praia dos Ossos  é um bom ponto de apoio para quem deseja se hospedar próximo ao centro, mas não quer ficar em meio à confusão da Rua das Pedras. Apesar de não estar entre as melhores praias de Búzios para banho, a Praia dos Ossos costuma atrair muitos turistas pela boa localização e preços acessíveis em hospedagem. A partir da Praia dos Ossos será possível pegar transporte marítimo rumo à Praia da Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Tartaruga e Manguinhos, além do cais do centro, onde está a Praia da Armação. Na região vale também investir em algumas compras, já que nos arredores há grande variedade de comércio destinado à arte, como ateliês e antiquários.

Praia dos Ossos

Praia dos Ossos

Onde se hospedar

A Praia dos Ossos é uma boa opção para quem deseja ficar próximo ao centro e também à Praia da Azeda e Azedinha. Boas pedidas de pousadas são a La Chimère Búzios Essence, a Corsário Búzios, o Vila da Santa Hotel Boutique & Spa e a Pousada ao Pôr do Sol.

Como chegar

Para quem vai a pé, basta seguir a Orla Bardot. Para quem vai de carro, há várias vias de acesso, sempre com estacionamento escasso. Fique ligado para não levar multas. Há táxis marítimos para a Praia dos Ossos a partir da Praia da Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Tartaruga e Manguinhos.

12- Praia do Canto e Praia dos Amores

A Praia do Canto e a Praia dos Amores formam uma boa dupla para quem busca lugares menos populares e mais escondidos. Do tipo sossego total! Localizada no final da Praia da Armação, a Praia do Canto oferece mar calmo e boa faixa de areia. A depender da maré, ela forma piscinas naturais para banho. Um convite a relaxar. A praia é bastante vazia, mesmo sendo tão próxima ao centro. É um belo cenário para o final de tarde. A partir da Praia do Canto, é possível chegar ainda à Praia dos Amores. O trajeto é percorrido pelas pedras à beira-mar. 

A partir das rochas no canto esquerdo, é possível chegar ainda à deserta Praia dos Amores. O caminho não é dos mais fáceis, por isso a praia está sempre muito tranquila. Boa para quem deseja privacidade e um cantinho sossegado para curtir os dias em Búzios em maior isolamento. A faixa de areia da praia é curta e o mar agitado, mas o cenário é realmente maravilhoso. Por ter acesso complicado, a Praia dos Amores nem sempre é limpa adequadamente. Infelizmente, muitos frequentadores deixam lixo no local. A praia também sofre com o lixo que chega com a maré. Caso a praia não esteja ok para passar o dia, volte até a Praia do Canto, que tem mar calmo e mar sempre transparente.

Búzios quando ir

Praia do Canto

 

Como chegar

Caminhando pela Praia da Armação ou de carro, pelo final da Rua Maria Joaquina. Para quem vai de carro, o estacionamento é em área residencial e bastante reduzido (todo ao longo do meio fio). Para a Praia dos Amores, siga pelas rochas ao final da Praia do Canto. A trilha exige alguma habilidade e, preferencialmente, um calçado que não escorregue. Você passará pelas pedras que margeiam a água até chegar à Praia dos Amores. O acesso é mais fácil quando a maré está baixa.

Onde se hospedar

A Praia do Canto é sequência da Praia da Armação. Para ficar mais pertindo dela, há opções de hospedagem como o elegante Villa Baltazar e a Vila Bela Emília.

Onde comer

Há um pequeno quiosque na Praia do Canto que supre necessidades básicas de bebida e comida (nada muito elaborado). 

13- Praia da Tartaruga

Com boa infraestrutura de restaurantes, mar calmo e faixa de areia com 1km de extensão, a Praia da Tartaruga figura entre as prediletas dos turistas que visitam Búzios. Formada por duas porções de areia separadas por um belo caminho de pedras, a Praia da Tartaruga alia beleza à boa infraestrutura e água bem transparente, onde é possível até mesmo apreciar os peixes. O lugar é bastante seguro, por isso mesmo ótimo para uma aventura com os pequenos. Excelente para quem está em família e também para a prática de SUP, caiaque e até mergulho com snorkel.

A Praia do Forno consegue manter ainda o ar rústico, com quiosques feitos de madeira e cardápios típicos de frutos do mar. Vale dizer que nos finais de semana, a Praia da Tartaruga fica absolutamente lotada. Quem ficar até o final do dia ainda poderá conferir um lindo entardecer no mar de Búzios. Especialidade da Praia da Tartaruga!

Melhores praias

Praia da Tartaruga

Como chegar

A partir da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, pegue a Rua da Tartaruga à esquerda. Estacionamentos no local são raros e a confusão de carros é grande. Deixe o veículo mais afastado em dias de grande movimento e evite ficar preso ao tentar sair da praia. A praia também está na rota dos táxis marítimos. Quem não desejar ir de carro poderá pegar um barco no píer da Praia da Armação ou na Praia dos Ossos. 

Onde se hospedar

Para os que desejam se hospedar na Praia da Tartaruga, a única opção à beira-mar é a Pousada e Restaurante Praia da Tartaruga. Um pouco mais afastadas, na via de acesso à praia, estão a Pousada Casa Cactus, a Pousada Voa Tartaruga, a Pousada Zanzibar e a Pousada Bossa Nova. O acesso à Praia da Tartaruga é em meio à mais movimentada via da cidade, a Avenida José Bento Ribeiro Dantas. Prepare-se para enfrentar constantes engarrafamentos ao se hospedar na região da Praia da Tartaruga.  

Onde comer

Há uma farta variedade de restaurantes e quiosques, todos à beira-mar e com cardápio especialmente dedicado a pescados e frutos do mar. Um deleite! Para quem não é fã de peixes, os restaurantes oferecem outras opções de refeições. 

14- Praia de Manguinhos e Praia Rasa

A Praia de Manguinhos e a Praia Rasa estão entre as favoritas dos praticantes de esportes como o windsurf, kitesurf e vela. O mar calmo e o bom vento são propícios para os atletas, que se divertem entre os barcos que param na praia e ajudam a compor o cenário. A faixa de areia das praias fica espremida entre as casas, comércios e o mar. É extremamente fina e longa. O local não é muito procurado por banhistas, mas certamente é um bom cenário para caminhadas.

A Praia Rasa é continuação da Praia de Manguinhos e na região há diversas pousadas que oferecem hospedagem à beira-mar. Boa pedida para fugir dos preços altos de outras áreas mais badaladas de Búzios. É importante saber que, para chegar às praias mais visitadas de Búzios, você sempre enfrentará o congestionamento da via, já que Manguinhos está próxima à entrada da cidade. Sendo assim, fique ligado para não perder tempo demais no trânsito.

Vale dizer que a Praia de Manguinhos sedia um dos melhores complexos de restaurantes da cidade, o Porto da Barra. A partir do cais do complexo de entretenimento, você poderá apreciar um lindo entardecer, regado a boa comida, cerveja gelada ou um drink digno do momento. O Porto da Barra tem lojinhas, restaurantes e bares, muitos deles à beira-mar. É o lugar ideal para o final da tarde.

Praia de Manguinhos Búzios

Praia de Manguinhos

Como chegar

A Praia Rasa e a Praia de Manguinhos podem ser acessada pela Estrada dos Búzios – RJ 102 – a caminho de Cabo Frio. Há grande oferta de estacionamento e vários acessos à praia. A Praia de Manguinhos está localizada ao longo da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, sempre escondida atrás das casas e comércios. 

Onde se hospedar

Para se hospedar na Praia de Manguinhos, confira excelente A Concept Hotel & Spa, o House Residencia, a Pousada Velas Búzios e a Pousada do Namorado. Ao longo de toda a avenida José Bento Ribeiro Dantas, há dezenas de hospedagens. Localizados à beira-mar, na Praia Rasa, estão o Pousada Villa Rasa e a Pousada Enseada Azul Boutique são boas opções. Bem pertinho da praia, está a Pousada das Amoras.

Onde comer

Na Praia de Manguinhos está um dos maiores polos gastronômicos de Búzios: o Porto da Barra. Com grande concentração de excelentes restaurantes, o Porto da Barra é lugar para chegar e curtir sem pressa. Na dúvida, experimente o pôr do sol no Anexo Praia Búzios ou um bom jantar no Zuza Restaurante ou no Donna Jô.

Praia Rasa Búzios

Praia Rasa

15- Praia de Tucuns

Quase deserta, a longa faixa de areia da Praia de Tucuns é um presente para quem gosta de ambiente tranquilo. De beleza e grandiosidade impressionantes, a Praia de Tucuns é certamente uma excelente pedida entre as praias de Búzios. Um pouco esquecida pelos turistas, que muitas vezes não se afastam do centro, a Praia de Tucuns acaba se tornando um reduto para poucos felizardos.

A enorme faixa de areia – com 3 km de extensão – ajuda a manter o local sempre tranquilo e é um convite a muitas horas de sol sem preocupação. Bem diferente da vizinha Praia de Geribá. Tucuns é ideal também para prática de esportes que dependem de vento, espaço e boas ondas, por isso é muito procurada por atletas. Na praia é possível até mesmo se aventurar em saltos de parapente. Vale dizer que o canto esquerdo oferece alguns hotéis e casas, enquanto o direito é absolutamente virgem e preservado.

quando ir

Praia de Tucuns

Como chegar

Siga pela Estrada dos Búzios – RJ 102 – em direção a Cabo Frio. A entrada para a praia, logo após a saída da cidade, pode ser pela Estrada de Tucuns ou pela via paralela. O trajeto levará ao canto esquerdo da praia. Para chegar ao canto direito, siga a via paralela à praia. Há várias placas de propriedade particular no caminho, mas o acesso à Praia de Tucuns é livre. O trajeto levará até o Quiosque Voo Livre. Há grande oferta de estacionamento no local.

Onde se hospedar

A Praia de Tucuns se difere bastante entre o canto esquerdo e direito. O canto esquerdo é marcado por casas, flats e poucas pousadas e hotéis, entre eles o Búzios Beach Resort (um dos mais procurados de Búzios), a Pousada Caiçaras Búzios, a Pousada Céu de Tucuns e a Pousada Flora. Já o canto direito é uma área preservada, onde a única construção é a casa onde funciona o Quiosque Voo Livre – Escola de Parapente e Kitesurf. O mar e a vegetação disputam em beleza e a praia, na prática, oferece pouquíssimas hospedagens.

Onde comer

Não há muitos quiosques na praia, mas alguns restaurantes simples que suprem a necessidade do dia. A comunidade próxima à praia oferece restaurantes, bares e mercados.

melhor época para ir a Búzios

Praia de Tucuns

16- Praia de Caravelas e Praia José Gonçalves

A Praia de Caravelas e a Praia José Gonçalves são as mais afastadas do Centro de Búzios. Localizadas na estrada de acesso a Cabo Frio, Caravelas e José Gonçalves são formadas por faixas de areia pequenas, mas com grandes ondas e mar propício para a prática de surf. As duas são boas escapadas para finais de semana lotados, mas não são aconselháveis para crianças, já que o mar é bastante agitado em ambas as praias.

A Praia de Caravelas seria quase deserta, se ali não houvesse a presença de dois hotéis, que transformam a faixa de areia em um ambiente quase exclusivo dos hóspedes. O acesso à praia, beirando o condomínio residencial no local, afasta os turistas mais desavisados. Não se deixe enganar pela corrente ou pela cancela na entrada da estrada de terra e siga adiante! Todas as praias brasileiras são públicas. 

A vizinha Praia José Gonçalves é uma das mais vazias praias de Búzios. Mesmo em dias de final de semana, você poderá passar horas tranquilas neste paraíso. Talvez praia seja mais famosa pela comida que pelo mar. Não há um buziano que, ao falar sobre as praias, não diga que por lá estão petiscos imperdíveis. A praia, localizada na Reserva Ecológica das Emerências, tem faixa de areia curta e mar quase sempre muito agitado, por isso não é a mais indicada para banho. Para quem deseja apenas curtir o visual, certamente ela será excelente! O canto direito da Praia José Gonçalves, a depender da maré, oferece algumas piscinas naturais. Um refresco para quem não encara o mar agitado. 

Resorts em Búzios

Praia de Caravelas

Como chegar

Rumo a Cabo Frio, a entrada para a Praia de Caravelas fica a 6 km do pórtico de entrada da cidade de Búzios. A partir deste ponto, há mais 1,5 km de estrada de terra. Siga as placas que indicam o Resort Caravelas e mantenha-se sempre à direita da pista. Você chegará a um pequeno estacionamento público, onde há uma escadaria que leva à Praia de Caravelas. 

A entrada para a Praia José Gonçalves fica a 3 km do pórtico da cidade de Búzios. Vire à esquerda na Estrada José Gonçalves (mesmo nome da comunidade onde está a praia) e siga por mais 2 km. Ao final, ainda haverá um trajeto de 1 km em estrada de terra. O estacionamento é público e gratuito. 

Onde se hospedar

Há duas boas opções próximas à Praia de Caravelas: Travel Inn APA Pau Brasil e o Buzios Espiritualidade Resort Caravelas. Os dois complexos de casas e hotel cercam a praia. A região é bastante isolada e não há nenhuma outra atração próxima. Não há oferta de hospedagem na Praia de José Gonçalves.

Onde comer

Há uma boa estrutura na Praia de Caravelas, que conta com restaurante, banheiro, cadeiras e guarda-sol. O restaurante oferece bebidas e cardápio bastante variado. Leve dinheiro, quase nunca a máquina de cartão do estabelecimento funciona. Já na Praia de José Gonçalves, o destaque são os vários petiscos de frutos do mar.

Praia de José Gonçalves Búzios

Praia de José Gonçalves

Passeios em Búzios

Búzios tem mar e cenários naturais espetaculares, o que rende ótimos passeios nos dias por lá! Quando estiver na cidade, não deixe de investir em experiências diferentes, que vão além do banho de sol na faixa de areia. Ao visitar Búzios, vale investir em passeios por mar, terra e até pelo ar!

Passeios em Búzios

Passeios de barco em Búzios

Com tantas belas praias, é fácil entender que o passeio mais popular de Búzios é pelo mar. E os roteiros não se limitam à cidade. Quem está em Búzios poderá ainda investir em passeios de barco em Arraial do Cabo, a cidade vizinha que tem um incrível tom de azul na água e que rende um ótimo dia de passeio.

Para quem pretende fazer o passeio pelo mar de Búzios, as opções mais comuns são os catamarãs, escunas, traineiras e até lanchas particulares, que permitem rotas diferentes e escolhidas por você. O mais popular entre os turistas é o passeio de escuna, especialmente por ter preço acessível, com custo a partir de R$ 40. O percurso tem 3h de duração e conta com três paradas, normalmente na Praia da Azeda, Praia de João Fernandes, Ilha Feia ou Praia da Tartaruguinha.

No percurso você verá ainda diversas outras praias de Búzios. Os passeios de catamarã e traineira têm roteiros semelhantes, mas são realizados com grupos menores. E quanto menos gente, mais caro o passeio. Então, caso deseje uma lancha exclusiva para o seu grupo, prepare-se para gastar um pouquinho mais. A vantagem é passar o tempo que desejar em cada praia, sem a correria dos passeios.

Os passeios de barco em Búzios partem da Praia da Armação e são oferecidos em diversos horários. Para quem deseja investir pouco, mas ainda assim passear pelo mar de Búzios, vale pegar o táxi marítimo entre as praias. O custo é partir de R$ 7 e os barcos saem da Praia dos Ossos e Praia da Armação, com destino às praias de João Fernandes, João Fernandinho, Azeda, Azedinha, Tartaruga e Manguinhos. Com sorte, você ainda verá algumas tartarugas no caminho entre as praias.

Passeios em Búzios

Escuna passando pela Praia da Tartaruga

Mergulho em Búzios

Para conhecer a fundo o mar de Búzios, vale realizar um mergulho de cilindro. Centros de mergulho oferecem tanto cursos profissionais quanto mergulhos de batismo para amadores. A vida marinha na região é muito rica e certamente você terá a oportunidade de ver diversas espécies.

Jardineira em Búzios

A jardineira – ou trolley – é uma simpática maneira de conhecer um pouco mais de Búzios. O passeio é interessante especialmente para quem está sem carro, tem dificuldade de locomoção ou está em família com crianças. A jardineira percorre diversas praias e atrações de Búzios e ajuda a ter uma ideia geral de como é o lugar. As crianças ficam encantadas em poder andar no veículo adaptado que percorre cenários tão maravilhosos. O trajeto passa pelos mirantes de João Fernandes, do Forno e da Brava. Entre as praias visitadas estão: Armação, Ossos, João Fernandes (com parada para banho), Brava, Forno, Foca, Ferradura e Ferradurinha. As paradas são bem rápidas e acompanhadas de explicações sobre cada local.

O passeio completo tem duração média de 2h30, custo de R$ 60 por pessoa e sai às 9h, 12h e 15h da estação na Orla Bardot. Há opções de rotas mais econômicas e também passeios casados com tour de barco. Confira detalhes no site oficial.

Quem preferir percorrer a cidade por conta própria tem a opção de alugar um buggy e passear pelas ladeiras buzianas. Especialmente em dias de sol, o vento no rosto será um presente entre uma praia e outra.

Asa delta e parapente em Búzios

Além dos passeios pelo mar e pelo ar, em Búzios você poderá também se aventurar pelo ar! Na cidade vale investir em voos duplos de asa delta e parapente, que acontecem na Reserva Ambiental das Emerências, com pouso na Praia de Tucuns. O tempo total da experiência é de 2h, sendo que o voo tem tempo médio de duração de 10 a 30 minutos, a depender do equipamento e do vento no dia. O custo é a partir de R$ 390. Procure as empresas que realizam o passeio logo no primeiro dia em que estiver na cidade e se mantenha alerta para quando o clima permitir o passeio.

Com quem voar de asa delta e parapente em Búzios: Rota de Voo e Búzios Escola de Asa Delta.

Passeio para Arraial do Cabo

Uma visita a Búzios não estará completa sem ao menos uma passadinha na vizinha Arraial do Cabo. Aproveite que já está na Região dos Lagos e dê um pulinho em Arraial para fazer o passeio de barco por lá. O tour leva à espetacular Praia do Farol (acessível apenas de barco), às famosas Prainhas do Pontal do Atalaia e ainda à Praia do Forno. Uma bate e volta a Arraial do Cabo é bem fácil e vale a pena!

Passeio para Arraial do Cabo saindo de Búzios

Passeio para Arraial do Cabo

O que fazer em Búzios além das praias

As praias, claro, são os principais pontos turísticos de Búzios. Mas é possível curtir a cidade também fora do mar. Búzios é uma cidade linda, charmosa e o passeio vale a pena independente de estar com pé na areia. Depois que voltar da praia, aproveite para conhecer outros pontos turísticos de Búzios.

Orla Bardot

A Orla Bardot é a síntese do glamour que tomou Búzios décadas atrás, quando a atriz francesa Brigitte Bardot esteve no lugar e se apaixonou pelo que encontrou. De tão importante para Búzios, a atriz deu nome à orla mais bonita da cidade. Sentada de frente para uma das mais lindas paisagens buzianas, a escultura — de autoria da artista Christina Motta — virou marca registrada de Búzios. A estátua marca o caminho à beira-mar, onde acontece um dos entardeceres mais bonitos da cidade, de frente para a Praia da Armação. No lugar há ainda estátuas em homenagem aos pescadores da região e também ao presidente Juscelino Kubitschek.

Orla Bardot

Orla Bardot

Rua das Pedras

O final da Orla Bardot é marcado por um dos mais populares pontos turísticos de Búzios, a Rua das Pedras. O local concentra boa parte do movimento noturno da cidade e oferece aos visitantes dezenas de bares, restaurantes e lojinhas, tornando a região – aberta apenas para pedestres – predileta entre os visitantes da cidade. Impossível passar por Búzios sem se encantar pela Rua das Pedras. Aproveite o passeio sem pressa e lembre-se de deixar o carro bem longe. É bastante confuso estacionar na região.

Rua das Pedras Búzios

Rua das Pedras

Porto da Barra

Longe do agito do centrinho de Búzios, mas não menos tranquilo por isso, o Porto da Barra é a pedida certa para um happy hour diante do pôr do sol, com direito a um jantar maravilhoso (e romântico) diante do mar. O complexo de entretenimento agrada com lindo ambiente, bons restaurantes, lojinhas e um visual espetacular. Excelente para o final de tarde ou para um jantar a dois em Búzios. As opções de restaurantes são muitas e com certeza um deles irá se encaixar no seu desejo do dia.

Porto da Barra Búzios

Porto da Barra

Noite de Búzios

Búzios tem noites bem animadas, especialmente nos períodos de alta temporada, quando a cidade lota de turistas. O agito começa ainda com o pôr do sol, quando os turistas saem das praias e seguem rumo os melhores pontos da cidade para assistir ao pôr do sol. Entre os points prediletos está o Porto da Barra e Orla Bardot. Com o cair da noite, é hora de seguir para a Rua das Pedras. A região é o maior gastronômico da cidade, com restaurantes e bares que oferecem música ao vivo e estão sempre cheios de gente bem animada.

Se quiser estender a noite, Búzios oferece algumas casas noturnas bem animadas, com festas que costumam ir até o amanhecer. Bom que você já emenda com a praia! Vale dizer que as baladas da noite de Búzios começam bem tarde. Você dificilmente encontrará casas noturnas cheias antes de 1h da manhã. É festa para os fortes!

Noite de Búzios

Restaurantes em Búzios

Búzios é repleta de bons restaurantes e eles estão espalhados por toda a cidade, tanto nas praias quanto no centrinho. Difícil vai ser escolher por onde começar! Os preços variam bastante e atendem a todos os bolsos. O mesmo vale para os menus, que são bem variados e agradam a todos os viajantes.

Durante o dia em Búzios, o mais comum entre os turistas é se virar com as opções de refeição na praia. Algumas delas se destacam com grande variedade de restaurantes, mas outras oferecem apenas quiosques improvisados com petiscos rápidos (que muitas vezes valem a refeição).

Se quiser investir em boas pedidas à beira-mar, o restaurante mais procurado entre os turistas é o Fishbone, na movimentada Praia de Geribá. Vale ainda conferir o Silk Beach Club e o Rocka Beach Lounge & Restaurant, ambos na Praia Brava e com alto custo; a Barraca do Zazá e a Barraca do Gustavo, na animada Praia da Ferradura; e, na Praia de João Fernandes, o La Plage Beach Club ou, para um lanche rápido, o Sukão. Se quiser ficar pelo centrinho de Búzios, veja o Buzin, com um bom self-service com ótimo ambiente; ou o Banaland, com buffet variado e bem localizado na Rua das Pedras.

Ao pôr do sol Búzios reserva um cantinho bem especial para um bom drink ou uma refeição, que pode se estender até o anoitecer. É no Porto da Barra onde acontece um dos mais belos entardeceres da cidade, sempre regado a bons drinks e ótima comida. Para aproveitar o final de tarde e emendar com a noite, procure pelo Anexo Praia Búzios. Se a pedida for um jantar por lá, confira o Zuza Restaurante ou o Donna Jô.

À noite é quando Búzios oferece as melhores pedidas gastronômicas. Além de bares animados, sempre com boa comida, a cidade também reserva menus bem elaborados e restaurantes bastante refinados. Excelente para quem gosta de investir em refeições especiais. O grande agito gastronômico fica por conta da Orla Bardot e da Rua das Pedras. Uma caminhada entre as duas ajudará a escolher o cardápio (e o preço) que você deseja para o jantar.

De verdade, a melhor maneira de escolher é percorrer a região. Se quiser ir direto a alguns restaurantes já bem estabelecidos no centro de Búzios, confira o Bar do Zé, um dos mais antigos da cidade; o italiano Primitivo; a creperia Chez Michou; e o delicioso árabe Pimenta Síria. Para fugir do movimento do centrinho, vá ao Místico Restaurante, que garante boa comida e uma vista linda para o mar.

Restaurantes em Búzios

Restaurantes na Rua das Pedras

Pousadas e hotéis em Búzios

As pousadas e hotéis de Búzios são excelentes para quem busca ir além de uma simples cama para dormir. A oferta de boas hospedagens é grande e vale até investir um pouco mais para garantir dias de relaxamento em meio a lugares maravilhosos, muitos deles à beira-mar. Não faltam pousadas charmosas, hotéis boutiques e até alguns resorts em Búzios. Claro que se você precisa economizar, também encontrará opções por lá.

Búzios tem oferta de hospedagem por toda a cidade, tanto nas praias quanto no centro da cidade. A escolha da região depende do seu desejo. Há bons pontos de hospedagem por toda a cidade. Confira as melhores regiões para hotéis e pousadas em Búzios.

Hotéis e pousadas em Búzios

Vila d’este Handmade Hospitality Hotel / Foto: Booking

Pousadas nas praias de Búzios

Para quem busca pé na areia ou quer ficar coladinho ao mar, vale procurar pousadas nas praias de Geribá, praia mais popular da cidade; Armação, onde está a Orla Bardot e a Rua das Pedras; as vizinhas Praia de João Fernandes e João Fernandinho, em área mais tranquila; Praia dos Ossos, vizinha à Praia da Armação e de onde partem os táxis marítimos; e Ferradura, preferida entre as famílias.

Em todas elas, há grande oferta de pousadas e hotéis. Infelizmente, é impossível uma localização onde você fique próximo a todas as praias. Em algum momento, o deslocamento para outro ponto da cidade será necessário. Por isso, não se prenda tanto assim a apenas uma faixa de areia. Avalie outros quesitos na hora da escolha, como piscina, qualidade das instalações e trânsito.

Para te ajudar a encontrar a pousada que deseja em uma praia específica, separamos as melhores dicas no texto de cada uma das praias. Confere lá a sua porção de areia favorita e veja as melhores pousadas na região.

melhores hotéis beira-mar em Búzios

Chez Pitu Hotel / Foto: Booking

Pousadas no centro de Búzios: Rua das Pedras, Orla Bardot e Morro do Humaitá

Além das praias, vale conferir as hospedagens também na Rua das Pedras e na Orla Bardot, uma das regiões mais movimentadas de Búzios, onde há grande oferta de lojas e restaurantes. Hospedar-se próximo à região é estar no centro dos acontecimentos buzianos. É ideal para quem não deseja usar carro para sair à noite e quer ficar próximo ao cais de onde saem barcos e escunas para várias praias de Búzios. Vale dizer que a região não é muito boa para estacionar, então prefira uma hospedagem que ofereça vaga para o carro.

Entre as melhores opções de pousadas próximas à Orla Bardot e à Rua das Pedras, vale conferir a Armação dos Búzios Pousada Design, no Pérola Búzios Hotel & Convention, na Villa Balthazar ou no Porto Bay Búzios (um pouco mais afastado). Para economizar, confira o Praia e Conforto AnexoCasa das Rosas e o Che Lagarto Hostel Búzios.

Hotéis em Búzios

Vila d’este Handmade Hospitality Hotel / Foto: Booking

O Morro do Humaitá está localizado entre o centro de Búzios e a Praia dos Ossos. É lá onde está uma das maiores concentrações de pousadas charmosas, com visual incrível para o mar de Búzios. Muitos dos hotéis em Búzios com aquelas fotos incríveis de piscinas de borda infinita ficam por lá. É uma boa pedida para estar perto do agito da Rua das Pedras e Orla Bardot, ter uma linda vista e, ao mesmo tempo, estar em um lugar tranquilo.

Entre os destaques na região do Morro do Humaitá estão o Vila d’este Handmade Hospitality Hotel, o Casas Brancas Boutique Hotel & Spa, a Pousada Abracadabra, o Auberge de la LangousteHotel El Cazar. Na região está ainda o Hotel Atlântico Búzios Convention & Resort.

Melhores pousadas em Búzios

Vila d’este Handmade Hospitality Hotel / Foto: Booking

Casas para alugar e Airbnb em Búzios

Búzios tem uma quantidade incrível de casas para aluguel por temporada. A depender do seu desejo de viagem, o tamanho da família e o tempo de permanência na cidade, pode ser uma ótima opção alugar uma casa em Búzios. Site como Booking e Airbnb tem grande oferta e são bastante seguros para fazer a reserva. Fique atento às avaliações, verifique a localização com calma e lembre-se sempre de conferir as condições de reserva e o que é oferecido na hospedagem, assim você não terá surpresas ao chegar a Búzios.

Resorts e Hotéis Spa em Búzios

Búzios é uma região repleta de boas hospedagens, mas resorts não são o forte de lá. Há algumas opções na cidade, mas nenhuma delas se enquadra naquele esquema de megaresorts all inclusive, como os das praias do Caribe ou das praias do nordeste. Ainda assim é possível encontrar por lá resorts com boa infraestrutura, especialmente para quem viajar com a família. A cidade oferece ainda hotéis spa, com serviços especiais e clima ideal para relaxar. Confira alguns deles!

Vila da Santa Hotel Boutique & SpaElegante e cheio de estilo, o Vila de Santa Hotel Boutique & Spa é um sonho para quem busca relaxar em meio às belezas de Búzios. Localizado na Praia dos Ossos, bem pertinho da Orla Bardot, o hotel é lindamente decorado, tem quartos confortáveis, ambiente aconchegante, jardim com piscina e serviços de spa capazes de acabar com qualquer stress.

Vila de Santa Hotel Boutique & Spa Búzios

Vila de Santa Hotel Boutique & Spa / Foto: Booking

A Concept Hotel & SpaElegante e refinado, o A Concept Hotel & Spa é dedicado a quem busca bom serviço e exclusividade. Apesar de não ser um resort, este hotel à beira-mar oferece padrão muito superior e se destaca pelo atendimento e lindas instalações à beira-mar, com piscina cinematográfica e bela decoração. Localizado de frente para a Praia de Manguinhos, o hotel é a pedida certa para relaxar.

A Concept Hotel & Spa resorts Búzios

A Concept Hotel & Spa / Foto: Booking

Búzios Espiritualidade Resort CaravelasAfastado do centro de Búzios e de frente para a Praia de Caravelas, o Búzios Espiritualidade Resort Caravelas está situado em uma reserva natural, a 13 km da Praia da Armação. O hotel dispõe de piscina, centro de spa e restaurante. Alguns quartos oferecem linda vista para o mar. Há ainda hospedagens com cozinhas compactas, ideal para quem está com a família.

Búzios Espiritualidade Resort Caravelas

Búzios Espiritualidade Resort Caravelas / Foto: Booking

Búzios Beach ResortO Búzios Beach Resort está entre os mais procurados de Búzios. Com instalações simples, mas cheio de atividades, este resort agrada especialmente às famílias com crianças. O Búzios Beach Resort está localizado na Praia de Tucuns, afastado do centro de Búzios e uma das praias mais tranquilas da região.

Búzios Beach Resort

Búzios Beach Resort / Foto: Booking

Hotel Ferradura ResortO Hotel Ferradura Resort está bem localizado próximo ao centro de Búzios e a poucos metros da Praia da Ferradura. Ótima pedida para estar pertinho dos principais pontos turísticos da cidade. O hotel oferece boa infraestrutura, com piscina externa e interna, área de lazer para crianças, quadra de esportes e restaurante.

Hotel Ferradura Resort Búzios

Hotel Ferradura Resort / Foto: Monique Renne

Le Relais La BorieEntre os melhores hotéis de Búzios para quem quer ficar coladinho à praia, o Le Ralais La Borie é uma ótima opção para quem está em busca de um espaço delicioso à beira-mar e pode investir um pouco mais na reserva. De frente para a badalada Praia de Geribá, o hotel tem piscina quase com pé na areia, jardim com gazebos, banheira de hidromassagem e sauna. Ótimo para curtir sem pressa!

Le Ralais La Borie Hotéis em Búzios

Le Ralais La Borie / Foto: Booking

Como chegar a Búzios

Chegar a Búzios é bem fácil e você poderá escolher entre viajar de carro, ônibus ou, mais recentemente, até avião! Tudo depende do tempo e verba disponível para a viagem. Veja todos os detalhes sobre como chegar a Búzios.

Como chegar a Búzios de avião

A rota mais comum para chegar a Búzios é a partir do Rio de Janeiro, onde estão o Aeroporto Santos Dumont (SDU) e o Aeroporto do Galeão, com voos que chegam de todo o país. O Rio de Janeiro está distante apenas 170 km de Búzios e muitas vezes é a opção mais econômica para o trajeto aéreo, já que os voos rumo à Região dos Lagos costumam ter preços bem salgados. A partir do Rio de Janeiro será fácil alugar um carro ou optar pelo ônibus ou transfer até Búzios.

Para quem encontrar um bom preço de promoção de passagem aérea ou quiser chegar rápido a Búzios, vale ainda optar pelos voos com destino ao Aeroporto de Cabo Frio (CFB) – distante 35 km de Búzios – e, mais recentemente, os voos da Azul Conecta – que ofere o trajeto aéreo em aeronaves de pequeno porte a partir do Rio de Janeiro e também de Belo Horizonte – direto para o Aeroporto de Búzios (BZC).

Para encontrar as melhores passagens aéreas em promoção para Búzios, Cabo Frio ou Rio de Janeiro, não deixe de baixar o app do Melhores Destinos! Nós monitoramos os preços 24 horas por dia e te alertamos sempre que encontramos passagens baratas!

Como chegar a Búzios de carro saindo do Rio de Janeiro

Búzios está localizada a 175 km do Aeroporto Santos Dumont e 180 km do Aeroporto do Galeão. A partir dos dois aeroportos do Rio de Janeiro, o melhor trajeto para quem está de carro começa na Ponte Rio Niterói, com acesso à BR-101 e depois pela Via Lagos (RJ-124), RJ-106 e, finalmente, RJ-102.

A estrada é bem sinalizada e um GPS ou Google Maps certamente irá ajudar! Vale dizer que a Via Lagos é uma excelente rodovia, porém privatizada, o que acarreta no pagamento de pedágio. Ao organizar a viagem, fique atento aos finais de semana e feriados prolongados, quando a estrada para a Região dos Lagos costuma ficar congestionada.

Vale dizer que ambos os aeroportos têm trajetos relativamente seguros para quem está de carro e não é comum intercorrências no caminho, mesmo para quem passa pela Linha Vermelha, saindo do Aeroporto do Galeão. Para quem não é familiarizado com o Rio de Janeiro e pretende passar alguns dias a turismo na cidade, o Aeroporto Santo Dumont fica mais próximo à Zona Sul, região mais familiar aos turistas.

Como chegar a Búzios de ônibus saindo do Rio de Janeiro

O trajeto de ônibus entre o Rio de Janeiro e Búzios é operados pela Auto Viação 1001. A maior parte dos ônibus parte da Rodoviária Novo Rio e há diversas opções de horário todos os dias. Há ainda a opção de ônibus direto saindo do Aeroporto do Galeão, porém essa rota não costuma operar durante todo o ano. De todo modo, confira se está disponível para a data da sua viagem.

O custo médio de cada trecho do ônibus, a partir do Rio de Janeiro, é de 87 reais, sendo possível encontrar promoções por menos de 50 reais. As passagens de ônibus podem ser compradas com antecedência pela internet ou na hora, no guichê da empresa. O trajeto de ônibus até Búzios tem duração de 3h30. Vale dizer que o Aeroporto Santos Dumont está localizado a 5 km da Rodoviária Novo Rio, enquanto o Galeão está distante 13 km. A partir de ambos os aeroportos será fácil conseguir transporte rumo à rodoviária.

Como chegar a Búzios de ônibus saindo de São Paulo

Para quem sai de São Paulo e deseja viajar de ônibus, o mais recomendado é fazer o trajeto até a Rodoviária Novo Rio, no Rio de Janeiro (para baldeação) ou comprar uma passagem até Cabo Frio, de onde será fácil pegar um ônibus circular até Búzios. A passagem tem custo a partir de R$ 119.

Como chegar a Búzios de transfer ou Uber

Uma alternativa para quem não deseja viajar de carro, ônibus ou avião para Búzios é usar o serviço de Uber ou mesmo um transfer particular. O Uber pode ser interessante especialmente para grupos, já que o valor pode ser dividido entre os passageiros. Para quem tem intimidade com aplicativos de celular, vale experimentar o serviço do Blablacar. O custo pode ser semelhante ao do ônibus e você ainda terá a oportunidade de fazer amigos.

Outra opção, para quem busca comodidade, é contratar o serviço de empresas que oferecem transfer compartilhado a partir de hotéis e aeroportos do Rio de Janeiro. O custo varia muito, mas é possível encontrar valores a partir de R$ 95, como na Marinho Turismo Búzios, empresa operadora de transfers particulares que oferece trajeto a partir dos aeroportos e hotéis da Zona Sul.

Como ir de Cabo Frio e Arraial do Cabo para Búzios

Caso você esteja em Arraial do Cabo ou Cabo Frio, não se preocupe. Será fácil chegar a Búzios a partir das duas cidades. Arraial está distante 36 km de Búzios, já o trajeto a partir de Cabo Frio tem apenas 24 km. Há linhas de ônibus circular que levam a Búzios saindo de ambas as cidades da Região dos Lagos, com custo de R$ 5,70. Os serviço de Uber e táxi também são muito eficienter para o trajeto, assim como o trajeto de carro, que é a melhor opção para circular entre as praias da região.

Como ir de Arraial do Cabo para Búzios

Estrada de Arraial do Cabo para Búzios

Clima em Búzios e quando ir

Basta um feriado prolongado ou um final de semana com previsão do tempo de sol para Búzios encher de turistas. Ao embarcar rumo à região, tenha em mente que a alta temporada é sempre muito cheia! Praias dificilmente estarão tranquilas, hotéis e pousadas estarão mais caros e o trânsito (especialmente na estrada até lá) não será dos melhores. Muitas vezes a cidade sofre até mesmo com a falta de água, tamanho o aumento de turistas na região. Se você espera conhecer Búzios mais tranquila, evite viajar nos feriados e férias escolares. Mas se você gosta mesmo é do agito e adora viajar no auge do verão, Búzios irá te agradar mesmo nos dias mais disputados.

Previsão do Tempo em Búzios

Pôr do sol na Praia do Forno

O tempo em Búzios costuma ser amigável com os turista e o sol sempre aparece para aquecer o corpo, mesmo durante os meses mais chuvosos, marcados pelo verão. No geral, chove pouco em Búzios, por isso o clima não chega a preocupar.

O que pode ajudar na hora de escolher a melhor época para a viagem é a temperatura, que baixa um pouco nos meses de inverno e pode tornar o banho de mar menos prazeroso. Os meses mais quentes em Búzios coincidem com o verão, quando a máxima chega a 29°C (janeiro a março). Se quiser fugir do mar mais frio, evite os meses de setembro e outubro. Para pegar o mar na medida certa, prefira viajar nos meses de fevereiro, março e abril.

  • Meses mais chuvosos: novembro e dezembro; 
  • Meses mais secos: junho, julho e agosto; 
  • Meses com água do mar mais fria: setembro e outubro;
  • Meses com água do mar mais quente: fevereiro, março e abril;
  • Alta temporada: dezembro até a Semana Santa, além de todos os feriados prolongados no ano.
Temperatura mínima Temperatura máxima Chuvas
Janeiro 22°C 29°C 97 mm 
Fevereiro 23°C 29°C 76 mm
Março 23°C 29°C 84 mm
Abril 22°C 28°C 91 mm
Maio 20°C 26°C 72 mm
Junho 19°C 25°C 43 mm
Julho 19°C 25°C 42 mm
Agosto 19°C 24°C 39 mm
Setembro 19°C 24°C 58 mm
Outubro 20°C 25°C 83 mm
Novembro 21°C 27°C 106 mm
Dezembro 22°C 28°C 123 mm

*Com dados do Climate Data Org, Weather Channel e Sea Temperature

Como se locomover em Búzios

Se locomover em Búzios é bem fácil! A cidade tem apenas 69 km² de área, é pequena e de fácil ambientação. A maioria das praias é próxima e você poderá tranquilamente ir a várias delas no mesmo dia, seja de carro, de Uber, a pé, de bike e até mesmo de barco!

De carro em Búzios

Na cidade não há semáforos (apenas faixas de pedestre) e as pistas são quase todas de mão dupla, porém é bom ficar ligado aos radares eletrônicos, que muitas vezes têm velocidade limite de 40km/h. Esse esquema de trânsito costuma gerar grandes engarrafamentos nos períodos de alta temporada, especialmente na via principal, a Avenida José Bento Ribeiro Dantas. Por isso, se estiver por lá em um dia movimentado, procure circular entre as praias mais próximas e evite atravessar a cidade. 

Caso queira alugar um carro, prefira as agências do Rio de Janeiro. Há pouca oferta de aluguel em Búzios e você corre o risco de não conseguir um automóvel (caso deseje, faça a reserva com antecedência). Outra solução é alugar um buggy, mais divertido porém nem sempre mais econômico.

Clima em Búzios

Estacionamento em Búzios

Encontrar vagas para o carro pode ser uma tarefa árdua em Búzios, especialmente na alta temporada. Ao escolher uma pousada, verifique se ela oferece estacionamento privativo. Isso evitará o pagamento das noites do carro estacionado. Uma economia e tanto diante do alto valor do Zona Azul em Búzios, operada pela empresa Summer Parking. Para os passeios durante o dia, o custo da hora será de R$ 3,50 e você pode comprar créditos antecipados online ou no aplicativo da empresa. Fique ligado ao tempo máximo de estacionamento permitido em cada região.

  • Área Centro – Diurno: máximo 2 (duas) horas consecutivas;
  • Área Centro – Noturno: máximo 6 (seis) horas consecutivas;
  • Área Praias: máximo 6 (seis) horas consecutivas.

Uber e táxi em Búzios

A Uber opera em Búzios e demais cidades da Região dos Lagos. Uma mão na roda para quem não quer alugar carro e pagar estacionamento nas praias. Fique ligado apenas ao pontos da cidade onde pode não haver sinal de celular para pedir o Uber de volta. O preço varia de acordo com o a rota e também com a tarifa dinâmica. Já o táxi tem preço tabelado e as tarifas estão afixadas nos pontos de principais.

Aquatáxi em Búzios

Quase todas as praias de Búzios têm mar bastante calmo, o que facilita uso de barco ou táxi marítimo. Eles são eficientes especialmente para percorrer curtas distâncias entre as praias de mar fechado e assim evitar o transtorno do trânsito e dos estacionamentos. Os trajetos custam entre 5 e 30 reais por pessoa e variam de acordo com a distância e o número de passageiros no barco. Bons pontos de partida são a Praia dos Ossos e o Cais do Mangue, na Praia da Armação, onde há grande oferta de barcos para Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Manguinhos e Tartaruga.

Como se locomover

Transporte público em Búzios

A oferta de transporte público em Búzios não é tão boa. A melhor opção para quem não deseja andar de carro é pegar uma das vans disponíveis na cidade. Elas costumam fazer o trajeto pela avenida principal, de ponta a ponta, e levam os visitantes a locais próximos às praias, mas quase nunca até elas. Uma caminhada sempre será necessária para completar o percurso. 

Quantos dias ficar em Búzios

Búzios é o típico destino que cabe bem em um feriado prolongado. Uma viagem de três a quatro dias já permite conhecer as principais praias, a Rua das Pedras e sentir o clima delicioso do lugar. Ainda que um feriadão seja ótimo para ir a Búzios, é preciso dizer que a região merece bem mais tempo! Se a sua ideia é relaxar, conhecer diversas praias, curtir com calma o banho de mar e ainda dar um pulinho nas praias de Arraial do Cabo, reserve uma semana para ficar em Búzios. Quanto mais tempo, melhor!

Búzios


E você? Já esteve em Búzios? Conte pra gente qual a sua praia favorita, o seu cantinho predileto e as suas sugestões do que fazer em Búzios durante os dias de viagem. Quanto mais dicas de Búzios, melhor! E se não deu para viajar nos feriados 2021, quem sabe você não aproveita os feriados 2022 para conhecer alguns destes paraísos de Búzios.