logo Melhores Destinos

Bahia é eleita em pesquisa o melhor estado turístico do Brasil

Monique Renne
Monique Renne
30/05/2019 às 5:00

Bahia é eleita em pesquisa o melhor estado turístico do Brasil

Com praias e paisagens espetaculares, cidades históricas encantadoras, vida cultural agitada e uma gastronomia memorável, a Bahia alcançou o título de melhor estado turístico do Brasil, segundo pesquisa Datafolha. O destaque da Bahia, que pela primeira vez chega ao primeiro lugar isolado, foi alavancado por destinos como Chapada Diamantina, Porto Seguro e a capital SalvadorVale lembrar que a capital baiana foi a única cidade brasileira a constar na lista anual do New York Times com os lugares a serem visitados em 2019. Motivos não faltam para desbravar um pouquinho mais desse grandioso estado que é tão repleto de destinos espetaculares.

A Bahia tem dimensões de país e para conhecer todo o estado é provável que um ano inteiro não seja suficiente. Como as férias não duram tanto tempo, preparamos uma listinha com dez atrações que consideramos imperdíveis para quem deseja investir em alguns dias de descanso. Quem sabe a lista não te inspira na hora de escolher a próxima viagem. Veja um pouquinho do que é que a Bahia tem! Sabemos que tem muito mais, mas essas dicas já são um bom começo para também se apaixonar pela Bahia!

Morro do Pai Inácio na Chapada Diamantina

1 – Vale do Pati – Chapada Diamantina

O Vale do Pati está entre os mais belos destinos para trekking no Brasil. Parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Pati transcende a beleza da região e oferece aos viajantes mais aventureiros uma experiência única de imersão na natureza. “Fazer o Pati”, como dizem na Chapada Diamantina, vai muito além das longas caminhadas (que chegam facilmente a 20 km por dia). No Pati você vive o isolamento necessário para verdadeiramente desconectar do mundo e relaxar por alguns dias em meio a cachoeiras e paisagens de emocionar.

Vale do Pati na Chapada Diamantina

 

Leia também:

2 – Cachoeira do Buracão – Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina tem mais de 360 cachoeiras catalogadas e quem visita a região pode viajar por muitos dias sem repetir uma queda d’água sequer. Algumas cachoeiras, entretanto, são imperdíveis e não podem ficar de fora da viagem. Esse é o caso da Cachoeira do Buracão, que conta com uma queda d’água de 85 metros de altura e é emoldurada por um magnífico paredão de pedras que forma um grande salão natural. Para chegar até o Buracão é preciso nadar por dentro de um cânion estreito que leva até a queda da cachoeira. É uma das melhores experiências da Chapada Diamantina. A boa notícia é que a trilha _ com apenas 3 km (só ida) _ nem é tão difícil.

Cachoeira do Buracão

3 – Quadrado de Trancoso – Trancoso

A pequena vila de Trancoso faz parte de Porto Seguro e muitas vezes é visitada em apenas um dia, como opção de passeio bate e volta. Ainda que seja mesmo possível dar um pulinho rápido em Trancoso, o bom de lá é se hospedar por vários dias para relaxar nas praias e aproveitar tranquilamente o encantador Quadrado de Trancoso. Cercado por casinhas coloridas e com uma linda capela à beira da falésia, o Quadrado é lugar para ser vivido com calma. Deixe a pressa de lado, sente-se em um dos restaurantes (prepare o bolso) e curta a delícia que é esse lugar.

Quadrado de Trancoso

4 – Praia do Espelho – Trancoso

As piscinas naturais que se formam na maré baixa na Praia do Espelho, em Trancoso, estão entre os mais lindos espetáculos do Litoral Sul da Bahia. Do alto das falésias coloridas em tons de rosa é possível ver a água em diferentes tonalidades de azul e verde, uma linda paleta de cores que é um convite a um delicioso mergulho. Da Praia do Espelho é fácil caminhar ainda até a Praia dos Amores e a Praia do Outeiro. Aproveite o dia para conhecer as três e ainda saborear deliciosos pratos da culinária baiana de frente para o mar.

Praia do Espelho

5 – Praia de Taipú de Fora – Península de Maraú

A Praia de Taipú de Fora, na Península de Maraú, também está na lista de praias baianas que formam piscinas naturais na maré baixa. A diferença por lá é que os corais estão praticamente à beira da areia e será fácil ver muitos peixes com apenas algumas braçadas. Não é preciso fazer passeio de jangada ou lancha para chegar às piscinas. Leve apenas uma máscara, um snorkel e aproveite cada minuto. Para ver a praia no auge da beleza é preciso ficar ligado na tábua de maré. Caso chegue fora do horário para ver as piscinas, não fique triste. Taipú de Fora é linda também na maré cheia, assim como todas as praias de Barra Grande e Península de Maraú.

Taipu de Fora

6 – Praia da Ponta dos Castelhanos – Boipeba

A Ilha de Boipeba é vizinha da famosa Morro de São Paulo. Ainda pouco conhecida entre os turistas, Boipeba reserva praias desertas e cantinhos bem tranquilos para dias de sol à beira-mar. Por lá não chegam carros e o som que prevalece é apenas o das ondas e do vento nos coqueiros. Boipeba tem diversas porções de areia espetaculares e todas elas merecem uma visita, mas a Praia da Ponta dos Castelhanos é imperdível para quem gosta de paraísos.

Ponta dos Castelhanos

7 – Praia de Itacarezinho – Itacaré

Itacaré, apesar de ser um destino bem conhecido e com ampla infraestrutura turística, ainda é repleta de praias sem construções e com paisagem bem preservada. Ideal para quem busca um visual paradisíaco, mas não abre mão de boa hospedagem, restaurantes e até uma balada. Para curtir um lindo dia de sol em Itacaré, nada como um passeio pela Praia de Itacarezinho. O visual na estrada já causa comoção, mas é caminhando pela longa faixa de areia _ com 3,5 km de extensão _ que temos a real dimensão da beleza do lugar.

Praia de Itacarezinho

8 – Ponta do Corumbau – Prado

A Ponta do Corumbau figura entre os paraísos ainda pouco conhecidos da Bahia, mas, acredite, vale todo o esforço do percurso para ir até lá! A longa ponta de areia que adentra o mar na maré baixa proporciona belo espetáculo e a praia, quase sem ninguém, é deliciosa para quem precisa relaxar de verdade. Com pequena infraestrutura turística, Corumbau ainda é mais procurada por quem está em Caraíva e deseja fazer um passeio de bate e volta.

Ponta do Corumbau

9 – Rio Caraíva – Caraíva

Destacar um rio quando estamos falando de um destino de praia pode até soar estranho, mas a verdade que a vida em Caraíva gira mesmo é entorno no rio e não necessariamente do mar. As faixas de areia são lindas e há cantinhos memoráveis (como a Praia do Satu) mas é no encontro do rio com o mar, na Praia da Barra, que Caraíva ganha formas. Por lá a conversa começa, o relaxamento acontece, o banho de água doce serve de refresco e a sombra sob as tendas coloridas dá lugar ao pôr do sol no final da tarde. Em Caraíva o rio é tão bom quanto o mar.

Caraíva

10 – Salvador

Ah! Vocês não acharam mesmo que esqueceríamos da grande estrela da Bahia, não é? Salvador está no coração não só dos baianos, mas como de muitos brasileiros que já passaram por aqueles ladeiras e praias. E haja energia para os dias de viagem por lá. Salvador inteirinha abraça os turistas com muito calor, dendê e pimenta e é até difícil desapegar. Sabemos que a cidade não é perfeita e tem muito pra melhorar, mas a boa notícia é que ela ganhou algumas reformas e já tem lugares com uma cara bem diferente de anos atrás. Vale a pena voltar!

Salvador

Nossa listinha é só um começo para conhecer essa Bahia que é tão grande e onde sempre cabe mais um. Já esteve na Bahia? Conta pra gente qual o seu cantinho predileto do estado. Quem sabe na próxima viagem não passamos por lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *