Como é voar para Orlando com a Gol no avião temático de Harry Potter
Como é voar para Orlando com a Gol no avião temático de Harry Potter
No final de agosto o Melhores Destinos esteve em Belo Horizonte para conhecer o avião temático do Harry Potter da Gol. A aeronave (prefixo PR-XMR) foi toda personalizada (por dentro e por fora) com diferentes elementos que fazem referência à saga e é fruto da parceria da companhia com a Universal Studios Orlando.
Fomos então convidados pela companhia para embarcar no voo G3 7602, o primeiro com passageiros do avião temático na rota Brasília – Orlando. Essa é a rota mais longa operada por uma aeronave Boeing 737 MAX 8 no mundo, são pouco mais de 6.000 km percorridos em aproximadamente 7h40 de voo.
Este avião vai voar preferencialmente nas rotas para os Estados Unidos, mas também pode acontecer dele operar voos no Brasil. Então quem tiver passagem para viajar com a companhia pode ter a sorte de voar nele. Você pode acompanhar os últimos percursos do avião através do site ou aplicativo do FlightRadar24 (clique aqui).
Compra da passagem
Embarcamos a convite da Gol, então não pagamos nada pela tarifa aérea ou taxas de embarque. Mas para dar mais conforto à minha experiência, optei por fazer upgrade para a economy premium.
O serviço pode ser solicitado 24 horas antes do voo através da central de atendimento ou balcão do aeroporto e custa US$ 150 (R$ 763,54 na cotação do dia). Fiz o pagamento com cartão de crédito em 5 vezes sem juros. Senti falta de ter a opção de fazer o upgrade direto pelo site, sem a necessidade de falar com um atendente.
Reserva de assentos
Minha viagem começou em Fortaleza e de lá até Brasília escolhi a poltrona 4F janela, que é um assento comercializado como Gol+Conforto. Como tenho status Smiles Diamante, não fui cobrado.
Já no trecho internacional, inicialmente havia marcado um assento comum e, depois de solicitar o upgrade, tentei escolher outro na classe premium, mas não consegui. O site não identificou o meu upgrade e só permitia escolher assentos na econômica. O jeito foi marcar a poltrona no balcão do aeroporto (o mesmo problema aconteceu no trecho de volta).
Check-in
Eu consegui fazer o check-in de Fortaleza até Orlando pelo site, o que nem sempre é possível. Mas como tive que fazer a troca do assento do segundo trecho, foi preciso passar no balcão de toda forma. O atendente aproveitou para conferir o meu passaporte, o visto americano e o comprovante de vacinação para covid-19. Como era bem cedo, a movimentação no aeroporto ainda era bem tranquila.
Chegando no Aeroporto de Brasília, não foi preciso passar novamente no balcão pois eu já estava com o cartão de embarque do segundo trecho. Ainda dentro da sala de embarque doméstica, existe um acesso para os passageiros que vão embarcar em voos internacionais.
Lá é necessário passar por mais uma inspeção de segurança (mais rígida que a em voos domésticos), pelo controle de passaportes e, por fim, uma última conferência de documentação antes de entrar na área de embarque internacional.
Embarque
O embarque foi na remota, ou seja, foi necessário pegar um ônibus do terminal até o avião. Essa foi uma boa surpresa, pois assim os passageiros tiveram uma visão geral da aeronave, toda adesivada com a temática Harry Potter.
Cabine
A decoração não se limitou à fuselagem do avião, mas também está em todo o seu interior. Todos os bagageiros e mesinhas foram adesivados e cada um com imagens e elementos diferentes que fazem referência ao universo Harry Potter. Não ficou demais?
Poltrona
Na premium economy da Gol, as poltronas têm mais espaço para as pernas, maior reclinação e o assento do meio é bloqueado. Claro que não é a poltrona mais confortável do mundo para voar por quase 8 horas, mas é melhor do que os assentos comuns.
Todas elas contam com entrada USB para carregar dispositivos eletrônicos e o encosto da poltrona da frente possui um suporte para celular ou tablet. Senti falta de ter tomada para carregar o computador.
Os passageiros da premium economy também recebem uma manta e um travesseiro.
Entretenimento
Como não possui telas de entretenimento individual, cada passageiro fica responsável por trazer seu dispositivo eletrônico já com filmes, séries e músicas baixadas ou pode acessar o Gol Online e, claro, os filmes da saga estavam na programação. Esse avião ainda não conta com internet Wi-Fi.
Amenity Kit
Os passageiros da premium economy recebem uma bolsinha com um tapa olhos, meias e escova e pasta de dentes. Achei que faltou ter também protetores auriculares, mas ainda bem que sempre levo os meus.
Serviço de bordo
Logo no embarque foi servido welcome drink com opção de espumante, suco de laranja e água. Eu escolhi o espumante.
Após cerca de 1 hora da decolagem foi servido o almoço. Havia opção de carne com arroz e mandioquinha ou massa. Ambas as opções vinham acompanhadas de salada verde, pão, manteiga e, de sobremesa, mousse de chocolate. Eu escolhi a carne e, para beber, vinho tinto. Estava no ponto, mas nada de mais.
Para a minha surpresa, os talheres eram de metal: eu não lembrava da última vez em que tinha viajado de avião e os talheres não eram de plástico.
Durante o voo os passageiros podiam pedir bebidas à vontade, incluindo cerveja e vinho. Pouco antes do pouso foi servido um lanche quente com duas opções de sanduíche: tradicional (presunto, queijo, tomate e ervas) e vegetariano (igual ao tradicional, mas sem presunto). Eu optei pelo vegetariano e estava bom. Para acompanhar pedi coca zero e finalizei com uma xícara de chá.
Para finalizar, todos os passageiros receberam uma barrinha de cereal doce sabor banana e canela.
Chegada a Orlando
Mesmo tendo decolado com 18 minutos de atraso, pousamos em Orlando às 17h, 10 minutos antes do horário previsto.
Como recordação, todos os passageiros receberam um certificado por terem feito o primeiro voo da Gol em parceria com a Universal Orlando Resort. Um ótimo souvenir!
Naquele horário, aparentemente, não haviam outros voos internacionais chegando, então a imigração estava totalmente vazia e os agentes estavam literalmente “nos esperando”.
Tripulação
Os comissários de bordo, assim como os passageiros, pareciam bem animados com o voo. Todos usavam um crachá temático do Harry Potter e foram muito solícitos e gentis durante toda a viagem. Acredito que uma atenção especial é dada aos passageiros da economy premium.
Programa de Fidelidade
Os voos da Gol acumulam milhas e trechos qualificáveis na Smiles e em diversos programas parceiros, como AAdvantage da American Airlines, TAP Miles&GO da TAP Portugal, Aeropan da Air Canada, dentre outros. Eu inseri o meu número Smiles na reserva e, sendo cliente Diamante, tive todos os benefícios da categoria reconhecidos.
Porém, por se tratar de um voo a convite da empresa, não acumulei milhas ou trechos qualificáveis. 🥲
Considerações
Eu gosto muito de voar com a Gol dentro do Brasil, então voar com a companhia para os Estados Unidos não foi muito diferente. O fato de ser uma aeronave pequena de fuselagem curta (apenas um corredor) pode ser claustrofóbico para alguns, principalmente por se tratar de um voo longo, mas não tive essa sensação (talvez por ter voado na economy premium 😅).
Em viagens futuras, consideraria sim voar com a Gol para os EUA, mas levaria em consideração outros fatores além do avião, como o preço e horários. Pessoalmente prefiro viajar à noite e chegar ao destino pela manhã, porém, os voos de ida da Gol para os Estados Unidos são todos diurnos.
E você, o que achou do nosso relato? Já viajou na economy premium da Gol para os Estados Unidos? Comente e participe!
Nota final.
Gol
Brasília - OrlandoVoo 7602