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Como é voar na classe executiva da Copa Airlines

Como é voar na classe executiva da Copa Airlines

GIG Rio de Janeiro
PTY Cidade do Panamá
CM872
Avião Boeing 737-800
Classe Executiva
Poltrona 3B
Data 28/10/2022
Partida 01:35
Chegada 08:35
Duração 07:00
Por Luis Dias
Leitor do Melhores Destinos
30/11/2022 às 11:41

Você já viajou com a Copa Airlines? O leitor Luis Dias é um cliente fiel da companhia aérea e nos enviou um relato de sua experiência viajando com a Copa na classe executiva entre o Rio de Janeiro e a Cidade do Panamá. Confira a seguir!

A Copa tem sido a minha empresa aérea de escolha desde quando a Varig cessou suas operações. Eu sempre considerei a Copa um bom custo-benefício.

Hoje, sou membro do programa de milhagem ConnectMiles, na categoria Presidential. Nesse tier, o programa concede upgrades 5 dias antes do voo, quando possível, e também upgrade para acompanhante no aeroporto, além de oferecer vouchers de upgrade a cada ano.

Embarquei na classe executiva no voo CM872 do Galeão, no Rio de Janeiro, para a Cidade do Panamá. Esse voo decola diariamente à 1h35 da madrugada. O voo tem aproximadamente sete horas de duração.

Como é do meu feitio, cheguei bem cedo no aeroporto, por volta das 22h45. O check-in estava tranquilo para quem tem prioridade, mas já havia uma fila para os demais passageiros.

Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro

O cartão de embarque pode ser obtido através do aplicativo, porém é necessário passar pelo check-in para verificação de vacina. O Panamá exige o certificado de vacina de febre amarela para aqueles que irão desembarcar no país; para quem só vai fazer conexão não precisa apresentar o certificado. Alguns passageiros, inclusive, não puderam embarcar rumo ao Panamá devido à falta do certificado impresso.

Depois de passar pela inspeção de segurança e pelo controle de passaporte, e após uma olhada geral no Duty Free, me encaminhei para a sala vip da Star Alliance. Nesse horário, o lounge é bem tranquilo e contava com bastante opções, tanto em bebidas como em alimentos.

O embarque sofreu um atraso, devido a uma fiscalização especial da Anvisa e da Receita na saída dos passageiros do avião que chegou e que nos levaria para o Panamá. A tripulação conseguiu compensar esse atraso e o voo chegou no horário previsto no Panamá.

As poltronas da classe executiva do B737-800 da Copa são bem espaçosas e confortáveis, embora não contem com comandos elétricos e nem tampouco deitem completamente na horizontal. Elas são mais largas, têm bom recline, mas não viram ‘cama’. No meu caso particular, como sou ‘largo’ (leia-se obeso), até prefiro que a poltrona não seja ‘full flat’, mas que tenha mais espaço na largura. Tenho voado em outras empresas onde as poltronas deitam totalmente, mas devido aos aparatos instalados ao redor há uma perda na largura dos assentos.

Em cada poltrona havia manta e travesseiro. Havia também no bolsão da poltrona a revista ‘Panorama de las Américas’ que contém interessantes artigos sobre artes, gastronomia, viagens, mapa do Aeroporto de Tocumen, etc.

Os passageiros foram recebidos com oferta de água ou suco, uma necessaire e fone de ouvidos. O amenity kit tinha itens básicos para um voo, como máscara, meia, uma pequena loção cremosa, tampão para os olhos, bálsamo para os lábios, pasta de dentes e escova.

Dado o horário do voo e imagino que também ao tipo de avião usado pela Copa, que só conta com uma galley na parte fronteira, não é oferecido mais do que uma refeição principal. Após a decolagem foram servidos snacks e bebidas e, pela manhã, o breakfast.

O café da manhã contava com crepes de banana (que, diga-se de passagem, estavam deliciosos), granola, frutas, bolo, sucos, café, etc.

O sistema de entretenimento da classe executiva consiste em telas embutidas no console central. Ele conta com um sistema “on demand” com várias opções de filmes, programas de TV e mapa da rota do voo com informações de distância para o destino e horário previsto de chegada.

Os comissários foram atenciosos e se dirigiam a mim pelo meu sobrenome. O pouso foi tranquilo, no horário previsto, e a aeronave parou no terminal 1. Todos aqueles passageiros que despacharam bagagem tiveram de caminhar para o novo terminal 2 para retirar suas bagagens e passar por imigração e alfândega. O caminho é bem longo.

A volta

No trecho de volta, o embarque é pelo novo terminal 2. Não havia filas e contava com terminais automatizados para emitir cartão de embarque e etiqueta para bagagens.

Maquete do terminal 2 do Aeroporto de Tocumen

Como chovia muito, houve um atraso de cerca de 2 horas na decolagem. Alguns voos foram alternados para um aeroporto próximo e tivemos que aguardar o retorno das aeronaves ao aeroporto de Tocumen.

Vale comentar que a Copa normalmente é super pontual. A empresa de análise de dados de aviação Cirium apontou a companhia como a empresa aérea mais pontual da América Latina, pelo oitavo ano seguido, em 2021. Nesse ano, a Copa atingiu a marca de 90,25% na confiabilidade de horário.

No terminal 2, existe um lounge da Copa bem espaçoso e moderno. O lounge conta com mais opções de snacks e é um avanço em relação ao antigo lounge no terminal 1.

Como a aeronave do trecho de volta era do mesmo modelo da ida, um B737-800, as poltronas eram exatamente as mesmas. Com manta e travesseiro e a oferta de headphones.

Como o voo sairia `às 15h17 no trecho Panamá – Rio de Janeiro, foi servido um jantar com opção de frango com legumes ou carne com arroz. Eu escolhi a carne, que por sinal estava muito boa, com gostinho de ‘tempero de avó’.

Antes do jantar, foram servidas bebidas acompanhadas por uma porção de amêndoas, amendoins, castanhas, etc. Eu tomei um vinho tinto de boa qualidade.

O serviço de jantar foi iniciado com uma salada com molho italiano, que estava muito bom. Havia também um pacote de torradas e uma pasta de grão de bico (um pouco temperada demais para o meu gosto). Logo em seguida foi trazido o prato principal e na sequência a sobremesa, um ‘tres leches’ que estava divino.

Próximo ao horário de chegada, foram servidos snacks e bebidas. Os comissários desse trecho também foram bastante eficientes e corteses, me tratando pelo meu sobrenome e agradecendo ao fim da viagem pela oportunidade de nos ter servido durante o voo.

O desembarque foi normal, e após passar pela imigração as malas já estavam na esteira, de modo que pude sair rapidamente do aeroporto.

Minha opinião é que a Copa continua sendo um excelente custo-benefício, e com certeza continuará sendo a minha escolha prioritária!


Agradecemos ao leitor Luis Dias pela avaliação que nos enviou da classe executiva da Copa Airlines. Se você quiser colaborar com alguma avaliação de companhia aérea, envie um e-mail para dicas@melhoresdestinos.com.br.

Nota final.

Copa

Rio de Janeiro - Cidade do Panamá

Voo CM872

8,8
Embarque 10
Assento 9
Entretenimento 9
Amenidades 6
Equipe 9
Fidelidade 10