logo Melhores Destinos

Duty Free: o que é e como são as lojas livres de impostos no Brasil e outros destinos no mundo

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
06/08/2020 às 5:05

Duty Free: o que é e como são as lojas livres de impostos no Brasil e outros destinos no mundo

As lojas duty free, que vendem produtos sem impostos, ainda geram muitas dúvidas entre os viajantes. Com o aumento no limite de compras nos free shops brasileiros muita gente passou a se questionar o que é, como funciona a cota, quem pode comprar, e quais são as principais lojas do Brasil e outros destinos no mundo. Preparamos um guia completo para tirar todas as suas dúvidas. Confira as nossas dicas!

Duty free no Brasil

Duty free, também conhecido como free shop, é uma loja que fica dentro de aeroportos internacionais ou em locais próximos a fronteiras, que pode vender produtos com isenção de impostos. Nele você vai encontrar de tudo (ou quase): chocolates, perfumes, cosméticos, maquiagem, óculos de sol, bebidas alcoólicas, roupas e até alguns eletrônicos…

Além dos aeroportos, o Brasil está liberando a instalação de lojas livres de impostos em cidades de fronteira, como Foz do Iguaçu. Nesses locais, contudo, o limite de compras é menor, de apenas US$ 300.

Quem pode comprar na duty free?

Por se tratar de uma compra em área alfandegária, somente passageiros em viagem internacional tem acesso às lojas duty free.

Para comprar, o passageiro de voos internacionais precisa apresentar o cartão de embarque e um dos seguintes documentos ao passar em uma das lojas nos aeroportos internacionais:

  • Passaporte;
  • Identidade, apenas para turistas do Mercosul;
  • Certificado de tripulação aérea, apenas para tripulantes uniformizados;
  • Laissez-passer;
  • Título nacional;
  • Permissão de reingresso;

Qual a cota que posso gastar nas lojas duty free?

Cada passageiro tem direito a uma cota alfandegária de mil dólares no desembarque do duty free no Brasil. Os produtos cujos valores ultrapassam este limite só podem ser comercializados no embarque. As cotas são individuais e não podem ser somadas com a de outros passageiros.

– Clique aqui e confira a cotação atual do dólar no site da Confidence

Lojas duty free em aeroportos brasileiros

No Brasil, as lojas duty free estão nos aeroportos das cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Galeão), Salvador e São Paulo (Guarulhos e Campinas).

Duty free em Belém

Os viajantes que passarem pelo aeroporto de Belém, no Pará, poderão aproveitar para conferir os produtos do duty free. A loja é administrada pela Dufry e funciona de acordo com os horários de voos programados pelas companhias aéreas. Se você gosta de bebidas alcoólicas, não deixe de conferir a seção de importados!

Duty Free em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, é o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) que abriga a loja da Duty Free também administrada pela Dufry. Os visitantes que passarem por lá poderão encontrar espaços destinados a diversos tipos de produtos, como eletrônicos, cigarros, perfumes, e muito mais.

Duty Free em Brasília

A única loja Duty Free de Brasília, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, é administrada pela rede Dufry e funciona 24 horas por dia. Lá os clientes têm à disposição itens como chocolates, óculos de sol, malas, eletrônicos, perfumes e até mesmo aquele vinho especial para tomar com alguma boa companhia enquanto conta como foi a viagem.

Duty free em Curitiba

Os viajantes que passarem pelo aeroporto de Curitiba tem à disposição duas redes de duty free para conferir os descontos, sejam elas da Dufry ou da Duty Free Americas. A propósito, é essa a primeira mega loja inaugurada dentro de aeroportos na região Sul do país. O mix de produtos importantes abrange desde chocolatinhos a artigos eletrônicos.

Duty free em Florianópolis

O novo aeroporto de Florianópolis já oferece aos viajantes lojas duty free. Elas foram desenvolvidas no conceito “walkthrough”, que é só um nome técnico em inglês para quando nós somos obrigados a passar pelas lojas ao desembarcar ou embarcar. Na lista de marcas famosas que podem ser vistas ali estão Carolina Herrera, Armani, Dior, Calvin Klein, entre outras.

Duty free em Fortaleza

As lojas duty free no aeroporto de Fortaleza oferecem aos passageiros uma seleção de produtos, entre eles bebidas, cosméticos, perfumes, relógios, óculos de sol, roupas e eletrônicos. O espaço funciona de acordo com os horários de voos programados pela companhia aérea.

Duty Free em Foz do Iguaçu

São quatro redes de lojas duty free em Foz do Iguaçu: Sky Duty Free, Duty Free Americas e a Duty Free Liberty.

A Sky Duty Free é a primeira loja duty free do Brasil fora de um aeroporto. O local, especializado em bebidas e perfumes, é parte de uma rede internacional e foi inaugurada em maio de 2020 no centro da cidade. Por lá, é possível que moradores e turistas comprem até 300 dólares por CPF a cada mês com isenção de impostos, sem necessariamente estar em viagem.

Sky Duty Free em Foz do Iguaçu

Outra grande rede, a Duty Free Americas, com sede nos Estados Unidos, também está prestes a abrir uma loja no centro de Foz do Iguaçu. A rede é famosa por oferecer produtos de diversas categorias, entre eles artigos eletrônicos, esportivos, acessórios e muito mais.

Há também a Duty Free Liberty, que escolheu Foz do Iguaçu para abrigar o primeiro duty free do Brasil que ficará dentro de um shopping center, o Shopping JL Cataratas. O local é bastante conhecido pelos moradores da cidade, e terá lojas de diferentes marcas, entre elas Lacoste, Calvin Klein, Samsung… A previsão de abertura é para o final desse ano e a cota será de 300 dólares, portanto o cliente que ultrapassar este valor terá de declarar o imposto. Um ponto positivo do Duty Free Liberty é que as compras poderão ser parceladas em até 6 vezes no cartão de crédito internacional.

Duty free em Goiânia

O aeroporto de Goiânia também tem uma megastore com produtos duty free. O espaço conta com 385 metros quadrados e foca nos passageiros que forem embarcar para voos internacionais. A loja tem itens de marcas muito famosas, como Lancôme, Prada, Armani, JBL, SunGlass, entre outros.

Duty Free em Maceió

Quem desembarcar ou embarcar em voos internacionais no aeroporto de Maceió poderá conferir de perto os itens do free shop da rede Duty Free Americas. Por lá é possível encontrar produtos importados como eletrônicos, roupas, bebidas, joias, perfumes e muito mais.

Duty free em Manaus

A rede Duty Free Americas oferece diversos produtos isentos de impostos no aeroporto de Manaus. A área fica disponível ao público bem na sala de desembarque internacional, oferecendo uma boa variedade de produtos importados.

Duty free em Natal

As lojas duty free no aeroporto de Natal oferecem uma infinidade de opções entre marcas famosas. Há roupas, bebidas, perfumes, eletrônicos, e muito mais para o visitante conferir e comparar preços. O espaço funciona no mesmo horário dos voos programados pela companhia aérea.

Duty Free em Porto Alegre

Os passageiros que passam pelo embarque internacional do aeroporto de Porto Alegre podem conferir os produtos da duty free isentos de imposto. O espaço, que é administrado pela rede Duty Free Americas, permite aos viajantes uma seleção de produtos das melhores marcas do mundo, com garantia de procedência e segurança.

Duty free em Recife

A duty free do Recife no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre fica aberta enquanto houver voos programados no dia e é gerenciada pela rede Dufry. Se estiver com tempo, não deixe de conferir a variedade de produtos ofertados, entre eles perfumes, chocolates, bebidas e muito mais. Lembrando que em Recife a rede Dufry tem uma loja no embarque e outra no desembarque.

Duty Free no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro é no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão) em que se encontra a loja Duty Free, que também abre 24 horas por dia e é administrada pela Dufry. São muitas opções de marcas e variados produtos distribuídos em um espaço de 4 mil metros quadrados (terminal 2).

Duty Free em Salvador

No aeroporto de Salvador, os viajantes podem encontrar produtos em lojas das redes Dufry e Duty Free Americas. Entre as marcas disponíveis estão as famosas Carolina Herrera, Dior, Chanel, Lâncome, Chandon, Jack Daniel’s e Michael Kors. No caso da DFA, a loja se tornou a maior duty free do nordeste após receber R$ 3 milhões de investimento e ser expandida para 600 metros quadrados.

Duty Free em São Paulo

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, conta com duas lojas Duty Free localizadas nos terminais 2 e 3. Ambas funcionam 24h e são administradas pela Dufry. Além disso, quem passar por lá pode aproveitar também para dar uma olhadinha nos itens das lojas da Duty Free Americas, a outra rede que também conta com produtos de diversas marcas internacionais.

Duty Free em Puerto Iguazu

O Duty Free Puerto Iguazu, na divisa da Argentina com o Brasil, é uma ótima dica para compras para quem viaja a Foz do Iguaçu, na região das 3 Fronteiras. Localizado perto da ponte que liga a Argentina com o Brasil, a loja de 10 mil metros quadrados organiza seus itens à venda por categorias. Entre eles, o cliente pode encontrar grandes marcas internacionais de produtos eletrônicos, perfumes e cosméticos, bebidas, roupas, e mais. O local tem estacionamento coberto e ao ar livre, além de espaços recreativos, bar e restaurante.

Duty Free em Lisboa

Em Portugal, os viajantes que passarem pelo aeroporto de Lisboa poderão aproveitar ofertas de produtos como perfumes, bebidas, cigarros, charutos e até iguarias portuguesas na Duty Free Store.

Duty Free em Madrid

Na Espanha, quem passar pelo aeroporto de Madrid-Barajas vai encontrar uma loja duty free em todos os quatro terminais. No site dá para conferir e ter uma noção do preço dos itens vendidos em euro.

Duty Free no Panamá

O Aeroporto Internacional Tocumem, na Cidade do Panamá, recebe inúmeros voos de conexão do Brasil para o Caribe e Estados Unidos, e seu free shops Attenza e La Riviera são bastante famosos pela variedade de produtos. Pode valer bastante a pena conferir as opções e ofertas disponíveis no hub das Américas.

Duty Free Americas

A Duty Free Americas é o free shop que pode ser encontrado em aeroportos dos Estados Unidos e vários outros países. Da mesma maneira, a compra também só pode ser realizada por passageiros de voos internacionais. Digamos que é uma última chance de você fazer comprinhas nos EUA antes de ir embora – se o valor estiver bom aproveite, já que você não terá de pagar imposto.

Ainda assim, é sempre bom pesquisar os preços do produto que você está procurando, geralmente dá para achar tarifas mais vantajosas na Amazon.

No Brasil, as lojas da Duty Free Americas podem ser encontradas nos aeroportos de Curitiba, Congonhas, Maceió, Manaus, Porto Alegre e Salvador.

Duty Free em Miami

Miami é conhecida por ser o destino de compras dos brasileiros, mas não se empolgue muito em relação aos preços do free shop. Já passei por lá e vi alguns produtos com tarifas que não valiam a pena. Ainda assim, a duty free do aeroporto pode ser a sua última chance de comprar algum produto, caso tenha esquecido. Entre os itens, há perfumes, chocolates e eletrônicos.

No site você pode conferir mais informações sobre a Duty Free de Miami.

Dubai Duty Free

A Dubai Duty Free é uma das maiores operadoras de varejo de viagem do mundo. Foi fundada em 1983 nos Emirados Árabes e no primeiro ano registrou 20 milhões de dólares em vendas. 2019 foi outro ano recorde para o Dubai Duty Free, que comemorou seu 36º aniversário e ultrapassou a marca de 2 bilhões de dólares.

A marca continuou investindo no desenvolvimento e expansão de sua oferta de varejo no Aeroporto Internacional do Dubai e no Aeroporto Internacional Al Maktoum, com área total de varejo de mais de 40 mil metros quadrados. Mais informações no site oficial.

Duty Free Chile

O Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago, recebe voos do Brasil com frequência e é neste aeroporto que você vai encontrar as lojas Duty Free. Brasileiros podem comprar na chegada, após passar pela imigração, ou na saída, após entrar no terminal de passageiros.

Há uma variedade surpreendente de produtos – não deixe de conferir o preço dos vinhos chilenos, pode compensar bastante!

Duty Free Uruguai

As lojas Duty Free do Uruguai podem ser encontradas nos aeroportos das cidades de Punta del Este e Montevidéu – sendo que esta última recebe com mais frequência voos diretos do Brasil. Há uma variedade de produtos de perfumes, itens de maquiagem, cremes, eletrônicos, e muito mais.

Qual é a diferença entre Dufry Duty Free e Dufry Shopping?

Dufry é a maior rede de lojas Duty Free do mundo, com mais de 2.200 postos de venda entre free shops e lojas normais em 64 países. Como você percebeu, quase todas as lojas free shop no Brasil são administradas pelo grupo, que tem ainda outras marcas, como as lojas Hudson, bastante presentes nos aeroportos.

Mas nem todas as lojas Dufry são iguais. As lojas de duty free da rede são sempre localizadas em área de acesso restrito aos passageiros embarcando ou desembarcando de viagens internacionais, sendo que seus preços são livres de impostos.

Na área antes do embarque e mesmo nas de embarque doméstico, costuma haver lojas Dufry normais, sem isenção de impostos, que acabam confundindo alguns passageiros por serem muito parecidas com as duty free. Alguns exemplos são as grandes lojas nas áreas de embarque doméstico de Guarulhos e Brasília.

É possível comprar no Duty Free em conexão?

As compras nas lojas duty free podem ser feitas em lojas onde será feita a passagem pela alfândega. Para mais informações entre em contato com sua companhia aérea para entender em que lugar será sua conexão e em qual aeroporto será feita a sua passagem pela alfândega brasileira.

Formas de pagamento nas lojas Duty Free

Os viajantes que quiserem comprar nas lojas Duty Free podem efetuar o pagamento nas seguintes moedas: dólar americano, real, euro, libra esterlina, franco suíço, dólar canadense e iene japonês. Também dá para pagar via Traveler’s Checks (TCs) em dólar americano, euro e libra esterlina.

Quem preferir também pode pagar no cartão de débito, mas somente nas bandeiras Visa Electron (em real e dólar), Redeshop (em real) e Elo (em real e dólar). Já no cartão de crédito são aceitas as seguintes bandeiras: Visa, Mastercard, American Express, Diners, Elo, Hipercard e JCB.

Parcelar compras nas lojas duty free

Sim, por tempo limitado está sendo possível parcelar as suas compras feitas nas lojas duty free do Brasil. A condição de parcelamento vale somente para pagamento em real e pode ser suspensa a qualquer momento. A conversão em real (BRL) será feita pela própria loja, com a cotação do dólar do dia, sendo debitado do seu cartão o valor sem a cobrança de imposto (IOF).

Para pagamentos com Visa, a conversão do valor das parcelas de real (BRL) para dólar (USD) é baseada conforme o esquema abaixo:

  • Até 12x sem juros para compras a partir de US$ 500,00;
  • Até 10x sem juros para compras a partir de US$ 450,00;
  • Até 8x sem juros para compras a partir de US$ 400,00;
  • Até 7x sem juros para compras a partir de US$ 300,00;
  • Até 6x sem juros para compras a partir de US$ 200,00;
  • Até 5x sem juros para compras a partir de US$ 100,00.

Nos demais cartões, os parcelamentos ficam assim:

Mastercard

  • A partir de US$500,00 – 8x sem juros;
  • A partir de US$400,00 – 5x sem juros;
  • A partir de US$300,00 – 4x sem juros;
  • A partir de US$100,00 – 3x sem juros.

American Express / Diners / Elo Credit / Hipercard / JCB

  • A partir de US$500,00 – 8x sem juros;
  • A partir de US$400,00 – 5x sem juros;
  • A partir de US$300,00 – 3x sem juros;
  • A partir de US$100,00 – 2x sem juros.

Qual o horário de funcionamento das lojas Duty Free no Brasil?

As lojas duty free nos aeroportos internacionais do Rio de Janeiro e São Paulo funcionam 24 horas, 7 dias por semana. Lojas nos aeroportos internacionais de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal e Recife funcionam nos horários de voos programados pela sua companhia aérea. Se o voo estiver programado as lojas estarão abertas. É possível confirmar esta informação sobre a programação do voo com a sua própria empresa aérea.

Regras de líquidos em aviões

Aquela conhecida regra de limite de líquidos no avião vale também para produtos adquiridos em free shops. Ainda assim, há um porém: somente se a compra foi feita antes do viajante passar pela segurança na entrada das salas de embarque. Após passar por essa área, qualquer líquido que você comprar poderá ir com você a bordo tranquilamente – e a bebida será lacrada pelo atendente do free shop para evitar problemas.

Há voos com conexão que podem fazer com que você tenha de passar novamente pela área de segurança, então é possível que você tenha problemas para transportar seus líquidos comprados no free shop do aeroporto anterior. Neste caso, se houver problema, será necessário despachar ou descartá-los ali mesmo – o que deve doer muito no coração se tratando, por exemplo, de alguma garrafa de bebida alcoólica cara no Brasil.

Para evitar surpresas desnecessárias, se sua intenção é realmente comprar no free shop, faça isso na sua última parada.

Vale a pena comprar em lojas duty free?

Em tempos de dólar e euro em alta, a verdade é que poucos produtos têm preço atraente nas lojas de duty free, mesmo com a isenção de imposto. Porém, vale a pena dar uma passada para conferir as promoções especialmente de perfumes e bebidas, além de itens importados mais difíceis de serem comprados no Brasil

Pesquisar sempre será a principal dica para quem quer economizar. Uma boa dica é fazer uma lista dos produtos que você tem interesse e comparar os preços tanto em lojas físicas como em lojas virtuais além de, claro, as próprias lojas dos aeroportos. No site da Dufry é possível conferir o preços dos produtos e conferir as promoções vigentes.

Outra sugestão é que no ato da compra às vezes os viajantes podem conseguir descontos que ficam acumulados para uma próxima compra. Na dúvida, sempre pergunte ao atendente se há alguma oferta disponível no dia – mas saiba que nem sempre isso pode acontecer. Além disso, há empresas relacionadas a viagens, até mesmo companhias aéreas, que oferecem cupons de desconto para serem gastos nos free shops pelo mundo.

Dicas gerais

Os preços nos free shops brasileiros geralmente são tabelados, portanto pode ser muito mais interessante você aproveitar para fazer a sua compra na volta ao Brasil. Com isso, você vai evitar ter de ficar carregando os itens durante todo o seu passeio no exterior. Claro que essa dica não vai valer se você for comprar, por exemplo, um iPhone lá fora, já que o preço pode ser muito melhor, considerando que eletrônicos não têm preços tão bons assim no free shop;

  • No site da Dufry é possível reservar produtos antes de viajar – isso se você tiver todas as informações do seu voo, comprovando que ele é realmente internacional como mencionamos anteriormente. Pode ser bastante útil para ganhar tempo, principalmente porque os itens vão estar lá reservados só aguardando a retirada, fazendo com que o viajante não terá a preocupação de saber se o produto estará disponível naquela loja ou não;
  • Atente-se sempre ao tipo de moeda quando estiver verificando o preço de um produto no free shop. Na Europa, por exemplo, os preços aparecem em euro, enquanto nas lojas do Brasil os preços são em dólares. Quando for comparar os preços é importante fazer a conversão correta.
  • Nem tudo vai custar mais barato só porque é no exterior. Eletrônicos, por exemplo, nem sempre custam barato nos free shops, especialmente nos Estados Unidos. Sempre pesquise bastante!
  • Os itens comprados nos free shops no exterior entram na sua cota de compras internacionais de 500 dólares. Fique atento!

E você, já comprou em loja Duty Free? Consegui um preço que valeu a pena? Comente abaixo as suas dicas e ajude outros leitores!