Status match, status challenge e nomination: dicas valiosas para obter status elite em diferentes programas de fidelidade

Denis Carvalho 11 · novembro · 2014

Quer conhecer meios inteligentes mas pouco convencionais para ampliar seu status de membro em diferentes programas de fidelidade ou se tornar um membro elite antes mesmo de utilizar o serviço da empresa aérea ou da rede de hotéis? Saiba como neste post.

Status Match é uma equivalência de status em programas de fidelidade de diferentes empresas, redes ou alianças. É a maneira que as empresas encontram para conquistar clientes de nível elite de seus concorrentes ou de ampliar sua base de fidelizados através da oferta de status para clientes de empresas de outras indústrias. Funciona não apenas com empresas aéreas, mas também com redes de hotéis e locadoras de automóveis. Exemplos praticados recentemente no Brasil: (1) Clientes TAM Fidelidade Cartão Azul, Vermelho ou Black puderam obter status equivalente na Avianca Brasil, United, Air Canada, Turkish, TAP ou Singapore, quando a TAM se juntou à aliança da  Oneworld; (2) clientes Itaú Personnalité foram convidados para receber o nível Platinum do Le Club, programa de fidelidade da Rede Accor de Hotéis (Ibis, Novotel e Mercure)

AviancaBrasil_StatusMatch2AviancaBrasil_StatusMatch

Status Challenge é uma promoção realizada por programas de fidelidade cujo prêmio é a obtenção de status elite. Trata-se de um desafio, com prazo específico, associado a alguma meta de consumo, dentro do programa ou em programas parceiros. Exemplo praticado recentemente no Brasil: a Azul ofereceu status Safira ou Todo Azul Plus para clientes que transferissem uma determinada quantidade de pontos dos cartões de crédito parceiros.  

Nomination é uma nominação imediata de status elite feita pela gerência comercial ou de marketing das empresas aéreas ou dos programas de fidelização, como prerrogativa de conquistar pessoas que tenham potencial para se tornar um cliente importante. Funciona também com redes de hotéis. Geralmente é focado em clientes corporativos, que viajam a trabalho, ou celebridades e VIPs. Isso é mais acessível do que se imagina. Eu já consegui Nomination na United para alguns amigos que se encaixavam no perfil. O mesmo ocorreu na Delta, com pessoas próximas a mim.

E-mail_Nomination

Para quem nunca tinha ouvido falar no assunto, Status Mach, Status Challenge e Nomination são práticas que, apesar pouco conhecidas no Brasil, são frequentemente adotadas nos Estados Unidos (principalmente), Europa e Ásia e começam a ganhar forma no mercado brasileiro.

Ressalto que os níveis elite de fidelização são repletos de vantagens e benefícios para os clientes, como upgrades gratuitos, maior acúmulo de pontos, atendimento prioritário e facilidade no resgate de prêmios, como já apresentado aqui no Melhores Destinos num artigo específico sobre esse tema: http://www.melhoresdestinos.com.br/elite-programas-fidelidade-dicas.html

Portanto, vale muito a pena aproveitar oportunidades de obtenção ou equivalência de status. Conheça, a seguir, regras gerais, dicas e oportunidades vigentes.

Regras gerais:

  1. É necessário estar cadastrado no programa de fidelidade que deseja obtenção/equivalência de status antes da solicitação do Status Match, Status Challenge ou Nomination;
  2. As promoções de status possuem prazo específico. Então, é fundamental enviar a documentação dentro da janela de tempo especificada, sob o risco de perder a equivalência. O mesmo vale para o Nomination, que deve ser feito próximo à data do voo;
  3. Fique atento à comprovação que for exigida. Envie tudo o que foi solicitado (geralmente foto do cartão fidelidade e extrato), juntamente com seus dados e telefone de contato;
  4. Caso a empresa não tenha feito a divulgação pública da promoção, o resultado não é garantido. Ou seja, a empresa pode ter aprovado a oferta para alguns clientes mas, por algum motivo, negar o seu pedido.

Como conseguir o Status Match

  1. Tome a iniciativa e proponha para a empresa aérea ou para o hotel a equivalência de status. Como fazer?
  2. Identifique a empresa que você deseja equivalência. É preciso que seja uma empresa concorrente da empresa que você possui status no programa de fidelização ou um parceiro de outra indústria (hotel se você é cliente de uma empresa aérea, por exemplo). Caso a empresa pertença a uma aliança, o ideal é escolher uma empresa de outra. Existem três alianças globais: Star Alliance (United, TAP, Copa, Air Canada, Lufthansa, Swiss, Turkish, Singapore, Avianca Internacional, Air China, South African, etc.);  Oneworld (TAM, LAN, American, British, Iberia, Qatar, Air Berlin etc.) e SkyTeam (Delta, Air France, KLM, Alitalia, Aeroméxico, Aerolíneas Argentinas, Air Europa etc.);
  3. Procure junto à empresa desejada o e-mail do marketing de relacionamento com o cliente e do atendimento do programa de fidelidade (veja relação com e-mails de várias cias aéreas, redes de hotéis e locadoras de automóvel no final desse post);
  4. Escreva uma mensagem contendo seus dados pessoais, comprovante do status fidelidade que possuir (geralmente foto do cartão fidelidade e extrato online que indique seu status), bem como os motivos que levaram você a pedir a equivalência de status (geralmente dizendo que você pretende voar com eles mas não queria começar de baixo e perder os privilégios que possui hoje). Importante: se for uma empresa internacional, escreva o e-mail em inglês;
  5. Aguarde um contato de retorno e boa sorte!
  6. Consulte o site especializado em Status Challenge e Status Match (em inglês): http://www.statusmatcher.com e entre em ação quando tiver alertas de sucesso nas empresas que você tiver interesse. Colabore com outras pessoas interessadas e registre suas experiências no mesmo site;
  7. Fique atento às promoções e ofertas dos programas de fidelidade. Elas geralmente (mas nem sempre) são divulgadas aqui no Melhores Destinos ou através das redes sociais e sites das empresas, pelo e-mail cadastrado no programa de fidelidade ou via mala direta. Nesse caso:
  8. Verifique se você está recebendo e-mails e comunicados do seu programa de fidelidade. Desbloqueie o endereço eletrônico do marketing do seu programa de fidelidade, se necessário, e fique atento.
  9. Acesse o site das empresas aéreas ou dos hotéis sempre que elas divulgarem fusões, mudanças de aliança, novidades no Programa de Fidelidade ou sempre que um concorrente passar pelas situações descritas;
  10. Fique atento ao Melhores Destinos, siga o MD no Facebook, Twitter ou cadastre-se para receber o e-mail com as promoções. Faremos sempre a divulgação;
  11. Confira se você consegue atender aos requisitos e às regras do Status Match e envie a documentação necessária.

Status Match vigentes na data de publicação desse artigo:

  • Azul (para clientes TAM Fidelidade Black, Vermelho Plus e Vermelho ou Gol Smiles Diamante e Ouro ou Amigo Avianca Ouro – equivalência para o status Tudo Azul Safira; ou ainda Fidelidade TAM Azul, Smiles Prata e Amigo Prata para Tudo Azul Plus). Deve ser feito via e-mail tudoazul@voeazul.com.br. Enviar foto do cartão fidelidade e número do cartão Tudo Azul. A melhor parte, eles respondem em até 2 dias úteis.
  • LAN (para clientes Smiles Gol Diamante e Ouro e de outras empresas que operem rotas da LATAM) – equivalência para Lanpass Comodoro /  Oneworld Emerald ou Premium Silver /  Oneworld Sapphire ou Premium /  Oneworld Ruby). Deve ser feito via e-mail: lancom_lanpass_en@cc.lan.com. Enviar foto do cartão fidelidade e extrato de créditos de voos Smiles contando voos operados pela LATAM, bem como número de inscrição do Lanpass. Eles respondem o e-mail em 48 horas mas demoram até 20 dias úteis para confirmar o resultado do status match.
  • United (com a rede de hotéis Marriot Rewards) – equivalência ocorre em 10 dias. https://secure.unitedmileageplus.com/reg/rewards_plus/statusmatch.html
  •  Delta (com a rede de hotéis SPG Crossover Rewards) – equivalência ocorre em 10 dias. http://www.delta.com/content/www/en_US/business-programs/skymiles-medallion-status-match-challenge.html

BoasVindas_TudoAzulSafira StatusMatch-pedido_Azul

Algumas empresas não permitem Status Match em seus programas: Air Canadá, Air France/KLM, ANA, British Airways, Emirates, JAL, Lufthansa, Singapore Airlines e TAM. A GOL já realizou campanhas no Smiles mas atualmente não há registro dessa prática.

 

Acesso a Salas VIP: uma das vantagens dos níveis de elite
Acesso a Salas VIP: uma das vantagens dos níveis de elite

Como conseguir o Status Challenge

  1. Fique atento às promoções e ofertas dos programas de fidelidade. Elas geralmente (mas nem sempre) são divulgadas através das redes sociais, sites, pelo e-mail cadastrado ou via mala direta. Nesses casos:
  2. Verifique se você está recebendo e-mails e comunicados do seu programa de fidelidade. Desbloqueie o endereço eletrônico do marketing do seu programa de fidelidade, se necessário, e fique atento.
  3. Fique atento ao Melhores Destinos, siga o MD no Facebook, Twitter ou cadastre-se para receber o e-mail com as promoções. Faremos sempre a divulgação;
  4. Confira se você consegue atender aos requisitos e às regras do Status Challenge.
  5. Consulte o site especializado em Status Challenge e Status Match (em inglês): http://www.statusmatcher.com e entre em ação quando tiver alertas de sucesso nas empresas que você tiver interesse.

Status Challenge vigentes na data de publicação desse artigo:

Como conseguir o Nomination

Esse procedimento costuma ser exitoso para clientes com perfil corporativo (que viajam a trabalho) ou que tenham expectativa de uma frequência razoável de viagens internacionais (pelo menos 2-3 vezes ao ano). Também é usado por autoridades e VIPs. Infelizmente é desconhecida a prática pelas empresas aéreas brasileiras, mas comum nas empresas norte-americanas. Conhecer passageiros frequentes com status máximo nos programas de fidelização das empresas aéreas desejadas pode tornar o processo mais fácil, mas não é obrigatório.

Cada empresa estabelece suas regras, mas geralmente funciona assim: a empresa faz a nominação e fornece um status temporário de GOLD ou SILVER no seu programa de fidelidade, que se torna efetivo após uma viagem. Por isso, é importante solicitar a nominação próximo à data em que se pretende viajar (1 mês antes), para não perder o status temporário antes de efetivá-lo. Importante: a manutenção do status vai depender da frequência de viagens que você tiver nos anos seguintes a nominação, dado que a validade do status costuma ser de 15 meses.

A nominação deve ser solicitada preferencialmente por e-mail (verifique a lista de e-mails de várias empresas no final desse artigo), junto às gerências comerciais das empresas aéreas, únicas com o poder de conceder o status. As atendentes do call center normalmente desconhecem essa prática. Não é recomendado, portanto, usar esse canal. American, Delta, United e demais empresas estrangeiras possuem gerências comerciais no Brasil, não sendo necessário, nesses casos, escrever em inglês ou ligar para outro País para tratar desse assunto.

Na prática, United, Delta e American praticam a nominação. Funcionários de empresas filiadas ao PerksPlus da United (programa de fidelidade gratuito para empresas da United – https://unitedperksplus.united.com/) tem mais facilidade para obter o benefício, mas isso não é obrigatório. Ainda não pude testar a prática do Nomination junto às empresas europeias, asiáticas e do Oriente Médio, mas com a ampla rede de leitores do Melhores Destinos iremos descobrir rapidamente os resultados.

Outro caso que merece registro é se você possuir um bom histórico de relacionamento com uma empresa aérea e não atingir num determinado ano o número de milhas ou pontos necessários para permanecer na categoria elite, a empresa aérea pode, por uma liberalidade dela ou por um pedido do cliente, manter seu status por mais um ano.

Eu mesmo tive essa experiência com a TAM e com a GOL. Antes de me tornar cartão fidelidade Black na TAM, fui Cartão Fidelidade Vermelho por 7 anos. Em 2011 eu não atingi a pontuação necessária para permanecer como Cartão Vermelho, mas mesmo assim recebi uma carta da TAM dizendo que mesmo eu não atingido os requisitos mínimos eu seria mantido na categoria vermelho. Eu me senti reconhecido. No caso da GOL, logo após a compra da Varig, eu e muitos clientes do Smiles fomos beneficiados com dois anos sem rebaixamento de categoria. Eu era cartão Smiles Diamante e fiquei um bom tempo sem ser rebaixado mesmo voando menos que as 100 mil milhas necessárias na época para permanecer Diamante. Felizmente a milhagem mínima para se atingir a categoria foi reduzida para 35 mil pontos e tudo ficou mais fácil.

E você, já conseguiu obter ou equivaler nível elite através de status match, status challenge ou nomination? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Fique atento ao Melhores Destinos para futuras oportunidades de status match e status challenge!

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E-mails das empresas aéreas, redes de hotéis e locadoras de veículos para Status Match e Nomination:

SkyTeam:

Aerolineas: elitematch@aerolineas.com.ar

China Airlines: tpeccdfp@china-airlines.com ou ndfp@china-airlines.com

Delta: SMSCEliteFaxes.Delta@delta.com

Oneworld:

Air Berlin: service@topbonus.de

Lan: lancom_lanpass_en@cc.lan.com

Star Alliance:

Aegean: miles_bonus@aegeanair.com

Avianca Internacional: support@lifemiles.com

Thai: ropsvc@thaiairways.com

Turkish: customermiles@thy.com

United / Copa: premiermatch@united.com

Empresas sem aliança:

Azul: tudoazul@voeazul.com.br

Avianca Brasil: promo.amigo@avianca.com.br

Gol: smiles.portugues@golnaweb.com.br

Etihad: goldcard@etihad.ae

 

Redes de Hotéis:

Best Western: statusMatch@bestwestern.com

Club Carlson: clubcarlson@carlson.com

Hilton HHonors: Priority_Letter@hilton.com

Hyatt: goldpassport@hyatt.com

Intercontinental: PriorityClub@ichotelsgroup.com

Marriott: marriottrewards@marriott.com

Starwood: platinum.liason@starwoodhotels.com

Locadoras de veículos:

Hetz: hertzstatusmatch@hertz.com

Sobre o autor:
Leonardo Pereira Cassol é economista e colaborador do Melhores Destinos. Trabalha como consultor e é passageiro frequente de várias companhias aéreas. Cartão TAM Fidelidade Black /  Oneworld Emerald; Smiles Diamante na GOL; GOLD no Programa Amigo na Avianca Brasil e Tudo Azul Safira na Azul. Também é membro Premier 1K / Star Alliance Gold no Mileage Plus da United, D
ynast Flyer Emerald China Airlines – Elite Plus Sky Team; Elite 50K / Star Alliance Gold no Altitude da Air Canada. É ainda Gold Elite no Mariott Rewards; Le Club Gold na Rede Accor.

Os status na Azul, Avianca Brasil, Air Canada, China Airlines e Mariott Reward foram obtidos em 2014 através de Status Match. O Le Club foi obtido em 2012 através de Status Match. Os demais foram pontuando de acordo com as regras de cada programa.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • MTorres

    Ótimo artigo. Sou Diamante no Smiles e Safira na Azul, e vou tentar SM na Etihad esse mês. A dica pra moçada é não sair fazendo status match a toa, sem nunca ter ido ou ter previsão de viajar na companhia, pois vc em dois ou 3 anos vai perder. Queimar cartucho é besteira. Por outro lado, “Status nunca é demais”.

    • Exatamente, Torres! Na Azul no Status Match vale até março de 2016. LAN idem.

      • Marcos Reis

        Leonardo, sou cliente Smiles Ouro, posso pedir Up no tudo azul?

        • Pode sim, Marcos. Siga as instruções do post e em até 2 dias úteis você será promovido a categoria Tudo Azul Safira, com todos os benefícios e cartão com validade até 31/03/2016.

        • Marcos Reis

          O Programa Amigo respondeu dizendo que a promoção pra UP Grad foi encerrada em 31/07/2014.

          • Marcos, a promoção do amigo de Status Match foi encerrada mesmo, como informado no artigo. As promoções vigentes estão indicadas no post. Avianca apenas para status challenge para clientes Bradesco Prime.

          • Alexandre

            leonardo, sou azul safira posso pedir paras quais com chance de conseguir?

  • Alexandre

    Excelente post !

  • José Henrique

    Artigo excelente, como de costume. Sem querer pedir demais, mas já pedindo :-), você teria um exemplo de um e-mail para solicitar o nomination junto à Delta? Vou viajar com eles voltando para o Brasil no próximo dia 21 de dezembro e, quem sabe…

    • Exemplo:

      A/C Sr. Danilo Barbizan
      Gerente de Vendas da Delta Airlines Brazil (São Paulo e Região)

      Trabalho como xxxx, na empresa xxxx.
      Tenho status xxx na empresa yyyy (se não tiver apaga essa linha)
      Sou residente no Brasil e farei uma primeira viagem no dia 21/12, cujo bilhete foi emitido no localizador XYZ, mas pretendo fazer outras viagens internacionais em 2015, com boas chances de ocorrer com a Delta.
      Dessa forma, gostaria de saber se há possibilidade do nomination em meu nome (nome completo), Skymiles número: xxxxxxxxx para que eu possa aproveitar os benefícios do nível elite desde o meu primeiro voo.
      Agradeço antecipadamente.
      xxxxx

      • MTorres

        Parabens pelo artigo, meu amigo!

        Não havia ouvido falar sobre nomination no BR. Muito bom saber.

      • Filipe Viana

        Qual seria o e-mail para contactar o Gerente de Vendas da Delta no Brasil? Pois fiquei interessado

  • MTorres

    Na Delta, sendo Diamante na GOL, já aproveita quase todos os benefícios voando DELTA. Vou fazer somente para usar quando viajar SkyTeam, pois na Delta mesmo não vejo utilidade.

  • Danielle

    Vocês tem o contato da Emirates?

  • ANDRE

    tem alguma que faça vira cliente vermelho ou black da TAM ?

  • Bruno

    Sou vermelho plus na TAM mas gostaria de migrar para uma companhia mais sólida! Eh possível fazer para a American? Entre delta e united, qual é melhor? Para qual categoria provavelmente seria migrado? Obrigado.

    • Como a American é da mesma aliança ela provavelmente iria te migrar para o status challenge descrito no post, mas você pode tentar. Eu prefiro a United entre as americanas, mas recomendo você considerar os destinos que costuma voar, de onde costuma partir para tomar sua decisão, pois a diferença de qualidade entre United e Delta não é tão grande, na minha opinião.

      • Bruno

        Entre a AA e a United prefere a United? Possuem um programa de milhagem melhor? Saio sempre de guarulhos para diversos destinos nos EUA. Obrigado pelas respostas.

  • Não. A Emirates não pratica SM e Nomination

  • Infelizmente não. Apenas com pontos em voos.

    • Leonardo Faria

      chateado. O estranho é saber que, você sendo azul na TAM não tem embarque prioritário, mas se for nos EUA com uma cia parceira tem.

  • Virando elite na Delta os benefícios seriam usufruídos nas empresas membro da aliança Sky Team.
    https://www.skyteam.com/pt-BR/General-information/FAQ/Elite-e-Elite-Plus/

  • Danilo

    Ótimo artigo. Muito bom mesmo. Não consigo fazer o cadastro no LanPass. Da sempre uma msg dizendo para tentar mais tarde. E pelos relatos que tenho visto na internet, isso tem acontecido há tempos. Alguém sabe o que está ocorrendo??

    • Tente no site da LAN chile mesmo, o chileno. Mas o site deles é muito ruim, realmente…

      • Danilo

        Consegui resolver. Na verdade é um problema na hora de colocar CPF iniciado por 0. O sistema não aceita, só que não especifica o erro. Diz apenas para tentar mais tarde. Liguei para eles e conseguiram me ajudar no problema. Grato

        • Marcelo

          E como conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema.

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    Ótimo artigo. Tudo Azul safira pode virar o que no momento? Smiles Diamante? Pesquisei e não encontrei. Tem alguma coisa com a United, já que a Azul e ela tem acordo? Um abraço.

    • Nenhuma relação com a United até o momento.

      • MOACYR LOPES DOS SANTOS

        Obrigado.

    • Moacyr, a Azul não definiu prazo nem divulgou no site, mas está fazendo status match há algum tempo. Se você for Diamante ou Outro na Gol ou Vermlho na TAM consegue Status Match para Safira. Mas como Safira ainda não tem promoção para acumular Status da Gol, TAM e Avianca. Vamos aguardar alguma promoção e postamos aqui.

  • André Felipe

    O email tudoazul@voeazul.com.br para upgrade na Azul deu destinatário inválido.

    Ele está correto?

    Não é possível encontrar os seguintes destinatários:

    ‘tudoazul@voeazul.com.br.’ em 11/11/2014
    15:12
    Erro de servidor: ‘Destinatário inválido’

  • Pelo serviço, sem nenhuma dúvida United é muito melhor. Mas o programa de milhagem da American é muito bom e a AA tem mais opções de voos para o Brasil além da parceria com a TAM. Isso faz diferença para a maioria dos viajantes. Mas não troco UA por AA nunca! kkkkk

  • Rodrigo Sciammarella

    Grande Leo, tudo bem? Ótimas dicas!! Por muita coincidência, acabei de receber um email da American me oferecendo uma “status challenge” – um upgrade para o status Gold pela bagatela de USD 649. Não acho que valha a pena por esse valor (ainda mais com a alta do dólar), mas você já viu alguma “compra de status” como essa ou com valor mais em conta?

  • Fabio Regatieri Silveira

    Olá, viajo muito a asia e usava as companhias da star alliance com o tam fidelidade, com a saida da star alliance migrei para a United, gostei dos serviços dela, mas a mudança de programa em 2015 fiquei na dúvida se continuo ou vou pro programa da Turkish, o que voce acha?

    • Fábio, na minha opinião, mesmo com as mudanças, o MileagePlus ainda é muito melhor que o Miles & Smiles, que também teve várias mudanças negativas feitas pela Turkish em 2014. Eu continuaria. Se você for 1k na United será menos impactado pelas mudanças anunciadas. Ainda na United, voando na Copa e membros da Star Alliance a pontuação ainda é pelas milhas voadas, o que ajuda bastante. Eu vou continuar apesar de tudo.

      • Fabio Regatieri Silveira

        Olá, sou platinum porque comecei a usar somente no segundo semestre, mas irei virar 1k no começo do ano. Obrigado pelas ajuda e dicas, tem sido muito útil.
        Abs

  • Michelle

    Por favor, vocês tem o contato da American Airlines para pedir Nomination?

    • Michelle, tenho o contato do gerente de vendas da AA, mas não posso divulgar aqui. Enviei um e-mail pedindo um e-mail corporativo para contato sobre esse assunto e aguardo a resposta dele para postar aqui.

      • Michelle

        Ah 🙁

        Estou de dedos cruzados pra dar tempo de fazer um nomination antes da minha viagem na próxima semana! Seria incrível conseguir um upgrade =D

        Leonardo, de toda forma muito obrigada! Fico aguardando o e-mail corporativo então 😉

        • Assim que ele responder eu te aviso!

          • Tania Mara

            Leonardo, tb estou interessada neste nomination com a AA. Acho que me encaixo neste perfil…irei viajar pelo menos 2 x por ano ..ja fui em agosto e vou agora novamente daqui ha uma semana. Fico no aguardo do teu contato. Sera que da tempo??

          • Michelle

            Valeu!

            Ontem eu tentei o contato com eles pelo site e olha a resposta que recebi:

            Prezada Sra. ,
            Pedimos a gentileza que entre em contato com nosso depto de milhas AAdvantage para orientações e esclarecimentos.

            Telefones:

            São Paulo: 11 – 4502-4000
            Rio de Janeiro: 21- 4502-5005
            Demais cidades: 0300-789-7778

            Atenciosamente,
            Atendimento ao Consumidor
            American Airlines

            Qual a chance de eu mofar no call center sem ninguem saber do que estou falando? 🙁

          • Tania Mara

            VC tentou ligar Michelle?? Leonardo, nenhuma resposta ainda do seu contato?

          • O gerente retornou ontem dizendo que vai responder as perguntas, mas copiando a assessoria de imprensa da AA, Jeffrey Group, para obter mais informações sobre o artigo do MD. Pediu pra eu aguardar. Publico assim que conseguir a resposta.. não tem jeito.

          • Tania Mara

            Ok..obrigada!

          • Fabio Boaventura

            Nada ainda do e-mail ou alguma posição deles?

  • Vinicius

    ótimo artigo. Li que clientes Personnalite foram convidados a receber o status Platinum do programa de fidelidade Le Club Accor Hotels. Sabe quando foi isso? pois faço parte dos 2 programas e nunca recebi esta informação. Será que ainda dá tempo?

    • Obrigado, Vinícius! Foi em 2012. Não dá mais tempo. Você tinha cadastro no Le Club naquela época? Pode ser por isso. Vamos aguardar uma nova promoção!

      • Vinicius

        tinha sim, vai entender… mas vou ficar atento a novas promoções aqui!

  • ANDRE

    Recebi via mail da American convite para categoria GOLD por R$ 649,00. Vale a pena?

    • Rick AM

      André, já postaram aqui antes. Leia as mensagens passadas. Disseram que só vale a pena se você viajar muito por ela.

  • Humberto

    Algo sobre a Alitália? Obrigado.

  • Rafael

    Grande artigo, Leonardo. Parabéns!

    Bom, se eu aproveitar a Status Challenge do BB com a Smiles e transferir 100k pontos irei para o nível Ouro no Smiles, além das 30k milhas de bônus.

    Com o cartão Smiles Ouro obtido desta maneira eu consigo o Status Match com a Azul e com a LAN ou Oneworld? Qual seria a equivalência do Smiles Gold na LAN e na OW ?

    Outra dúvida: esses 100k também viram 6667 milhas club (15 pra 1) para futuro upgrade para Diamante ou pra me manter no Ouro?

  • pipamenezes

    Eu sou cliente ouro no Smiles e solicitei à Delta o Medallion Status Match Challenge antes do meu voo para NY, em maio de 2015. A validade foi de 3 meses, permitiu Sky Priority na ida e volta, e devido a overbooking na classe econômica no voo de volta um upgrade para a Business. Solicitei através do email ContactUs.Delta@delta.com e a resposta demorou 5 dias.

    • Muito bom! Obrigado por compartilhar. A Delta costuma estabelecer regras anuais para Status Challenge. Fica mais essa opção para clientes Smiles que vão voar pela Delta e quiserem adquirir status elite no Sky Miles.

  • Exato Rafael, poderá pedir para Azul e Lan. Um excelente negócio, não?
    O SM da Lan não é garantido pois ela exige voos em trechos operados pela LATAM, que talvez você não tenha em seu extrato como comprovar.
    Sobre os 100k, podem contar para upgrade para diamante, mas você terá que completar 35 mil com voos ou mais pontos de cartão. Para manutenção não conta pois valerão os pontos nos 12 meses anteriores ao vencimento do seu cartão Ouro.

    • Napoleao Nicolau da Costa

      A LAN não está fazendo status mach, vejam a resposta ao meu pedido. Sou Ouro do Smiles:

      Para sua melhor visualizacao, os acentos desta mensagem foram omitidos.

      Prezado Cliente:
      Obrigado por preferir a Lan.com
      Agradecemos o seu contato e lhe informamos que nao e possivel realizar match entre contas Lanpass e outras companhias.
      Para maiores informaçoes visite nosso site ou ligue para nosso Contact Center 0300 570 5700
      Atenciosamente,
      Lan.com
      Lojas e Contact Centers:
      http://www.lan.com/es_cl/sitio_personas/contacto/mesa-de-ayuda/index.html

    • Napoleao Nicolau da Costa

      A LAN não está fazendo status mach, vejam a resposta ao meu pedido. Sou Ouro do Smiles:

      Para sua melhor visualizacao, os acentos desta mensagem foram omitidos.

      Prezado Cliente:
      Obrigado por preferir a Lan.com
      Agradecemos o seu contato e lhe informamos que nao e possivel realizar match entre contas Lanpass e outras companhias.
      Para maiores informaçoes visite nosso site ou ligue para nosso Contact Center 0300 570 5700
      Atenciosamente,
      Lan.com
      Lojas e Contact Centers:
      http://www.lan.com/es_cl/sitio_personas/contacto/mesa-de-ayuda/index.html

      • Duas hipóteses: eles encerraram o processo ou deram a negativa por algum motivo. Mas eu consegui uma resposta positiva deles dia 1/11/14, postada no seu outro comentário. Que pena! Vamos aguardar se mais alguem tentou e teve retorno.

  • Por enquanto não. Havendo alguma oportunidade iremos postar aqui no MD

  • André, pode valer se você tiver perspectiva de fazer alguns voos com a American e puder desfrutar dos benefícios dessa categoria pela AA ou empresas da One World. Do contrário, você vai perder dinheiro. Veja os benefícios da categoria no link a seguir:

    http://www.aa.com/i18n/AAdvantage/eliteStatus/elite-benefits-chart.jsp

  • Por enquanto apenas nas internacionais mesmo, United ou Delta. Mas aguarde pois acredito que a Avianca e a Gol podem lançar oportunidades para clientes Azul em 2015, dado o crescimento da empresa.

    • Rafael Gomes

      Leonardo, sou Black na TAM pontuando e Gold na TAP também pontuando.
      Você sabe de algum meio de conseguir pela Air France? Nossa, tinha bastante interesse em conseguir por causa dos voos que farei esse ano.
      Perdi a promoção da Alitalia que serviria por ser Sky.
      Se souber de alguma coisa/email, me avisa?

  • vwerneck

    Qual o email da American para Nomination? Obrigado e parabéns pelo artigo!!!!! Excelente como sempre.

  • Lucas Guterres

    Acompanho o site há muito tempo e esse, sem dúvidas, foi um dos melhores posts do site! Parabéns! Sou TAM Fidelidade Vermelho, United Mileage Premier Gold e Avianca Lifemiles Gold e não fazia a menor idéia de que tinha essas opções de Status Match, Nomination, etc… Por muitas vezes deixei de viajar em companhias como Delta e Korean Air porque não fazem parte das alianças nas quais tenho status com benefícios. Ainda estou confuso com a quantidade de opções que você deu no post! 🙂 🙂 🙂

    Grande abraço!

  • Muito obrigado, Lucas! Depois nos conte o que conseguiu! E fique atendo às novidades e promoções do MD! 🙂

  • Napoleão, que pena. Eu consegui uma resposta dia 1/11/14, veja:
    Dear Mr. Cassol,

    Thank you for choosing LAN.com

    We have received your document(s) regarding your request to match your status of your United and GOL frequent flyer programs, and we inform you that we have sent them to our Back office department to evaluate on your case.

    As soon as we get an answer, we will either process your request, or contact you by e-mail to provide us with more information. Please take note that they will answer within 20 working days.

    For any further questions, please call at any of the phone numbers listed below. We remind you that our LANPASS desk is open from Mondays to Fridays, from 9.00 am to 6.00 pm (Local time).

    Kind regards,

    Martha Malo
    http://www.lan.com

    Offices and Contact Center
    http://www.lan.com/en_us/sitio_personas/contact/customer-service/

  • Legal. Boa sorte!

  • Sergio Cunha

    Leonardo, para mim eles responderam que eu precisaria mandar um extrato dos últimos 180 dias do smiles, mas como vou fazer isso se no site consigo apenas pegar os últimos 90 dias? Para você, não fizeram esse tipo de questionamento?

  • Rodrigo Vaz

    Fantástica postagens. Meus parabéns Leonardo,conseguiu exemplificar e descrever bem assunto meio obscuro.
    Eu que me achava “viajado”nem tinha idéia dessas possibilidades.
    Vou até esperar um pouco pra tentas meus status marches porque os milhares de leitores do MD devem estar dando bastante trabalho para os avaliadores. Hehehhe.

    • Muito obrigado, Rodrigo! Muitos leitores amigos me relataram que já receberam resposta positiva da Azul ou solicitação de documentação da Lan, além de relatos de challenge na Delta e United. Mas as empresas devem ter recebido uma enxurrada mesmo, pois o MD tem muita audiência. Fique atento que em breve divulgaremos novas promoções e outros artigos como este estão por vir.

  • Fizeram sim. Como eu sou Premier 1K na United perguntei se podia mandar o extrato dela e de 90 dias do Smiles e eles aceitaram. No seu caso, uma sugestão: mande uma mensagem para o Smiles pedindo o extrato dos últimos 180 dias de sua conta e aguarde, pois a LAN é bem chata e pode negar alegando esse motivo. Ou consulte eles explicando a situação.

    • Sergio Cunha

      Leonardo, liguei para o call center do Smiles e me orientaram como fazer. Na verdade, a restrição do site não é para extrato dos últimos 90 dias, a restrição é para extratos cujo intervalo de tempo seja 90 dias. Então, o jeito foi fazer duas consultas, uma com os últimos 90 dias e outra com os 90 dias anteriores a esses. Fiz isso e deu certo. Ontem, a LAN mandou mail confirmando meu novo status Comodoro. Alguma informação sobre a fusão do TAM Fidelidade com o Lanpass? Deve sair mesmo ano que vem?

  • Napoleão, após ler seu comentário (que teve negativa da LAN) e do Sérgio Reis leitor do MD (para quem a LAN pediu documentação) conversei com outras 9 pessoas e 8 delas receberam mensagem para enviar a documentação e 1 ainda não teve resposta. Nesse sentido, pode ter sido uma funcionária mal informada do Brasil. Recomendação: envie o email em inglês ou espanhol com uma foto do seu cartão Smiles Ouro

    • pipamenezes

      Não estou conseguindo me cadastrar no site da Lan, pois dá erro no número do cpf. Eu já tentei no site da Lan Chile e já omiti o zero. Como faço para resolver? Abs

  • Michelle

    Tania, não consegui parar pra ligar ainda! Se você conseguir me fala =)

    Nos encontramos por lá!

  • Caio S. Amadesi Costa

    Ola Leonardo, tudo bem? Tenho cartao gold da Etihad e o Silver da Emirates. Será que eu consigo SM com o Smiles? Um abraço e obrigado.

    • Caio, eu acredito que não, pois o Smiles não está com status match vigente. Porém, ressalto que a maior parte das vezes só descobrimos tentando. Nesse sentido, minha dica é você enviar a cópia dos seus cartões junto com extrato de pontos e fazer o pedido para a GOL no email indicado no post. Depois nos conte se conseguiu.
      Outra sugestão: tente o SM na LAN, pois em 2015 o programa deve ser integrado com o da TAM e você sendo elite manterá seu status na TAM.

      • Caio S. Amadesi Costa

        Oi Leonardo. Muito obrigado pela dica! desculpe, não achei o email do Smiles para tentar o SM…qual seria? Obrigado mais uma vez!

  • É só omitir o zero

  • Fernando Gama

    Diferentemente do que foi postado, a LAN não está aceitando status match. Estou Diamante na GOL e recebi a seguinte mensagem: “Prezado Cliente:

    Obrigado por preferir a Lan.com

    Agradecemos o seu contato e lhe informamos que nao e possivel realizar match entre contas Lanpass e outras companhias.

    Para maiores informaçoes visite nosso site ou ligue para nosso Contact Center 0300 570 5700

    Atenciosamente,
    Lan.com”

    • Fernando, eles responderam essa mensagem para um outro leitor que também comentou aqui. Expliquei que testei pessoalmente e utilizando outras pessoas do meu convívio o SM da LAN. Postei inclusive um email da LAN confirmando o recebimento da minha documentação. E outros leitores comentaram aqui que já receberam o pedido de documentação da LAN. Eles devem ter funcionários que não estão preparados para lidar com o tema e com a alta demanda estão tentando responder me massa. Considerando isso, percebi que todos que conseguiram uma confirmação ou receberam resposta de análise de documentação mandaram as mensagens em inglês ou espanhol e foram respondidos pela LAN Chile, respectivamente, em inglês ou espanhol. Você e o outro leitor que receberam essa mensagem em português, suponho que devem ter enviado a mensagem em português e terem sido respondidos pela equipe da LAN no Brasil (não tenho como ter certeza, mas é uma hipótese provável). Sugestão: encaminhe novo e-mail em inglês ou espanhol com a cópia de seu cartão físico e o extrato dos últimos 180 dias (foi o que me pediram).

      • Fernando Gama

        Leonardo, eu fiz agora e inglês….Deu certo. Eles deram upgrade para …. a mesma categoria que eu já estava….Olha só:

        Para sua melhor visualizacao, os acentos desta mensagem foram omitidos.

        Prezado (a) Sr (a) Fernando,

        Agradecemos seu contato e lhe informamos que foi realizado o upgrade de categoria em sua conta n° 6074545724, sua nova categoria no programa lanpass sera PREMIUM , no seguinte link aparecem os beneficios das categorias elite de nosoo programa lanpass:

        http://www.lan.com/pt_br/sitio_personas/lanpass/sobre-a-lanpass/categoria-de-socios/

        Para maiores informaçoes ou assessoria visite nosso site ou ligue para nosso Contact Center 0 300 570 5700.

        Atenciosamente,

        http://www.lan.com

  • Marcelo

    Leonardo, valeu mesmo pela dica.
    Tão logo finalizei a leitura da matéria, enviei um email básico para o tudoazul@voeazul.com.br com a foto do cartão Smiles Ouro e meu número TudoAzul, solicitando a equivalência no programa de vantagens.
    Hoje (isso mesmo, no dia seguinte), já recebi um retorno OK e outro email de boas vindas ao Tudo0 Azul Safira.
    Valeu MD!!

  • Obrigado, Marcelo! E parabéns! Aproveite os benefícios do cartão Safira!

  • andre

    Leonardo sou Tam vermelho e tap victoria gold
    Queria conseguir um match na Skyteam…alguma sugestao?
    Outra duvida…meu Tam vermelho vence em março e creio que nao consiga renovar…teria outra companhia da oneworld que eu poderia pedir o match antes disso para ter mais um ano com status Saphire?
    obrigado abços

    • André, tente a China Airlines nos e-mails abaixo. Manda tudo que tiver. Eu consegui no início do ano, mas não sei se eles ainda estão fazendo match:
      tpeccdfp@china-airlines.com ou ndfp@china-airlines.com

      Tenta o challenge da American, me parece o mais acessível no seu caso. Se não tiver visto americano ou possibilidade de viajar para os EUA, tenta com a LAN. No caso da LAN você tem pouca chance de conseguir devido as empresas serem do mesmo grupo agora, mas aprendi que vale a pena tentar. Boa sorte!

  • Alexandre

    Leonardo Parabéns!
    Sou Black na TAM, e amanha mesmo vou correr!
    Queria Muito Um Status melhor na AA , visto que Viajo nela e fico pontuando TAM, e aproveitando os acentos free para EMERALD.
    Mas queria melhorar meu status la na AA.

    qual melhor caminho ?

    • Alexandre, obrigado!
      O ideal seria um nomination. Ainda não tenho o e-mail que faz isso da AA mas devo conseguir em breve e publico.
      Enquanto isso você pode tentar um challenge da AA e ver se eles te oferecem uma condição melhor por você ser Emerald. É possível que sim. Tem que ser pelo telefone, como indicado no post. Verifique também sua caixa de e-mails pois eles tem enviado ofertas para comprar o status, mediante um número de milhas voadas. Quem sabe você não consegue um bom negócio. O macth acho complicado pois elas fazem parte da mesma aliança e isso geralmente implica acordos de não agressão.

  • Fernando Gama

    Valeu. Vou tentar de novo. Obrigado.

  • Acho que nesse caso resta você pedir auxílio pelo call center da Lan.

  • andre

    leonardo, me da mais uma ajuda
    Tento me cadastrar na airchina mas aparece sempre um erro em chines que nao sei o que é…
    Ja teve alguma experiencia parecida??
    Sabe como resolver??
    Obrigado

    • André, eu consegui me cadastrar normalmente. Tente usar o tradutor do google. Veja se não esqueceu algum campo… não tenho ideia.. ultima opção manda um email em ingles pro suporte. Entrei em contato com eles sobre o Status Match. Eles ainda estão fazendo, mas pedindo que tenha alguma reserva em voos da empresa para conceder o status. Ou ter realizado voos para China em outras empresas nos últimos 3 meses

  • Rodrigo Vaz

    Só pra constar, já que alguns leitores relataram respostas negativas.
    Segui o ¨feeling¨ do Cassol e enviei meu pedido de paridade do Smiles Ouro para o LanPass escrito em inglês.
    Em exatos 36 minutos recebi a seguinte resposta:

    ¨Dear LANPASS Member

    With reference to your inquiry, please be informed that the audit of
    your account is now in process and takes approximately 15 days to be
    completed.

    After this period we will contact you via email to let you know the result.

    Kind regards,

    LANPASS ¨

    A esperar resultado que contarei aqui.

  • Josimar

    Amigo Denis e equipe do MD: OBRIGADO! Post muito bacana, e graças a ele, consegui um status match! Enviei para a Azul no dia que foi postado, e hoje recebi a resposta. Isso se deve unica e exclusivamente a este post, porque até então não sabia da possibilidade! Muito obrigado outra vez! Voces sempre facilitando minha vida! 😀

  • Dariano

    Muito bom, sou smiles diamante, ontem enviei e-mail para o a united solicitando SC no MileagePlus, para minha surpresa em menos de 24 horas recebi um e-mail confirmando minha alteração para Premier® Gold status. Obrigado Melhores destinos.

    • Parabéns, Dariano! Nos que agradecemos.

    • Cristina

      Dariano, voce fez a solicitação em ingles?

  • Vanessa

    Leonardo, você sabe até quando o status match da Azul estará vigente?

    Grata

  • Leonardo Faria

    Feedback: consegui virar Safira na Azul, super tranquilo.

    Melhores Destinos, APROVADO.

  • Vanessa, por ser uma política não divulgada da companhia, não tem um prazo estabelecido. Mas pode ser que eles suspendam em 2015.

  • Legal, Rodrigo! Boa sorte!!! Conversando com amigos o fator determinante para a concessão do SM na LAN tem sido o perfil dos voos que você fez em 2015. Quem tem voos para o Chile, Argentina ou outros países da America do Sul e Central tem conseguido. Alguns sem esse perfil tem conseguido tambem. Obrigado!

  • Felippe Uhlein

    Vou voar com a Lan para o Chile em janeiro e acabei de solicitar uma nomination, tendo em vista que não sou elite em nenhum programa. Vou aguardar e torcer.

  • Alexandre Pinheiro

    Pessoal,
    Sou Ouro no programa Amigo da Avianca.
    Fiz a solicitação de Status Match na Azul para Safira e eles responderam que isso só é possível para os programas de fidelidade da GOL e TAM.
    Sabem de algo a respeito?
    Grato,
    Alexandre Pinheiro

    • Alexandre, eles informaram num email pra mim na época da pesquisa para o post que faziam para a Avianca. Mas como não é um procedimento publicado no site, eles podem ter mudado de ideia. entra em contato comigo que te passo o email deles, ai você faz uma nova tentativa alegando que eles deram essa informação em novembro de 2014. Clica no meu nome aqui e lá tem o link para o Facebook.

  • Ola pessoal boa tarde, alguém sabe se é possível conseguir status match do Executive Club da BA para o AAdvantage da AA?

    Estou na fronteira de virar Silver no BA, porém, não devo voar mais BA nos próximos meses e sim AA, sei que são parceiras, mas na AA pelas milhas e voos que tenho, já teria um status melhor.

    • Eros, creio que não pois são empresas da mesma aliança. Mas você deve conseguir o status challenge na AA. Segue os passos do post e faça a postulação. Boa sorte! Se conseguir posta aqui

  • Rafael

    Bom dia,
    Alguém aqui já solicitou/conseguiu status match com a Azul para Diamante, depois da virada do ano, tendo esse nível no Smiles?
    E sabem se o e-mail diamante@tudoazul.com.br exite? Não vi divulgado em lugar nenhum, mas pela lógica seria este.
    Obrigado

    • Resposta oficial da Azul: “Informamos que a categoria Diamante no TudoAzul apenas pode ser adquirida através do acúmulo de pontos qualificáveis (mínimo de 20.000 pontos).”

      • José Guilherme

        Prezados,

        Sabem dizer se para a obtenção de staus match na LAN e na AEROLINEAS ainda segue sendo possível fazê-lo?

        Abs

      • Rafael

        E agora?
        Vão dar o SM ao menos pro nível Safira?

      • Ítalo Alencar

        Léo, é possível eu conseguir equiparação de status na TAM tendo o cartão golden da Alitalia e da avianca?além do azul safira?

  • Fiz o pedido hoje no safira@tudoazul.com.br. Posto aqui o resultado assim que sair.

    • Rafael

      mas é @tudoazul.com.br ou @voeazul.com.br ?

  • @voeazul. Foi mal

  • Mantido como em 2014

    • Rafael

      Consegui o SM para Safira.
      Mais uma vez obrigado.

  • Clarissa França

    Com alguns meses de atraso, li a reportagem e, como sou diamante no smiles, pedi SM na azul. Não recebi sequer uma resposta negativa. Enviei o email novamente depois de 10 dias e a Azul permaneceu silente. Alguém sabe se o procedimento mudou ?

    • Clarissa, a promoção voltou. Pode mandar o e-mail que centenas de leitores já conseguiram.

  • Luiz Rodrigues

    Caro Leonardo.

    Quanto ao tópico sobre Nomination, gostaria da sua ajuda.

    Gostaria de solicitar um Nomination na United para um diretor executivo da empresa que viaja muito frequentemente aos Estados Unidos. Gostaria de trocar as cias da Oneworld pela United.

    Pode me ajudar em pvt?

    Parabéns pelos posts.

    Desde já agradeço muito.
    Abs
    Luiz

    • Claro, Luiz. Clica no meu nome e manda mensagem PVT pelo Facebook.

      • Luiz Rodrigues

        Caro Leonardo. mensagem enviada. Muito obrigado !

        • Nao veio. Tenta me adicionar no facebook antes talvez seja por isso

  • Luiz Rodrigues

    Pessoal,

    Agradeço ao Leonardo Cassol por esse excelente post, bem explicativo.

    Conseguimos um nomination na United para status Gold. É possível sim conseguir o nomination desde que esteja dentro de algumas regras pré-estabelecidas como por exemplo estar com uma passagem comprada e ter pelo menos um cargo executivo na companhia que trabalha. As regras podem variar.

    Assim foi possível conseguir o status GOLD com sucesso.
    Excelente !!!
    Um abraço

  • Genaro Date

    Leonardo, sou Platinum na AA, nao gostei das regras novas e quero passar a pontuar na LATAM, ambas OneWorld, ja obteve exito nesses casos?

  • Luciano Nascimento

    Bom dia! Sou cliente zafira do programa tudo azul. Gostaria de saber em qual companhia eu poderia solicitar status match atualmente. Muito obrigado.

  • Fernanda

    Leo, existe algum e-mail da Tam pra tentar o status match ou o nomination?

    • Não que eu conheça. A TAM é bem difícil

    • Paulo

      A TAM não faz status match. A justificativa deles é que realizar status match seria desleal com os viajantes frequentes da TAM que se esforçam para adquirir seu status na companhia.

  • Tarcísio Bezerra

    Leonardo, sou categoria ouro no smiles, e vou viajar com a qatar em março de 2017. Você teria o e-mail mkt deles?