Como é voar com a Alitalia dentro da Europa

Marcel Bruzadin 4 · março · 2016

Hoje o Melhores Destinos traz uma avaliação de voo inédita, enviada pelo leitor Frank Silva. Trata-se de um review completo de voo com a companhia aérea italiana Alitalia, entre a cidade de Roma e Moscou na Rússia.

A Alitalia é a principal companhia aérea da Itália e possui uma frota total de 120 aeronaves, operando em 81 destinos pelo mundo. É membro da aliança Skyteam e tem, entre seus investidores, a Etihad Airways. 

Confira a avaliação de voo completa com fotos e todos os detalhes. Lembre-se, caso também tenha voado com a Alitalia na Europa, deixe suas opiniões nos comentários ao final do post, elas serão importantes para complementar o post.

como-e-voar-alitalia-europa-05

Boa leitura!

Introdução e Compra

Realizei um mochilão pelo Leste Europeu de 30 dias com início em novembro de 2015. Cheguei ao Velho Continente por Roma, devido a uma promoção publicada aqui no Melhores Destinos. A viagem pra valer começaria na Rússia, mas como eu chegaria por Roma e precisava esperar um amigo chegar do Brasil dois dias depois, decidi esperá-lo em Roma e depois partirmos pra Moscou.

Meu voo foi o AZ 596, de Roma para Moscou, realizado dia 22/11/2015, com saída prevista da capital italiana às 21h35 e chegada prevista à capital russa às 03h20 no aeroporto Sheremetievo (SVO). Vale ressaltar que o fuso horário de Moscou é de duas horas a mais com relação ao de Roma.

Comprei a passagem com milhas do Smiles por apenas 12.500 pontos mais as taxas de embarque de R$ 171,56. Como todos sabem, o processo de compra pelo site do Smiles é muito simples. Não tive problema algum e valeu bastante a pena.

Check-in e Embarque

Cheguei ao aeroporto de Roma com mais de duas horas de antecedência do horário de partida do voo. Saí às pressas do hostel e mal consegui organizar a mochila, então a ideia era fazer isso no próprio aeroporto antes de despachá-la.

A Alitalia é a principal companhia aérea da Itália, logo o aeroporto de Roma é praticamente dela. Perdi as contas de quantos guichês para check-in eu vi lá (havia pelo menos uns 100). São tantos que você precisa verificar nos painéis quais guichês atendem o seu voo. Logo, é bom ficar atento nisso.

Após ver no painel qual guichê eu deveria ir, tentei primeiramente fazer o check-in e imprimir a passagem nos totens, mas não deu certo: minha passagem não era encontrada de jeito nenhum (provavelmente porque emiti com milhas).

A fila nos guichês para o voo estavam bem cheias e aí lembrei do meu cartão Freccia Alata Club, que me dá status Elite Plus no SkyTeam (graças a um alerta do Melhores Destinos sobre a ação de status match que a Alitalia promoveu para os clientes de programas de fidelidade de companhias aéreas brasileiras). Então, fui em direção ao guichê especial em que não havia ninguém sendo atendido. Excelente!

Fiz o check-in normalmente. Na hora de entregar o cartão de embarque, entretanto, o atendente informou que eu iria ficar em “stand-by” porque o voo estava lotado e, a priori, não havia vaga para mim. Ele disse para eu voltar lá no balcão às 20h10 e verificar se eu embarcaria ou não. Caso eu não embarcasse, iria num outro voo da própria Alitalia no outro dia; seria acomodado em um hotel; teria transporte de táxi para ir para o hotel e para voltar para o aeroporto; e receberia € 250 euros em dinheiro.

Não achei má ideia, mas se eu embarcasse no voo seguinte iria perder um dia inteiro em Moscou, de apenas quatro que planejei para estar lá. Esse voo seguinte só sairia às 10h30 e chegaria a Moscou por volta das 16h, ou seja, devido ao período do ano, já estaria noite.

Antes de voltar ao balcão, vi que a Aeroflot (empresa russa parceira da Alitalia e também membro do SkyTeam) teria um voo naquela mesma noite. Então, voltei lá já com essa informação na ponta da língua porque, caso eu não embarcasse, pediria para ser alocado nesse voo. Mas não foi preciso: eu embarcaria normalmente no voo da Alitalia.

como-e-voar-alitalia-europa-01

Como disse, o aeroporto de Roma é enorme e isso me impossibilitou de usar a sala VIP da Alitalia porque logo o embarque se iniciaria e eu mal teria tempo de chegar até o portão. Ao chegar lá, vi que não havia o mínimo de organização em filas diferenciadas. Logicamente que embarcaram prioridades e clientes fidelidade primeiro, mas como não embarquei nesse momento, perdi a oportunidade e tive que ir pra fila geral porque não havia uma área livre para esses clientes, que, no Brasil, podem embarcar a qualquer momento e não somente quando são chamados.

O embarque só iniciou às 21h10. Como o voo partiria às 21h35, haveria atraso.

Avião

A aeronave era um A321 da Airbus. O avião não era novo, mas estava bem conservado e limpo. Havia duas configurações na aeronave para a classe econômica, sendo uma delas com mais espaço entre as poltronas, mas era tudo configurado em três de cada lado, totalizando seis poltronas por fileira. Havia uma cortina dividindo as duas áreas.

como-e-voar-alitalia-europa-03

como-e-voar-alitalia-europa-02

Os assentos eram de couro sintético na cor cinza. Embora confortáveis, achei o espaço apertado (meço 1,80m), mas nada que se comparasse ao aperto da TAM, pois minha perna não encostou no assento da frente.

Serviço

Todos os passageiros foram recebidos na porta por uma comissária sorridente e que dava as boas-vindas a bordo. Por sinal, todos os comissários eram simpáticos na medida necessária (ou seja, operação padrão). Entretanto, havia um deles com o semblante bastante fechado (nem a operação padrão ele fez).

Os avisos da cabine de comando eram dados em italiano e inglês. Os comissários também falavam as mesmas línguas. Quando entrei na aeronave, já havia em cada assento um travesseiro e uma manta. Não havia fones de ouvido.

Alguns minutos, após a decolagem, as luzes da cabine foram acendidas e permaneceram assim até ser servida a refeição, sem nenhum motivo aparente. Achei um desconforto desnecessário aos passageiros.

Refeições

Cerca de uma hora após a decolagem, foi servida a refeição, que na verdade era um lanche reforçado. Foi entregue aos passageiros uma bandeja com um pão com um recheio amarelo que não consegui identificar (não tinha gosto, mas acho que era ovo), um pacote de bolacha tipo cream cracker, manteiga, um muffin e um pote com frutas sortidas cortadas em cubos. Havia também uma xícara, açúcar, leite em pó, talheres de plásticos e guardanapos de papel.

como-e-voar-alitalia-europa-04

Depois que entregaram o kit a todos, logo em seguida passaram perguntando o que queríamos para beber. Não reparei muito nas opções, mas vi que havia vinho tinto e Coca-Cola normal ou Zero.

Meia hora depois, passaram perguntando se queríamos café ou chá.

Bem, com relação à minha impressão, eu sou um ferrenho crítico dessa ideia de que companhia aérea tem que oferecer comida em voos. Na minha opinião, o negócio dela é me levar em segurança e pontualidade do ponto A ao ponto B. Assim, sempre vou achar positivo e válido o oferecimento de lanches gratuitos, mesmo quando sejam simples.

Entretenimento de bordo

Não havia entretenimento a bordo. O passatempo oferecido era a revista da companhia (escrita em italiano e inglês) e um catálogo de compras. Portanto, levem seus equipamentos eletrônicos, livros, revistas, etc., caso queiram se distrair, até porque o voo é de quase quatro horas.

Entretenimento sempre é algo que eu preso bastante porque eu não consigo dormir em voos, pois tenho um certo medo de voar. Mas, justamente pra não depender da existência de entretenimento de bordo, eu sempre levo comigo o celular, obviamente, e um leitor de livros digitais.

Chegada

Como falei no início, cheguei a Moscou pelo aeroporto Sheremetyevo (SVO) com atraso porque saímos de Roma uma hora mais tarde do que o previsto por dois motivos: o atraso no embarque e o não embarque de um passageiro, o que ocasionou a procura e retirada da sua mala do avião.

A retirada da bagagem foi realizada após a imigração e, por conta disso, não tenho como avaliar a celeridade da empresa na disponibilização das malas porque, quando passei pela imigração (o que demandou tempo), elas já estavam disponíveis na esteira. Não tive incidente algum com a mochila.

Conclusão

Bem, na minha opinião, vale a pena voar pela Alitalia tanto pelo serviço no geral oferecido pela companhia quanto pela parceria que ela possui com a GOL e com outras aéreas pelo mundo.
O ponto forte dela é justamente essas parcerias e os diversos destinos dentro e fora da Europa, sem conexão, diretamente de Roma.

A partir do valor que paguei pela passagem (apenas 12.500 milhas), acredito que o serviço foi bem adequado e certamente voltaria a voar pela Alitalia.

Publicado por

Marcel Bruzadin

Marcel

  • Estevão Busato

    Gostei da Alitalia. A “italianada” de bordo foi simpática e, o melhor de tudo, não economizam no vinhote.
    Vai virar uma Ferrari do ar com o Luca di Montezemolo no comando… kkkk

  • Thiago Barbosa

    Aproveitando, tenho um bilhete emitido com as milhas Smiles para voa Alitalia MADrid – Roma..Porem a Alitalia não me permite fazer o check in online, por eu ter comprado por meio do smiles. Provavelmente vou perder meu voo, pois chego em Madrid de outro voo faltando 1:30 para saida do meu voo Madrid- Roma. A intençao era ir direto pro portao de embarque, ja que não tenho malas. O que eu faço????

    • Jonathan Kenji Hirakawa

      Entre em contato com o atendimento da Alitalia no Brasil e explique a sua situação (11 3958-7959/21 3500-8998). Eu já fiz check-in na TAM pelo telefone uma vez em que tive um erro no site, talvez a Alitalia faça algo diferente ou até mesmo ofereça outra solução.

      É válido lembrar que a rigor não é necessário (em voos domésticos) chegar com antecedência maior do que 1 hora, além disso quando se chega em cima da hora toda companhia aérea te coloca como prioridade e você consegue despachar a bagagem sem muito estresse, além do fato de o check-in ser feito nos mesmos guichês de despacho de bagagem em geral.

      Além disso tenho conhecidos que já tiveram problemas de perder um voo da Alitalia por estarem em conexão e a companhia cobrou uma multa deles, informando que para não pagarem essa multa deveriam comunicar à Alitalia que estavam vindo de outro voo para que a companhia ficasse ciente de possíveis atrasos.

      Bem, esclarecido isso só posso te desejar boa viagem. 😉

      • Thiago Barbosa

        Obrigado Jonathan, mas ja entrei em contato com a alitalia diversas vezes, por telefone, facebook inbox e por meio do reclame aqui, expliquei todo meu caso e eles ensistem em dizer que não podem fazer nada! que o check in estara liberado 3 horas antes do voo. o duro que chegarei em madrid pelo terminal 4 e embarcarei no terminal 1 . entao 1 hora e meia é inviavel para sair do avião, fazer a imigração e se dirigir até o terminal 1 para fazer o check in ( o check se encerra com 1 hora antes de partir o voo ) pedi pra falar com um supervisor mas sempre o mesmo atendente rafael insiste em dizer que é este o procedimento. unica e exclusivamente por eu ter comprado pelo Smiles. Senão eu poderia fazer o check in online com 2 dias de antecedencia. Conclusão, entrei no procon, mas como meu voo já é dia 12/03 não terei tempo pra que sai o processo. Se perder o voo entrarei na justiça.

  • Daniel

    Fiz um voo com a Alitalia de Veneza pra Roma e achei muito bom. Pouco mais de uma hora de voo e serviram sanduíche, bebidas quentes e frias. Excelente serviço.

  • Paulo Tasso Diniz Filho

    Não sei como são os voos internos na Europa, mas a rota GRU-FCO com a Alitalia foi uma das viagens mais desconfortáveis que já tive. Eles usam Boeing 777-200 bem surrado, e o pior é aquela configuração 3-4-3 na econômica que te obriga a fazer uma viagem de 12 horas em uma poltrona de tamanho semelhante ao da Gol/Tam nos voos internos aqui no Brasil. Nesse ponto outras empresas em que fiz viagens internacionais são mais justas e oferecem poltronas maiores na econômica.

    • Bruno Becker

      em compensação o voo GIG-FCO com os novos Airbus A330 foi muito confortável e tranquila…..

      • Salvatore Carrozzo

        Verdade, já fiz GIG FCO no airbus e foi bom.

  • Glauco

    Viajei pela Alitalia de Madrid para Roma, com passagem emitida pelos Smiles e achei muito bom o serviço da empresa.

  • Jonatas Elias

    Uma noite em Moscow por 250 EUR, troco fácil kkkk.

    • Diógenes

      Ele teria uma noite a menos em Moscou.

  • Sílvio Carneiro

    Fiz CDG-FCO pela Alitalia em executiva. Funcionou tudo redondinho. Depois fiz FCO-GIG tb em executiva. Farei de novo este trecho. Tenho a expectativa de que vai funcionar como da última vez.

  • NEGUINHO

    VOU DE SP A ROMA DE ROMA A PRAGA SEMANA QUE VEM.

  • Mauricio Almeida

    Smiles cancelando as emissões de 12.500 da Alitalia entre as cidades da europa em 3,2,1 … após essa reportagem. Quem quer apostar? rsrsrs

  • Deyvisson F. R. Almeida

    Ebaaa, vou pegar vôo de roma para moscou também. Emiti pela Smiles por 35 mil 😀

  • Zé Neto

    Pior companhia pela qual já viajei: emitiram os bilhetes com erro, destruíram a minha mala, os comissários são mal humorados e mal educados, os aviões são velhos. Alitalia é o lixo da aviação civil européia.

  • Laydiane Biajoni

    Minha experiência com a Alitalia não foi tão prazerosa quanto a sua. Comprei no balcão do aeroporto de Roma (Fiumicino) uma passagem para Milão pelo excelente custo x benefício (à primeira vista) comparado ao valor da passagem de trem. Ao desembarcar em Milão (Linate), minha mala novíssima estava destruída, toda remendada com fitas de lacre. Nunca entenderei o que aconteceu com ela: arranhada e quebrada em várias partes. Nem reconheci! Só tirei da esteira pq foi a que sobrou…!
    Imediatamente fui atendida pelo serviço de bagagens, conferimos o conteúdo e constatamos que nada faltava. Foi impresso um documento me orientando a comprar uma mala nova e apresentar o recibo no balcão da Alitália em Fiumicino, para onde voltaria em 7 dias.
    Apesar de não conseguir comprar uma mala do mesmo padrão – por falta de recursos – apresentei o recibo de valor inferior em Roma, esperando ser ressarcida.
    No entanto, a Alitália afirmou que essa medida não existia, que eu deveria pedir o ressarcimento no site. No próprio aeroporto, acessei a internet e preenchi um formulário gigante pelo celular.
    Ao chegar no Brasil, recebi um e-mail da empresa dizendo que meu prazo teria expirado. Eles consideram 7 dias e receberam minha solicitação no 8º (tinha passado das 0:00hs).
    Enviei cópia do documento emitido com as orientações dadas em Linate, mas eles copiaram e colaram a última (e única!) resposta. Fora do prazo.
    Fiquei muito frustrada com a situação. Perdi uma mala com valor três vezes superior ao do recibo que eles não quiseram ressarcir e o SAC da empresa se limitou a teclar “ctrl+c”, “ctrl+v” em resposta aos meus argumentos.

  • C.a. Souza

    Ligue para a companhia e marque pelo tel

  • C.a. Souza

    Voei pela Alitalia em 09/11/2015 de Paris a Roma e achei a companhia bem agradável, também paguei 12.500 milhas pelo smiles, e na volta ao Brasil em 11/11/2015 fiz o voo Roma/GRU na executiva por 80.000 milhas smiles e o.serviço foi maravilhoso.

  • Thiago Xavier

    Muito bom este review. Recentemente eu viajei de Nice (FR) até Roma. Gostei da experiência, me pareceu um voo normal, tipo esses domésticos que temos no Brasil. Comprei também por 12.500 Smiles, achei uma ótima opção por causa das milhas e para evitar ir de LowCoast, que são todas cheia de frescuras. O único problema foi na hora do despacho de malas, eu tinha duas bagagens e uma mochila, que não ultrapassavam 13Kg, mas eu tinha direito de despachar apenas 1 volume (diferente das cias no Brasil). Peguei minha mochila, coloquei dentro da mala menor e fui com ela como bagagem de mão. Depois não tive mais problemas!

  • Matheus

    Prezo do verbo prezar é com “z”. ”Entretenimento sempre é algo que eu *preso* bastante porque eu não consigo dormir em voos”.

  • Jonathan Kenji Hirakawa

    Thiago, tenta o atendimento da Alitalia europeu, como o Andrew já sugeriu, se souber italiano o ideal é ligar para lá mas pode tentar o atendimento em inglês mesmo, já que eles disponibilizam essa opção.

    Não custa tentar negociar, né?

  • Zé Neto

    Exatamente como aconteceu comigo. São ums pilantras.

    • Laydiane Biajoni

      Por péssimo atendimento, perderam dois cliente, não é?!

  • Camila Mattos

    Silvio, na executiva sempre funciona bem rsss. Com exceção da Taag que consegue ser pior que a econômica da SA, acredito que as demais são muito boas.

  • joao

    Entre com uma ação de indenização contra a Alitalia Brasil no Juizado Especial da sua cidade. Esse documento que vc preencheu em Milão é prova irrefutável, vc vai ganhar a causa com certeza. Vc mesma pode ir ao juizado, não é preciso advogado

    • Laydiane Biajoni

      Obrigada pela dica! Na época, por problemas pessoais que exigiam minha atenção, desisti de entrar com uma ação. Vou ver se ainda dá tempo! Abcs!

  • Metendo a Real

    É pq vc não conheceu a antiga Iberia…seeenhooor que tristeza…