Dez situações que odiamos quando viajamos de avião e dicas para evitá-las
Dez situações que odiamos quando viajamos de avião e dicas para evitá-las
Estamos no fim das férias escolares, período de alta temporada para o turismo, em que muitos brasileiros viajam de avião. Nessa época, o cenário dos aeroportos muda radicalmente. Diminui o número de executivos engravatados e aumenta consideravelmente o número de famílias com crianças, bebês de colo e também de idosos. Junto com o maior movimento, aumentam também os problemas enfrentados por quem viaja de avião.
Listamos 10 dos problemas mais comuns enfrentados pelos passageiros de avião e apresentamos algumas dicas sobre como evitá-los, quando isso for possível. Confira!
10 situações que odiamos quando viajamos de avião
- Ter que pagar valores exorbitantes para alterar ou para cancelar uma passagem. Comprar um bilhete aéreo é uma decisão de alto risco. Isso porque, se houver um imprevisto, provavelmente custará muito caro cancelar ou alterar o voo. A diferença pode chegar a 20 vezes o valor da passagem. Confira as dicas do Melhores Destinos para evitar esse problema.
- Filas… Fila para o check-in, fila para o embarque, fila para usar o banheiro, fila para o táxi… o viajante costuma penar em filas enormes e, muitas vezes, desorganizadas. O problema se repete mesmo nas posições exclusivas para prioridades e para passageiros frequentes. Utilize sempre que possível o check-in eletrônico ou totens de autoatendimento e tenha calma para enfrentar as inevitáveis filas.
- Chegar pontualmente ao aeroporto e descobrir que seu voo está atrasado. Pior ainda, ser vítima de overbooking ou ter o voo cancelado ou alterado sem aviso prévio. Já passou por essa situação? Confira as dicas do Melhores Destinos para evitar esse problema.
- Descobrir que não há disponibilidade de janela, corredor ou assentos reclináveis. Ou, pior ainda, não poder viajar junto com a família. Com as poltronas cada vez mais apertadas, quem viaja na poltrona do meio, nas fileiras cujo o assento não reclina (última fileira e antes da saída de emergência), ou próximo aos banheiros, sofre demais. Voos lotados são problema para quem quer viajar junto em família. Evite essas situações reservando gratuitamente o seu assento no momento da compra, no site da empresa aérea. Não deixe para escolher o seu assento no check-in! Se tiver dúvida sobre a posição dos assentos na aeronave, utilize o Seatguru.
- Não encontrar espaço para sua mala na cabine ou ser obrigado a despachá-la. Ainda pior é perceber que dezenas de pessoas no avião levaram na cabine malas maiores do que a sua, ocupando todo o espaço do compartimento superior. As vítimas costumam ser os passageiros que embarcam no final, em voos que estão lotados. Confira o que pode ser levado na cabine e, quando o voo estiver lotado, procure utilizar o espaço embaixo da poltrona para acomodar bagagens menores.
- Serviço de bordo aquém do esperado. O serviço de bordo é um dos passatempos preferidos dos brasileiros. Mas esse tema costuma ser alvo de controvérsia, seja pela pouca generosidade ou pela má qualidade do que às vezes é oferecido a bordo. Pior ainda é quando o item desejado do cardápio não está disponível para compra ou se o comissário de bordo não tem troco e você fica sem poder lanchar mesmo pagando! O ideal é levar um pequeno lanche para o seu voo e não depender exclusivamente do que a companhia aérea vai oferecer.
- Turbulências ou manobras que causem sensação de desconforto. Além de ser desagradável, deixa as pessoas que tem medo de avião em pânico. Igualmente ruim é quando o piloto simplesmente esquece o aviso de atar os cintos ligado por horas, obrigado passageiros e comissários a ficar plantados nos assentos o voo inteiro, sem que ocorra nenhum tremor.
- Comissários mal humorados, truculentos ou com aquele sorriso falso. Tudo bem, não deve ser muito fácil ser comissário de bordo… Mas é muito desagradável estar preso num avião e ter que lidar com uma tripulação encruada, agressiva ou com má vontade. Uma minoria que não compromete a imagem da classe, mas que às vezes tira do sério os passageiros.
- Pessoas incômodas, inconvenientes ou mal educadas sentadas próximo a nós: passageiros que conversam alto ou que são grosseiros, viajantes com desodorante vencido ou com flatulência, passageiros bêbados, crianças hiperativas acompanhadas de pais negligentes, bebês chorando alto… A lista parece interminável, tanto que foi criado um blog, chamado Passenger Shaming, que denuncia passageiros em situações constrangedoras: https://www.facebook.com/PassengerShaming
- Bagagens extraviadas, danificadas ou perdidas… um verdadeiro pesadelo durante uma viagem, especialmente porque as empresas aéreas insistem em oferecer indenizações irrisórias e em manter prazos absurdos para a devolução das malas. Confira as dicas do Melhores Destinos para evitar esse problema.
Já enfrentou essas ou outras situações desagradáveis em uma viagem? Faltou algum item nessa lista? Comente e compartilhe a sua experiência.
Gostou desse post? Então confira outras dicas interessantes no post “Os 10 mandamentos do viajante de avião”