Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais, já está aberta para os turistas
Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais, já está aberta para os turistas
Tiradentes, uma das mais encantadoras cidades históricas de Minas Gerais, já está aberta para o turismo. Tiradentes reabriu as atividades turísticas e comerciais seguindo protocolos do programa Minas Consciente, que engloba todo o estado de Minas Gerais e dá diretrizes para reabertura de diversos setores, entre eles o setor turístico. O decreto de reabertura, publicado pela Prefeitura de Tiradentes, autoriza somente o funcionamento de estabelecimentos que tenham o alvará covid-19 e o selo Estabelecimento Seguro, cumprindo assim as normas e diretrizes de segurança estabelecidas pelo município.
Entre as principais medidas de segurança adotadas pelo seguimento turístico da cidade de Tiradentes, estão a ocupação máxima de 50% dos meios de hospedagem, restaurantes e bares; distanciamento social em todos os ambientes; uso obrigatório de máscara; e disponibilização de álcool gel 70%. Eventos e atividades com aglomeração seguem proibidos na cidade. Vale dizer que Tiradentes está atualmente na classificação de “onda amarela” do estado de Minas Gerais, o que já permite a reabertura de bares e restaurantes, estabelecimentos que seguiram fechamos no início da reabertura da cidade.
As medidas de segurança também são de responsabilidade dos turistas. Segundo o protocolo do Minas Consciente, “se um hóspede tiver suspeita ou for diagnosticado para covid-19 durante a hospedagem, será necessária a notificação ao município, para tomada de medidas adequadas, não se recomendando a saída do quarto até o cumprimento do período de isolamento (10 dias, contados a partir da data do início dos sintomas, além de mais 72h até a completa melhora dos sintomas)”. O hóspede também deve ser responsável pelo carregamento da própria bagagem, assim como cumprimento de todo o protocolo de segurança previsto pelo Minas Consciente (que deve ser enviado a todos os hóspedes no momento da reserva da hospedagem).
Tiradentes recebe os viajantes com belos dias de descanso. A cidade é linda, tranquila, bem pequenina e sem muitas obrigações turísticas a cumprir. O conjunto de fatores perfeito para quem deseja se desconectar para curtir momentos de puro deleite em meio a paisagens encantadoras e casarões coloniais apaixonantes. E tudo regado ao melhor da tradição mineira e um delicioso roteiro gastronômico! Convidativa ao deleite e à arte de flanar, Tiradentes é destino para quem busca os pequenos prazeres da vida e um bom descanso depois da quarentena.
Em Tiradentes o ritmo é bem mais lento. As atrações não são muitas e tudo está bem concentrado no Centro Histórico. Aproveite os dias na cidade para vivenciá-la e não apenas para cumprir metas turísticas. Vista um calçado confortável, percorra as ruas de pedra e aproveite cada esquina. Vale, inclusive, uma visita à vizinha Bichinho e uma passadinha em São João del Rei, cidade que compartilha a mesma história de Tiradentes. Se estiver com tempo e disposição, estique a viagem e conheça também as pequeninas Lavras Novas, Santa Bárbara, Catas Altas, Marinana, Congonhas, além do lindíssimo Santuário do Caraça.
Diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas é importante ressaltar que você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso!
Leia também: