logo Melhores Destinos

Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais, já está aberta para os turistas

Monique Renne
Monique Renne
26/08/2020 às 17:56

Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais, já está aberta para os turistas

Tiradentes, uma das mais encantadoras cidades históricas de Minas Gerais, já está aberta para o turismo. Tiradentes reabriu as atividades turísticas e comerciais seguindo protocolos do programa Minas Consciente, que engloba todo o estado de Minas Gerais e dá diretrizes para reabertura de diversos setores, entre eles o setor turístico. O decreto de reabertura, publicado pela Prefeitura de Tiradentes, autoriza somente o funcionamento de estabelecimentos que tenham o alvará covid-19 e o selo Estabelecimento Seguro, cumprindo assim as normas e diretrizes de segurança estabelecidas pelo município.

Entre as principais medidas de segurança adotadas pelo seguimento turístico da cidade de Tiradentes, estão a ocupação máxima de 50% dos meios de hospedagem, restaurantes e bares; distanciamento social em todos os ambientes; uso obrigatório de máscara; e disponibilização de álcool gel 70%. Eventos e atividades com aglomeração seguem proibidos na cidade. Vale dizer que Tiradentes está atualmente na classificação de “onda amarela” do estado de Minas Gerais, o que já permite a reabertura de bares e restaurantes, estabelecimentos que seguiram fechamos no início da reabertura da cidade.

Reabertura Tirandentes

Tirandentes

As medidas de segurança também são de responsabilidade dos turistas. Segundo o protocolo do Minas Consciente, “se um hóspede tiver suspeita ou for diagnosticado para covid-19 durante a hospedagem, será necessária a notificação ao município, para tomada de medidas adequadas, não se recomendando a saída do quarto até o cumprimento do período de isolamento (10 dias, contados a partir da data do início dos sintomas, além de mais 72h até a completa melhora dos sintomas)”. O hóspede também deve ser responsável pelo carregamento da própria bagagem, assim como cumprimento de todo o protocolo de segurança previsto pelo Minas Consciente (que deve ser enviado a todos os hóspedes no momento da reserva da hospedagem).

Tiradentes recebe os viajantes com belos dias de descanso. A cidade é linda, tranquila, bem pequenina e sem muitas obrigações turísticas a cumprir. O conjunto de fatores perfeito para quem deseja se desconectar para curtir momentos de puro deleite em meio a paisagens encantadoras e casarões coloniais apaixonantes. E tudo regado ao melhor da tradição mineira e um delicioso roteiro gastronômico! Convidativa ao deleite e à arte de flanar, Tiradentes é destino para quem busca os pequenos prazeres da vida e um bom descanso depois da quarentena.

Reabertura Tiradentes

Santuário do Caraça

Em Tiradentes o ritmo é bem mais lento. As atrações não são muitas e tudo está bem concentrado no Centro Histórico. Aproveite os dias na cidade para vivenciá-la e não apenas para cumprir metas turísticas. Vista um calçado confortável, percorra as ruas de pedra e aproveite cada esquina. Vale, inclusive, uma visita à vizinha Bichinho e uma passadinha em São João del Rei, cidade que compartilha a mesma história de Tiradentes. Se estiver com tempo e disposição, estique a viagem e conheça também as pequeninas Lavras NovasSanta BárbaraCatas AltasMarinanaCongonhas, além do lindíssimo Santuário do Caraça.

Diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas é importante ressaltar que você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso! Veja como está a reabertura dos destinos nacionais.

Leia também: