Imperdível! 24 pontos turísticos do Brasil para você conhecer
Imperdível! 24 pontos turísticos do Brasil para você conhecer
Viajar pelo Brasil é poder ter contato com a natureza, cultura e história de diferentes formas! Com uma infinidade de pontos turísticos no Brasil, é possível encontrar opções de atrações para todos os gostos e bolsos. Por isso, separamos 24 pontos turísticos para conhecer no Brasil!
Quem sabe você já aproveita esse post com lugares e cidades turísticas para decidir onde passar o Carnaval ou feriados de 2023? Aproveita!
Veja também:
Os 22 melhores destinos do mundo para visitar em 2022 – dois ficam no Brasil!
Ranking elege as 10 melhores atrações turísticas do mundo – uma fica no Brasil!
Pontos turísticos do Norte do Brasil
Teatro Amazonas, Manaus, Amazonas
Construído em 1896, o Teatro Amazonas é um dos cartões-postais de Manaus. É um edifício imponente tanto em seu interior como no exterior. Fazer a visita guiada por dentro do teatro é a melhor pedida para conhecer a história que envolve essa bela construção, símbolo da riqueza do látex.
Encontro das Águas, Manaus, Amazonas
O Encontro das Águas é um fenômeno que acontece no Amazonas após a confluência do Rio Solimões, de água barrenta, com o Rio Negro, de água escura. Durante um trecho de seis quilômetros (que chega a 22km em algumas épocas), os dois rios ficam lado a lado sem misturar suas águas, devido às diferentes densidades e velocidades. É um cenário muito interessante para observar, tirar fotos e contar história.
Monte Roraima, Roraima
O Monte Roraima fica na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, então a trilha acaba sendo dividida entre os três países. No caminho há cachoeiras, piscinas naturais, vales de cristais e montanhas. Não é possível fazer o trekking por conta própria, sem guia ou agência. Você pode escolher uma empresa brasileira ou venezuelana para apoio na jornada. Ah, e tem um detalhe: apesar de ser um dos principais destinos de turismo em Roraima, o monte não pode ser acessado a partir do Brasil. A cidade mais próxima é Santa Elena de Uairén, na Venezuela.
Pontos turísticos do Nordeste do Brasil
Lençóis Maranhenses, Maranhão
A areia branca e fina marca o paradisíaco caminho percorrido pelos viajantes em meio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As lagoas de água doce entre as dunas formam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses. Localizados no noroeste do Maranhão e distantes 250 km da capital São Luís, os Lençóis Maranhenses atraem turistas em busca do fenômeno único das lagoas interdunares à beira-mar.
Confira aqui ingressos para passeios disponíveis nos Lençóis Maranhenses.
Pelourinho, Salvador, Bahia
É o coração da Bahia e o centro da cultura africana no Brasil. Visitar Salvador e não visitar o Pelourinho é imperdoável! O lugar é cheio de casarões coloridos, igrejas, lojas e restaurantes; também há muitas praças escondidas, onde ocorrem shows, mas só quem é da região conhece direito. Carros não entram nessa parte da cidade e só é possível circular a pé – na verdade, é bem melhor assim.
Confira aqui os ingressos disponíveis para passeios em Salvador.
Baía do Sancho, Fernando de Noronha, Pernambuco
Ela é considerada a praia mais bonita do Brasil, e não é pra menos. Curtindo a visão panorâmica, observando a cor da água e seus arredores, é impossível não ficar extasiado. O acesso é complicado, mas vale cada degrau descido! Antes ou depois de descer para a Baía do Sancho, faça uma trilha para observar a Baía dos Porcos e o Dois Irmãos. É dali que se faz a foto mais famosa da ilha de Fernando de Noronha!
Confira aqui o ingresso para o passeio pela Baía do Sancho.
Centro histórico de Porto Seguro, Bahia
O Centro Histórico de Porto Seguro é um ótimo passeio e visita imperdível para quem está na Costa do Descobrimento. O local marca o ponto onde nasceu a cidade e reserva belos cenários para os turistas que desejam ir um pouco além do mar. A visita ao Centro Histórico de Porto Seguro pode ser feita por conta própria e também com a ajuda de guias, que enriquecem a visita com informações sobre como aconteceu a conquista do Brasil pelos portugueses e como surgiu Porto Seguro. Se você é do time que gosta de ir fundo na história, vale contratar um guia no local.
Confira aqui o ingresso para o passeio do Centro Histórico de Porto Seguro.
Piscinas naturais de Porto de Galinhas, Ipojuca, Pernambuco
Porto de Galinhas é um distrito localizado na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, a cerca de 60 km do Recife. A vila é um dos melhores destinos de praia não apenas do Nordeste, mas do Brasil. Não é preciso dizer muito para explicar o lugar: suas praias, caracterizadas pelas águas verdes e pelas piscinas naturais, saltam aos olhos e arrancam elogios dos mais descrentes. O distrito tem a facilidade de estar próximo do Aeroporto Internacional do Recife, fato que facilita muito a chegada a Porto de Galinhas. Suas águas mornas e agradáveis em todo o ano convidam para um mergulho e têm potencial para conquistar pessoas de todas as idades.
Confira aqui o ingresso para a excursão a Porto de Galinhas.
Pontos turísticos do Centro-Oeste do Brasil
Chapada dos Veadeiros, Goiás
A Chapada dos Veadeiros é um convite irrecusável aos amantes do ecoturismo. A região, que engloba oito municípios do interior de Goiás, tem como principais bases de apoio para os turistas a cidade de Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante. Grande parte das atrações da região está concentrada nas três localidades, entre elas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e quedas d’água espetaculares, como a Cachoeira Santa Bárbara, que se tornou famosa pela água em tons de azul Caribe. Não faltarão opções de banho nos dias em que você estiver por lá.
Confira aqui o ingresso para a excursão à Chapada dos Veadeiros.
Gruta do Lago Azul, Bonito, Mato Grosso do Sul
A Gruta do Lago Azul é um dos símbolos de Bonito, um lugar imperdível para visitar e, consequentemente, se encantar. Depois de descer muitos degraus, observar estalagmites e estalactites (formações que levam milhares de anos para se formar), chega-se ao lago azul, famoso ponto turístico e histórico da cidade. A verdade é que na maior parte do ano os turistas não podem ver o lago tal como aparece nos cartões-postais. É incontestável sua coloração linda e azulada, mas apenas entre dezembro e janeiro, pela manhã, é que o sol incide diretamente no lago, deixando sua cor ainda mais intensa e extasiante.
Confira aqui o ingresso para a visita guiada na Gruta do Lago Azul.
Pantanal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Diante de tanto verde, em uma viagem como essa uma coisa é certa, você verá dezenas de animais do Pantanal! Na região há pelo menos 4,7 mil espécies, sendo 3,5 mil de plantas, 650 de aves, 124 de mamíferos, 80 de répteis, 60 de anfíbios e 260 espécies de peixes de água doce, conforme o instituto SOS Pantanal. Dentre elas, algumas estão em risco de extinção e você só as verá por lá.
Confira aqui o ingresso para o safari no Pantanal do Mato Grosso.
Caverna Aroe Jari, Chapada dos Guimarães, Mato Grosso
O Complexo de Cavernas Aroe Jari oferece muito contato com a natureza e belas paisagens ao viajante. Para conhecer as cavernas é preciso pagar uma taxa para a propriedade particular, mas vale a pena. Aroe Jari, que significa morada das almas, foi catalogada como a maior caverna de arenito do Brasil. Além dela, no passeio é possível conhecer a belíssima Lagoa Azul, em uma gruta que brota no meio da rocha.
Catedral Metropolitana de Brasília, Distrito Federal
Os 16 arcos de concreto – idealizados por Oscar Niemeyer – formam uma nave espacial prestes a levantar voo. A leveza da estrutura toda branca e as quatro estátuas dos evangelistas (com 3m de altura) anunciam o interior grandioso da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília. Todo turista, ao entrar pela primeira vez no túnel, sempre será tomado pela emoção de avistar os vitrais coloridos iluminados pelo sol no interior.
Confira aqui o ingresso para o tour panorâmico em Brasília.
Pontos turísticos do Sudeste do Brasil
Cristo Redentor, Rio de Janeiro
O Cristo Redentor é o principal cartão-postal do Rio de Janeiro. Inaugurado em 12 de outubro de 1931, a estátua de braços abertos para a Baía de Guanabara completou 90 anos em 2021. Com 38 metros de altura (incluindo o pedestal de 8 metros) e 1.145 toneladas, a atração turística está localizada no alto do morro do Corcovado e foi eleita uma das 7 maravilhas do mundo!
Confira aqui o ingresso para o tour completo no Rio de Janeiro, com entrada para o Cristo Redentor e o Bondinho Pão de Açúcar.
Pão de Açúcar, Rio de Janeiro
O Pão de Açúcar é um dos cartões-postais do Rio de Janeiro e do Brasil pelo mundo afora e uma atração imperdível para pessoas de todas as idades e gostos que visitam a cidade. Localizado no bairro da Urca, às margens da Baía de Guanabara, o morro batizado de Pão de Açúcar em conjunto com o Morro da Urca oferece uma das vistas mais lindas da cidade e faz parte do patrimônio da Unesco na cidade.
Confira aqui o ingresso para o tour completo no Rio de Janeiro, com entrada para o Cristo Redentor e também para o Bondinho Pão de Açúcar.
Parque do Ibirapuera, São Paulo
No meio da selva de pedra, o Parque do Ibirapuera – Ibira para os mais íntimos – reluz como uma grande área verde. Para muitos é o pulmão da capital paulista. Inaugurado em agosto de 1954, durante as comemorações dos 400 anos de São Paulo, o espaço abriga museus, planetário, restaurantes e muita área para prática esportiva. Chega a receber 150.000 visitantes por final de semana, cerca de 15 milhões de visitas por ano.
Avenida Paulista, São Paulo
A Avenida Paulista, inaugurada no final do século XIX, já foi reduto de grandes mansões de barões do café. Hoje, pouco sobrou daquele tempo e as ruas são dominadas por arranha-céus empresariais, espaços culturais, centros comerciais, parques e muitos bares e restaurantes. Na Avenida Paulista, a vida pulsa intensamente. Não importa a hora em que você tente percorrê-la, ela nunca estará vazia. Você ainda arrisca cruzar com uma grande manifestação, um show ou até uma maratona. Ela é um dos pontos mais seguros da cidade para passear, por isso, aproveite!
Centro histórico de Ouro Preto, Minas Gerais
Ouro Preto já foi palco da incessante corrida em busca de ouro e intenso trabalho de pessoas escravizadas. Hoje, a cidade resguarda parte importante da história do Brasil e recebe milhares de visitantes em busca de algumas das mais belas atrações turísticas de Minas Gerais. Aproveite os dias em Ouro Preto para se aprofundar na história, arte e culinária mineira. O pacote de maravilhas de Ouro Preto só é completo com tudo junto! Viajar para Ouro Preto é abrir os olhos para o Brasil. A cidade ensina a todo momento como foi construído o país, e cada cantinho da encantadora cidade mineira é especial.
Confira aqui o ingresso do tour em Ouro Preto.
Lago de Furnas, Capitólio, Minas Gerais
O Lago da Represa de Furnas ganhou fama de “mar de minas” e a grandiosidade de suas águas, com 1440 km² de área, faz mesmo dele um lugar espetacular. As principais atrações do Lago de Furnas são os Cânions de Capitólio, a Cachoeira Lagoa Azul, a Cachoeira Cascatinha, a Cachoeirinha da Ilha e o Vale dos Tucanos. Aproveite um belo dia de sol e siga para um delicioso banho nas águas do “mar de Minas”.
Pontos turísticos do Sul do Brasil
Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Paraná
Foz do Iguaçu, localizada no Paraná, é uma cidade cheia de atrações e que tem a honra de guardar um dos mais belos espetáculos da natureza na Terra, as Cataratas do Iguaçu. Todo o crédito pertence ao Rio Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina, e presenteia ambos os países com as Cataratas — um cenário natural perfeito, com as mais lindas quedas d’água do planeta.
Confira aqui o ingresso para as Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro.
Jardim Botânico, Curitiba, Paraná
Principal cartão-postal da capital paranaense, o Jardim Botânico de Curitiba faz parte do imaginário de todo turista que já pensou em ir à cidade. Muito provavelmente esse será o primeiro objetivo dos visitantes que chegam por lá. E a razão é fácil de entender: o Jardim Botânico é um dos mais belos parques da cidade, além de oferecer o maravilhoso visual da estufa de vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
Confira aqui o ingresso para um tour panorâmico por Curitiba.
Dunas da Joaquina, em Florianópolis, Santa Catarina
A Joaquina é uma das melhores praias de Floripa! Ela tem dunas, ondas fortes para os surfistas e, dependendo das condições do mar, pode ter um trecho mais calmo para quem está com crianças — tudo depende da localização em que você decidir curtir o mar. O local é frequentemente utilizado para campeonatos de surf por causa das ondas fortes e conta com o apoio de guarda-vidas.
Confira aqui o ingresso para um passeio pela Praia da Joaquina.
Cascata do Caracol, em Canela, Rio Grande do Sul
O Parque do Caracol ou Parque Estadual do Caracol é uma unidade de conservação que guarda a maior cachoeira do Rio Grande do Sul e um dos maiores pontos turísticos do sul do Brasil. A Cascata do Caracol, que é a maior atração do lugar, tem 131 metros de altura e está cercada por uma mata lindíssima. O parque tem em torno de 100 hectares, 25 deles destinados ao turismo, em Canela.
Confira aqui o ingresso para trilha e Cascata Caracol.
Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul
O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, popularmente conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões, reúne os remanescentes de uma antiga redução jesuítica. O lugar foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, juntamente com as ruínas no lado argentino de San Ignacio Miní, Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto e Santa María Mayor, desde 1983.
Quais outros pontos turísticos do Brasil você incluiria na lista? Pretende conhecer algum desses? Participe nos comentários!