Pesquisa mostra as cidades com o melhor cenário cultural do mundo – tem brasileira na lista!
Pesquisa mostra as cidades com o melhor cenário cultural do mundo – tem brasileira na lista!
Você tem ideia de qual é a cidade mais cultural do mundo? Chutaria Nova York, Londres ou Paris? A revista Time Out fez essa pesquisa com mais de 21 mil moradores de diferentes cidades ao redor do mundo para chegar ao seu ranking final.
Os moradores foram questionados sobre os melhores locais e experiências culturais da sua cidade, avaliando a oferta cultural com base na sua qualidade e acessibilidade – cidades que dão descontos em museus e têm festivais gratuitos, por exemplo ganharam pontos nesse quesito.
As melhores cidades para arte e cultura
Além dos votos dos próprios residentes, os editores da revista também escolheram as cidades mais ligadas à arte e cultura. E, entre os 20 selecionados, tem uma cidade brasileira. Confira o ranking da publicação, que no seu critério escolheu apenas uma cidade por país.
20. Seul – Coreia do Sul
Seul foi uma das quatro cidades incluídas na lista pelos editores da Time Out. O Waterbomb Festival de hip-hop, as visitas aos palácios da cidade sul-coreana (como o Gyeongbokgung) e o ‘casamento entre passado e presente’ foram alguns dos pontos positivos informados pelos especialistas da revista.
19. Amsterdã – Holanda
Apesar dos vários museus na cidade, da vida noturna e dos passeios pelos belos canais, o que os moradores de Amsterdã mais destacaram foi o atual cenário musical da capital holandesa. O Paradiso é hoje considerado o maior espaço cultural da cidade, uma antiga igreja transformada em local de música ao vivo.
18. Mumbai – Índia
Como ainda veremos, a lista das melhores cidades culturais e artísticas é bem variada, com locais do mundo todo. E Mumbai, na Índia, aparece aqui na 18ª colocação. “Mumbai tem instituições culturais atemporais, como o NCPA e o Festival Kala Ghoda, que celebram a arte, a dança e a música da Índia há décadas”, diz o escritor e morador de Mumbai, Soumya Gayatri, segundo a publicação da pesquisa.
O Centro Nacional de Artes Cênicas, o pequeno Teatro Prithvi e o Kala Ghoda Arts Festival também foram lembrados pelos moradores da cidade.
17. Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos
Capital cultural dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi ganhou um lugar na lista pela opinião dos editores da revista, graças principalmente às suas várias galerias de arte e museus. “Para ter uma ideia do velho mundo de Abu Dhabi, o Qasr Al Hosn, edifício de pedra mais antigo da cidade, é imperdível – assim como a Fundação Cultural ao lado, com exposições gratuitas durante todo o ano”, destacou a publicação.
16. Tokyo – Japão
Como bem pontuou a publicação, “é difícil definir ‘cultura’ em Tokyo“. Afinal, a cidade abrange arte digital de alta tecnologia e santuários históricos, shows de sumô, maravilhas arquitetônicas, artes performáticas tradicionais, moda e muito mais. As ofertas culturais da cidade são tão variadas que os moradores não chegaram a um consenso do que é melhor: várias atrações foram apontadas, como o Museu de Arte Mori e o clube de jazz Blue Note.
15. Nova York – Estados Unidos
Com sua ampla variedade de museus, parques e casas de shows, era de se esperar que Nova York também entrasse na lista, mas ela ficou distante do top 10. A Broadway, o Moma, o Central Park e o Brooklyn Museum foram apenas alguns dos lugares lembrados pelos nova-iorquinos, que também elogiaram a abertura, diversidade e variedade do cenário cultural de sua cidade.
Quer viajar mais gastando menos? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca as promoções de passagens aéreas no Brasil e no mundo!
14. São Paulo – Brasil
Chegamos à cidade brasileira mais cultural e artística segundo a pesquisa, São Paulo. A publicação lembra que apenas um passeio pela Avenida Paulista já mostra como a capital tem várias atrações, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), eleito pelos moradores da cidade como o melhor espaço da cidade. A Virada Cultural também foi lembrada pelos na pesquisa, assim como cinemas independentes, teatros e os parques.
Podemos acrescentar também o Parque do Ibirapuera, o Planetário, o Beco do Batman, a Pinoteca e muitos outros locais artísticos da cidade. Se você está querendo visitar a capital paulista, veja nossa lista de hotéis em São Paulo.
13. Marrakech – Marrocos
Marrakech é mais uma cidade que só entrou na lista graças às opiniões dos editores da pesquisa. As galerias de arte, museus e exibições foram alguns dos pontos destacados. “As artes não são uma atividade especializada e elevada em Marrakech; elas são um fio brilhante que atravessa a estrutura da vida”, filosofaram os editores da publicação.
12. Montreal – Canadá
Os festivais de Montreal colocaram a cidade no 12º lugar da lista, com destaques para o ‘Montreal en Lumière’ e o ‘Festival Internacional de Jazz de Montreal’, considerado o maior festival de jazz do mundo. O local de artes cênicas Place des Artes foi nomeado pelos moradores como principal local cultural da cidade.
11. Paris – França
Uma cidade que tem o museu mais visitado do mundo não poderia ficar de fora dessa lista. O Louvre foi avaliado pelos parisienses como o melhor espaço cultural da cidade, mas eles também deram destaque à cena teatral de Paris, à moda e a outros dois locais famosos de arte: o Centro Pompidou e o Palais de Tokyo.
10. Melbourne – Austrália
A cena cultural como um todo fez com que Melbourne aparecesse aqui no top 10 da lista. As vielas cobertas de grafites, o centro artístico da Fed Square, a comunidade próspera de criativos e os eventos anuais como o Moomba foram alguns dos destaques lembrados pelos moradores da cidade australiana.
9. Florença – Itália
A Itália sempre foi berço da arte e entra aqui na lista com Florença, cidade escolhida pelos editores da revista, que destacaram as Galerias Uffizi, o majestoso Duomo de Brunelleschi e as recém-reveladas câmaras “secretas” sob a Capela Medici, que abrigam esboços inéditos de Michelangelo. Além disso, vale ressaltar ainda o bom cenário da arte contemporânea em Florença.
8. Madri – Espanha
Podemos dizer que a capital da Espanha é também uma das maiores capitais artísticas da Europa. O Museu do Prado ganhou o título dos moradores de melhor local de Madri, mas eles lembraram também dos museus Thyssen e Reina Sofía, além do Teatro Real. “A cultura em Madri está mais viva do que nunca”, disse Marta Bac, editora da Time Out Madri. “Os teatros estão cheios novamente, novos espaços culturais estão abrindo, como o Cines Embajadores, e novos festivais estão chegando à cidade”.
7. Viena – Áustria
Repleto de obras-primas de grandes artistas, como Picasso, Monet, Kirchner e Klimt, o ‘The Albertina e Albertina Modern’ foi escolhido pelos moradores como o melhor local de Viena. A força cultural da cidade, no entanto, vem de décadas e séculos atrás, com nomes como Mozart, Beethoven e Schubert. E, claro, a música também foi lembrada na pesquisa, com as óperas e o Donauinselfest, considerado maior festival de música ao ar livre (de graça) do mundo.
6. Edimburgo – Escócia
Edimburgo desbancou Londres para ser o representante do Reino Unido na lista da Time Out, ganhando a nota mais alta dos moradores. O Festival Fringe, o Museu Nacional da Escócia e as Galerias Nacionais da Escócia foram algumas das atrações apontadas na pesquisa, assim como os diversos festivais da cidade, de jazz, artes e livros.
5. Atenas – Grécia
Mais uma cidade na lista que respira cultura e arte desde… sempre! Os habitantes de Atenas elogiam bastante os festivais de verão e os cinemas ao ar livre da cidade, mas o Museu Benaki e o Centro Cultural da Fundação Stavros Niarchos também receberam a aprovação dos moradores. O que eles nomearam como locais culturais favoritos, no entanto, foram a Acrópole e o Museu da Acrópole.
4. Buenos Aires – Argentina
Impossível falar em cultura e arte da capital argentina e não citar os shows de tango de Buenos Aires, mas o que os moradores colocaram como primeiro da lista dos locais favoritos foi o Teatro Colón. As bibliotecas e o bairro de San Telmo, repleto de arte de rua, também receberam menções na pesquisa. Os baixos valores cobrados normalmente para ir nas atrações (muita coisa de graça, como os parques) ajudaram Buenos Aires a ficar na quarta colocação do ranking.
3. Cidade do Cabo – África do Sul
A qualidade das ofertas culturais da Cidade do Cabo fez com que a cidade entrasse no top 3 do ranking da revista Time Out. “Embora a maioria dos visitantes se entusiasme com a beleza natural da Cidade do Cabo, é difícil não se apaixonar pela energia cultural da cidade”, diz o escritor Richard Holmes, morador de Cape Town. “Há uma paisagem teatral próspera, mas é nas artes visuais que a cidade é mais notável. O Museu Zeitz de Arte Contemporânea da África é uma parada obrigatória tanto para a arquitetura quanto para a arte, mas também adoro o cenário das vinícolas da Fundação Norval”.
2. Praga – República Checa
A beleza arquitetônica de Praga e seus vários castelos já fazem da cidade um museu ao ar livre, e não à toa os moradores disseram que o que mais amavam na cultura da cidade era ‘caminhar por aí’. Caminhando, então, é possível conhecer um pouco da história de Praga e chegar o Teatro Nacional, por exemplo. A cidade também ganha pontos devido ao grande número de festivais, balés e óperas, como boa nota no quesito acessibilidade: os moradores não acham tão caro os custos para passear por lá.
1. Cidade do México – México
Os moradores da Cidade do México deram ótima pontuação para a cidade nos dois quesitos principais, tanto pela qualidade como pela acessibilidade do seu cenário cultural.
Para ser considerada a cidade mais cultural do mundo, a Cidade do México teve boas recomendações pela sua cena museológica, que se destaca por exibições e galerias com artefatos astecas, arte popular, pinturas surrealistas e muito mais, com menção principalmente ao Palácio de Bellas Artes e o Museu Soumaya. A arquitetura da cidade, os teatros e os desfiles de rua como o Dia dos Mortos também foram bastante lembrados pelos moradores.
——————————–
O que achou da lista da revista? Concorda com ela ou acha que tem outras cidades mais culturais que deveriam fazer parte do ranking? Deixe seu comentário!