Vai viajar? Conheça os 10 países mais seguros do mundo em 2022
Vai viajar? Conheça os 10 países mais seguros do mundo em 2022
A segurança da cidade costuma ser um motivo importante ao escolher o destino de uma viagem. Afinal, andar tranquilamente na rua e saber que você não corre nenhum risco de ser assaltado ou importunado deixa a viagem bem melhor. Mas você sabe quais são os países mais seguros do mundo? Segundo o relatório 2022 do Índice Global da Paz (Global Peace Index Report 2022), feito pelo ‘Instituto para Economia e Paz’, a maioria dos países mais pacíficos está na Europa.
Para chegar ao resultado, o Instituto leva em conta 23 indicadores qualitativos e quantitativos, considerando fatores como a criminalidade, o acesso da população às armas, o número de pessoas ativas nas Forças Armadas, se há conflitos internos e externos com outros países, o número de homicídios, entre outros.
No geral, as notas são depois divididas em três campos principais: o nível de segurança e proteção social; a extensão do conflito interno e internacional e o grau de militarização do país. A pontuação vai de 1 a 5 e, quanto menor, melhor é a classificação.
Os 10 países mais seguros e pacíficos do mundo
10 – Japão
Já há tempos sabemos que a taxa de criminalidade no Japão é baixa, assim como a taxa de desemprego. Para voltar ao top 10 da lista, o país ficou com 1.336 pontos. Agora que voltou a reabrir totalmente a sua fronteira, o Japão deve ser novamente um destino bastante procurado pelos turistas.
9 – Singapura
Podemos dizer que Singapura está crescendo em vários sentidos: cada vez mais recebendo turistas, com uma economia em ascensão, com uma ótima infraestrutura e com uma segurança que colocou a região na 9ª posição da lista, com 1.326 pontos.
8 – República Checa
A República Checa teve melhora em dois dos três itens principais: ‘militarização’ e ‘segurança e proteção’, ficando com 1.318 pontos. Praga pode ser considerada um museu a céu aberto, e não é à toa que recebe muitos turistas o ano todo: a capital tem ótima infraestrutura, vida noturna animada, boa gastronomia local e muitos lugares para serem visitados.
7 – Eslovênia
A Eslovênia caiu duas posições em relação a 2021, com 1.316 pontos. Montanhas, cavernas, lagos, castelos, campos verdes e muitas construções históricas formam a moldura deste país europeu, conhecido pela ótima qualidade de vida e baixa criminalidade.
6 – Portugal
Com baixo índice de homicídios e crimes violentos, Portugal teve 1.301 de pontuação, quase empatado com o país seguinte, a Áustria. Essa é uma ótima notícia para os brasileiros, que a cada ano procura mais o país europeu para visitar – ou até para morar. E não faltam cidades e regiões para isso, como Lisboa, Porto, Algarve, Cascais, Sintra e outros.
5 – Áustria
Seja no verão ou no inverno, a Áustria oferece atrações para todos os turistas, e de diferentes gostos: seja para quem gosta de esquiar, para quem quer curtir a natureza ou a história do país. A capital Viena é um centro bastante procurado pelos viajantes. Ganhou 1.300 pontos no Índice Global da Paz 2022.
4 – Dinamarca
Com 1.296 pontos, a Dinamarca ocupa a 4ª posição. Apesar de ter melhorado no quesito ‘segurança e proteção’, caiu uma posição no ranking. Esse país escandinavo é um dos mais caros para fazer turismo, mas também um dos mais seguros – seja para fazer uma caminhada ou andar de bicicleta pelas ruas de Copenhague e outras cidades.
Veja também:
– As melhores cidades para andar de bicicleta – tem brasileira no ranking mundial!
3 – Irlanda
Os muitos castelos e as belíssimas paisagens encantam os turistas que visitam a Irlanda, seja em Dublin ou outras cidades. E os visitantes podem se sentir ainda mais seguros ao fazerem uma viagem para o país, sendo que a nota em ‘segurança e proteção’ foi uma das que melhoraram em relação a 2021. No total, ficou com 1.288 pontos.
2 – Nova Zelândia
Com uma economia forte, a Nova Zelândia continua sendo o país mais seguro da Oceania, e o segundo do mundo, com 1.269 pontos. O país que tem o turismo como um dos principais focos melhorou sua pontuação em relação ao último ano, principalmente na taxa de encarceramento, gastos militares e impacto do terrorismo.
1 – Islândia
A Islândia está longe de ser um dos principais destinos turísticos dos brasileiros, mas está sendo bastante procurado pelos europeus. O país, aliás, é um prato cheio para quem deseja ver a aurora boreal.
Com 1.107 pontos (no total de 5), a Islândia foi considerada o país mais seguro do mundo. De um ano para outro, aliás, a Islândia melhorou sua nota em 3,4%. A capital Reykjavik e outras cidades são procuradas por quem gosta de natureza e trilhas.
Cadê o Brasil?
O ranking do Índice de Paz Global elencou 163 países, e a posição do Brasil não é nada boa, ficando apenas na 130ª posição, com 2.465 pontos. O país levou as piores notas nas questões de números de homicídios, população encarcerada, manifestações e crimes violentos, terror político e mortes por conflitos internos.
Apesar de o país ser um grande destino turístico, com praias paradisíacas e atrações imperdíveis em todos os estados, não é segredo de ninguém que segurança não é o forte do Brasil.
Confira a classificação e as notas dos 163 países aqui.
Agora queremos saber de você: já visitou algum desses países e realmente se sentiu seguro? Diz pra gente o que achou e se tem algum outro país ou cidade que você destaca como o mais seguro.