logo Melhores Destinos

Prêmio Melhores Destinos: conheça os melhores programas de fidelidade de bancos de 2022

Daniel Gadelha
03/03/2023 às 10:48

Prêmio Melhores Destinos: conheça os melhores programas de fidelidade de bancos de 2022

Os últimos tempos não foram fáceis para os usuários de programas de fidelidade. Mesmo com algumas poucas mudanças positivas, as mudanças para pior acabam prevalecendo, como alterações de regulamento, problemas no resgate e acúmulo de pontos são só algumas das situações.

Uma forma de se proteger seus pontos ou milhas é acumular em um programa de banco que são mais estáveis e, quando for o melhor momento (aproveitando uma promoção bonificada, claro), transferir para o programa da companhia aérea para resgatar. Mas qual o melhor programa de fidelidade de bancos no contexto atual? Qual vale mais a pena? Essa foi uma categoria inédita no Prêmio Melhores Destinos de 2022!

Melhores programas de fidelidade de bancos 2022

A votação teve os seguintes critérios: cada leitor votava apenas nos programas que havia utilizado, dando notas para os seguintes itens: facilidade para acumular os pontos, facilidade na transferência, opções de resgate por produtos e serviços, promoções e atendimento.

A Livelo foi eleita pelos nossos leitores como melhor programa de fidelidade de banco, com nota média geral de 7,25. Em segundo lugar, ficou o C6 Bank Átomos, com nota média de 6,79. E, finalizando o TOP 3, o Iupp Itaú com nota média de 6,76. Confira o resultado detalhado!

Vale reforçar que a avaliação foi integralmente feita pelos leitores que votaram na pesquisa e não reflete, necessariamente, a minha opinião e a dos nossos editores.

1° lugar: Livelo

A Livelo teve nota média geral de 7,25 pontos. As notas mais altas foram para acúmulo e transferência de pontos. E, a menor nota, foi na categoria resgate de produtos e serviços, com 7,05 pontos. Mas o programa teve bons resultados em todos os itens avaliados.

Essa é a primeira vez que o Prêmio Melhores Destinos avalia programas de fidelidade de bancos e, não é de admirar, que a Livelo tenha levado a liderança. A empresa em nasceu da parceria entre o Banco do Brasil e o Bradesco em 2016 que unificaram os seus programas de recompensas para oferecer mais opções para acúmulo e resgate de pontos aos seus clientes.

Hoje a Livelo conta com mais de 20 milhões de clientes, é parceira dos principais programas de fidelidade de companhias aéreas e grandes lojas de varejo. Quem acompanha o Melhores Destinos e o Melhores Cartões, sabe que o programa constantemente faz promoções para acúmulo e resgate de pontos.

Por outro lado, a Livelo fez mudanças negativas nos últimos tempos, como aumento da mensalidade dos planos Clube Livelo (inclusive para clientes antigos), dobrou a quantidade de pontos necessária para transferência para o MileagePlus da United Airlines e, aparentemente, encerrou a parceria com o Coopera, o programa de fidelidade da cooperativa Sicoob.

2° lugar: C6 Bank Átomos

No segundo lugar veio o Átomos, programa de recompensas do banco digital C6 Bank. A nota geral média do programa foi de 6,79 pontos, sendo as maiores notas também para acúmulo e transferência de pontos. A nota mais baixa foi para a frequência de promoções.

Embora os pontos Átomos não participem de muitas campanhas de bonificação, uma alternativa é enviá-los sem custo para a Livelo e aproveitar as promoções do programa.

A principal forma de acumular pontos no programa é com o cartão C6 Bank Carbon Mastercard Black, que é uma das 8 opções de cartões de crédito para substituir o cartão Pão de Açúcar após a mudança na regra de acúmulo de pontos do cartão de 1 ponto por real para 2 pontos por dólar.

Porém, o C6 Bank já fez os usuários passarem “perrengue” quando, no final do ano passado, cancelou unilateralmente o cartão e conta de muitos clientes e reduziu o limite de crédito de muitos outros. Outro problema é o estratosférico limite mínimo de transferência de pontos para o TAP Miles&GO de 50.000 pontos, obrigando os clientes a primeiro enviarem os pontos para a Livelo e de lá para o programa português, onde o limite é de apenas 1.000 pontos.

3° lugar: Iupp Itaú

Fechando o TOP 3, o Iupp Itaú teve nota média geral 6,76, apenas 0,03 ponto a menos que o segundo colocado, mostrando que o prêmio foi muito acirrado! A maior nota foi para transferência de pontos, com 7,28 pontos. Todas as demais notas ficaram abaixo de 7. A pior nota foi para promoções, com 6,02 pontos.

O Iupp substituiu o antigo Sempre Presente e chegou com uma plataforma mais completa e intuitiva para o usuário, aberta para todos que quisessem se cadastrar e parceiro de grandes lojas de varejo para acúmulo e resgate de pontos. Atualmente, todos os cartões de crédito do banco Itaú pontuam no Iupp, com exceção dos cartões co-branded.

No entanto, quando pensamos que o Iupp poderia ser mais um grande player no mercado, o programa deu para trás e voltou a ser exclusivo para clientes do banco. Outras funcionalidades, como a venda direta de pontos, também deixaram de ser oferecidas, tornando o programa menos atrativo.

Confira os vencedores nas 15 categorias do Prêmio Melhores Destinos:


E você concorda com o resultado? Comente e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção