Itália suspende temporariamente voos para o Brasil
Itália suspende temporariamente voos para o Brasil
O governo da Itália anunciou que vai suspender todos os voos para o Brasil até 31 de janeiro, bem como impedir a entrada de qualquer pessoa que tenha transitado pelo país nos últimos 14 dias. Além disso, viajantes que já estejam em território italiano e tenham passado pelo Brasil nas últimas duas semanas serão orientados a realizar um exame PCR para Covid-19 ou teste com antígenos.
A preocupação das autoridades e dos cientistas é com uma nova variante que está circulando no Amazonas, que tem mutações parecidas com as identificadas na África do Sul e no Reino Unido. O fato é que os cientistas já identificaram cerca de 800 variantes em todo o mundo, mas essas três ganharam atenção especial por terem se espalhado mais rapidamente que as demais, apesar de não haver comprovação científica de que são mais nocivas que as primeiras cepas.
“É fundamental que nossos cientistas possam estudar em profundidade a nova variante. Enquanto isso, escolhemos o caminho da máxima prudência”, disse o ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, numa rede social.
Restrições para a entrada de brasileiros na União Européia continuam
Atualmente apenas brasileiros com residência na Europa, passaporte europeu, ou com parentesco de primeiro grau com cidadãos do continente estão sendo admitidos de acordo com a política de cada membro do bloco. Alguns casos emergenciais também são avaliados. Ainda não é possível saber quando brasileiros poderão viajar novamente para a Europa sem restrições.
Desde o último dia 15, o Reino Unido também decidiu barrar a entrada de viajantes vindos do Brasil e de outros países, após as autoridades dos dois países decidirem suspender temporariamente os voos.
A Croácia é uma exceção. Como não participa do acordo de Schengen, que trata da livre circulação no bloco, desde julho de 2020 permitiu a entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade, desde que apresentem uma razão válida para visitar o país, que poder ser tanto a negócios quanto a turismo. Já a Turquia revogou todas as restrições de entrada desde 12 de junho, não exigindo visto de brasileiros. Outro país que não mantém restrição para brasileiros é a Irlanda.
Veja a lista de 100 países para onde brasileiros podem viajar em 2021.
Veja também: