Como é pegar um cruzeiro no Porto de Miami

Daniel Akstein Batista
08/10/2022 às 7:00

Também conhecido como ‘a capital mundial dos cruzeiros’, o Porto de Miami, nos Estados Unidos – ou PortMiami, como oficialmente é chamado – é o local de onde parte a maioria dos cruzeiros para o Caribe. As principais companhias de cruzeiro têm seu próprio terminal e a movimentação diária é intensa. No total, mais de 20 companhias e mais de 80 navios viajam para diferentes destinos tropicais da região.

O Porto de Miami é um dos mais modernos e maiores do mundo, recebendo cerca de 4 milhões de passageiros por ano, além de ser bastante usado também para importação e exportação de cargas.

Em 2021, ainda sob o reflexo da pandemia, apenas 252 mil passageiros de cruzeiros passaram pelo Porto de Miami, muito pouco perto de sua capacidade. Para se ter uma ideia do número de pessoas que passam pelo local, um navio como o Seashore, da MSC Cruzeiros, tem capacidade para mais de 5.600 pessoas em uma só viagem. É muita gente!

Onde fica o Porto de Miami

O Porto de Miami está localizado a 12 km do Aeroporto de Miami e a 3 km do centro da cidade, também chamado de Downtown Miami. Muita gente que vai fazer um cruzeiro acaba chegando um dia antes à cidade e se hospeda na região central onde há vários hotéis e atrações, como o Museu de Ciência, a American Airlines Arena (o ginásio do Miami Heat, time de basquete) ou o Bayside Marketplace, um agradável shopping a céu aberto com uma roda-gigante de 53 metros de altura.

Endereço do Porto de Miami: 1015 North América Way, Miami, Fl 33132.

Porto de Miami - bayside

Barcos ancorados em Bayside

Como chegar ao Porto de Miami

Apesar de haver estacionamento no local, com cerca de 7 mil vagas, a melhor maneira (e mais rápida) de ir para o Porto de Miami, seja do aeroporto, de Downtown ou outro local, é de táxi ou transporte por aplicativo – neste caso, saindo da área central, a corrida vai custar cerca de US$ 10 (dependendo, claro, do exato ponto de partida).

Normalmente quem contrata um cruzeiro de alguma operadora já costuma ter um transfer para o Porto de Miami incluído no pacote.

Terminais do Porto de Miami

Muitas companhias de cruzeiro têm o seu próprio terminal no Porto de Miami. A MSC Cruzeiros, por exemplo, está construindo um terminal que promete ser o maior da América do Norte, com um investimento de US$ 350 milhões e com capacidade para receber até 36 mil passageiros por dia – a previsão de entrega é dezembro de 2023.

Quem chega de transporte como táxi ou ônibus ao Porto de Miami já para direto no seu terminal de embarque – são 10 no total. E todo o processo seguinte é bem parecido com o de uma viagem de avião.

porto de miami

Fila de carros para parar em um dos terminais do Porto de Miami

Check-in e embarque no Porto de Miami

Recentemente estive no Porto de Miami para um cruzeiro de 7 dias pelo Caribe com a MSC Cruzeiros, a bordo do MSC Seashore. No mesmo dia estavam tendo embarques também de outras companhias, e o trânsito para chegar aos terminais estava um pouco parado – mas nada diferente para quem está acostumado a andar em São Paulo e precisa chegar ao aeroporto de Congonhas ou Guarulhos, por exemplo.

A recomendação é: chegue cedo ao Porto, seja no de Miami ou de qualquer outro lugar. Meu navio só sairia às 17 horas, mas 7 horas antes já estávamos no local de embarque.

Após sair do ônibus que nos buscou no hotel, já começamos o processo de embarque. Despachei as malas com um funcionário do porto que ficava logo na entrada – nós recebemos antes um papel que deveria ser colocado na bagagem com todas as informações do passageiro e a entregamos ao funcionário. Na sequência, passamos pelo detector de metais, preenchemos mais um questionário de saúde (que seria entregue depois no momento do check-in) e nos deparamos com um saguão lotado – depois ficamos sabendo que demos azar, pois estava havendo uma fiscalização policial no local, o que atrasou o embarque dos passageiros.

Como estávamos em um grupo de jornalistas convidados pela MSC Cruzeiros, tivemos prioridades no check-in e fizemos nosso cadastro na fila exclusiva dos membros do Yatch Club, o espaço mais luxuoso e exclusivo do navio (e com passagens muito mais caras). Pudemos descansar na sala vip, com direito a comes e bebes, até receber o cruise card, que é a ‘chave’ do cruzeiro, ou seja, ele funciona tanto como ticket de entrada no navio como a chave do quarto e cartão de compras – tudo vai ser notificado nele durante a viagem.

No voucher do cruzeiro, meu check-in estava marcado para as 14h30, mas antes disso eu já estava dentro do navio – já o horário de encerramento do check-in era 15h30. Com mais de 5 mil passageiros no navio, é de se imaginar que o fluxo no terminal vai ser mesmo grande – e até por isso há uma ‘janela’ grande de horário para as pessoas embarcarem.

Além do passaporte, do visto americano e do ticket do cruzeiro, ainda precisei apresentar um teste negativo para a Covid, que deve ser feito até 48h antes do embarque – mas é preciso conferir com a companhia de cruzeiro se é realmente necessário fazer o teste, pois cada uma tem seu próprio programa de saúde.

Após entrar no navio, minha mala já estava em meu quarto. E aí foi só contemplar a vista da varanda para o Porto de Miami até a viagem realmente começar. Se quiser saber mais sobre o navio e como foi a viagem, leia meu review do MSC Seashore

Miami - vista do navio no porto

Retorno da viagem – desembarque no Porto de Miami

Se a chegada ao navio demanda algumas horinhas e alguns processos, a saída é muito mais fácil e rápida.

A orientação é para que os hóspedes que fizeram alguma compra no navio já cadastrassem o seu cartão de crédito, vinculando-o ao cruise card, para que as contas fossem debitadas automaticamente. Assim, na saída do navio, era só apresentar o cruise card que a liberação seria automática, sem precisar passar por um processo de check-out parecido com o de hotéis.

As malas também devem ser despachadas de volta, e elas precisam estar na porta do quarto ainda de madrugada para que um funcionário do navio a leve para fora – na minha viagem, o pedido era para que as bagagens estivessem prontas até 2h da madrugada.

Meu desembarque estava previsto para a partir das 7 horas, mas ainda deu tempo de tomar um café da manhã tranquilamente e saímos perto das 10h – as malas já estavam nos aguardado no terminal do Porto de Miami. Em menos de 1 hora, já estávamos no ônibus para finalizar nossa viagem e voltar para o Brasil.

Se você já conhece o Porto de Miami e teve alguma boa ou má experiência na hora de pegar um cruzeiro, compartilhe seu comentário com a gente!