Como é voar para a Itália com a LAN – 787 Dreamliner
Como é voar para a Itália com a LAN – 787 Dreamliner
Hoje o Melhores Destinos traz uma avaliação de voo muito interessante, enviada pelo nosso leitor Phellipe Chiesi e que com certeza vai fazer inveja em muitos viajantes por aí. O Phellipe viajou até a Itália no final do ano passado aproveitando uma promoção da TAM divulgada aqui no MD, no entanto, o voo foi substituído por um da LAN no novíssimo Boeing 787 Dreamliner.
Como será que é voar até a Europa com essa aeronave? Veja o relato completo do Phellipe com todos os detalhes e fotos. Se você também já teve a oportunidade de viajar até a Europa com essa aeronave, não deixe de comentar ao final do post.
Boa leitura!
Introdução
Em novembro do ano passado precisava ir a Milão a trabalho para visitar uma feira e acabei escolhendo a companhia aérea brasileira TAM para fazer essa viagem, primeiro porque já havia feito esse voo anteriormente e embora a aeronave fosse antiga e pouco confortável, somente a TAM operava esse trecho direto entre São Paulo e Milão. O curioso é que, por muita sorte, o trecho foi alterado para ser operado com a LAN e seria feito no novíssimo Boeing 787 Dreamliner.
Dados do voo
Voo: LAN 0700 antigo JJ 8236
Trecho: São Paulo (GRU) – Milão (MXP)
Horário: 22:20 – 12:50 (11 horas de voo)
Compra
Comprei a passagem aérea com cerca de 8 meses de antecedência diretamente com um agente de viagens, no entanto, aproveitando um promoção da TAM anunciada aqui no Melhores Destinos e foi super simples.
Check-in e embarque
Fiz o check-in online, diretamente através do site da TAM, porém, o sistema estava bem confuso pois no site da TAM não era possível acessar a reserva, somente fazer o check-in. Caso quisesse fazer a alteração dos assentos, era necessário entrar pelo site da LAN.
O voo partiu do novo Terminal 3 de Guarulhos e é ótimo, o atendimento no balcão foi rápido e só perguntei se o voo estava cheio e recebi a resposta que esperava – Não, bem tranquilo! O embarque aconteceu sem problemas e talvez minha experiência seja um pouco diferente da maioria, pois não costumo entrar na fila, prefiro esperar até o final e embarcar com os últimos passageiros. Acho até estranho ficar na fila quase uma hora para entrar e esperar mais um outro tempo dentro do avião, para mim não funciona, fico muito ansioso esperando o avião decolar.
O voo estava bem tranquilo, na parte do fundo da aeronave havia vários assentos vagos, tanto que fiquei com três poltronas livres ao meu lado. Esse é o tipo de início de voo que deixa qualquer um feliz, só esperei o voo decolar (com 30 minutos de atraso) para aproveitar todo espaço da minha poltrona “semi-executiva”.
Avião
Como disse, o avião era o 787 – Dreamliner da LAN e mesmo antes de ver meu assento já percebi que seria uma experiência bem melhor que o voo feito no passado no avião antigo da TAM. Esse avião é realmente muito moderno, com configuração 3-3-3 na econômica e 2-2-2 na classe executiva, estava limpo e tudo aparentava ser novinho.
O espaço na econômica era ótimo, as poltronas são novas e utilizam a espuma ultrafina, além disso, também utilizam menos ferragens no suporte o que resulta em um espaço ótimo para as pernas, para quem já caiu em um assento com uma famosa caixinha colada no suporte da poltrona da frente saberá bem o que isso representa.
Comparada a outras aeronaves, as janelas desse avião são gigantes e possuem um sistema muito interessante que não tem fechamento, mas sim escurece com um controle manual que fica embaixo dela.
As mesinhas possuem um porta copos retrátil na parte interna que é bem inteligente, assim você não corre o risco de virar a bebida quando está comendo.
No voo de ida, em minha “semi executiva” eu dormi praticamente em todo o voo, uma outra parte importante da configuração do voo é que os braços das poltronas levantam totalmente e assim fiz um voo bastante confortável, sendo que das 11 horas de viagem dormi umas 7 horas e ainda consegui assistir a dois filmes.
Serviço de bordo
O serviço da LAN foi perfeito, todos comissários de bordo eram extremamente atenciosos e simpáticos, estavam sempre sorrindo e mantiveram esse nível de serviço durante todo o voo. O kit de voo para a classe econômica continha um travesseiro, uma manta e protetores de ouvido, assim como os fones de ouvido.
Os avisos eram realizados em 4 idiomas, uma das coisas que me incomodam bastante em aviões é a necessidade de que qualquer comunicado seja feito em 3 ou 4 línguas. Neste caso, os comunicados eram em inglês, espanhol, português e italiano.
Refeições
Durante o voo foram servidas duas refeições – jantar e café da manhã. As duas refeições eram ótimas e com um serviço bem diferenciado, o copo de vidro e os talheres de inox me impressionaram e fazem a diferença, na minha opinião. Beber vinho no copo já é estranho, no copo de plástico então nem se fala, as fotos falam por si só.
O jantar tinha como opção arroz com frango ou ravióli (minha escolha), acompanhados de uma saladinha com molho, uma bolacha água e sal, um polenguinho e um bolo de chocolate que estava bem gostoso.
Serviram bebidas e havia duas opções de vinhos tinto e um branco, todos chilenos (é claro), após o jantar serviram bebidas novamente e café.
No café da manhã foi servido um sanduíche de presunto e queijo, junto com frutas (abacaxi, melão e mamão) e um muffin que parecia de amêndoas, tudo estava muito bom.
O jantar do voo de volta também estava bem gostoso, serviram um nhoque com molho branco, acompanhado de uma saladinha com aspargos e um bolinho de chocolate com amêndoas. Confesso que as refeições foram as melhores comidas de avião que já comi.
Entretenimento de bordo
O sistema de entretenimento é excelente, com diversos títulos novos, entre séries, filmes, músicas, jogos, etc,. A tela é de bom tamanho e fácil utilização. O sistema tinha uma tela touch screen com entrada para conexão USB, fone de ouvido e vídeo auxiliar na parte inferior – provavelmente para transmitir algo do notebook). Como a tela era totalmente touch screen, o controle era direto na tela.
Essa é a parte que eu adoro, assisto uns 4 ou 5 filmes em um voo como esse, tirando a ida que dormi bastante na volta assisti 4 ou 5 filmes. O catálogo contava com filmes bem novos, como Missão Impossível – Rogue Nation, Jurassic World, entre outros. Os fones do sistema eram bons e tanto o som como a imagem eram ótimos. Quase todos os títulos possuíam legendas em português
Chegada
O desembarque foi no Aeroporto de Malpensa (MXP) e bem tranquilo. Nesta etapa eu também prefiro ficar esperando para ser um dos últimos, já esperei 11 horas dentro do avião e tinha dormido bem. Saí por último e cheguei a voltar até a aeronave porque esqueci uma sacola. Aliás, foi nessa volta ao avião que percebi que o pessoal da limpeza manda muito bem, porque o avião estava imundo e em poucos minutos estava limpo!
O aeroporto de Malpensa em Milão é enorme e o mais fácil para se locomover é pelas esteiras rolantes pois os corredores são bem extensos. Quando cheguei até as esteira, minha bagagem já estava de prontidão e me dirigi para a imigração.
Conclusão
Para mim a LAN é a melhor companhia aérea para voar, principalmente para o Chile e agora para Milão (desconheço outros destinos), mas certamente a cordialidade e as pequenas diferenças no serviço fazem muita diferença na experiência de voo.
Talvez o preço pudesse ser mais em conta. Na ocasião eu paguei barato pois era uma promoção da TAM e acabei tendo a sorte de viajar em um ótimo voo da LAN, mas normalmente a tarifa é mais cara.