Vai para Portugal? Descubra as catedrais mais populares do país
Vai para Portugal? Descubra as catedrais mais populares do país
Visitar a Europa é sinônimo de conhecer muitas igrejas, certo? Em Portugal não é diferente. Este país de maioria católica reserva algumas catedrais mais bonitas do Velho Continente. Lá no norte fica a mais antiga com quase 1000 anos, mas qual é catedral mais popular de Portugal? Fomos ao Google descobrir e trazemos para você as dez mais populares.
Catedral da Sé do Porto – Porto
Na parte alta do Porto, pertinho da Estação de São Bento e com uma bela vista do Rio Douro e de Gaia, a Sé do Porto é a catedral mais popular de Portugal. Chegamos a este veredito levando em conta o número de avaliações no Google, são mais de 27.900 com uma nota de 4,6. Este Monumental Nacional teve sua construção entre os séculos XII e XIII. Ao longo da história foi remodelada várias vezes e por isso diversos estilos se misturam na fachada e na parte interna da igreja, como o românico, gótico e barroco.
Catedral da Sé de Lisboa – Lisboa
Construída em 1147, sob as ordens do rei Afonso I, a Sé de Lisboa é uma das atrações mais visitadas da capital portuguesa e a segunda catedral mais popular no Google com 25.800 avaliações e nota 4,4. Devido aos grandes terremotos que assolaram Lisboa, a Sé foi restaurada diversas vezes e ao longo do tempo foi adquirindo estilos arquitetônicos distintos, principalmente romântico e gótico.
Sé de Braga – Braga
Vem do norte a terceira catedral mais popular de Portugal com pouco mais de 8.800 avaliações e nota 4,6. A Sé de Braga é a catedral mais antiga do país, quiçá até da Península Ibérica. Construída no século XI, a catedral é uma das principais atracões da cidade e é tão antiga que virou uma famosa expressão portuguesa “mais velho que a Sé de Braga”.
Sé do Funchal – Funchal
Deixamos um pouco a área continental para ir até a Ilha da Madeira, no Oceano Atlântico, para encontrar a quarta catedral mais popular de Portugal. Fica em Funchal a Catedral da Sé com 5.500 avaliações no Google. Inaugurada em 1517, sob a ordem do D. Manuel I, este é o principal templo religioso do arquipélago e foi elevada a Catedral da Sé pelo Papa Leão X que instituiu o bispado do Funchal.
Sé de Faro – Faro
Na região conhecida por suas belas praias fica a Catedral da Sé de Faro, na maior cidade do Algarve. Construída em estilo gótico em 1249, a Igreja de Santa Maria tornou-se catedral em 1577 e sede episcopal da Diocese do Algarve. Para quem visita Faro, no Largo da Sé merecem ainda atenção dois outros belos edifícios o Paço Episcopal e o Seminário Episcopal de S. José. No Google a Sé de Faro tem 4.300 avaliações.
Leia também: Hotéis no Algarve – 19 ótimas opções para as suas férias no belíssimo litoral português!
Sé Velha de Coimbra – Coimbra
Podemos definir esta catedral como uma joia rara que sobreviveu ao tempo. Isto porque a Sé de Santa Maria de Coimbra, que teve construção iniciada em 1164, é a única catedral portuguesa românica, da época da Reconquista, que sobreviveu os anos relativamente intacta. A beleza deste desenho arquitetônico atrai turistas e fiéis até hoje. Vale destacar que foi nesta Catedral que o segundo rei de Portugal, D. Sancho I, foi coroado em 1185. A sua popularidade hoje se mostra por meio de 3.800 avaliações e nota 4,5 no famoso site de buscas.
Catedral Sé de Viseu – Viseu
Da região central de Portugal chega a sétima Catedral mais popular com cerca de 3.700 avaliações. A igreja começou a ganhar forma no século XII, com o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e sofreu uma profunda renovação no século XIII, durante o reinado de D. Dinis. Foram diversas intervenções e obras, mas a atual fachada em estilo maneirista data do século XVII.
Seguro viagem para Portugal: regras, valores e cupom de desconto!
Sé Catedral de Évora – Évora
Na maior cidade do Alentejo fica a maior catedral de Portugal. A Sé de Évora teve as obras iniciadas em 1186, mas só ficou pronta em 1250. É um monumento que exibe a transição do estilo românico para o gótico, com pitadas renascentistas e barrocas. Este belo templo religioso é uma das principais atrações de Évora e tem mais 3.200 avaliações no Google.
Sé da Guarda – Guarda
Uma catedral que levou quase 150 anos para ser finalizada, assim é a Sé da Guarda que teve as obras iniciadas em 1390 e só foi finalizada em 1517, durante o reinado de D. João III. As grandes torres octogonais marcam a fachada deste templo religioso que lembra uma grande fortaleza. No Google a Sé da Guarda conta com 2.700 avaliações e nota 4,6.
Sé Catedral de Lamego – Lamego
Com mais de 2.300 avaliações e nota 4,6 chegamos ao final desta lista das catedrais mais populares de Portugal. A Sé de Lamego começou a ser construída em 1159 sobre uma antiga capela dedicada a São Sebastião. Ao longo dos anos o templo passou por diversas remodelações adquirindo diferentes estilos, mas ainda conserva a bela torre medieval ao lado da fachada principal.
Santuário de Fátima
Não podemos deixar de colocar nesta lista de monumentos religiosos portugueses o Santuário de Fátima, que apesar de não ser uma Catedral, é o local de devoção mais visitado de Portugal. Para se ter uma ideia, seguindo a nossa pesquisa no Google, Fátima registra nota 4,8 e mais de 106 mil avaliações, cerca de quatro vezes o número da primeira Catedral de nosso ranking.
Vale destacar que o Santuário de Fátima faz parte da Diocese de Leiria, que tem como catedral a Sé de Leiria. Reconhecida mundialmente, a cidade ganhou notoriedade religiosa a partir das aparições de Nossa Senhora de Fátima no início do século XX. É um local de importante adoração católica e parada obrigatória numa visita a Portugal.
Agora é só programar a próxima viagem para Portugal para conhecer estes incríveis templos religiosos. Se já conheceu algum deles conte para nos logo abaixo.