logo Melhores Destinos

12 benefícios sensacionais que companhias aéreas oferecem para fidelizar seus passageiros frequentes

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
29/05/2020 às 9:10

12 benefícios sensacionais que companhias aéreas oferecem para fidelizar seus passageiros frequentes

Como fidelizar e recompensar seus clientes mais importantes? Algumas companhias aéreas levaram isso muito a sério e criaram benefícios sensacionais nos seus programas de fidelidade para seus passageiros frequentes. Conheça 12 vantagens sensacionais oferecidas para esses viajantes sortudos no Brasil e no mundo!

1. Viajar com um acompanhante grátis em todos os voos

O Companion Pass da Southwest Airlines permite que você leve um amigo ou membro da família junto com você, de graça, em qualquer voo da empresa. E o melhor, o benefício é ilimitado. O cliente só paga as taxas, como faria num bilhete emitido com milhas. Para ter direito ao benefício é preciso voar 100 trechos ou ganhar 125 mil pontos de qualificação em um ano civil. O passe é nominal, para uma pessoa, e valerá para o restante do ano em que você atingiu a meta, mais o ano seguinte. A única exigência é que o acompanhante viaje no mesmo voo que você.

2. Ter upgrade de cabine com confirmação imediata, na hora da compra da passagem

A United e a American Airlines oferecem gratuitamente cupons ou pontos de upgrade de cabine para seus clientes frequentes que podem ser usados para o próprio passageiro, ou para convidados. Isso existe em outros programas de fidelidade, mas o diferencial das empresas é que, mesmo antes de comprar a passagem, você consegue saber se os voos têm disponibilidade para o upgrade. Isso permite realizar o procedimento com confirmação imediata no ato da compra, o que é excelente e não te obriga a esperar o dia do voo para saber em que cabine vai voar. Caso não tenha vagas para confirmação imediata você pode pedir assim mesmo e aguardar numa lista, ficando com a vaga assim que for liberada no sistema.

3. Presentear alguém com status e benefícios de uma categoria do programa

Imagina você poder compartilhar alguns benefícios de status que possui na companhia aérea com alguém que você ama, mesmo que não esteja viajando com você? O Delta SkyMiles permite que os clientes do nível Diamond presenteiem alguém com um status Gold, enquanto clientes Platinum podem presentear alguém com o status Silver. Os benefícios valem por um ano e podem ser renovados caso os clientes permaneçam nas categorias.

4. Resgatar passagens com milhas sem ter saldo suficiente

A Smiles foi pioneira na compra “fiado” de passagens aéreas com milhas. Através do Viaje Fácil você paga uma taxa de R$ 120 e garante sua viagem com até 9 passageiros, podendo quitar o saldo devedor até 60 dias antes da viagem. Ao quitar você ganha até 4 mil milhas como recompensa. Vale para qualquer empresa parceira e funciona super bem, especialmente quando você encontra uma promoção legal mas ainda precisa transferir os pontos do seu cartão de crédito. Assim dá para esperar e aproveitar alguma oferta, garantindo um bom bônus na transferência.

5. Escolher os benefícios que deseja

Parte dos benefícios do programa de fidelidade da Delta Airlines se aplica a todos os passageiros frequentes de uma mesma categoria. Mas a empresa permite que o cliente escolha algumas vantagens, conforme suas preferências. Por exemplo, clientes SkyMiles Diamond podem escolher três benefícios entre upgrades de cabine, convites para sala VIP, milhas bônus, presentear alguém com um status do programa ou vale-presente.

6. Adiar ou antecipar voos no mesmo dia, sem custo

A Latam permite que clientes das categorias Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature não só antecipem, como adiem voos sem custo, desde que no mesmo dia da viagem. O pedido pode ser feito pelo app da empresa entre 24 horas e 60 minutos antes do horário do voo original. É um dos meus benefícios favoritos, muito útil em rotas com maior frequência de voos.

7. Acessar salas VIP em voos domésticos

A GOL e a Smiles oferecem gratuitamente salas VIP nos aeroportos de Galeão (RJ) e Guarulhos (SP) que podem ser utilizadas em voos nacionais por clientes Diamante (com acompanhante), Ouro, ou portadores dos cartões de crédito Smiles Platinum e Infinite. Já a Azul permite que os clientes TudoAzul Diamante utilizem a sala VIP Latitude no aeroporto de Congonhas (SP). As duas salas oferecem pratos quentes e frios e uma boa variedade de bebidas. Esse tipo de benefício é mais comum em voos internacionais, mesmo em outros países.

8. Upgrades ilimitados de cabine

O Latam Pass oferece upgrades ilimitados de cabine para clientes das categorias Black e Black Signature. E ainda cupons que podem ser utilizados com acompanhantes. Infelizmente no último ano a empresa restringiu o benefício às tarifas Plus e Top, mas todas as passagens resgatadas com pontos continuam elegíveis. Não é fácil ser ou se manter nesses categorias, mas consegui aproveitar essas mordomias durante 3 anos.

9. Ganhar uma passagem cortesia para acompanhante

O TudoAzul e a Smiles oferecem uma passagem cortesia por ano para seus clientes da categoria Diamante utilizarem com um acompanhante. O benefício pode ser utilizado para qualquer destino nacional, ou na América do Sul (no caso da GOL). O cliente precisa pagar apenas a taxa de embarque do acompanhante, que deve viajar no mesmo voo. Esse é um excelente benefício que eu já aproveitei muitas vezes. Não é tão legal quanto o benefício da Southwest, mais está valendo. Lembrando que a Azul permite usar a cortesia para passagens compradas com reais ou com pontos. Já na GOL/Smiles vale apenas para passagens compradas em reais.

10. Juntar milhas de diferentes passageiros numa mesma conta

Ninguém gosta de ver as milhas da família espalhadas em um monte de contas. Mas a Azul criou a transferência de pontos gratuita entre contas, que pode ser feita para um cliente que seja assinante do Clube TudoAzul. É uma forma prática e útil de juntar pequenos saldos de diferentes pessoas. Já a Smiles tem a Conta Família, que permite acumular milhas conjuntamente, a partir da data da adesão. O inconveniente da Smiles é que o serviço não vale para milhas já acumuladas e ainda exige que todos os envolvidos assinem o Clube Smiles ou seja da categoria Diamante, e não apenas o titular, como no TudoAzul.

11. Cancelar ou alterar passagens aéreas prêmio sem taxas

O Latam Pass e os programas de fidelidade da Delta, American e United Airlines oferecem isenção de taxa para cancelamento ou alteração de passagens aéreas emitidas com milhas, para clientes elite. Desse forma, se você mudar de planos, não vai ter prejuízo. Uma super ajuda quando as coisas não saem como o planejado. Na Latam o benefício está disponível para clientes Platinum, Black e Black Signature.

12. Resgatar passagens prêmio com valores fixos, em função da distância do voo

Os programas de fidelidade da British Airways e da Iberia são um dos poucos do mundo que ainda permitem o resgate de passagens aéreas com milhas  utilizando uma tabela com valores fixos. Mas o grande diferencial é que os preços em milhas são definidos em função da distância viajada, o que torna o resgate muito atrativo para curtas distâncias, especialmente em rotas onde os valores em reais são inflacionados.


Já viram que tem várias ideias e sugestões para os programas de fidelidade nacionais, né? Fica a dica!

E você, já desfrutou de alguma dessas mordomias? Qual o seu benefício favorito oferecido ou aquele que gostaria de ter? Comente e participe!