logo Melhores Destinos

Viaje Fácil Smiles vale a pena? Veja como funciona, quanto custa planos e seus benefícios

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
25/05/2020 às 18:27

Viaje Fácil Smiles vale a pena? Veja como funciona, quanto custa planos e seus benefícios

A Smiles é o único programa de fidelidade das companhias aéreas nacionais que oferece uma ferramenta para quem deseja emitir uma passagem com milhas mas não possui o saldo necessário, o Viaje Fácil Smiles. Ou mesmo para garantir o valor de uma passagem quando não se tem certeza da viagem – o que pode ser útil nos atuais tempos der incerteza devido à pandemia da Covid-19.

Essa modalidade de pagamento permite que o cliente reserve passagens da GOL ou suas parceiras com até 330 dias de antecedência, garanta o valor da passagem e tenha tempo para aproveitar as promoções para juntar suas milhas e, posteriormente, quitar a “dívida” e emitir a passagem.

Como funciona o Viaje Fácil

Basta acessar o site da Smiles, escolher origem, destino e datas e consultar as opções de voos disponíveis. É necessário que o voo escolhido esteja apto ao uso do Viaje Fácil. Um selo será exibido abaixo do nome da companhia que opera o voo, conforme exemplo abaixo. Se o voo não tiver o selo, ele não está elegível.

Todos os voos nacionais e internacionais da GOL são elegíveis à reserva com o Viaje Fácil desde que com antecedência mínima de 61 dias para a data da viagem. Já para reservas em voos de parceiras, além de seguir a mesma antecedência mínima, é preciso que a companhia parceira ofereça tarifa do tipo award.

Depois de escolher o voo, selecione uma das tarifas para pagamento podendo ser somente em milhas ou através do Smiles & Money (combinação de milhas e dinheiro). Independente da opção escolhida, o bilhete só será pago no ato da quitação da reserva.

Avançando, serão solicitados os dados pessoais dos passageiros. Só então o site irá perguntar se o participante deseja fazer a emissão imediata da reserva ou utilizar o Viaje Fácil.

Na mesma página, será solicitado o pagamento das taxas de embarque, assim como a taxa de conveniência do Viaje Fácil. Depois do pagamento aprovado, sua reserva estará feita!

Veja um vídeo explicativo sobre o serviço.

 

Quanto custa o Viaje Fácil

A Smiles cobra uma taxa de R$ 120 para uso do Viaje Fácil. A cobrança dá direito a uma reserva só de ida ou de ida e volta contendo até 9 passageiros. Como forma de compensação pelo custo, a Smiles oferece 4.000 milhas bônus aos participantes do Clube Smiles ou categoria Smiles Diamante que utilizarem o serviço e quitarem suas reservas. Demais clientes recebem 2.000 milhas bônus. Não é oferecido bônus aos clientes que não quitem a dívida ou cancelem a reserva.

Viaje Fácil Smiles

É possível fazer manter até duas reservas simultâneas pelo Viaje Fácil. Ao quitar uma delas, já será possível fazer outra.

Como quitar o Viaje Fácil

Os clientes que fizerem reservas com o Viaje Fácil devem fazer a emissão das passagens reservadas com pelo menos 60 dias do dia da viagem.

Assim que o cliente possuir saldo suficiente para quitar a reserva, basta acessar o menu “Meus Voos” em sua conta Smiles e efetuar o pagamento.

Viaje Fácil Smiles

Caso o participante não quite a reserva até a data limite por não ter acumulado a quantidade de milhas necessárias ou por ter desistido da viagem, a reserva será automaticamente cancelada. Neste caso, somente a taxa de embarque será reembolsada. Se o pagamento da taxa de embarque tiver sido feito com milhas, elas retornarão à conta do participante com a validade original.

A taxa de conveniência pelo uso do serviço Viaje Fácil não será reembolsada.

Caso o cliente deseje cancelar a reserva depois de quitá-la, será cobrada a taxa de cancelamento conforme a política da tarifa.

Viaje Fácil vale a pena?

O serviço é bem interessante pois permite que os clientes confirmem até duas reservas simultâneas mesmo sem ter o saldo disponível para o resgate. Afinal, quem nunca encontrou uma tarifa promocional em milhas e não conseguiu efetuar o resgate pois não tinha saldo? Também é uma boa maneira de aproveitar uma promoção nesses tempos de incerteza e garantir o valor dos voos.

Uma dica valiosa é que o Viaje Fácil pode ser utilizado mesmo que o participante tenha a quantidade de milhas necessária para o resgate. Como é possível reservar para datas com até 330 dias de antecedência, participantes que não tenham certeza se irão ou não realizar a viagem podem fazer a reserva pelo Viaje Fácil e, caso desistam, terão o custo de apenas a taxa de conveniência.

Se colocar na ponta do lápis, R$ 120 não é barato, porém é mais barato do que emitir o bilhete e depois ter que pagar a taxa de cancelamento que costuma ser bem alta. Já caso o cliente quite o saldo devedor, o cliente recebe 4 mil ou 2 mil milhas bônus de volta, o que compensa, pelo menos em parte, o custo da taxa de conveniência.

Devido à taxa cobrada, não sugerimos fazer reservas sem planejamento ou sem segurança de que será possível juntar as milhas suficientes para honrar o bilhete. Mas o programa oferece tantas promoções com possibilidades de acúmulo que torna essa tarefa mais fácil.

Confira o regulamento completo do Viaje Fácil no site.

Alguém já utilizou o Viaje Fácil da Smiles? O que acha da ferramenta? Comente e participe.

Veja também: