Viaje Fácil Smiles vale a pena? Veja como funciona, quanto custa planos e seus benefícios

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
25/05/2020 às 18:27 - atualizado em 9/07/2020

Viaje Fácil Smiles vale a pena? Veja como funciona, quanto custa planos e seus benefícios

A Smiles é o único programa de fidelidade das companhias aéreas nacionais que oferece uma ferramenta para quem deseja emitir uma passagem com milhas mas não possui o saldo necessário, o Viaje Fácil Smiles. Ou mesmo para garantir o valor de uma passagem quando não se tem certeza da viagem – o que pode ser útil nos atuais tempos der incerteza devido à pandemia da Covid-19.

Essa modalidade de pagamento permite que o cliente reserve passagens da GOL ou suas parceiras com até 330 dias de antecedência, garanta o valor da passagem e tenha tempo para aproveitar as promoções para juntar suas milhas e, posteriormente, quitar a “dívida” e emitir a passagem.

Como funciona o Viaje Fácil

Basta acessar o site da Smiles, escolher origem, destino e datas e consultar as opções de voos disponíveis. É necessário que o voo escolhido esteja apto ao uso do Viaje Fácil. Um selo será exibido abaixo do nome da companhia que opera o voo, conforme exemplo abaixo. Se o voo não tiver o selo, ele não está elegível.

Todos os voos nacionais e internacionais da GOL são elegíveis à reserva com o Viaje Fácil desde que com antecedência mínima de 61 dias para a data da viagem. Já para reservas em voos de parceiras, além de seguir a mesma antecedência mínima, é preciso que a companhia parceira ofereça tarifa do tipo award.

Depois de escolher o voo, selecione uma das tarifas para pagamento podendo ser somente em milhas ou através do Smiles & Money (combinação de milhas e dinheiro). Independente da opção escolhida, o bilhete só será pago no ato da quitação da reserva.

Avançando, serão solicitados os dados pessoais dos passageiros. Só então o site irá perguntar se o participante deseja fazer a emissão imediata da reserva ou utilizar o Viaje Fácil.

Na mesma página, será solicitado o pagamento das taxas de embarque, assim como a taxa de conveniência do Viaje Fácil. Depois do pagamento aprovado, sua reserva estará feita!

Veja um vídeo explicativo sobre o serviço.

 

Quanto custa o Viaje Fácil

A Smiles cobra uma taxa de R$ 120 para uso do Viaje Fácil. A cobrança dá direito a uma reserva só de ida ou de ida e volta contendo até 9 passageiros. Como forma de compensação pelo custo, a Smiles oferece 4.000 milhas bônus aos participantes do Clube Smiles ou categoria Smiles Diamante que utilizarem o serviço e quitarem suas reservas. Demais clientes recebem 2.000 milhas bônus. Não é oferecido bônus aos clientes que não quitem a dívida ou cancelem a reserva.

Viaje Fácil Smiles

É possível fazer manter até duas reservas simultâneas pelo Viaje Fácil. Ao quitar uma delas, já será possível fazer outra.

Como quitar o Viaje Fácil

Os clientes que fizerem reservas com o Viaje Fácil devem fazer a emissão das passagens reservadas com pelo menos 60 dias do dia da viagem.

Assim que o cliente possuir saldo suficiente para quitar a reserva, basta acessar o menu “Meus Voos” em sua conta Smiles e efetuar o pagamento.

Viaje Fácil Smiles

Caso o participante não quite a reserva até a data limite por não ter acumulado a quantidade de milhas necessárias ou por ter desistido da viagem, a reserva será automaticamente cancelada. Neste caso, somente a taxa de embarque será reembolsada. Se o pagamento da taxa de embarque tiver sido feito com milhas, elas retornarão à conta do participante com a validade original.

A taxa de conveniência pelo uso do serviço Viaje Fácil não será reembolsada.

Caso o cliente deseje cancelar a reserva depois de quitá-la, será cobrada a taxa de cancelamento conforme a política da tarifa.

Viaje Fácil vale a pena?

O serviço é bem interessante pois permite que os clientes confirmem até duas reservas simultâneas mesmo sem ter o saldo disponível para o resgate. Afinal, quem nunca encontrou uma tarifa promocional em milhas e não conseguiu efetuar o resgate pois não tinha saldo? Também é uma boa maneira de aproveitar uma promoção nesses tempos de incerteza e garantir o valor dos voos.

Uma dica valiosa é que o Viaje Fácil pode ser utilizado mesmo que o participante tenha a quantidade de milhas necessária para o resgate. Como é possível reservar para datas com até 330 dias de antecedência, participantes que não tenham certeza se irão ou não realizar a viagem podem fazer a reserva pelo Viaje Fácil e, caso desistam, terão o custo de apenas a taxa de conveniência.

Se colocar na ponta do lápis, R$ 120 não é barato, porém é mais barato do que emitir o bilhete e depois ter que pagar a taxa de cancelamento que costuma ser bem alta. Já caso o cliente quite o saldo devedor, o cliente recebe 4 mil ou 2 mil milhas bônus de volta, o que compensa, pelo menos em parte, o custo da taxa de conveniência.

Devido à taxa cobrada, não sugerimos fazer reservas sem planejamento ou sem segurança de que será possível juntar as milhas suficientes para honrar o bilhete. Mas o programa oferece tantas promoções com possibilidades de acúmulo que torna essa tarefa mais fácil.

Confira o regulamento completo do Viaje Fácil no site.

Alguém já utilizou o Viaje Fácil da Smiles? O que acha da ferramenta? Comente e participe.

Veja também:

15 Comentários

  • Léo says:

    Mais uma anedota da GOL/Smiles.

  • Erico Bertoldi says:

    Bom saber! Esse serviço já me ajudou a emitir uma passagem para Chicago quando eu não tinha milha. Dependendo da situação é uma boa alternativa sim.

  • Ferd Nando says:

    Na verdade isso é antigo já! Não lançou agora dia 31/7. Eu mesmo já usei umas 2x. E ainda ganha 2.000 milhas quando vc quita o valor das milhas necessárias! Promoção antiga!

  • Polyanna Magalhaes says:

    Palhaçada!!!

  • DIGITAL DELTA says:

    Ultimamente a Smile tá sem noção. 70k, 80k pra Europa. Muito caro. Mas em abril desse ano, consegui ir pra Roma e voltar por Zurique por 35k o trecho. Porém, reservei em julho de 2015. Esse ano estão arrancando o couro da gente. Kkkk

  • DIGITAL DELTA says:

    Ultimamente a Smile tá sem noção. 70k, 80k pra Europa. Muito caro. Mas em abril desse ano, consegui ir pra Roma e voltar por Zurique por 35k o trecho. Porém, reservei em julho de 2016. Esse ano estão arrancando o couro da gente. Kkkk

  • Alan Araujo says:

    Vejo várias reclamações sobre a Smiles, e eu não posso ser mais um desses, graças as promoções que já consegui pegar nela, transferi meus pontos do cartão com 70% de bonus e ainda comprei passagens pela Emirates para a Asia por 70mil pontos o trecho, ou seja se eu tivesse algo em torno de 40mil pontos no cartão eu ja faria um trecho e 80mil daria ida e volta.
    Não estou falando que o Smiles é sensacional, só estou dizendo que as milhas necessárias em casos específicos e promocionais são boas.

    • Bruno Morgado says:

      Concordo. Possui um valor maior em milhas para emissão de passagens quando comparado com múltiplos, porém o bônus de 100% é frequente, compensando dessa forma.

      Acho injustas as maiorias das reclamações quanto ao programa. Para quem mora no norte/nordeste, é a melhor opção para emissão de passagens para Europa através da TAP.

  • Oi Bruno, eles vão ajustar o regulamento. Pode sim!

  • Max Neves says:

    A última promoção boa da SMILES / GOL foi em Março, com trechos de 4 mil milhas e muitos destinos.
    De lá pra cá, praticamente nada de atraente

  • Izabel Campelo says:

    Eu tenho reservas saindo de Palmas pra Orlando por 35k o trecho pra quatro passageiros e estou bem contente, juntando milhas tranquilamente.

  • Luiz Fernando says:

    Tenho SMILES e tenho MULTIPLUS e sinceramente acho na maioria das vezes melhores promoções na SMILES. Não entendo essa “birra” de algumas pessoas com a GOL. Se não fosse a GOL a LATAM ferrava com a gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *