logo Melhores Destinos

Pode levar mochila no avião mais a bagagem de mão? Saiba o que é item pessoal e tire suas dúvidas!

Bruna Scirea
Bruna Scirea
29/04/2020 às 12:42

Pode levar mochila no avião mais a bagagem de mão? Saiba o que é item pessoal e tire suas dúvidas!

Pode levar uma mochila no avião e mais a bagagem de mão? Mochila é considerada bagagem de mão? Quais as diferenças entre a bagagem de mão e o item pessoal? Essas são algumas das principais dúvidas entre os passageiros de primeira viagem – e até alguns com mais milhas voadas. Neste post, vamos falar sobre todos os pertences que podem ser levados com você a bordo de um avião. Confira em vídeo ou no texto a seguir!

O que é a bagagem de mão?

Bagagem de mão é o maior volume que você levar para dentro da cabine do avião, sem a necessidade de despachar. A maior parte das companhias aéreas permite que o passageiro leve gratuitamente uma bagagem de mão a bordo. Ela geralmente é uma mala pequena, mas também pode ser mochila ou outro tipo de bagagem.

O que importa é que tenha as medidas e peso dentro dos limites máximos estabelecidos pelas companhias. As empresas brasileiras, por exemplo, estipularam as medidas limites de 35cm de largura por 25cm de comprimento e 55cm de altura e por lei cada passageiro pode levar até 10 kg sem custo extra. Se você for viajar com alguma companhia internacional, verifique no site a política de bagagem dela.

A bagagem de mão deve ser acomodada no bagageiro acima dos assentos ou então embaixo da poltrona à frente do passageiro (isso se o viajante não estiver também levando um artigo pessoal… mas vamos falar mais sobre isso adiante). E o que levar nesta bagagem? Há muitos passageiros que viajam apenas com bagagem de mão, então é nela que estarão todas as roupas, produtos de higiene e todo o resto que estaria uma bagagem despachada, caso houvesse. Veja neste post o que é proibido levar a bordo, além de medidas, dúvidas, dicas e tudo que você queria saber sobre bagagem de mão nos voos nacionais e internacionais.

Dica do MD: às vezes a companhia aérea pede que você despache a sua bagagem de mão. Então sempre que possível o ideal é que você não deixe nela nada que tenha tanto valor, como eletrônicos, documentos e dinheiro.

O que é item pessoal no avião?

Já o item pessoal (ou artigo pessoal) é o que você pode levar a bordo além da bagagem de mão: geralmente uma mochila, uma bolsa ou uma sacola pequena. Caso você sente na saída de emergência ou na primeira fileira do avião, o item pessoal deverá ser guardado no compartimento superior da aeronave.

Apesar de as companhias aéreas geralmente não fiscalizarem as medidas deste artigo, está subentendido que ele precisa ser suficientemente pequeno para caber embaixo do assento à frente do passageiro (ajuda se for de um material maleável). Latam e Azul estipulam essas como as medidas máximas do item pessoal: 35cm comprimento, 20cm de largura e 45cm de altura.

No item pessoal geralmente são levados notebook, tablet, máquinas fotográficas, documentos, produtos de higiene pessoal que podem ser necessários durante o voo, livros ou passatempos, remédios, além de uma muda de roupa (porque, três batidinhas na madeira, ninguém está livre de ter a bagagem despachada extraviada). É bom evitar líquidos nesta mochila ou bolsa, uma vez que podem vazar e molhar equipamentos e documentos.

Pode levar bagagem de mão mais mochila no avião?

As tarifas mais baratas de boa parte das companhias aéreas permitem que o passageiro leve gratuitamente para dentro da cabine uma bagagem de mão mais um artigo pessoal (mochila, bolsa ou sacola pequena). A exceção fica por conta de low costs como a Sky, Flybondi e Ryanair, entre outras, que gratuitamente permitem apenas um item pessoal a bordo. Então, caso esteja em voos fora do Brasil, consulte no site da companhia qual é a política da tarifa que você escolheu.

Leia também:
Bagagens em avião: saiba o que pode levar e o peso permitido
Dicas para escolher a mala ideal para a sua viagem de avião

Mochila é considerada bagagem de mão?

Uma mochila pequena pode ser levada como um artigo pessoal, além de uma bagagem de mão. Nesse caso, a mochila e a bagagem de mão são coisas diferentes, que podem igualmente ser levadas a bordo sem custo em voos de grande parte das companhias aéreas.

O passageiro, no entanto, também pode viajar com duas mochilas. Sendo uma delas pequena o suficiente para ir embaixo do assento da frente (artigo pessoal) e outra que tenha o peso e os limites máximos definidos pelas companhias para a bagagem de mão – o que significa que mochilões que se enquadrem nas medidas estipuladas também pode ser utilizados como bagagem de mão.

Posso levar qualquer mochila no avião?

Quem preferir levar uma mochila no avião deve estar atento às dimensões máximas permitidas. Se essa mochila for a bagagem de mão, ela deve ter as medidas limites de 35cm de largura por 25cm de comprimento e 55cm de altura e por lei cada passageiro pode levar até 10 kg sem custo extra. Caso você leve a mochila como item ou artigo pessoal, ela deverá caber embaixo do assento da frente. A Azul e a Latam estipulam medidas máximas para o item pessoal: 35cm largura, 20cm de comprimento e 45cm de altura. Se a bagagem de mão ou o artigo pessoal estiverem dentro dos limites, não importam os modelos das mochilas, bolsas ou malas usados.

Qual tamanho de mochila é ideal como item pessoal?

O item pessoal ou artigo pessoal deve caber abaixo do assento da frente. Assim, o tamanho de mochila ideal é aquele que permita que você carregue tudo o que precisa e que tenha no máximo as seguintes medidas: 35cm comprimento, 20cm de largura e 45cm de altura. Esta é mais ou menos a dimensão do espaço disponível embaixo de cada assento.

Item pessoal na Azul

O item pessoal na Azul, o artigo que vai embaixo do assento da frente, deve ter no máximo as seguintes medidas: 35 cm largura, 20 cm de comprimento e 45 cm de altura. Pode ser uma bolsa, sacola ou mochila – tanto faz, importante é que esteja dentro das medidas máximas permitidas pela companhia. A Azul não especifica o peso máximo do item pessoal.

Item pessoal na GOL

O item pessoal na GOL, que pode ser bolsa, sacola ou mochila, também deve caber embaixo do assento da frente. Embora a GOL não informe em seu site o volume máximo do item pessoal, é seguro que ele tenha no máximo estas medidas: 35 cm comprimento, 20 cm de largura e 45 cm de altura. A companhia também não especifica o peso máximo do item pessoal.

Artigo pessoal Latam

O artigo pessoal na Latam pode ser uma bolsa de dia a dia, bolsa de bebê, mochila ou sacola. O item pessoal deve caber embaixo do assento dianteiro e ter no máximo as seguintes dimensões: 35cm comprimento, 20cm de largura e 45cm de altura. A companhia não especifica o peso máximo.