Latam a Azul anunciam a transferência de voos do Santos Dumont para o RioGaleão
Latam a Azul anunciam a transferência de voos do Santos Dumont para o RioGaleão
Seguindo uma determinação governamental, a Latam e a Azul anunciaram a transferência de grande parte dos seus voos no Aeroporto Santos Dumont para o RioGaleão, na capital do Rio de Janeiro. Ao que tudo indica, a partir de 2 de janeiro de 2024, restarão no Santos Dumont apenas voos da ponte-aérea para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Vale destacar que a Gol já havia anunciado em setembro a mudança de boa parte dos seus voos do Santos Dumont para o Galeão.
Voos da Latam que mudam do Santos Dumont para o Galeão
A Latam informou que companhia triplicará a sua oferta doméstica de assentos no Galeão e ampliará em 5% a oferta total de assentos domésticos e internacionais no Rio de Janeiro como um todo. É isso o que revela a comparação da operação da companhia no primeiro trimestre de 2023 com a operação programada para o primeiro trimestre de 2024.
Ao atender as restrições do Santos Dumont, a Latam vai inaugurar as rotas Galeão-Manaus, Galeão-Recife e Galeão-Natal em janeiro de 2024. E vai manter seus voos internacionais do Galeão para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Santiago (Chile), bem como as rotas sazonais em parceria com a Delta entre Galeão-Nova York e Galeão-Atlanta.
A partir de janeiro de 2024, a Latam vai operar no Santos Dumont apenas o voo direto para Congonhas. Com isso, viagens entre Rio de Janeiro e os aeroportos de Navegantes, Goiânia, Florianópolis e Curitiba só serão possíveis por meio de conexão em Congonhas. O cliente com voo reprogramado pelas mudanças pode remarcar gratuitamente a sua viagem ou solicitar o reembolso do seu bilhete em Minhas Viagens.
Confira abaixo o comparativo trimestral da quantidade de voos semanais da Latam no Rio de Janeiro:
Voos nacionais da Latam Santos Dumont x Galeão 2023/2024
Voos internacionais da Latam no Galeão 2023/2024
De acordo com a empresa, as passagens aéreas para os novos voos estarão disponíveis em no site da Latam ao longo desta semana.
Voos da Azul que mudam do Santos Dumont para o Galeão
A Azul anunciou que vai ampliar em dez vezes a sua operação no RioGaleão de maneira gradativa, a partir de 23 de dezembro. E definitivamente em 2 de janeiro de 2024. A companhia sairá de 3 decolagens diárias para 30 voos diretos ligando o terminal carioca com as cidades de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Campina Grande (PB), Guarulhos (SP) e Campinas (SP).
No Aeroporto Santos Dumont, a companhia seguirá somente com os voos da ponte aérea com Congonhas, em São Paulo, com 13 voos diários em cada sentido. Além disso, a Azul também manterá seus voos entre Congonhas e o Aeroporto de Jacarepaguá, via Azul Conecta, com 14 voos diários entre as duas cidades, sendo sete em cada sentido.
De acordo com a Azul, os voos estarão disponíveis nos próximos dias.
Voos da GOL que mudaram do Santos Dumont para o Galeão
Desde 1º de outubro a GOL está com mais de 40 decolagens no Galeão em dias de pico.
As cidades de Campinas, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre passaram a se conectar com o Rio de Janeiro por meio do Galeão em 1º de outubro, melhorando a conectividade com voos internacionais operados pela GOL e pelas companhias parceiras, além de voos para cidades do Norte e do Nordeste.
Já a partir de 29 desse mês, a cidade catarinense de Navegantes também contará com operações de pousos e decolagens a partir do aeroporto internacional do Rio de Janeiro.
A GOL seguirá com voos diretos a partir do Galeão para Aracaju, Belém, Brasília, Fortaleza, Foz do Iguaçu, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador e São Paulo (Aeroporto de Congonhas e Aeroporto de Guarulhos). Nas rotas internacionais, estão mantidos os voos para Buenos Aires (Aeroparque e Ezeiza) e Córdoba (COR), na Argentina, além da conectividade com as parceiras Air France, KLM e American Airlines, que ligam a cidade à Europa e aos Estados Unidos.
A tradicional ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo segue contemplada com uma oferta de até 37 voos diários entre os principais aeroportos das duas metrópoles. Serão 24 voos da GOL na ponte aérea entre Congonhas e Santos Dumont. E, a partir de setembro, três entre o Galeão e Congonhas. Considerando as ofertas de Guarulhos para o Rio, a GOL tem ainda outros cinco voos diários para o Santos Dumont e mais cinco para o Galeão.
Até dezembro a Gol manterá no Santos Dumont voos apenas para Belo Horizonte, Brasília, Guarulhos, Goiânia, Salvador, São Paulo e Vitória.
De acordo com a empresa, os clientes que tiverem seus voos alterados serão informados por e-mail ou SMS a partir de 60 dias antes do voo. A qualquer momento poderão realizar a gestão de seus bilhetes no site da Gol.
Os passageiros impactados poderão remarcar seus voos sem custo para o mesmo trecho, em outra data, dentro da validade do bilhete, ou solicitar reembolso. Clientes cujos bilhetes foram comprados com milhas também poderão gerir suas reservas no site da GOL. Caso o passageiro prefira cancelar a viagem, poderá solicitar reembolso de forma integral direto no site Smiles, acessando sua conta na plataforma do programa de fidelidade.
A central de atendimento da GOL no 0300 115 2121 pode ser acionada em caso de dúvidas. Para compras com milhas, o contato com a Smiles é pelo telefone 0300 115 7001, ou 0300 115 7007 (Ouro Diamante).
Aqueles que adquiriram bilhetes com agências devem procurar a própria agência para realizar eventuais alterações.