Como é voar na Classe Executiva da Singapore Airlines em 2013
Como é voar na Classe Executiva da Singapore Airlines em 2013
A Singapore Airlines está sempre nas primeiras colocações em qualquer ranking de companhias aéreas do mundo. A qualidade da companhia, que voa de São Paulo a Cingapura com escala em Barcelona, também tem encantando os brasileiros, tanto que hoje ela lidera o Ranking Melhores Destinos de Companhias Aéreas, empatada com a Qatar Airways. Agora, se voar na classe econômica da Singapore já é uma experiência agradável imagine então fazer a viagem na Business Class? Pois foi o que fez nosso leitor Leonardo Cassol, que embarcou para Cingapura na executiva da companhia em sua viagem para a Tailândia. Essa mesma viagem rendeu avaliações da Thai Airways e da Bangkok Airways, já publicadas aqui no MD, mas certamente essa é a cereja do bolo! Acompanhe como uma companhia aérea consegue transformar uma longa viagem em uma experiência fantástica!
Fiz uma viagem de ida e volta para a Tailândia, decolando de São Paulo para Cingapura, com escala em Barcelona, seguida de conexão para Bangkok. A seguir descrevo a melhor viagem de avião da minha vida.
Check-in
Não havia fila no check-in da classe executiva em Guarulhos. Fui atendido prontamente e encaminhado para as salas VIP da United ou da TAM, à minha escolha. A reserva de assentos foi honrada e o atendimento foi rápido e eficiente. Houve apenas um erro por parte da atendente na digitação de meu programa de fidelidade, o que me obrigou a fazer o pedido após o voo.
Embarque e atendimento a bordo
O embarque ocorreu com um pequeno atraso, mas a aeronave decolou pontualmente. Os passageiros da executiva embarcam logo após o embarque da 1ª classe. No embarque você já nota que o serviço da Singapore é diferenciado. A comissária de bordo se aproximou de mim, e disse em inglês: “Sr. Cassol, bem vindo a bordo!” “É um prazer tê-lo a bordo em nossa aeronave.” “Meu nome é Fulana, e eu sou uma das comissárias da executiva”. “Terei o prazer de atende-lo”.
Em seguida, sai do speach padrão e emenda: “O senhor vai para Tailândia, certo?” “Primeira vez?” “A passeio?” “Que ótimo! Temos algumas digas da Tailândia em nosso sistema de entretenimento. E, se desejar, eu posso pesquisar com as comissárias quem conhece bem seu destino para vir conversar com o senhor.” “O senhor aceita um champanhe ou alguma outra bebida antes da decolagem?”…
Enfim, o que parecia um início de atendimento dos sonhos se mostrou algo consistente e não restrito à comissária que me deu as boas-vindas. Todos os comissários me chamaram pelo nome durante todo o voo. Como não tinham papel nas mãos, presumo que liam antes de vir, ou então, decoravam… Todos foram extremamente simpáticos, prestativos e muito eficientes. Impressionante! E os poucos pedidos que precisei fazer foram prontamente atendidos.
Aliás, é possível identificar a hierarquia dos comissários pela cor do uniforme. Nas mulheres, a supervisora veste roxo, a chefe de cabine vermelho, a líder verde e as demais azul. Nos homens a distinção é feita pela cor da gravata. Detalhe: em ambas as etapas do voo havia pelo menos 2 comissários fluentes em Português, mas nenhum deles na executiva.
A aeronave
A aeronave que voa para o Brasil é o Boeing 777-300ER, com capacidade para 278 passageiros, sendo 228 na econômica, 42 na executiva e 8 na primeira classe. A configuração da executiva da Singapore é um dos seus principais diferenciais: 1-2-1. Isso permite que todos os assentos da executiva tenham acesso ao corredor, o que não acontece em quase nenhuma outra empresa. Para efeito de comparação, na TAM a configuração da mesma aeronave é 2-3-2, ou seja, enquanto na Singapore há quatro assentos por fileira na executiva, na TAM há sete. É quase o dobro de espaço, o que demonstra o valor que a Singapore dá à classe executiva.
Poltrona
As poltronas são um show à parte. Todas viram camas, mas não reclinando a cadeira, como a maior parte das executivas com poltronas-cama que existem. Na Singapore, a poltrona parece um “transformer”. Você levanta, aciona uma alavanca e empurra o encosto para frente, descendo a cama. É semelhante a um sofá-cama. Ao reclinar, o passageiro descobre um travesseiro e um edredom dignos de um hotel de alto padrão, macios, cheirosos e muito confortáveis. Para assegurar um sono sem transtornos, há um cinto de segurança especial posicionado para a posição de dormir, bem como um botão de não perturbe, caso você não queira ser chamado para o serviço de bordo.
Entretenimento
O KrisWorld oferece uma oferta inimaginável de 100 filmes, 180 episódios de séries de TV, documentários, músicas, jogos etc. tudo on demand. Muitos filmes recentes, alguns deles ainda em exibição no cinema. A TV da executiva é individual e possui 20 polegadas. São oferecidos fones especiais, com tecnologia antirruído, o que permite um completo isolamento acústico. A maior parte do conteúdo está em inglês e vários outros idiomas (menos em português). Tem até curso de inglês e guia de turismo nesse sistema. Acho que se passasse um mês no avião não conseguiria assistir a tudo que estava disponível. Excepcional!
Serviço de Bordo
Os voos de São Paulo para Barcelona e de Barcelona para Cingapura oferecem três refeições cada: um jantar ou Almoço, um lanche opcional e um café da manhã. Há um cardápio completo das opções em português, espanhol e inglês. Tudo é servido com talheres personalizados de aço escovado, bem como pratos de louça e copos ou taças de vidro. Antes de cada refeição eles oferecem toalhas de pano quentes para a assepsia das mãos.
O primeiro destaque é para a qualidade das refeições. O cardápio é muito bem elaborado, equilibrando sofisticação com praticidade. A comida é muito boa. No nível de restaurantes de alto padrão, apesar de estarmos a 10 mil metros de altura. O segundo destaque vai para a quantidade. Como as refeições são servidas em várias fases, somando tudo você acaba empanturrado de tanta comida. É preciso ser seletivo, pois dificilmente se consegue comer tudo que é oferecido. O lanche entre a refeição principal e o café da manhã é complemente dispensável.
O jantar
O jantar é servido em cinco fases. Inicialmente, é oferecida uma entrada única, acompanhada de pães quentes variados. Em seguida, uma salada com opção de escolha pelo cardápio. Depois, o prato principal, também com opção de escolha pelo cardápio. Em seguida, a sobremesa. Para terminar, café expresso e uma variedade de queijos, licores e frutas. Disponibilizam ainda uma impressionante variedade de bebidas (praticamente tudo o que você imaginar), com oito opções de vinhos, além de uísque, licores e outras bebidas alcoólicas de diferentes marcas.
Café da manhã
O café da manhã é servido em três fases. Começam com suco de laranja ou de maça frescos, feitos na hora. Isso é um diferencial muito interessante, pois o sabor do suco é impressionante. Depois, oferecem uma entrada com pães quentes, manteiga, geleia e frutas. Em seguida, a opção de escolha do prato principal. Acompanham diversas opções de bebida, como café expresso, sucos e refrigerantes diversos, chá etc.
Um benefício da executiva que muitas vezes passa despercebido é a quantidade de banheiros por passageiro. Aqui outro diferencial do 777-300ER da Singapore: a aeronave possui três banheiros exclusivos para a executiva e mais dois exclusivos para a primeira classe. E não é um banheiro de avião comum. É mais espaçoso e muito bem decorado. Há um espelho grande e uma iluminação diferenciada. E, outro diferencial, tem sabonete, creme hidratante e perfume da L’Occitane para uso dos passageiros, além de toalhas de rosto e mãos de algodão, para uso individual. Muito bom!
Aqui talvez o único ponto negativo desse voo: a ausência de necessaire Isso mesmo. Eles disponibilizam escova e pasta de dentes e tudo mais no banheiro e, talvez por isso, não entregam a bolsinha com as tranqueiras para os clientes. Entregam apenas uma pequena bolsa de pano com o tapa olhos e uma sapatilha de pano e ponto! Uma pena, pois essa é uma prática das cias aéreas e, em geral, os necessaires da executiva costuma ser bem vistosos.
Silver Kris Business Class Lounge – Sala VIP da Executiva no Aeroporto de Changi / Cingapura
A Singapore possui inúmeros lounges no espetacular aeroporto de Changi (aliás, o aeroporto em Cingapura merece um post à parte). Mas a maior, restrita a passageiros da classe executiva, fica no Terminal 3. É impressionante o tamanho, a decoração, e a variedade do buffet, com 25 pratos quentes, 12 pratos frios, além sobremesas e uma imensa diversidade de bebidas, tudo servido em talheres de aço escovado e pratos de louça. Tem até chopeira com canecas geladas a zero grau…
Oferece ainda chuveiros e toalhas de banho, sala de TV, wifi de alta velocidade (dá pra baixar filmes) e um ambiente acolhedor e muito calmo. É o melhor lounge em que já estive, superando de longe as famosas salas da Lufthansa no Aeroporto de Frankfurt e da TAP, em Lisboa. A Singapore possui um lounge ao lado do Silver Kris Businesss, dedicado aos passageiros da 1ª classe. Não entrei, obviamente, mas vi que havia serviço de jantar com garçom. Enfim…
Chegada e desembarque
O voo decolou e pousou pontualmente. As bagagens foram entregues com agilidade e antes das dos demais passageiros. O aeroporto de Changi, em Singapura, é algo de outro planeta. Fantástico. Não é a toa que foi eleito dezenas de vezes o melhor do mundo.
Programa de fidelidade
A Singapore Airlines é membro da Star Alliance. Ela permite pontuar milhas em todas as companhias parceiras, sendo que a classe executiva oferece 50% de bônus no total de milhas voadas. Além disso, possui seu próprio programa de fidelidade, o KrisFlyer. Os clientes Star Alliance Gold possuem os benefícios de utilizar os lounges diferenciados da Singapore, além do check-in e embarque prioritários, franquia adicional de bagagem e entrega prioritária de bagagens.
Considerações finais
Viajo com frequência e já pude conhecer os serviços de inúmeras companhias. Porém, nenhuma superou a experiência que tive na classe executiva da Singapore Airlines. Certamente algumas primeiras classes podem superar esse serviço, mas a Singapore está de parabéns pelo que oferece aos seus passageiros. O melhor, os seus preços não costumam ser muito acima da concorrência. Muitas vezes, menores. Impecável!!! Nota 10!
Ao final, se eu pudesse escolher uma dentre as muitas qualidades que diferenciam a Singapore, eu escolheria o atendimento. Isso não custa quase nada para a companhia e certamente é o maior ativo da Singapore, e muito difícil de ser copiado. Eles selecionam e treinam muito bem seus funcionários. Não vi um sorriso forçado ou aquela cara de nojo comum em comissários desmotivados. Mostram que é possível atender bem o cliente, mesmo sendo uma empresa de porte mundial. Parabéns!
Agradecemos ao leitor Leonardo Cassol por compartilhar conosco esse relato rico em detalhes e imagens – não deixe de ver todas na galeria abaixo! Se você fez ou vai fazer uma viagem e quer fazer uma avaliação para o Melhores Destinos entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Você também pode ler todas as nossas avaliações nesse post.