Dez situações que odiamos quando viajamos de avião e dicas para evitá-las

Leonardo Marques 10 · agosto · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Estamos no fim das férias escolares, período de alta temporada para o turismo, em que muitos brasileiros viajam de avião. Nessa época, o cenário dos aeroportos muda radicalmente. Diminui o número de executivos engravatados e aumenta consideravelmente o número de famílias com crianças, bebês de colo e também de idosos. Junto com o maior movimento, aumentam também os problemas enfrentados por quem viaja de avião.

Listamos 10 dos problemas mais comuns enfrentados pelos passageiros de avião e apresentamos algumas dicas sobre como evitá-los, quando isso for possível. Confira!

10 situações que odiamos quando viajamos de avião

  1. Ter que pagar valores exorbitantes para alterar ou para cancelar uma passagem. Comprar um bilhete aéreo é uma decisão de alto risco. Isso porque, se houver um imprevisto, provavelmente custará muito caro cancelar ou alterar o voo. A diferença pode chegar a 20 vezes o valor da passagem. Confira as dicas do Melhores Destinos para evitar esse problema.
  2. Filas… Fila para o check-in, fila para o embarque, fila para usar o banheiro, fila para o táxi… o viajante costuma penar em filas enormes e, muitas vezes, desorganizadas. O problema se repete mesmo nas posições exclusivas para prioridades e para passageiros frequentes. Utilize sempre que possível o check-in eletrônico ou totens de autoatendimento e tenha calma para enfrentar as inevitáveis filas.
  3. Fila-Taxi-Aeroporto-GIGChegar pontualmente ao aeroporto e descobrir que seu voo está atrasado. Pior ainda, ser vítima de overbooking ou ter o voo cancelado ou alterado sem aviso prévio. Já passou por essa situação? Confira as dicas do Melhores Destinos para evitar esse problema.
  4. Descobrir que não há disponibilidade de janela, corredor ou assentos reclináveis. Ou, pior ainda, não poder viajar junto com a família. Com as poltronas cada vez mais apertadas, quem viaja na poltrona do meio, nas fileiras cujo o assento não reclina (última fileira e antes da saída de emergência), ou próximo aos banheiros, sofre demais. Voos lotados são problema para quem quer viajar junto em família. Evite essas situações reservando gratuitamente o seu assento no momento da compra, no site da empresa aérea. Não deixe para escolher o seu assento no check-in! Se tiver dúvida sobre a posição dos assentos na aeronave, utilize o Seatguru.
  5. Não encontrar espaço para sua mala na cabine ou ser obrigado a despachá-la. Ainda pior é perceber que dezenas de pessoas no avião levaram na cabine malas maiores do que a sua, ocupando todo o espaço do compartimento superior. As vítimas costumam ser os passageiros que embarcam no final, em voos que estão lotados. Confira o que pode ser levado na cabine e, quando o voo estiver lotado, procure utilizar o espaço embaixo da poltrona para acomodar bagagens menores.
  6. Serviço de bordo aquém do esperado. O serviço de bordo é um dos passatempos preferidos dos brasileiros. Mas esse tema costuma ser alvo de controvérsia, seja pela pouca generosidade ou pela má qualidade do que às vezes é oferecido a bordo. Pior ainda é quando o item desejado do cardápio não está disponível para compra ou se o comissário não tem troco e você fica sem poder lanchar mesmo pagando! O ideal é levar um pequeno lanche para o seu voo e não depender exclusivamente do que a companhia aérea vai oferecer.

8.3 Lanche 2

  1. Turbulências ou manobras que causem sensação de desconforto. Além de ser desagradável, deixa as pessoas que tem medo de avião em pânico. Igualmente ruim é quando o piloto simplesmente esquece o aviso de atar os cintos ligado por horas, obrigado passageiros e comissários a ficar plantados nos assentos o voo inteiro, sem que ocorra nenhum tremor.
  2. Comissários mal humorados, truculentos ou com aquele sorriso falso. Tudo bem, não deve ser muito fácil ser comissário de bordo… Mas é muito desagradável estar preso num avião e ter que lidar com uma tripulação encruada, agressiva ou com má vontade. Uma minoria que não compromete a imagem da classe, mas que às vezes tira do sério os passageiros.
  3. Pessoas incômodas, inconvenientes ou mal educadas sentadas próximo a nós: passageiros que conversam alto ou que são grosseiros, viajantes com desodorante vencido ou com flatulência, passageiros bêbados, crianças hiperativas acompanhadas de pais negligentes, bebês chorando alto… A lista parece interminável, tanto que foi criado um blog, chamado Passenger Shaming, que denuncia passageiros em situações constrangedoras: https://www.facebook.com/PassengerShaming
  4. Bagagens extraviadas, danificadas ou perdidas… um verdadeiro pesadelo durante uma viagem, especialmente porque as empresas aéreas insistem em oferecer indenizações irrisórias e em manter prazos absurdos para a devolução das malas. Confira as dicas do Melhores Destinos para evitar esse problema.

bagagem-extravio

Já enfrentou essas ou outras situações desagradáveis em uma viagem? Faltou algum item nessa lista? Comente e compartilhe a sua experiência.

Gostou desse post? Então confira outras dicas interessantes no post “Os 10 mandamentos do viajante de avião

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos