logo Melhores Destinos

As 12 melhores cidades para visitar na Europa em 2024

Rafael Castilho
22/03/2024 às 5:00

As 12 melhores cidades para visitar na Europa em 2024

Qual é o melhor destino da Europa em 2024? O Velho Continente é repleto de cidades e vilarejos incríveis para se conhecer. Todos os anos surgem as famosas listas das melhores cidades para visitar na Europa, entre estes prêmio um dos mais famosos é o World Travel Awards, que revelou recentemente os seus premiados. Com controvérsia ou não, a capital portuguesa foi novamente a grande escolhida alcançando um tricampeonato.

O World Travel Awards, edição europeia, é considerado o “Oscar” do turismo, onde os profissionais do setor de vários países votam para escolher os melhores de cada área do turismo mundial. A premiação acontece desde 1993.

Lisboa – Portugal

Mais uma vez Lisboa, em Portugal, foi escolhida como o principal destino da Europa em 2024 pelo World Travel Awards. Queridinha dos turistas brasileiros, a capital portuguesa caiu no gosto mundial. Por dia milhares de viajantes desembarcam no aeroporto Humberto Delgado para explorar os milhares de encantos que Lisboa tem a oferecer que pode ser desde uma simples caminhada por suas ladeiras históricas, apreciar a bela vista às margens do Rio Tejo, comer um ótimo prato típico português, ouvir um fado em Alfama, se encantar com o por do sol de um belo miradouro, se deliciar com um pastel de nata (pastéis de Belém), se maravilhar com a arquitetura e suas calçadas de pedras, entre outras.

Além de tudo isto, os brasileiros são atraídos pela facilidade de comunicação e pelos preços mais acessíveis do que em outros países da Europa. Veja aqui dicas do que fazer em uma viagem a Lisboa para montar o seu roteiro pela capital portuguesa.

Nas últimas sete edições do World Travel Awards, Lisboa ficou em primeiro lugar em três delas sendo escolhida como o principal destino da Europa (2018, 2023 e 2024). Nos outros anos destaque para Moscou, na Rússia, e Porto, em Portugal. Se pretende viajar para Portugal veja passagens para Portugal e nossas dicas de onde se hospedar em Lisboa.

Outras melhores cidades para visitar na Europa

Diferente das demais premiações, o World Travel Awards somente premia o primeiro lugar e revela as outras cidades concorrentes sem ranqueá-las. Veja abaixo (em ordem alfabética) as outras 11 indicadas a melhores cidades para visitar na Europa em 2024, as quais estavam concorrendo com Lisboa.

Amsterdã – Holanda

Com boa parte do país abaixo do nível do mar e totalmente plana, Amsterdã é um daqueles destinos para serem explorados calmamente a pé ou de bicicleta, bem ao estilo holandês. Cortada por diversos canais, pontes, construções antigas, restaurantes, cafés e belas paisagens, a cidade também possui uma vida cultural intensa.

Barcelona – Espanha

A capital da região da Catalunha é hoje um dos destinos mais procurados no mundo. Caminhar pela agitada La Rambla reflete um pouco a essência de Barcelona, uma cidade com grande variedade de museus, galerias de arte, lojas, restaurantes, bares e com uma arquitetura única moldada pelos traços do gênio Antoni Gaudí. Se quiser explorar este destino veja passagens aéreas para Barcelona.

Berlim – Alemanha

Uma cidade onde o moderno e a antigo vivem em perfeita harmonia. Berlim surpreende a todos por sua miscelânea cultural e sua infinidade de entretenimentos para todos os tipos de público. Sede do poder alemão, a capital é uma metrópole pulsante que se moderniza a cada dia com respeito às diferenças e reafirmação da sua rica e marcante história.

Dubrovnik, Croácia

Patrimônio da humanidade pela Unesco, Dubrovnik é um dos principais destinos da Croácia – um dos países mais acolhedores do mundo.  As praias e a área medieval amuralhada repleta de vielas e restaurantes são os principais atrativos desta cidade que fica 230 km de Split. Dubrovnik ganhou maior notoriedade turística após servir de cenário para a famosa série Game of Thrones. Que tal passar alguns dias na Croácia? Veja onde ficar em Dubrovnik.

Genebra – Suíça

Bem no coração da Europa e na fronteira com a França, Genebra é conhecida como capital europeia da paz, por abrigar importantes organizações mundiais como parte das Nações Unidas, Cruz Vermelha e a OMS. Rodeada por uma natureza imponente, onde se destacam o maior lago alpino da Europa Ocidental e as majestosas montanhas ao fundo, infelizmente Genebra está na lista das cidades mais caras da Europa.

Londres – Reino Unido

Podemos definir Londres como a cidade mais cosmopolita de toda Europa. A sua oferta turística vai muito além do Big Ben, London Eye, Tower Bridge e museus. Londres é um daqueles destinos completos para turistas de qualquer idade, pois vive em constante mudança e atualização sem nunca deixar de lado a sua rica história.

Lyon – França

O centro histórico da terceira maior cidade da França é patrimônio mundial da Unesco na Europa, mas a fama de Lyon vai muito além da sua bela arquitetura e rica historia. A cidade é famosa por sua gastronomia, sendo até considerada a capital gastronômica francesa. Pratos tradicionais do país surgiram em Lyon, como: Coq au Vin (frango ao vinho), Quenelle (um bolinho de massa de peixe), e a famosa sopa de cebola.

Porto – Portugal

Suas ladeiras e casas de azulejos coloridos marcam esta bela e charmosa cidade portuguesa, o segundo destino mais visitado do país. Para mim um dos melhores lugares para serem visitados em Portugal, devido a sua gastronomia, ar universitário, lojinhas, parques e um por do sol apaixonante. Não podemos esquecer, é claro, do Rio Douro perfeito para uma caminhada, provas de vinho do Porto e o local mais fotografado da cidade com a ponte D. Luis I e o horizonte acidentado das construções antigas na outra margem. Aproveite e descubra o que fazer no Porto.

Roma – Itália

Capital de um dos maiores impérios do mundo, podemos definir Roma como um imenso museu ao ar livre. Entre os resquícios desta rica época ainda podemos encontrar uma das principais atrações da capital italiana, o Coliseu com quase 2.000 anos. Repleto de igrejas e ruelas com restaurantes e lojas debaixo de construções de cores alaranjadas em tons pastéis, Roma é uma das cidades mais visitadas do mundo.

Veneza – Itália

Uma das cidades mais charmosas e incríveis do mundo, assim é Veneza. Sempre na lista das cidades mais românticas da Europa, que atrai por seu labirinto de ruas estreitas, prédios antigos, integração com o mar e canais convidam o visitante a se perder e se maravilhar, a cada instante, com uma nova descoberta.

Viena – Áustria

Caminhar pelas ruas de Viena, embaladas por música clássica, é voltar nos tempos da dinastia Habsburgo e deslumbrar-se com palácios imperiais, monumentos, igrejas que são verdadeiras obras de arte e museus que se espalham por todos os cantos. Entre os vestígios destes tempos áureos está o belíssimo Palácio de Schönbrunn, a atração turística mais popular da capital austríaca e um dos palácios imperdíveis para conhecer na Europa.

O que você achou das escolhas deste ano do Worl Travel Award? Concorda com os destinos destacados? Já visitou algum destas cidades? Deixe seu comentário logo abaixo.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção