logo Melhores Destinos

Conheça 20 incríveis e belos patrimônios da Unesco na Europa

Rafael Castilho
Rafael Castilho
15/03/2021 às 5:00

Conheça 20 incríveis e belos patrimônios da Unesco na Europa

Um continente tão diverso, rico em história, belezas naturais e muitas atrações para serem exploradas. Assim é a Europa, com suas dezenas de países e muitas regiões distintas para conhecer. Fica até difícil planejar um roteiro de viagem. Para se ter uma ideia de pontos relevantes para serem visitados somente a Unesco já listou mais de 400 patrimônios mundiais no Velho Continente. Para te ajudar na escolha, a revista norte-americana Condé Nast Traveler separou 20 deles.

Toda a lista é feita de controvérsias, pois ao limitar o número de atracões participantes algumas importantes foram deixadas de fora. Independente qual a sua escolha ou preferência vale lembrar que todas fazem parte da lista da Unesco e foram consideradas pela comunidade científica de inigualável e fundamental importância para a humanidade.

Praça Vermelha de Moscou – Rússia

Símbolo da cidade de Moscou e do poder russo. A Praça Vermelha, situada ao lado Kremlin (residência oficial da presidência da Rússia). Possui belos edifícios como a Basílica de São Basílio, o Museu Histórico do Estado, a Catedral de São Basílio (aquela toda colorida) e o Portão da Ressurreição. Além de atrair milhares de turistas, a Praça é palco de desfiles militares e importantes celebrações. 

Vlkolínec – Eslováquia

Esta incrível aldeia abriga 45 construções com registros que datam do final do século XIII. A cidade de Ružomberok, no centro da Eslováquia, tem características bem tradicionais da época com cabanas de madeira, estábulos com palheiros e campanário de madeira. É Patrimônio Mundial da Unesco desde 1993.

Mosteiro de São João de Rila – Bulgária

É o maior e mais famoso mosteiro ortodoxo da Bulgária, fundado no século X e reconstruído em meados do século XIX. A cerca de 120 km da capital Sófia, o Mosteiros de São Joao de Rila é considerado o maior tesouro cultural, histórico e arquitetônico do país do leste europeu.

No ilhote de pedra granítica, localizado na divisa entre a Normandia e a Bretanha, fica uma das mais incríveis obras do mundo. Diferente do que se imagina à primeira vista, o Monte Saint-Michel não é um castelo. Lá nunca viveram reis e rainhas, mas sim monges beneditinos e peregrinos. Uma abadia de estilo gótico construída entre os séculos XI e XVI. “A paisagem do Monte Saint-Michel é capaz de deixar qualquer apaixonado por viagem emocionado, a ponto até de cair um cisco nos olhos! É um desses lugares mágicos que se tornam desejo de muitos aficionados por belas viagens”, garante nossa editora Monique Renne, que esteve no lugar e além das maravilhosas fotos abaixo preparou um post super completo sobre o Monte Saint-Michel!

Mosteiro de Alcobaça – Portugal

Pertinho da famosa cidadezinha de Óbidos e a 120 km ao norte de Lisboa fica outro Patrimônio Mundial da Unesco. É a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Sua constrição foi iniciada em 1178 pelos monges da Ordem de Cister e fundada no século XII pelo rei Alfonso I.

Parque Nacional dos Lagos Plitvice – Croácia

Uma das belezas naturais mais lindas da Europa. Bem no coração da Croácia o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é uma reserva florestal de 295 quilómetros quadrados e conta com uma cadeia de 16 lagos escalonados unidos por cascatas. O local é um dos mais visitados do país, com até 15.000 pessoas no parque por dia na alta temporada.

Igrejas da Paz em Jawor e Świdnica – Polônia

Um dos mais notáveis monumentos da região polonesas da Silésia, fronteira com a Alemanha e República Tcheca. Construídas dentro de um ano após o Tratado de Paz de Westfália (acordo que encerrou a Guerra dos Trinta Anos em 1648), essas igrejas – os maiores edifícios religiosos com estrutura de madeira da Europa – foram construídas por luteranos nas partes católicas romanas da Silésia.

Igreja Urnes Stave – Noruega

Um excelente exemplo da arquitetura tradicional de madeira escandinava, a Igreja Urnes Stave está situada no belo condado de Sogn og Fjordane, no oeste da Noruega. O local foi construído por volta de 1130 e é considerada a mais antiga igreja do seu tipo, fornecendo um elo entre os métodos de construção da era Viking.

Budapeste – Hungria

Esta maravilhosa cidade europeia tem as margens do rio Danúbio, o bairro do Castelo de Buda e a Avenida Andrássy classificados como patrimônio mundial pela Unesco. Budapeste encanta seus visitantes com um arquitetura deslumbrantes, incrível atmosfera e obras-primas como o Parlamento, a Ópera, a ponte Széchenyi e o Mercado Municipal.

Palácio da Música Catalã- Espanha

Em Barcelona fica este famoso music hall e um dos melhores exemplos do estilo modernista catalão – pense em detalhes ricos, motivos florais e linhas curvas – do arquiteto art nouveau Lluís Domènech i Montaner. A construção aconteceu entre os anos 1905 e 1908 para o “Orfeu Catalão”, que havia sido fundado em 1891. 

Palácio de Versalhes – França

Um dos lugares mais visitados e emblemáticos da França. O grande Palácio de Versalhes, um dos maiores do mundo, possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque. É conhecido pela riqueza de detalhes, arquitetura imponente e jardins de perde de vista. De 1682, quando Luís XIV se mudou de Paris, até a família real ser forçada a voltar à capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder francês.

E ai, já conhece algum desses incríveis patrimônios? Qual deles pretende incluir no roteiro de suas próximas viagens à Europa? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *