Vale a pena alugar um carro em uma viagem? Confira 7 vantagens e 3 desvantagens da locação
Vale a pena alugar um carro em uma viagem? Confira 7 vantagens e 3 desvantagens da locação
Quantas vezes você pensou em alugar um carro durante sua viagem? Dependendo do destino e do roteiro escolhidos, a locação do veículo se torna fundamental. E quem já precisou se locomover bastante no destino sabe bem todas as vantagens de alugar o carro em uma viagem. Mas há desvantagens também, afinal não é todo mundo que gosta de dirigir.
7 vantagens do aluguel de carros
Seja a turismo ou a trabalho, sozinho ou com a família, a locação de veículos acaba sendo uma boa opção na viagem. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que o aluguel de carro não se torne uma dor de cabeça, e o primeiro deles é procurar uma locadora de confiança.
Aqui no Melhores Destinos, a gente costuma usar o site da Rentcars, onde é possível pesquisar os melhores valores de diárias em locadoras dos principais destinos. Além de encontrar as empresas mais conhecidas aqui no Brasil, como Localiza, Unidas e Movida, ele agrega locadoras regionais, que muitas vezes têm o melhor preço e são as mais usadas por quem mora no destino.
Veja também:
– Como alugar um carro: guia para economizar e não cair em roubadas durante sua viagem!
–Rentcars é confiável? Dicas e informações para você alugar um carro com desconto em todo o mundo!
Veja a seguir sete vantagens do aluguel de carros em uma viagem!
1. Liberdade
Dentre as várias vantagens de alugar um carro, uma das que os viajantes mais reconhecem é a liberdade de poder usar o veículo a hora que quiser e para onde desejar.
Em uma viagem, sabemos que muitas vezes o tempo é apertado, mas queremos conhecer todas as atrações e fazer tudo em poucos dias. E depender de transporte público nem sempre é o mais recomendado. Imagina, por exemplo, perder um passeio porque o ônibus ou trem não chegou no horário certo? Com um carro à disposição, isso dificilmente vai acontecer.
Com um carro alugado à disposição, você consegue planejar melhor o seu dia e contornar qualquer imprevisto de horários.
2. Facilidade de locomoção
Em alguns destinos, como Nova York e Buenos Aires, é possível fazer uma ótima viagem sem alugar um carro. Em vários outros, porém, é quase obrigatório ter um veículo à disposição – seja pela falta de transporte público ou pelos longos trajetos entre as atrações.
É o caso de quem vai à Itália e faz um roteiro que vai passar por diferentes cidades e regiões campestres como a Toscana. Mas nem precisamos ir tão longe para ver como o carro ajuda na locomoção. Quem já viajou para Florianópolis, por exemplo, sabe que a melhor maneira de andar pela ilha é de carro. Assim como Floripa, muitas outras cidades também podem ser melhor aproveitadas com um carro alugado, como Gramado, Foz do Iguaçu, Miami, Orlando e várias outras.
Mesmo nas cidades com ampla rede de transporte, há o incômodo dos ônibus e trens lotados, atrasos e perda de tempo durante a viagem. Leve sempre isso em consideração.
3. Possibilidade de escolher um carro diferente
Imagina dirigir uma Ferrari na Itália, um Camaro nos Estados Unidos ou um Volvo em São Paulo. Com uma variedade imensa de modelos à disposição, é só escolher (e ter dinheiro para pagar, claro) o carro que você deseja.
As locadoras têm vários automóveis para locação, desde os hatchs mais econômicos até os esportivos ou SUV familiares. Em uma mesma viagem, aliás, você pode até escolher modelos diferentes de carros.
4. Segurança
O advento do Uber e demais apps de mobilidade foram um grande avanço para os turistas. No entanto, não é segredo que muitos motoristas pecam no aspecto da revisão do veículo, na forma de conduzir ou mesmo no número de horas trabalhadas. Tudo isso pode por em risco os passageiros.
Se você está alugando o carro em uma locadora de confiança, pode considerar que o veículo alugado está revisado e pronto para andar com segurança, com pneus calibrados, tanque cheio (se você optar por isso), estepe guardado, freios em dia e muito mais! Assim, você já sai da loja sem preocupação nenhuma.
5. Sem custos de manutenção
Assim como o carro já é entregue revisado, o viajante também não precisa se preocupar com possíveis custos de manutenção. A não ser que o problema tenha sido ocasionado por culpa do locatário, a própria locadora vai arcar com os custos. Na Rentcars, por exemplo, a proteção básica do veículo já está inclusa na tarifa, garantindo mais tranquilidade para você, caso o carro sofra algum dano ou avaria.
Uma dica, no entanto, é conferir as condições do veículo antes mesmo de sair do pátio da locadora, acompanhando a checagem ao lado do fiscal e relatando todos os problemas que devem constar na ficha de inspeção.
6. Economia
Claro que os gastos com o aluguel de carro dependem muito do perfil do viajante, mas se colocar na ponta do lápis muitas vezes a locação vai sair mais barata do que ficar gastando com transportes de aplicativo na viagem ou passeios agendados em agências.
Em algumas situações, o custo que a pessoa vai ter para sair do aeroporto e chegar ao hotel já é mais alto do que a diária do veículo.
Quer economizar no aluguel do carro? Use o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS5 e tenha 5% de desconto ao alugar na sua reserva pela Rentcars.
7. Devolva em qualquer lugar
Uma das facilidades e vantagens do aluguel de carros é poder reservar em uma cidade ou estado e devolver em outro. Por exemplo: o viajante que vai para São Paulo desce no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, mas deseja ir para a capital paulista. É possível alugar o veículo no aeroporto e devolver depois em São Paulo.
Para isso, no entanto, é preciso primeiro saber se há uma loja da mesma locadora no local de devolução do carro. E ter o conhecimento que nesses casos costuma ter uma ‘taxa de retorno’, ou seja, haverá uma cobrança extra para devolver o veículo em outro lugar de origem.
Desvantagens de alugar um veículo
Agora que já vimos as vantagens em alugar um carro, vamos às desvantagens:
1. Ter que dirigir (e não poder beber)
Eu particularmente nunca aluguei um carro em minhas viagens pelos dois motivos descritos acima: prefiro às vezes pagar mais caro nos transportes oferecidos pelas agências para fazer um passeio, pois sou daqueles que preferem o conforto de ter alguém dirigindo e assim poder aproveitar para curtir a viagem sem me preocupar com o trânsito ou qualquer outra coisa no caminho – sem contar o fato que costumo me perder com facilidade mesmo usando o Waze.
Além disso, quando estou em uma viagem gosto também de tomar um vinho ou uma cerveja ao sair para almoçar e jantar, por exemplo. E todos sabemos que bebida e direção não combinam.
2. Risco de locadoras desonestas
Ser enganado pela própria locadora é um problema que infelizmente pode acontecer com qualquer pessoa. Contratar um carro e receber outro, combinar de sair com o tanque de combustível cheio e só perceber depois que ele estava incompleto ou ser cobrado por um risco que já estava no carro antes mesmo de sair do pátio são alguns dos problemas que eu mesmo já ouvi de alguns amigos, mas poderia citar muitos outros exemplos.
Para se proteger contra esses problemas, o primeiro passo é procurar alugar o carro em uma locadora já conhecida no mercado e com boa avaliação dos clientes. Ao pesquisar por uma empresa, nem sempre a que oferece o melhor preço é a que oferece o melhor serviço, procure conhecer a sua reputação. O site da Rentcars é um bom termômetro para avaliar as locadoras, já que ela trabalha com as empresas que já são conhecidas no mercado e bem avaliadas.
3. Custo final
Citamos há pouco que em muitos casos o aluguel de carro pode ser uma alternativa mais econômica do que contratar um serviço de transfer de uma agência ou ficar usando aplicativos de transporte durante a viagem, mas tudo depende do perfil do viajante.
Há situações em que a locação pode sair mais cara, principalmente quando a pessoa está sozinha e vai usar pouco transporte na viagem. É preciso levar também em consideração os custos com o combustível e o estacionamento, seja no hotel ou em outros lugares. Brasília, por exemplo, é uma cidade feita para andar de carro e há muitos locais para estacionar gratuitamente na rua. Já em São Paulo, por outro lado, quase sempre será preciso pagar por um estacionamento – e não é nada barato.
Coloque todos os custos na calculadora, planeje certinho a viagem e veja qual opção será mais vantajosa para você!
Quem aqui já alugou o carro em uma viagem? Diz aqui pra gente como foi a sua experiência.