Países da Europa preparam retorno de trens noturnos com vagões leito neste ano
Países da Europa preparam retorno de trens noturnos com vagões leito neste ano
A pandemia fez o setor de turismo e transporte público parar por um momento, refletir e repensar os negócios. Na Europa, as viagens de trem foram atingidas em cheio pelo vírus e pelas medidas restritivas sanitárias, mas rapidamente voltaram aos trilhos e boa parte das conexões entre as cidades foi retomada. Novas ligações de trem foram anunciadas e serão em breve inauguradas. Mas a grande notícia é que as empresas ferroviárias estão novamente apostando nas viagens noturnas conectando os países.
Há apenas quatro anos a Deutsche Bahn, a ferrovia estatal da Alemanha, vendeu todos os seus vagões-leito, declarando-os não lucrativos devido ao baixo número de passageiros. As longas viagens noturnas foram deixadas de lado. Entretanto, com a covid-19 as empresas mudaram de discurso ao perceber uma alteração na maneira de viajar. Agora os trens leito adormecidos serão retomados e voltarão com força a Alemanha, Áustria, França e Suíça. Veja nosso post completo sobre viajar de trem na Europa.
Os quatro países estão formando uma parceria com um fundo de investimento de cerca de 500 milhões de euros para reativar os serviços noturnos. Espera-se que cinco rotas sejam lançadas nos próximos quatro anos. No final deste ano, um novo serviço noturno operará entre Viena e Paris via Munique, bem como entre Zurique e Amsterdã. Os trens entre Zurique e Roma ganharão os trilhos a partir de dezembro de 2022. Já em 2023 será a vez do serviço entre Viena e Paris que viaja via Berlim e Bruxelas. Os trens noturnos também começarão a circular entre Zurique e Barcelona no fim de 2024.
Separadamente, a Suécia anunciou no início deste ano que está planejando introduzir um novo serviço de trem noturno internacional para a Alemanha e a Bélgica até 2022. A nova rota conectaria as cidades suecas a Hamburgo e Bruxelas, permitindo conexões rápidas para a Europa central e até Reino Unido.