logo Melhores Destinos

Turistas terão que fazer teste para covid-19 para entrar em Lençóis, na Chapada Diamantina

Monique Renne
Monique Renne
24/08/2020 às 17:45

Turistas terão que fazer teste para covid-19 para entrar em Lençóis, na Chapada Diamantina

A cidade de Lençóis, principal base de hospedagem para quem deseja conhecer a Chapada Diamantina e eleita um dos melhores destinos do Brasil, se prepara para a reabertura. Uma das principais medidas exigidas para os turistas que pretendem visitar a cidade é a obrigação do exame para detecção do covid-19, realizado com prazo máximo de 72 horas antes da viagem. Segundo o decreto da Prefeitura de Lençóis, o visitante também pode optar por levar o teste rápido para ser feito na barreira sanitária de Lençóis. Caso o resultado seja “positivo”, a entrada não será permitida. A reabertura da cidade, que estava prevista para o dia 01 de setembro, foi adiada. Não há nova data para que a cidade volte a receber turistas.

A medida, publicada em decreto no último dia 20 (quinta-feira), não especifica qual tipo de teste deve ser realizado, apenas deixa claro que somente turistas com resultado negativo poderão ter acesso à cidade. Além da obrigatoriedade do exame, outras medidas fazem parte do plano de reabertura de Lençóis, entre elas a medição de temperatura de todos os visitantes, tanto na barreira sanitária localizada na entrada da cidade quanto nas pousadas; apresentação de comprovante de reserva (de todos os turistas) em meio de hospedagem autorizado a funcionar durante a pandemia; e o uso de máscara em todos os ambientes e trilhas, com exceção do momento do banho nos poços e cachoeiras da região.

Cachoeira do Mosquito

Os protocolos de segurança não se restringem aos turistas e há também medidas a serem seguidas por operadoras de turismo, restaurantes e pousadas. Entre as principais obrigações, estão a ocupação de apenas 50% nos meios de hospedagem; distanciamento de pessoas e mesas em restaurantes, pousadas e outros estabelecimentos; e disponibilização de álcool gel e materiais de desinfecção em todos os ambientes. Veja os posts sobre o teste de covid-19 no perfil oficial da Prefeitura de Lençóis, no Instagram.

A Chapada Diamantina, na Bahia, é o tipo de destino que causa paixão entre os viajantes. Subir o Morro do Pai Inácio, ver a imensidão da paisagem no alto da Cachoeira da Fumaça, nadar pelo cânion da Cachoeira do Buracão, tomar um banho delicioso na Cachoeira do Mosquito, mergulhar nas águas transparentes da Pratinha e assistir ao espetáculo da luz no Poço Azul e no Poço Encantado são apenas os primeiros passos para conhecer um dos mais espetaculares roteiros de natureza do Brasil. Tão espetacular que a cidade de Lençóis, principal base para quem deseja conhecer a região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, foi eleita o “Melhor Destino Nacional” de 2019 pelos leitores do Melhores Destinos.

Centro da cidade de Lençóis

É importante dizer que a reabertura de Lençóis não significa a reabertura de toda a Chapada Diamantina, já que a região conta com atrativos públicos e privados em diversas localidades, como Mucugê, Igatu, Iraquara e Vale do Capão. As atrações dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, como a Cachoeira da Fumaça e o Vale do Pati, assim como a Cachoeira do Sossego (com acesso por Lençóis) seguem fechadas para os turistas.

Diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas é importante ressaltar que você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso! Veja como está a reabertura dos destinos nacionais.

Leia também: