Curiosidade: por que os aviões não voam em linha reta?
Curiosidade: por que os aviões não voam em linha reta?
Você sabia que os aviões não voam em linha reta? “Como assim? Uma reta não é a menor distância entre dois pontos?”, você pode perguntar… Pois é, muita gente fica confusa quando descobre que as rotas dos aviões são em curvas. Veja agora o porquê.
A explicação mais simples para este fato é bem básica: porque a Terra é redonda (desculpa aí, terraplanistas). Por isso, a circunferência do planeta é menor nas latitudes mais altas. Quanto mais próximo dos polos, menor a circunferência.
Essa rota em curva também é chamada de geodésica. Ela é comum não só na aviação, mas também na navegação marítima.
Vamos pegar um exemplo para ficar mais fácil: imagine um voo de Nova York para Madri. Se te perguntarem qual a rota mais curta, olhando pro mapa, o que você vai dizer?
É claro que vai escolher a rota com a linha reta. Só que o mundo real não tem apenas duas dimensões, como este mapa acima. Olhe agora a mesma rota num mapa tridimensional:
Vamos a outro exemplo, do voo mais longo do mundo, entre Singapura e Nova York. São nada mais, nada menos, que 9,537 milhas. Veja como é a rota do voo:
Agora ficou fácil visualizar que as rotas dos aviões são em curvas! É claro que a distância não é o único fator que influencia o plano de voo, afinal as companhias aéreas buscam as rotas mais eficientes, sem que isso comprometa a segurança do voo. Fatores como temperatura e correntes de ventos também são levados em consideração, além de eventuais restrições do espaço aéreo de alguns países, como está acontecendo com a Ucrânia no atual momento.
Veja também:
- Aerovias: quais são e como funcionam as rotas utilizadas pelos aviões
- Como ser piloto de avião: o passo a passo
- O que é preciso para ser comissário de bordo?
Curtiu conhecer mais essa curiosidade sobre aviação? Deixe seu comentário!