logo Melhores Destinos

Conheça as pontes mais incríveis pelo mundo e pelo Brasil

Rafael Castilho
12/10/2020 às 7:33

Conheça as pontes mais incríveis pelo mundo e pelo Brasil

Muito mais do que uma ligação entre dois pontos. Há diversas pontes incríveis pelo mundo que, devido a sua magnitude da construção ou arquitetura, se tornaram símbolos de regiões e cartões postais de várias cidades. Como seria Nova York sem a Brooklyn Bridge ou Londres sem a centenária Tower Bridge? Ou mesmo o Rio de Janeiro sem a Rio-Niterói? Fizemos uma seleção de pontes incríveis pelo mundo que vale, com certeza, uma visita e uma bela fotografia.

Para esta seleção levamos em conta a simbologia da construção, a importância histórica, a obra emblemática e a utilização da ponte no uso do transporte automotivo, ferroviário e pluvial. As pontes e passarelas usadas somente por pedestres ficaram de fora e farão parte de outra postagem.

Pontes incríveis pelo mundo

Golden Gate – EUA

Esta icônica ponte pênsil é o principal símbolo e cartão postal de San Francisco, no estado norte-americano da Califórnia. A construção de 1937 tem 2.737 metros de comprimento total, incluindo os acessos, e 1.966 metros de comprimento suspenso. As grandes torres erguem-se a 227 metros acima do nível do mar. A ponte famosa por sua cor avermelhada liga San Francisco a Suasalito.

Golden Gate

State Route 520 Bridge – EUA

A ponte flutuante mais longa do mundo percorre 2.350 metros sobre o lago Washington. A ponte, inaugurada em 2016, usa 77 pontões de concreto como base; o peso da água que se deslocada sob os pontões é igual ao peso da estrutura, permitindo que ela flutue. Cinquenta e oito âncoras prendem a ponte no lugar.

State Route 520 Bridge

Brooklyn Bridge – EUA

Uma das pontes suspensas mais antigas do mundo. Foram 14 anos de construção para ligar efetivamente Manhattan ao Brooklyn em 1883, em Nova York. Cenário de filmes e cartão postal da cidade, a Ponte do Brooklyn tem 1.834 metros de extensão.

Brooklyn Bridge

Royal George Bridge – EUA

Localizada no estado norte-americano do Colorado, esta ponte atrai muitos turistas e aventureiros que amam bungee jump. Inaugurada em 1929, a ponte Royal George deteve até o início dos anos 2000 o título de maior ponte suspensa do mundo.

Royal George Bridge

Viaduto de Millau – França

O Viaduto de Millau foi inaugurado em 2004 e facilita a ligação de Barcelona, na Espanha, a Paris. A ponte fica a 343 metros de altura e está localizada no sudoeste da França.

Viaduto de Millau

Vasco da Gama – Portugal

Estendendo-se por 12,3 quilômetros sobre o Rio Tejo a Ponte Vasco da Gama ganhou o nome do famoso explorador português. A ponte foi concluída em 1998 para a Expo98 de Lisboa depois de 18 meses obras. Hoje a Ponte Vasco da Gama é uma dos símbolos da capital portuguesa.

Vasco da Gama Ponte

Tower Bridge – Inglaterra

A Tower Bridge é uma ponte-báscula construída sobre o Rio Tâmisa, um dos principais cartões postais de Londres e uma das pontes mais incríveis do mundo. Foi inaugurada em 1894, tem 244 metros de comprimento e 42 metros de altura. O meio da ponte se abre para a passagem de barcos.

Tower Bridge

Magdeburg – Alemanha

A ponte de água, que atravessa o rio Elba para conectar o canal Elbe-Havel ao Mittellandkanal, é o maior aqueduto navegável do mundo com cerca de 1 quilômetro de comprimento. Antes da inauguração em 2003, conectar os dois canais exigia um desvio de 11 quilômetros.

pontes mais incríveis do mundo

Ponte de Øresund – Dinamarca

A Ponte de Øresund foi inaugurada em 1 de julho de 2000. Contém uma ponte que se estende cerca de 8 quilômetros antes da transição através de uma ilha artificial que dá início a um túnel submerso com extensão de 4 quilômetros, conectando Copenhague (Dinamarca) e Malmö (Suécia).

Ponte de Øresund

Széchenyi Chain – Hungria

Quando foi inaugurada em 1849, essa ponte que cruzava o rio Danúbio ligava as cidades separadas de “Buda” e “Peste”, agora unidas como capital da Hungria, Budapeste. Durante a Segunda Guerra Mundial, a ponte foi completamente destruída apenas os pilares foram deixados de pé. Foi reconstruída em 1947.

pontes mais incríveis do mundo

Sydney Harbour Bridge – Austrália

Símbolo de Sydney e palco da famosa festa de Ano Novo, a Sydney Harbour Bridge tem 503 metros de comprimento e liga o centro financeiro da cidade com a costa norte, residencial e comercial. O ponto mais alto da ponte está a 134 metros acima do nível do mar, para os corajosos há um passeio turístico até lá no alto. A Sydney Harbour é uma das pontes mais incríveis do mundo.

Sydney Harbour Bridge

Ponte Akashi-Kaikyo – Japão

Concluída em 1998, após 12 anos de construção, a ponte cruza o Estreito de Akashi ligando a cidade de Kobe e a ilha Awaji, no Japão. É a maior ponte suspensa do mundo com 3.911 metros de comprimento total e 1.991 metros de vão central, o que torna o maior vão do mundo.

pontes mais incríveis do mundo

Ponte Nanpu – China

A Ponte Nanpu chama a atenção de todos os visitantes de Xangai, na China. O seu tamanho impressiona são sete pistas e quase sete quilômetros totais de comprimento. O que chama mais atenção é o acesso à ponte bem diferente do visto em outras construções. Para atingir o 46 metros de altura, o motorista deve dirigir por pista em formato caracol,  parecida com a dos estacionamentos de shopping.

Ponte Nanpu

Ponte de Hong Kong-Macau – China

A Ponte de Hong Kong-Macau-Zhuhai é a mais extensa ponte marítima do mundo. A estrutura principal mede 29,6 quilômetros enquanto que a parte secundária mede 22,6 quilômetros, juntamente de um túnel subaquático de 6,7 quilómetros. Foram 9 anos de construção até a conclusão em 2018.

pontes mais incríveis do mundo

Ponte Beipanjiang – China

A ponte mais alta do mundo fica na China. Inaugurada em 2016, a ponte Beipanjiang está a 564 metros acima do rio Beipan, uma altura equivalente a um prédio de 200 andares. A construção também impressiona pelo vão de 720 metros.

pontes mais incríveis do mundo

Ponte Dragão – Vietnã

A ponte foi aberta em 2013 para homenagear o 38º aniversário da tomada de Da Nang pelos norte-vietnamitas perto do final da Guerra do Vietnã. Um dragão de aço amarelado rouba a cena sobre a ponte de 665 metros de extensão.

Ponte Seri Wawasan – Malásia

Esta bela obra da arquitetura impressiona pelo seu design futurista. Inaugurada em 2003 sobre um lago na cidade planejada de Putrajaya, o novo território federal e centro administrativo da Malásia, é uma das pontes mais incríveis do mundo.

pontes mais incríveis do mundo

Ponte Russky – Rússia

A ponte estaiada mais longa do mundo fica numa área rural do sudeste da Rússia, perto da Coreia do Norte, China e Japão. A Ponte da Ilha Russky tem um comprimento total de 1.885 metros e o vão central tem 1.104 metros. Os pilares também são gigantes com 320,9 metros de altura, só perdem para o de Millau, na França.

pontes mais incríveis do mundo

Pontes incríveis pelo Brasil

Ponte Octávio Frias de Oliveira – São Paulo

Inaugurada em 2008 a ponte estaiada se tornou rapidamente um dos cartões postais de São Paulo. A ponte tem 290 metros de comprimento. Sob o mastro em “X” com 138 metros de altura, que suporta os estais, se cruzam três vias em níveis diferentes sobre o rio Pinheiros.

São Paulo Brasil ponte estaiada

Ponte Rio-Niterói – Rio de Janeiro

A ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio–Niterói, foi construída em 1974 e conecta as duas cidades, Rio de Janeiro e Niterói,  separadas pela Baía de Guanabara. São pouco mais de 13 quilômetros e tem altura máxima de 72 metros sobre às águas do mar.

pontes mais incríveis do mundo

Ponte Juscelino Kubitschek – Brasília

Inaugurada em 2002, a estrutura da ponte JK, em Brasília, tem um comprimento total de 1.200 metros. Além da bela arquitetura, esta ponte se destaca pelos três vãos sustentados por três arcos assimétricos que sistema toda a estrutura com cabos de aço, algo único no mundo para uma ponte com a passagem de carros.

Ponte Juscelino Kubitschek

Ponte Jornalista Phelippe Daou – Manaus

Popularmente conhecida como Ponte Rio Negro, esta via conecta os municípios de Manaus e Iranduba. Inaugurada em 2007, atualmente é a maior ponte estaiada do Brasil, com 3,6 quilômetros de extensão.

pontes mais incríveis do mundo

Ponte Hercílio Luz – Florianópolis

É o símbolo mais famoso de Florianópolis. Inaugurada em 1926, é a maior ponte suspensa do Brasil com 821 metros de extensão, sendo 339 metros de vão. A ponte reabriu o ano passado após ficar fechada para restauros desde 1991.

Ponte Hercílio Luz Floripa

Ponte Internacional Barão de Mauá – Brasil/Uruguai

Sobre o rio Jaguarão, no Rio Grande do Sul, esta ponte liga o Brasil ao Uruguai. A ponte foi construída entre 1927 e 1930 e tem 2.113 metros de comprimento, sendo 340 metros sobre o rio. É o primeiro bem binacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reconhecido como primeiro patrimônio cultural do Mercosul.

pontes mais incríveis do mundo

Gostou da lista? Quais pontes você conhece? Deixe seu comentário logo abaixo.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção