logo Melhores Destinos

45 passeios e atrações grátis em Buenos Aires que não podem faltar em sua viagem!

Camille Panzera
08/04/2021 às 12:23

45 passeios e atrações grátis em Buenos Aires que não podem faltar em sua viagem!

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Buenos Aires, na Argentina, é o tipo de cidade que você visita várias e várias vezes e sempre pode se deparar com algo novo para conhecer.

Pensando nos leitores que querem visitar a cidade mas estão com o orçamento limitado, fizemos uma relação de passeios completamente grátis em Buenos Aires!

Vários dos locais citados no texto realizam também visitadas guiadas de forma gratuita e essa é uma excelente oportunidade para conhecer mais detalhes sobre as obras e história da capital portenha gastando praticamente nada.

passeios gratis buenos aires

Seguro viagem para a Argentina é obrigatório? Veja como contratar com desconto!

Passeios grátis em Buenos Aires

1 – Casa Rosada

A sede do governo Argentino, localizado na Praça de Maio, tem visitas guiadas gratuitas aos sábados, domingos e feriados. O passeio é bastante interessante e permite conhecer os salões internos do edifício, que são muito bem decorados. Atualmente, para conhecer o local você deve reservar a visita pela internet.

2 – El Caminito

Uma das principais atrações de Buenos Aires é gratuita! O Caminito, no bairro de La Boca, é um clássico entre turistas e um passeio muito agradável para se fazer a pé. A região é ótima para comprar lembranças de viagem e tirar fotos das casas coloridas.

3 – Cemitério da Recoleta

Há quem não goste de visitar um cemitério como “atração turística”, mas é fato que o cemitério da Recoleta guarda boa parte da história da Argentina. Há túmulos de personalidades do país que são verdadeiras obras de arte, com estátuas e obras ornamentadas.

Reserve aqui o free tour pelo Cemitério da Recoleta!

passeios gratis buenos aires

4 – Museu Nacional de Belas Artes

Buenos Aires é um ótimo destino para quem gosta de atividades culturais e um desses lugares imperdíveis é o Museu de Belas Artes, que reúne coleções permanentes e temporárias, além de obras bastante diferentes uma das outras. O acervo do museu inclui obras de grandes artistas como Monet, Rembrandt e El Greco. Quartas e sextas-feiras, às 16h30, há visitas guiadas em português.

5 – Catedral Metropolitana

Principal templo da Igreja Católica em Buenos Aires, a Catedral Metropolitana é lindíssima e surpreende muitas pessoas com seu interior grandioso. Ela é sede da igreja no país e tem artigos do Papa Francisco, que durante anos foi arcebispo da cidade. Visitas guiadas em espanhol são feitas na igreja de segunda a sexta-feira, às 11h30.

6 – Teatro Colón

Um dos principais edifícios de Buenos Aires é o Teatro Colón, localizado na emblemática Av. de Júlio. O teatro tem uma excelente acústica e um interior lindo! São feitas visitas guiadas que valem muito a pena para conhecer detalhes do local, porém, são visitas pagas.

O que nem todo mundo tem conhecimento é que o Colón tem programas gratuitos (em especial aos domingos) em que você tem a oportunidade de ver o teatro por dentro e ainda assistir a uma apresentação sem pagar nada por isso. Acompanhe o site do teatro para ver quais são as apresentações gratuitas e como pegar seu ingresso.

7 – Passeios guiados grátis 

Mais uma das “facilidades” que Buenos Aires tem e pouca gente sabe a respeito são os passeios guiados oferecidos pelo órgão de turismo da Prefeitura. São mais de 50 opções, várias delas completamente gratuitas e há atividades para todos os gostos, entre eles um tour de cervejas por San Telmo, passeio de remo em Puerto Madero, trekking urbano, passeios guiados pela Plaza de Mayo, La Boca e Recoleta, por exemplo. Todos eles necessitam reserva – veja aqui mais informações no site ou pelo e-mail visitasguiadas_entur@buenosaires.gob.ar.

8 – Centro Cultural Kirchner

Não tão popular no roteiro dos turistas, o CCK é um espaço com várias exposições diferentes, apresentações e mostras culturais. O edifício do centro cultural é clássico por fora e por dentro bastante moderno! Sua entrada é gratuita, assim como a visita guiada que conta a história do local. É uma boa opção para quem viaja com crianças!

Clique aqui e reserve um free tour por Buenos Aires!

passeios gratis buenos aires

9 -Visita guiada de arte urbana pelos bairros

Percorra os bairros de La Boca, Coghlan, Barracas e Palermo com um olhar artístico, apreciando os murais de rua e grafites e conhecendo as histórias dos artistas que ali viveram. As visitas gratuitas são oferecidas ao visitante pela Prefeitura de Buenos Aires e são uma excelente oportunidade de conhecer melhor os bairros portenhos! Saiba mais no site oficial.

Clique aqui e reserve um free tour pelo bairro de La Boca!

10 – Circuito papal

Buenos Aires é um lugar privilegiado e único para conhecer a vida e a obra do Papa Francisco. Para isso, a cidade oferece um passeio gratuito de ônibus para visitar os lugares mais importantes e significativos na vida do líder religioso, que foi arcebispo portenho antes de ser papa. Mais informações no site oficial.

11 – Bosques de Palermo e Rosedal

Ótimo passeio para um dia de céu aberto, os Bosques de Palermo são uma delícia para caminhar, relaxar ou fazer um piquenique. O espaço é agradável, com diferentes jardins e muitas árvores. Vale dar uma passada no Rosedal, que tem muitas roseiras e é lindo para tirar fotos!

12 – Puerto Madero

Um dos bairros mais legais em Buenos Aires, Puerto Madero era uma área em decadência que há alguns anos foi totalmente revitalizada e se tornou um dos passeios mais gostosos durante as tardes e noites na cidade. É uma área ótima para caminhar, fazer um bom jantar e apreciar o pôr do sol. Ali fica a Puente de la Mujer, uma ponte em homenagem às mulheres.

Clique aqui e reserve um free tour por Puerto Madero!

13 – Feira de San Telmo

Muito tradicional, a feira acontece no bairro de San Telmo, aos domingos entre 10 e 18 horas. É um programa perfeito para o final de semana e em que se encontra de tudo um pouco: roupas, calçados, bijuterias, comidas e principalmente antiguidades.

As lojinhas do bairro também são excelentes e têm muitos produtos legais para quem deseja fazer compras. Não se esqueça de tirar uma foto com a simpática personagem Mafalda e seus amigos na esquina entre as ruas Chile e Defensa!

14  – Reserva Ecológica Costanera Sur

Ideal para fazer um passeio ao ar livre ou andar de bicicleta, a Reserva Ecológica Costanera Sur, que fica logo atrás de Puerto Madero é pouco conhecida entre os turistas. Nos domingos de sol o parque fica cheio de gente aproveitando o dia ao ar livre.

15 – Livraria El Ateneo Grand Splendid

O antigo teatro Grand Splendid abriga hoje a livraria El Ateneo, que além de ser uma livraria maravilhosa está em um salão lindíssimo, com direito a um teto pintado e uma decoração digna de cenário de filmes! A livraria conta com uma cafeteria e é o paraíso para amantes da leitura.

16 – Floralis Genérica

Mais um símbolo de Buenos Aires! O parque que abriga a Floralis é simples, mas muito gostoso; sua principal atração é mesmo a escultura metálica em forma de flor, que de acordo com a luz do sol abre e fecha as suas pétalas. Parada certa para fotos ou para lagartear no gramado.

17 – Galerias Pacífico

Um dos principais centros comerciais da cidade, as Galerías Pacífico são um ótimo passeio mesmo para quem não tem a intenção de fazer compras e está passeando pela Calle Florida.

O shopping elegante tem uma variada gama de lojas, muitas delas de grifes internacionais, mas o sucesso do local já se faz, sobretudo, pelo edifício, que é belo por dentro e por fora. A área externa da Galeria recebe uma iluminação especial durante a noite e dentro do prédio você pode conferir sua cúpula pintada.

18 – Palácio de Aguas Corrientes

O suntuoso edifício da Av. Córdoba praticamente não dá pistas do que existe em seu interior. Ele abriga obras sanitárias de Buenos Aires e tem tanques com capacidade de armazenar 72 milhões de litros de água potável. Além das atividades relacionadas à empresa de saneamento local, o edifício tem um museu (gratuito) e visitas guiadas também gratuitas que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras às 11h. Mais informações.

passeios gratis buenos aires

19 – Congresso Nacional

Imponente, o edifício do Congresso Nacional, local de trabalho de deputados e senadores, grande parte das vezes é conhecido apenas pelo lado de fora. Para quem tem interesse em conhecer seus salões internos , há visitas guiadas nas duas casas. Veja aqui informações sobre a visita ao Senado argentino e Câmara dos Deputados.

20 – Palermo e Plaza Serrano

O bairro de Palermo é uma graça! Tem ruas arborizadas, vários parques, lojas descoladas, ótimos restaurantes e uma vida noturna muito animada. As ruas de Palermo Soho muitas vezes têm murais grafitados que são lindos para fotos! Vale a pena passear pela região, principalmente para ir aos seus bares durante a noite ou aos domingos, quando acontece uma feira na Plaza Serrano.

Reserve aqui seu free tour por Palermo!

passeios gratis buenos aires

21 – Tigre

A simpática cidade de Tigre está a cerca de uma hora de Buenos Aires e tudo que você precisa para conhecer o lugar é pegar um trem da Estação do Retiro até a cidade. É simples e barato fazer o passeio por conta própria. Chegando a Tigre você pode conhecer o Puerto de Frutos (bom para compras), o cassino Trilenium ou fazer um lindo passeio de barco ao longo do rio Tigre e suas ilhas fluviais, onde há várias casinhas.

22 – Passeios de bicicleta

Buenos Aires é uma cidade ótima para se pedalar! E o melhor é que você não precisa gastar nada para isso. A Prefeitura da cidade oferece o serviço de empréstimo gratuito de bicicletas Ecobici aos visitantes. Também há a possibilidade de participar de passeios guiados sem pagar nada.

23 – Circuitos de tango

Para os amantes do tango ou os que desejam saber mais do mais tradicional ritmo portenho, há circuitos que percorrem muitos lugares que refletem o passo inesquecível de grandes figuras por diversos bairros de Buenos Aires. Mais informações sobre os circuitos amarelo, verde e a Nueva Pompeya.

24 – Rooftops para ver a cidade do alto

Os terraços estão na moda nas principais cidades do mundo e Buenos Aires não é exceção. Há circuitos gratuitos oferecidos pela cidade para observar as cidade de cima nas regiões da 9 de Junio, Avenida de Mayo, Centro e Monserrat.

25 – Bondinho histórico

Desde 1980, o “Tranvía Histórico de Buenos Aires” é um dos poucos museus em movimento da cidade. Seus bondes históricos circulam todos os fins de semana e feriados pelo bairro de Caballito, oferecendo passeios gratuitos. Se trata de un percurso de 2 quilômetros, com partidas a cada 20 minutos, pelas ruas e avenidas do bairro.

O passeio começa e termina no mesmo ponto e passa por locais muito pitorescos da capital argentina, como o encantador “Barrio Inglés”, a imponente avenida Pedro Goyena e a movimentada avenida Rivadavia.

26- La Usina del Arte 

No bairro La Boca, a cerca de 2 km do estádio La Bombonera, fica esse incrível centro cultural, com uma sala sinfônica e diferentes espaços para espetáculos de dança, exposições de artes visuais, shows e exposições. Além da programação variada, vale a visita pela arquitetura do prédio de 1916, feito em estilo florentino com tijolos à vista. Há atividades constantes, principalmente para crianças, e é totalmente gratuito. O ideal é consultar a programação online.

27 – Biblioteca Pública Parque de la Estación

Esta Biblioteca no centro de Once funciona em um espaço que foi remodelado muito recentemente. São 700 m2, espaços flexíveis com mesas de trabalho compartilhadas, salas de leitura, auditório e exposição de livros, ampla área infantil para atividades recreativas, área de leitura e sala de produção. Há livros de todos os tipos e para todas as idades e o acesso é gratuito.

28 – Tecnópolis

Na periferia da cidade existe um parque gigante com muitos atrativos relacionados à ciência e tecnologia, pensado especialmente para crianças, mas adequado para toda a família! Há também uma agenda de shows e recitais. Funciona apenas alguns meses por ano, por isso é importante verificar online

29 – Ecoparque 

No coração de Palermo, o antigo Zoológico de Buenos Aires foi transformado em um Ecoparque interativo, educacional e ambiental. O novo Ecoparque visa preservar os habitantes do antigo zoológico, por isso abre menos dias na semana, limita o número de entradas diárias e proíbe os visitantes de alimentar os animais.

Uma das áreas, que faz fronteira com a entrada da Plaza Italia, é habitada por patos, maras, pavões e algumas outras espécies que circulam livremente na área onde lagoas e pastos podem ser vistos como um cenário natural. Dentro do Ecoparque há ainda um simpático café, brinquedos para crianças e um carrossel.

30 – Cabildo de Buenos Aires

Durante a visita à Plaza de Mayo, você pode conhecer esse edifício histórico que foi sede da administração colonial e ocupa o mesmo local desde 1580, embora tenha sofrido várias modificações. A última reforma foi em 1940, quando parte do projeto original foi resgatado. O Cabildo abriga o Museu Histórico Nacional do Cabildo de Buenos Aires e da Revolução de Maio.

31 – Rua Florida

Uma das ruas favoritas dos brasileiros em Buenos Aires, a Calle Florida é um calçadão repleto de lojas e lanchonetes existe desde 1582, mas só foi batizado em 1814 com o nome de Valle de la Florida, em comemoração à vitória contra os monarquistas no Alto Peru. Na Rua Florida você encontra de tudo, tanto souvenirs como roupas, livros e até os clássicos “arbolitos” que trocam dinheiro com cotações melhores que as casas de câmbio.

32 – Galeria Güemes

Durante o passeio pela Florida, vale a pena conhecer essa passarela de pedestres com mais de 100 metros de extensão que a liga à rua San Martín e tem um valor cultural e histórico, além de um famoso mirante mítico. Destaque para a arquitetura europeia do final do século 19, com seu marcado estilo Art Nouveau. O mirante fica no 14º andar, com 87 metros de altura, e foi por muitos anos o ponto mais alto da Argentina – há uma taxa para subir. Mais informações no site

33 – Mercado de San Nicolás

Em 1966 as barracas itinerantes que trabalhavam na área mudaram-se para o que foi o novíssimo Mercado de San Nicolás. Em abril de 2019 este antigo mercado foi reaberto, mas agora com um toque moderno com uma grande oferta econômica, vale a pena visitar!

34 – Igreja Ortodoxa Russa da Santíssima Trindade

Esta igreja é muito particular pelo seu estilo moscovita do século XVII, embora tenha sido inaugurada em 1904. De cada uma das cúpulas azuis existe uma cruz virada a nascente, suportada por correntes, como é comum na Rússia. A fachada apresenta três vitrais que ilustram diferentes cenas bíblicas e, no frontispício, um mosaico feito em São Petersburgo representando a Santíssima Trindade. Mais informações no site.

35 – Plaza San Martín

É uma das praças mais antigas da cidade e foi palco de importantes acontecimentos históricos. Fica em uma das extremidades da Rua Florida e é uma ótimo local para uma parada para descansar e apreciar o verde das árvores e o vai e vem das pessoas. Tem um mirante da Torre dos Ingleses e um parquinho ótimo para quem está com crianças!

36- Plaza Francia

Outro clássico de passeio pelo bairro Recoleta é esta praça, inaugurada em 1910. Chamam a atenção as belas estátuas de mármore e os quatro baixos-relevos de bronze que evocam acontecimentos centrais na história da Argentina e da França. É ideal para ir aos finais de semana e curtir a feira de grande variedade que acontece.

37 – Centro Cultural da Recoleta

Esse edifício de 1732 era originalmente o convento dos monges da Recoleta, que deu nome ao bairro. Depois de ser utilizado para diversos fins, em 1978 foi projetado o Centro Cultural, que hoje conta com 27 salas de exposições, um microcine, um auditório e um anfiteatro. São inúmeras as atividades, como exposições de artes visuais, recitais, concertos e apresentações teatrais. A agenda é gratuita e recomendamos a consulta online 

38 – Avenida Alvear

Não custa nada visitar a avenida mais elegante de Buenos Aires, com alguns dos palácios mais bonitos da cidade! Ao longo da avenida, há uma série de residências aristocráticas, como o Palácio Pereda, onde funciona a Embaixada do Brasil, o Palácio Ortiz Basualdo (Embaixada da França), o casarão Concepción Unzué de Casares (sede do Jockey Club), o Álzaga Unzué Palace (Hotel Four Seasons) e a residência Duhau ( Hotel Park Hyatt. Na esquina da Alvear com a Ayacucho fica o Alvear Palace Hotel, que é um verdadeiro palácio, inaugurado em 1932 e declarado Monumento Histórico da Cidade de Buenos Aires em 2003. Aqui se hospedaram imperadores, reis, presidentes e artistas.

39 – Palais de Glace

Mais um belo museu de artes que pode ser visitado de graça em Buenos Aires! O prédio na Recoleta foi inaugurado em 1910 como rinque de patinação no gelo, e somente em 1931 foi transformado na sala de exposições de obras artísticas que é hoje. Atualmente a arte argentina é exposta aqui e possui um patrimônio de cerca de mil obras!

40 – Costanera Norte 

É um longo corredor que acompanha o Río de la Plata da Recoleta a Palermo. É repleto de espaços verdes, praças, restaurantes, discotecas, bares, espaços recreativos e esportivos. Aqui estão alguns dos restaurantes mais conhecidos de Buenos Aires, frequentados por celebridades argentinas.

Mas também há os clássicos carrinhos de beira-rio, que poderíamos dizer que são os precursores dos food trucks, nos quais se pode comer um delicioso sanduíche de bondiola ou o clássico choripán muito barato e com uma excelente vista para o rio. No final da Costanera Norte está o Parque de los Niños, um grande espaço verde para desfrutar do ar livre com suas caixas de areia, playgrounds e mesas de piquenique.

41 – Clube dos Pescadores

Fica na Costanera Norte, a mais de 50 metros acima de um cais do Río de la Plata. Aqui estão 2 belas vistas: do cais, você pode admirar Buenos Aires com seus edifícios clássicos e ver os aviões decolarem e pousarem; do outro lado, água, veleiros, barcos, pássaros e o céu aberto, e se o dia estiver claro dá para ver até a costa do Uruguai. Além disso, o restaurante localizado no cais possui um menu requintado onde se destacam peixes e frutos do mar.

42 – Jardim Botânico

Um refúgio tranquilo ideal para passear e relaxar na cidade, percorrendo seus caminhos e conhecendo as diferentes espécies da Argentina e de outros continentes. No coração de Palermo, ao lado do Ecoparque, possui mais de 7 hectares e abriga cerca de 6.000 espécies de plantas, jardins temáticos, herbário, estufas, e várias esculturas.

43 – Centro Cultural de la Ciencia

É um lugar ideal para as crianças (e adultos também!) explorarem, fazerem perguntas e aprenderem sobre ciências manipulando objetos e brincando. Oferece três salas de exposições permanentes com inúmeras experiências interativas. Além disso, nos fins de semana, há uma grande variedade de workshops – confira a programação no site.  A poucos metros fica o shopping outlet ao ar livre do Bairro de Arcos.

44 – Chinatown de Buenos Aires

A cultura oriental é o grande atrativo do Barrio Chino de Buenos Aires. Formado pela onda de imigração durante a década de 1980, aqui existem vários restaurantes de culinária asiática e um dos primeiros templos budistas da cidade, o Templo Chong Kuan. Se visitar Buenos Aires durante a tradicional celebração do Ano Novo Chinês (geralmente entre o final de janeiro e o início de fevereiro), vale a pena participar das celebrações com inúmeros shows musicais, atividades e uma grande feira com barracas de comida.

45 – Parque Centenário

Pouco conhecido pelos brasileiros, é um dos parques mais agradáveis de Buenos Aites e foi projetado pelo paisagista Carlos Thays, no ano de 1909, para comemorar os cem anos da Revolução de Maio.

O parque possui uma fonte com um lago artificial, diversas áreas de lazer para crianças, carrossel, murais e diversas esculturas, entre elas a “Vitória Alada” do italiano Eduardo Rubino, “Madame Curie” de Santiago Parodi e “La Aurora” , do francês Emilio Peinot.

Ao redor do parque estão o Museu Argentino de Ciências Naturais Bernardino Rivadavia e o observatório da Associação Amigos da Astronomia. Durante a semana, há uma feira de livros e revistas usados ​​muito concorrida.

Quer ler mais um pouco sobre Buenos Aires? Temos um guia completo sobre a cidade, com dicas de o que fazer, quando ir e onde ficar!

Leia também:


Tem mais alguma dica sobre passeios grátis em Buenos Aires? Conte para gente nos comentários e ajude outros leitores a economizar!

Quer ver mais dicas de como economizar em viagens ao exterior? Assista ao nosso vídeo:

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção