Transporte em Buenos Aires: dicas para usar táxi, metrô, ônibus, Uber e bicicleta!
Transporte em Buenos Aires: dicas para usar táxi, metrô, ônibus, Uber e bicicleta!
Buenos Aires é uma cidade grande e movimentada, por isso ao planejar uma viagem para lá é natural que surjam dúvidas sobre como se locomover. A rede de táxis é gigantesca, há muitas opções de transportes e aplicativos como Uber e Cabify já podem ser usados. Confira nesse post nossas dicas sobre as principais opções de transporte para fazer turismo em Buenos Aires!
Transporte em Buenos Aires – qual opção usar
Há muitas opções para conhecer os principais pontos turísticos de Buenos Aires. E o primeiro deles é caminhar! Buenos Aires é uma cidade plana, com avenidas largas e ótimas para caminhar, especialmente na área mais turística, incluindo Centro, Recoleta, Palermo e San Telmo! Dependendo de onde se hospedar certamente poderá visitar vários pontos interessantes a pé. Mas a cidade é cheia de opções de transporte, a começar pela ótima rede de metrô, a primeira a funcionar na América do Sul! Antes de mais nada, algumas dicas básicas:
Tarjeta Sube: primeiro passo!
Se você pretende usar transporte público em Buenos Aires adquira logo no primeiro dia a Tarjeta Sube. Trata-se de um cartão magnético que custa 50 pesos e pode ser usado em ônibus, metrô, trens e até pedágios! Para comprá-lo procure um ponto comercial marcado com adesivo Sube – são muitos – ou vá direto à estação do metrô mais próxima.
Com a primeira compra faça a primeira recarga para usar o cartão. Pronto! Basta aproximar o cartão nas catracas do metrô ou ônibus para que o valor da passagem seja descontado. Se quiser ainda é possível fazer um cadastro rápido no site do Sube com o número impresso na sua tarjeta para consultar o saldo dela online e ver o histórico de utilização.
BA Como LLego
Outra dica fundamental para quem planeja usar o transporte coletivo é o aplicativo BA Como Llego da Prefeitura de Buenos Aires. Basta digitar o endereço de saída (ou usar o gps) e o destino e o aplicativo mostra as opções de ônibus, metrô, trens e até de bicleta para o trajeto! É possível fazer a consulta offline em forma de lista ou com mapa com conexão à internet e ainda há informações sobre serviços como Caixas eletrônicos (cajeros automaticos), hospitais e farmácias!
Google Maps
Muita gente não sabe, ma sé possível fazer o download de uma área do Google Maps para consultar offline! Antes de sua viagem faça o download em seu smartphone e tenha o mapa de Buenos Aires completo, incluindo atrações turísticas, hot;eis e restaurantes, mesmo quando estiver sem acesso à internet! O mesmo vale para o aplicativo do TripAdvisor.
Metrô em Buenos Aires
O Metrô em Buenos Aires é chamado de Subte (abreviatura de Subterráneo) e oferece uma rede ampla e que cobre boa parte dos pontos de interesse da cidade. São 7 linhas: A, B, C, D, E, H e P.
Baixe aqui a versão atualizada do mapa no site da Prefeitura de Buenos Aires.
O Metrô é rápido, simples de usar e barato, mas em alguns horários pode ser bem cheio. Para usá-lo basta aproximar sua tarjeta Sube do leitor na catraca – funciona dos dois lados do cartão – e aguardar o sinal verde para embarcar.
A linha H é a mais nova e a única que não leva ao centro, mas serve como integração entre as demais e é que melhor atende ao bairro da Recoleta – também é possível pegar a linha D na avenida Santa Fé. Vale a pena também conhecer a Linha A, primeira rede criada na América do Sul, que teve algumas estações reformadas.
Táxis em Buenos Aires
Usar táxi é uma opção pouco comum aos brasileiros, mas que vale a pena em Buenos Aires. O número de carros marcados em amarelo e preto é imenso – estão por toda parte! – e por isso mesmo o sistema é bem mais barato que em nosso país. Os táxis têm esse nome mesmo e para usá-los não há segredo: basta verificar algum que esteja como sinal “libre” aceso e fazer um aceno ao motorista.
Muita gente comenta sobre golpes aplicados por taxistas a turistas, como notas falsas e trajetos mais longos. Com relação ao primeiro, a inflação o tornou menos atrativo aos vigaristas – a maior nota Argentina, de 100 pesos, vale apenas R$ 20 aproximadamente. Quanto ao segundo, aplicativos como Google Maps e Waze permitem identificar facilmente rotas mais longas.
Uma dica de segurança é usar os Radio Táxis. Custam exatamente o mesmo, mas são veículos de empresas grandes, o que inibe golpes. A diferença entre táxis comuns e rádio táxis é o letreiro acima do veículo com o nome da empresa (veja na foto acima) . Você também pode pedir para o restaurante chamar um ou baixar o app as empresas. Outra opção é o aplicativo Easy, que funciona em Buenos Aires.
Uber, Cabify, Beat o DiDi em Buenos Aires
Já é possível usar o Uber em Buenos Aires, assim como o Cabify, Beat o DiDi. Como de praxe, há uma batalha jurídica na cidade, com a Prefeitura tentando proibir os aplicativos, mas testamos ambos agora em novembro e funcionaram muito bem, com tempo de espera inferior a 10 minutos e várias opções de motoristas.
Para usar o Uber, Cabify, Beat o DiDi na capital Argentina não é necessário um novo aplicativo nem nova conta: basta usar o mesmo do Brasil para solicitar a viagem – há apenas a opção de UberX e o valor é um pouco menor que o dos táxis.
Você pode fazer o pagamento no cartão, o que incide em 6% de IOF adicional, ou em pesos. Uma complicação para quem deseja usar o Uber é a necessidade da internet. Por isso vale a pena instalar o aplicativo BA Wifi, que mostra os pontos de wifi gratuitos mais próximos, ou mesmo comprar um cartão SIM pré-pago para usar a internet 4G.
Ônibus em Buenos Aires
Os ônibus em Buenos Aires são chamados colectivos têm um visual meio vintage, com pinturas coloridas, partes cromadas, cortininhas e franjas. Apesar da aparência, muitos veículos são novos, com ar condicionado e piso rebaixado. A vantagem dos ônibus é que oferecem a possibilidade de apreciar a paisagem em um belo passeio bem barato pela cidade. Como há muitos veículos, a viagem costuma ser confortável, exceto nos horários de pico.
Para usar o ônibus é necessário ter a tarjeta Sube – apenas os intermunicipais permitem pagar em dinheiro também. Além disso, baixe o aplicativo BA Como Llego, que já citamos, para descobrir quais linhas te levam ao local desejado e qual o ponto mais próximo.
Atenção: as linhas são marcadas por números, mas há trajetos (recorridos) diferentes, identificados por plaquinhas na parte da frente do veículo. Antes de embarcar confirme com o motorista se aquele coletivo de fato o levará ao ponto desejado. Para saber a hora de desembarcar, consulte o Google Maps durante o trajeto – ou peça para o motorista avisar.
Leia mais:
O que fazer em Buenos Aires: 43 dicas para a sua viagem!
20 passeios grátis para se fazer em Buenos Aires!
Onde comer em Buenos Aires
Dicas de compras em Buenos Aires
Como ir de Ezeiza a Buenos Aires
Ônibus turístico Buenos Aires Bus
Para quem tem pouco tempo na cidade ou quer uma opção mais simples e prática, Buenos Aires oferece um ônibus turístico, o Buenos Aires Bus. Os veículos são de dois andares e contam com sistema de áudio com informações sobre os pontos turísticos da cidade.
Após fazer a compra do bilhete válido por 24 ou 48 horas, é possível subir e descer do ônibus quantas vezes desejar, das 9 às 17 horas. São três roteiros com 35 opções de paradas, incluindo os bairros tradicionais de La Boca, San Telmo e Puerto Madero, bem como toda a região de Palermo e Belgrano.
Como dissemos, é uma opção bem prático a cômoda, mas está longe de ser a mais barata – os tickets de 24 horas custam 350 pesos e os de 48 horas custam 470 pesos. Mais informações na página oficial.
Bicicletas em Buenos Aires: Ecobici
Buenos Aires está longe de ser uma Amsterdã, mas cada vez mais as bicicletas têm ocupado espaço. Além de vários serviços de aluguel, o turista também pode usar o sistema de bicicletas da Prefeitura da cidade, o Eco Bici!
Para usar é bastante fácil. Basta fazer a inscrição online ou agendar um horário para fazer pessoalmente quando estiver na cidade. Após se cadastrar, você pode baixar o aplicativo Ecobici ou ligar para 0800-333-BICI (2424) para liberar a bicicleta em uma das estações e sair pedalando pela cidade. A devolução pode ser feita em qualquer uma das dezenas de estações e você ainda pode consultar online quantas bikes e posições livres há em cada uma! Excelente! Confira todas as informações no site oficial.
Desde março de 2021, o serviço EcoBici é pago para turistas:
Diária: $ 900 – 6 viagens por dia de até 60 minutos todos os dias.
Mensalmente $ 3.500 – 6 viagens por dia de até 60 minutos todos os dias.
Veja também: Show de tango em Buenos Aires – 8 espetáculos incríveis para você curtir na Argentina e nossa seleção com ótimos hotéis em Buenos Aires.
Tem mais dicas de transporte em Buenos Aires? Compartilhe nos comentários e ajude mais leitores a planejar suas viagens!