logo Melhores Destinos

Passeios de trem: conheça 9 roteiros pelos trilhos do Brasil

Bruna Scirea
05/08/2020 às 5:03

Passeios de trem: conheça 9 roteiros pelos trilhos do Brasil

Embarcar em um trem e deixar se admirar pela paisagem que passa quase sem pressa pela janela é uma daquelas experiências que devem ser vividas pelo menos uma vez na vida. E não é preciso necessariamente ir até a Europa para curtir as delícias dos passeios de trem. No Brasil, embora pouca não muitos saibam, existem linhas férreas por onde as locomotivas seguem a todo vapor.

Neste post, apresentamos nove dos mais famosos roteiros sobre trilhos no nosso país. O que liga Vitória e Belo Horizonte, em uma viagem de 13 horas, é o único que ainda funciona como meio de transporte de passageiros. Mas há vários outros que levam turistas a divertidas viagens ao passado. Confira!

Trem Maria Fumaça da Serra Gaúcha (RS)

(Bento Gonçalves a Carlos Barbosa)

A Maria Fumaça é um dos passeios mais famosos e procurados por quem circula não apenas pelo Vale dos Vinhedos, na região de Bento Gonçalves, mas também por quem está turistando por Gramado e Canela, também na Serra Gaúcha. A locomotiva movida a vapor percorre um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, um roteiro conhecido pelos vinhos, queijos e outras delícias, verdadeiros legados deixados pelos imigrantes italianos.

Ao longo do percurso, os vagões do trem viram palco para apresentações artísticas (de música, teatro e dança), que ficam ainda mais animadas após algumas provas de vinhos, espumantes e sucos de uva oferecidos nas estações em que o trem passa. Veja como foi nossa experiência no passeio com o trem Maria Fumaça na Serra Gaúcha.

passeio de trem maria fumaça serra gaúcha

Maria Fumaça é um dos mais famosos passeios de trem do Brasil

Trem Maria Fumaça de Campinas (SP)

(Campinas a Jaguariúna)

Por causa da produção de café, o interior do São Paulo já contou com muitas linhas ferroviárias – boa parte delas hoje desativadas. Um dos poucos trajetos que permanecem é o do trem Maria Fumaça de Campinas, que liga a cidade a Jaguariúna. Os antigos vagões de trem percorrem 45 quilômetros da ferrovia construída no século 19. No caminho, monitores contam a história do período do café e também das tradicionais locomotivas que abasteciam a região. A viagem histórica conta ainda com belas paisagens: pela janela dos vagões, os passageiros podem admirar as belas paisagens das áreas de preservação, fazendas de café e apreciar a vista do alto das pontes sobre os rios Atibaia e Jaguari.

passeio de trem maria fumaça campinas

Percurso pelo interior de São Paulo passa por fazendas de café

Passeio de trem de Curitiba a Morretes (PR)

O percurso entre Curitiba e Morretes é um dos passeios de trem mais famosos do Brasil. E a beleza faz jus à fama: o trajeto passa por dentro da Serra do Mar, ziguezagueando pela parte mais preservada da Mata Atlântica em todo o país, passando por paredões de pedras, montanhas e pontes tão estreitas que, ao olhar da janela, parece que se está à beira de um despenhadeiro. É ainda uma viagem histórica: a locomotiva circula desde a construção da ferrovia para a exportação de erva-mate e madeira, em 1885.

passeio de trem curitiba morretes

Ferrovia por onde passa o trem é uma das mais importantes obras de engenharia do Paraná

São 110 quilômetros percorridos em uma viagem de aproximadamente quatro horas. É um dos mais longos passeios de trem do Brasil, mas nada cansativo. A paisagem compensa. E não bastasse isso, na chegada em Morretes ainda é possível saborear um delicioso barreado no fim do percurso, prato típico do local. Boa pedida para quem pretende visitar Curitiba!

Cidade histórica de Morretes é a parada final do trem que sai de Curitiba

Passeio de trem de Tiradentes a São João del Rei (MG)

Visitar Tiradentes, em Minas Gerais, é por si só um passeio pela história brasileira. Para uma experiência ainda mais completa ao passado, os turistas podem pegar a locomotiva que liga a cidade a São João del Rei, onde uma das atrações é o Museu Ferroviário. São 12 quilômetros percorridos em um trecho da antiga Estada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 1881, com a presença do imperador dom Pedro II. Nos 45 minutos de passeios de trem, os passageiros passam por fazendas, sítios e podem admirar o paredão da Serra de São José. O destino final, São João del Rei, é daquelas cidadezinhas históricas mais do que agradáveis para uma caminhada sem pressa: que preservam a arquitetura colonial e igrejas barrocas que valem muito a visita.

Locomotiva percorre linha férrea inaugurada em 1881, com a presença de dom Pedro II

Linha de trem da Estrada de Ferro Vitória a Minas (MG/ES)

(De Vitória a Belo Horizonte)

A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que liga uma série de municípios no percurso entre Belo Horizonte a Vitória, é o único trajeto de trem diário de passageiros em atividade no país. É bem verdade que a maior parte dos três mil passageiros que embarcam diariamente na locomotiva fazem trechos mais curtos, entre as dezenas de paradas entre Minas Gerais e o Espírito Santo.

Mas essa pode também ser uma viagem longa e turística. Do começo ao fim da linha são 13 horas em meio a belas paisagens: a mata exuberante próxima a Belo Horizonte, na região da Serra do Caraçá, pequenas cidades, algumas fazendas e também todo o cenário do Vale do Rio Doce (afetado pelo desastre ambiental da Samarco, em 2015, é verdade). O trem é operado pela Vale e conta com lanchonete, restaurante e oferece também a opção de classe executiva, mais confortável para os que viajam longas distâncias.

passeio de trem vale

Trem da Vale de Ouro Preto (MG)

(Outo Preto a Mariana)

Dezoito quilômetros ligam a primeira capital de Minas Gerais, Mariana, à turística cidade de Ouro Preto. No percurso realizado em uma hora, o Trem da Vale circula por uma ferrovia construída em 1883, passando por vales, túneis, cachoeiras, paredões de pedras e outros cenários típicos do interior mineiro. Percorrer a antiga Rota do Ouro é uma volta a um dos períodos mais importantes do passado brasileiro.

passeio de trem marina ouro preto

Trem Turístico da Vale percorre 18km de uma ferrovia construída em 1883

Trem do Corcovado (RJ)

Um dos mais tradicionais passeios de trem do Brasil é o que liga o bairro Cosme Velho ao Cristo Redentor, de onde se tem uma das mais impressionantes vistas sobre o Rio de Janeiro. O Trem do Corcovado, como é chamado, transporta todos os anos mais de 600 mil passageiros pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, subindo a uma altura de 710 metros. No percurso de 20 minutos, os turistas podem curtir as paisagens do Parque Nacional da Tijuca, um pedaço bem preservado da Mata Atlântica.

A linha foi inaugurada pelo imperador dom Pedro II em 1884 e utilizada para o transporte das peças para a montagem do Cristo Redentor. Além de ser um passeio histórico que termina em um dos mais famosos pontos turísticos do Brasil, o Cristo Redentor, é também ecológico. O trem é elétrico e parte da arrecadação da bilheteria é destinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo). Saiba mais sobre horários e ingressos do Trem do Corcovado.

Expresso Turístico da CPTM

(De São Paulo ou Santo André a Mogi das Cruzes, Paranapiacaba ou Jundiaí)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) oferece passeios turísticos para a Vila de Paranapiacaba (Santo André), Mogi das Cruzes e Jundiaí. As viagens geralmente ocorrem nos domingos e partem das estações Luz, em São Paulo, e Celso Daniel, em Santo André. Os percursos são feitos em confortáveis vagões dos anos 60, com funcionários vestidos a caráter, que também contam histórias a respeito das ferrovias paulistas.

Um dos passeios de trem da CPTM mais procurados pelos turistas é o com destino a Paranapiacaba, que abrigou imigrantes ingleses no fim do século 19, vindos ao Brasil para a construção da ferrovia paulista. A antiga vila inglesa até hoje conserva uma arquitetura diferenciada, como o maquinário do Relógio da Estação Alto da Serra e o Clube União Lyra Serrano. O passeio de trem da CPTM até Paranapiacaba percorre aproximadamente 48 quilômetros de linha férrea em 90 minutos, atravessando parte do que resta da vegetação nativa da Serra do Mar. E chegando lá, a frequente neblina sobre o vilarejo bem lembra a Inglaterra…

Locomotiva do Forró (PB)

(Campina Grande a Galante)

Durante os festejos juninos, uma locomotiva do Forró parte de Campina Grande rumo à cidade de Galante levando centenas de pessoas loooucas para dançar um bom forró pé de serra. Não importa em qual vagão você se acomodar: haverá um trio de forró e muita gente disposta a dançar, em um verdadeira festa. A música acompanha a viagem de ida e de volta, com 1h30 de duração cada uma. No intervalo os passageiros descem na cidade de Galante e ainda aproveitam os festejos juninos por lá. Simbora?


Já fez algum destes roteiros ou conhece outros passeios de trem que não listamos neste post? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção