logo Melhores Destinos

Trem Maria Fumaça de Campinas a Jaguariúna: como é o passeio

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
03/01/2020 às 4:58

Trem Maria Fumaça de Campinas a Jaguariúna: como é o passeio

O passeio no trem Maria Fumaça de Campinas, a cerca de uma hora da cidade de São Paulo, pode ser um bom passatempo para quem estiver na região. Continue a leitura e saiba como é a atração que tem como destino a cidade de Jaguariúna – a bordo de uma locomotiva histórica com o som do famoso apito e a fumaça do motor a vapor passando pela janela!

Maria Fumaça de Campinas

Os antigos vagões de madeira são puxados por uma locomotiva a vapor em uma autêntica ferrovia do século 19. Com destino a Jaguariúna, o percurso possui cerca de 45 km em que os passageiros vão ouvir os monitores contando a história das ferrovias, do café e das tradicionais locomotivas. Prepare-se para encontrar as belas paisagens das fazendas de café, além de ver áreas de preservação, passar por pontes sobre o Rio Atibaia e Jaguari, e muito mais.

Ao longo da viagem o trem passa por seis estações, saindo de Anhumas e seguindo para Pedro Américo, depois Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes até chegar ao destino final, que é Jaguariúna. Aliás, é na estação Carlos Gomes que está exposto o primeiro aparelho telefônico do Brasil, testado por Dom Pedro II.

Outro ponto interessante da viagem é que há um vagão restaurante, onde os passageiros podem tomar um gostoso café da tarde enquanto apreciam a vista da janela.

As locomotivas, fabricadas entre 1958 e 1960, marcaram a época da transição da tração a vapor para a então moderna tração a diesel. Foram recuperadas e restauradas com as cores originais da ferrovia, então pode esperar encontrar equipamentos ferroviários de várias épocas, gerações, modelos, com uma diversidade no acervo que é referência no mundo inteiro.

Ao chegar a Jaguariúna, o passeio de trem se encerra e os passageiros podem conhecer a charmosa estação, famosa por ser de onde partiam os trens para o ramal da Pedreira. A locomotiva fica parada por cerca de 45 minutos, portanto consulte na bilheteria a possibilidade de voltar no último horário, assim você terá mais tempo para conhecer todo o local. Fique atento aos avisos sonoros para não perder o seu trem. 🙂

Quanto custa e quando ocorre o passeio?

O valor do ingresso Inteira é um pouco salgado: R$ 160 por pessoa, também sendo possível pagar meia entrada quem tem direito ao benefício. A parte boa é que ao menos o estacionamento é gratuito, tanto na estação de Anhumas (Campinas) como em Jaguariúna, ambos de responsabilidade da prefeitura local.

Saiba mais informações de datas, horários e tarifas no site oficial.

Vale a pena?

O passeio é um passatempo muito gostoso e pode valer bastante a pena se você está interessado em saber sobre a história das locomotivas, além de estar disposto a investir a grana do ingresso, que não é barato. É também uma boa opção para quem está passeando na cidade de São Paulo e quer conferir algo um pouco diferente dos grandes prédios e vida agitada da capital paulista.

Leia também:
Passeio com o trem Maria Fumaça: tudo o que você precisa saber sobre a famosa atração da Serra Gaúcha


E você, já fez o passeio? Gostou? Comente abaixo e compartilhe suas dicas!