logo Melhores Destinos

Porto de Galinhas: roteiro completo deste paraíso no Nordeste!

Camille Panzera
Camille Panzera
30/09/2020 às 16:55

Porto de Galinhas: roteiro completo deste paraíso no Nordeste!

Há muito o que fazer em Porto de Galinhas, um dos melhores destinos do Brasil! É um lugar ideal para quem quer descansar, curtir alguns dias na beira do mar, pegar ou bronze ou simplesmente aproveitar as férias não fazendo nada em algumas das melhores praias do Brasil. O mar cristalino, com direito a piscinas naturais e muitos peixinhos é um convite ao mergulho em suas águas mornas. Confira nossas dicas, saiba o que fazer em Porto de Galinhas, quando conhecer o lugar, onde ficar e muito mais!

Muitas pessoas se apaixonam tanto pela tranquilidade que Porto de Galinhas quanto pelo mar. E o amor é tanto que para muitas famílias é um destino revisitado várias vezes. Não é para menos! O distrito está a apenas uma hora do aeroporto do Recife, tem vários restaurantes gostosos e uma rede hoteleira muito bem estruturada, com opções para todos os bolsos.

O Melhores Destinos foi indicado ao Prêmio Ibest 2020! Nos ajude com um voto! É rapidinho! 

porto de galinhas

Onde fica Porto de Galinhas?

Porto de Galinhas é um distrito da cidade de Ipojuca, Pernambuco, e está a cerca de 50 km do aeroporto do Recife, capital do estado.

São em torno de 18 km de litoral que abrigam diferentes praias em Porto de Galinhas, entre elas a própria praia da Vila de Porto de Galinhas, que é onde está o comércio principal e as piscinas naturais mais conhecidas da região. Ao norte do distrito fica a Praia de Muro Alto, um pouco mais ao sul estão a Praia do Cupe, Pontal do Cupe) e Maracaípe. Serrambi fica mais distante ainda, mais ao Sul, e também faz parte de Ipojuca.

porto de galinhas

Você pode conferir aqui mais dicas de passagens aéreas para Porto de Galinhas.

O que fazer em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é um destino conhecido por suas praias, suas piscinas naturais e seus passeios de buggy. Uma viagem ao destino é ótima para relaxar e curtir a praia, sem pressa. Você pode curtir uma praia diferente a cada dia ou fazer passeios para destinos vizinhos, como a Praia dos Carneiros. Confira abaixo o que fazer em Porto de Galinhas.

Praias de Porto de Galinhas

As praias são as principais atividades do distrito que está à beira-mar e tem lindas formações de piscinas naturais!

Praia de Porto de Galinhas e piscinas naturais

Essa é a principal praia da região, tem bastante comércio e boa estrutura. A praia da vila tem um mar super calminho durante a maré baixa e é dela que saem as jangadas para fazer o passeio até as piscinas naturais. Nessa praia existem várias barracas e restaurantes que oferecem guarda-sois e cadeiras, além de petiscos e bebidas. A praia em si é bem gostosa e super bonita, mas por ser mais popular geralmente está mais cheia.

Você pode fazer o passeio em uma das jangadas do MD! 💙

Na Praia de Porto de Galinhas você pode contratar o passeio para as piscinas naturais – tem até as jangadas do Melhores Destinos lá! Eles são organizados pela Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas e realizados sempre no período de maré baixa! Portanto, há hora certa para realizar esse passeio, que é o período de maré baixa (confira mais sobre esse assunto logo abaixo).

Muro Alto

Essa é uma praia de Porto de Galinhas que fica um pouco mais afastada da vila, em uma área bastante nobre e onde onde estão resorts como o Summerville e o Nannai. Muro Alto é uma praia com uma longa proteção de arrecifes e na maré baixa ela fica incrível, parecida com uma lagoa. É ideal para praticar esportes como windsurf e stand up paddle e muito indicada para crianças por ser bastante tranquila.

Cupe

O Cupe é uma praia bem longa e onde estão boa parte dos bons hotéis de Porto de Galinhas. O que nem todo mundo sabe é que no geral, e principalmente durante a maré alta, a praia tem ondas fortes e pode ser traiçoeira. A melhor área dessa praia é o chamado Pontal do Cupe, onde formam-se piscinas naturais e que ficam com água tranquila.

Merepe

O pequeno trecho ao Norte da vila é conhecido por esse nome. Ali fica a transição entre a praia do Cupe e a praia da vila de Porto de Galinhas. Na região algumas pessoas aproveitam para praticam surf.

Maracaípe

Ao Sul da vila de Porto de Galinhas fica a praia de Maracaípe, com muitos coqueiros e um trecho longo de areia. O mar nessa região é aberto, tem ondas e é onde os surfistas gostam de frequentar.

Pontal de Maracaípe

No fim da praia de Maracaípe fica o Pontal de Maracaípe, uma área em que ocorre o encontro do rio com o mar e que é onde você pode apreciar uma água bem tranquila. O pôr do sol por lá é maravilhoso e ao conhecer a região você pode contratar o passeio de jangada para ver cavalos-marinhos!

 

porto de galinhas praias maracaipe

Serrambi

Serrambi é uma praia a cerca de 18 km da Vila de Porto de Galinhas e um lugar de águas cristalinas e bem calminhas, ótimas para quem está viajando com crianças. A região tem casas e um grande hotel, o Serrambi Resort, que é uma opção muito boa para quem deseja viajar para um lugar bonito e ficar curtindo a estrutura da hospedagem escolhida.


Passeios em Porto de Galinhas

Os dois principais passeios em Porto de Galinhas são os que levam às piscinas naturais de Porto de Galinhas (imperdível!) e o passeio de buggy ponta a ponta, que mostra todas as praias da região. Há algumas outras atividades oferecidas para quem tem mais dias disponíveis no roteiro, mas lembre-se de aproveitar também para ficar um tempo relaxando e curtindo a praia que você mais gostar! Do contrário, você pode acabar fazendo muitos passeios para os arredores, sem aproveitar Porto de Galinhas propriamente dita.

Passeio às piscinas naturais de Porto de Galinhas

Esse é o passeio mais tradicional oferecido em Porto de Galinhas e que vale muito a pena fazer. Consiste em realizar um pequeno trajeto de jangada para visitar as piscinas naturais que se formam no período de maré baixa. O passeio é comprado e organizado na Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas, que fica na praia principal da Vila. E a atividade é sempre realizada no período de maré baixa, que é quando as piscinas estão em sua forma mais bonita! Se você tiver máscara para praticar snorkeling e sapatilhas, vale levar para a viagem.

Passeio de buggy em Porto de Galinhas

Outro passeio bem popular para quem visita Porto de Galinhas é o passeio de buggy, que leva às principais praias da região em um mesmo dia, fazendo algumas paradas para mergulho. O trajeto pode variar de acordo com o que é combinado diretamente com o bugueiro, sendo a opção mais popular o “passeio de ponta a ponta”, em que se visita da Praia de Muro Alto a Maracaípe, que estão localizadas nos extremos de Porto de Galinhas. O passeio é bem legal, cheio de paisagens lindas e também vale incluir no roteiro.

buggy-porto-galinhas

Passeio de jangada no Pontal de Maracaípe

No Pontal de Maracaípe, no finzinho da Praia de Maracaípe, há o encontro do rio com o mar e uma área de mangue, uma área de flora e fauna bem peculiar. Um passeio simples, mas superlegal oferecido na região é o passeio de jangada no Pontal de Maracaípe, em que se pode observar cavalos-marinhos e siris! O passeio de jangada fica ainda melhor se feito no fim de tarde, quando o visual na região fica ainda mais bonito ao pôr-do-sol! Essa região é linda e pouco explorada por muitos turistas, vale a pena conhecê-la!

Passeio à Praia dos Carneiros

A Praia dos Carneiros está localizada a cerca de 50 km de Porto de Galinhas e também é um passeio bem gostoso de se fazer em um dia de sol. Essa praia tem um extenso coqueiral, tem piscinas naturais formadas no período de maré baixa além da opção de fazer um trajeto de barco pelas redondezas pelo mangue. É possível realizar esse passeio com as agências turísticas ou por conta própria. A Praia dos Carneiros é tão legal que muita gente opta por ficar alguns dias hospedado por lá, então se você pensa em passar algumas noites em outro destino além de Porto de Galinhas, pode ser uma opção.

Praia de Calhetas

Calhetas é uma praia localizada a cerca de 36 km de Porto de Galinhas ou 40 km do Recife. É uma praia pequena e linda, com formações rochosas ao seu redor e também restaurantes que oferecem um lindo visual. Se você tiver muitos dias disponíveis em seu roteiro, pode utilizar um deles para visitar essa praia. O passeio pode ser feito com agências ou por conta própria.

Passeio a Maragogi

Maragogi é um destino alagoano, localizado a cerca de 85 km de Porto de Galinhas, 135 km do Recife ou 130 km de Maceió. É um lugar que pode ser conhecido em uma viagem exclusiva para a cidade, ficando alguns dias hospedado por lá, mas pode funcionar como um passeio de um único dia para visitar suas piscinas naturais, que são suas maiores atrações.

Avalie se em seu caso valerá pena fazer esse passeio. Primeiro porque para conhecer as piscinas naturais de Maragogi é necessário visitá-las em dias de maré baixa e também porque o passeio às piscinas de Maragogi tem muitas similaridades com as piscinas naturais de Porto de Galinhas. Algumas regiões de Maragogi são mais preservadas, é verdade, mas na essência, são passeios bem parecidos.

Leia todas as dicas e saiba o que fazer em Porto de Galinhas!

 


Quando ir a Porto de Galinhas 

Porto de Galinhas é quente o ano inteiro e pode ser visitado o ano novo. Os meses de verão são mais secos, enquanto os meses de inverno são mais chuvosos. A temporada com mais chuvas vai de março a agosto, mas mesmo viajando nesse período (como já fizemos) você poderá pegar ótimos dias de sol.

Independentemente do mês que você viaje, procure viajar no período de maré baixa, que é fundamental para aproveitar as piscinas naturais! (leia mais sobre isso descendo a página)

Abaixo você confere um gráfico do clima mês a mês. Informações retiradas do site ClimaTempo e aqui você pode ler mais dicas de Quando ir a Porto de Galinhas.

clima-porto-de-galinhas

Clima em Porto de Galinhas

 

Tábua de Maré em Porto de Galinhas

Se existe uma dica importante para conhecer Porto de Galinhas, essa dica é viajar na maré correta! Antes de começar a pensar no mês de sua viagem, é preciso saber que em Porto de Galinhas, tudo funciona de acordo com a maré e que a paisagem na maré baixa é completamente diferente da maré alta. O ideal, na verdade, é que você planeje sua viagem para os dias em que a maré estiver baixa, do contrário você poderá não aproveitar o mar em sua mais bela forma.

A maré baixa acontece nos períodos de Lua cheia e Lua nova, então programe-se para viajar nessa época! No geral, a maré sobe e desce duas vezes ao longo de um dia e o horário do ponto máximo da maré cheia e do ponto mínimo da maré baixa variam diariamente. Antes de viajar, leia mais sobre a Tábua de Marés, uma tabela que mostra exatamente o nível das marés ao longo do dia e seus horários — essas informações indicarão o melhor momento do dia para realizar os passeios em Porto de Galinhas.

O site da Marinha tem informações sobre a Tábua de Marés e para consultá-las basta informar o mês e ano da consulta, além do porto mais próximo – que nesse caso é o Porto de Suape.

 


Hotéis em Porto de Galinhas – onde ficar

A oferta de hotéis em Porto de Galinhas é enorme! Existem hotéis para todos os bolsos e acomodações mais simples, como as pousadas, às mais luxuosas, como resorts 5 estrelas. Tudo depende do quanto você está disposto a pagar, do tipo de experiência que pretende encontrar e das suas prioridades no que diz respeito a acomodação. Já ficamos em várias pousadas e hotéis em Porto de Galinhas, veja algumas sugestões abaixo!

Antes de se decidir sobre a hospedagem, lembre-se que Porto de Galinhas tem uma orla grande e que engloba várias praias, como a própria Praia de Porto de Galinhas, Muro Alto, Cupe, e Maracaípe e, naturalmente, cada uma dessas praias tem suas características.

Uma coisa para se ter em mente é que existem duas “classificações” de hotéis e pousadas no que diz respeito a localização: você encontrará os hotéis que ficam na vila de Porto de Galinhas e os que ficam mais afastados, boa parte das vezes na frente do mar. No geral, as hospedagens de melhor qualidade, com mais espaço e mais comodidades estão mais afastadas da vila, a cerca de 20 ou 30 minutos de caminhada pela areia.

Hotéis em Muro Alto

Se quiser ficar em Muro Alto e curtir toda a estrutura de um resort, as dicas são o Summerville, ótimo para famílias com crianças, e o Nannai Muro Alto, o hotel-resort mais badalado da região e consequentemente com o preço mais salgado —  o hotel tem spa e é   uma ótima pedida para uma viagem em casal. No Nannai, um dos melhores resorts em Porto de Galinhas, o valor das diárias inclui café da manhã, chá da tarde e jantar, todos de excelente qualidade.

 

Hotéis na praia do Cupe

Próximo ao Pontal do Cupe, que tem piscinas naturais, está o Pontal de Ocaporã e um pouco mais afastado estão o Hotel Village, ótimo para famílias com crianças, além do Vivá Porto de Galinhas Resort, que é um dos mais novos hotéis em Porto de Galinhas e vem agradando bastante ao público por seu espaço e conjunto de piscinas, que são enormes!

Ao longo da extensa praia do Cupe, as opções são diversas e contam com o moderninho e descolado Kembali, muito legal para casais e que tem quartos bem decorados, além das pousadas Ecoporto e Tabapitinga, que têm um clima mais intimista e podem fazer você se sentir em casa — elas são duas ótimas opções de pousadas em Porto de Galinhas.

Pousadas na Vila de Porto de Galinhas

Perto da vila, uma opção econômica é a pousada Pérola do Porto, que tem acomodações simples e próxima ao mar. Se quiser ficar na tranquila área de Maracaípe, onde há pouco movimento, a pequena pousada Maracabana é uma alternativa simpática, em um lugar bem sossegado.

 


Restaurantes em Porto de Galinhas

A deliciosa gastronomia local oferece as tradicionais tapiocas, carne de sol, além de peixes e frutos do mar frescos. As opções de restaurantes em Porto de Galinhas são bem variadas! Como sobremesa, não deixe de provar uma cartola, doce feito com queijo e banana.

BarCaixeira – Especializado na cozinha regional, o BarCaxeira é pra toda hora do dia. As opções de pratos são várias, sendo a principal atração do restaurante um prato feito no forno com macaxeira cozida (mandioca) recheado com carne e um gratinado de queijo por cima. Uma delícia!!!

porto de galinhas onde comer

Peixe na Telha – para comer um peixe na frente do mar, essa é uma das melhores opções em Porto de Galinhas. O cardápio é variado e o principal prato do local é um peixe servido em um unidade de telha (sim, aquela telha que cobre a parte superior das casas).

Beijupirá – Tradicional em Pernambuco, o restaurante é premiado e tem pratos com peixes e camarões com misturas inovadoras. É uma boa alternativa para uma refeição especial e mais elaborada.

 

Tapioca da Praia – Para quem quer fazer um lanche ou comer barato, essa tapioca é um belo achado. Ela fica no calçadão na vila, tem tapiocas bem recheadas e uma massa crocante.

La Tratoria – É um dos restaurante italianos da vila. O espaço é pequenino, mas os pratos gostosos e o atendimento atencioso.

Domingos – Com um cardápio de pratos brasileiros e mediterrâneos, principalmente com peixes e frutos do mar. A decoração do local é diferente e bem bonita.


Transporte em Porto de Galinhas

Porto de Galinhas tem sua vila principal, onde está o centrinho, e também tem outras praias e hotéis mais afastados. Se você está hospedado na vila, a necessidade de um carro é pouca, mas se estiver hospedado em uma região mais afastada e quiser jantar na vila de vez em quando, estar com um carro é bem conveniente.

Para quem está sem um carro, é possível fazer os trajetos necessário em táxi e também com Uber, que oferece um bom custo-benefício.

Se você gosta de liberdade para fazer seus próprios passeios, sugerimos alugar um carro ao chegar no Aeroporto do Recife, porque assim você pode ir para onde quiser, na hora que quiser e até fazer alguns passeios para outras praias do litoral por conta própria.

Leia também:

Como ir do Recife para Porto de Galinhas

As opções para ir do Aeroporto do Recife até Porto de Galinhas são: alugar um carro no próprio aeroporto, contratar o serviço de um transfer ou táxi, Uber e ônibus. Alugar um carro ou usar a Uber são ótimas opções e oferecem um bom custo-benefício.

Aluguel de carro – Alugar um carro pode ser uma boa opção, principalmente se você irá ficar hospedado longe da vila. Várias locadoras estão presentes no aeroporto e essa é uma prática comum entre os turistas. O valor do aluguel varia bastante, a depender da empresa contrata, as comodidades do veículo, quantidade de dias, etc.

Táxi – Os táxis também prestam esse serviço entre o aeroporto e Porto de Galinhas e vice versa. Nossa sugestão é fazer o percurso com um motorista que tenha sido indicado por alguém e ofereça um bom serviço. O transporte custa em torno de R$140 pelo trajeto.

Uber –  A Uber  funciona tanto no Recife quanto em Ipojuca, onde fica Porto de Galinhas. Quando testamos o trajeto ficou em de R$ 93 na modalidade UberX. É uma ótima alternativa, mas pode haver um certo tempo de espera por motoristas disponíveis, além da possibilidade de aumento da tarifas em determinados horários.

uber porto galinhas

Transfer com agências – Algumas empresas turísticas realizam transporte de turistas entre o aeroporto e seus respectivos hotéis. Uma empresa consolidada e bastante popular na região é a Luck, que faz esse serviço diariamente. O valor do transporte por trecho e por pessoa é de R$89 e deve ser agendado previamente com a própria agência. Eles buscam no aeroporto e levam até o hotel ou fazem o trajeto inverso. Essa opção do translado com agências acaba não sendo tão vantajosa financeiramente, já que o valor pago é por pessoa.

Ônibus – Duas linhas de ônibus da empresa passam no aeroporto do Recife e vão para a Porto de Galinhas. As linhas são a 195 (R$16,95) e a linha 191 (R$11,45). A diferença principal é que os ônibus da linha mais podem não ter ar condicionado, e são mais lentos pois fazem mais paradas no caminho.


Porto de Galinhas é um lugar lindo e delicioso para descansar! Tem mais dicas? Compartilhe com a gente nos comentários!