logo Melhores Destinos

Confira 11 museus imperdíveis que serão inaugurados neste ano – 2 são no Brasil!

Daniel Gadelha
17/02/2022 às 5:44

Confira 11 museus imperdíveis que serão inaugurados neste ano – 2 são no Brasil!

Os museus são paradas mais que obrigatórias para muitos viajantes – inclusive para este que vos escreve. Durante a pandemia muitos projetos foram adiados e outros, infelizmente, cancelados. Mas com a volta das viagens e do turismo, muitos estão sendo retomados e, felizmente, teremos muitas atrações inéditas para este ano.

Confira 11 museus que serão inaugurados em 2022:

Grande Museu do Egito, Gizé

O Grande Museu do Egito será o maior museu do mundo dedicado exclusivamente a uma única civilização. Localizado na cidade de Gizé, ele fica nas proximidades das grandes pirâmides e a 40 minutos de carro de Cairo, capital do país.

O acervo contará com 50.000 peças e, o mais importante, será a primeira vez que todos os 5.000 artefatos do tesouro do rei Tutancâmon serão exibidos em um mesmo local desde sua descoberta. O museu terá 500 mil m², mais do que o dobro do tamanho do Metropolitan Museum of Art de Nova York e a expectativa é de receber 15 mil visitantes por dia quando abrir as portas em novembro deste ano.

Saiba mais no site – clique aqui.

Maison Gainsbourg, Paris

A casa onde o celebrado e controverso cantor francês Serge Gainsbourg morou em Paris irá virar um museu dedicado à sua vida e obra. O local estava fechado há 30 anos, desde sua morte em 1991. O projeto é liderado por sua filha, a atriz e cantora Charlotte Gainsbourg. A principal atração para os visitantes será a famosa e excêntrica sala de estar de Serge, com seu piano, bar art déco e enorme coleção de esculturas.

Fachada da casa de Serge Gainsbourg em Paris

O local deve começar a receber visitantes ainda no primeiro semestre de 2022. Mais detalhes no site – clique aqui.

Museu da Ciência Robótica, Seul

Com inauguração prevista para o final do ano, o mais novo museu de Seul será dedicado a tudo relacionado à robótica. Sua estrutura futurista no formato de esfera foi parcialmente construída por robôs que já são capazes de imprimir concreto em 3D, além de moldar, soldar e montar as placas metálicas que cobrem a fachada do prédio de 7.400 m².

Os visitantes poderão experimentar o que há de mais recente em inteligência artificial, tecnologia de holograma, realidade virtual e robótica e aumentar seu interesse sobre o tema.

Mais detalhes no site – clique aqui.

Museu da Broadway, Nova York

A cidade de Nova York vai ganhar o primeiro museu dedicado à Broadway. Localizado no coração do Theater Distric da cidade, à poucos metros da Time Square, o museu oferecerá uma experiência interativa que destaca os momentos inovadores da história da Broadway. Projeções de vídeo imersivas e instalações projetadas por artistas contemporâneos contarão a história da indústria teatral da Big Apple e destacarão os musicais revolucionários da Broadway.

Créditos: Paul Bennett Architects

Confira mais no site – clique aqui.

Museu Nacional da Noruega, Oslo

A cidade de Oslo, na Noruega, irá abrir as portas do maior museu dos países nórdicos, com mais de meio milhão de metros quadrados. Trata-se do Museu Nacional da Noruega, projetado pelos arquitetos alemães Kleihues Schuwerk, e que oferecerá vista para a praça da prefeitura de Oslo e para a orla da cidade.

O acervo do museu será de mais de 100.000 itens, incluindo peças notáveis como a pintura mais importante da Noruega, “A Noite de Inverno nas Montanhas” de Harald Sohlberg, “O Grito” de Edvard Munch e um autorretrato de Vincent Van Gogh.

A inauguração do espaço está marcada para 11 de junho, saiba mais no site – clique aqui.

Museu do Palácio de Hong Kong

O Museu do Palácio de Hong Kong abrigará nova galerias, livros raros, caligrafia tradicional e tesouros imperiais emprestados pela Cidade Proibida de Pequim. O espaço também contará com salas de educação, espaços de creche e experiências interativas direcionadas para crianças.

O espaço também terá exposições temporárias em parceria com instituições internacionais sendo, a primeira delas, com curadoria do Museu do Louvre. A previsão é de que o museu seja inaugurado no mês de julho.

Mais detalhes no site – clique aqui.

Museu do Futuro, Dubai

O Museu do Futuro terá exposições que explicam como a tecnologia pode evoluir nas próximas décadas. Fundado pela Dubai Future Foundation, o museu vai mostrar como a tecnologia pode melhorar os nossos corpos e mentes, e ainda gerir soluções sociais e econômicas.

O edifício impressiona logo de cara por sua arquitetura: seu formato circular representa a humanidade e o conhecimento, enquanto o vazio simboliza o futuro que ainda não conhecemos. A fachada é coberta por frases de poesia escritas pelo governante de Dubai, Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum. Por dentro, cada andar terá exposições interativas sobre mudanças climáticas, viagens espaciais, bem-estar, espiritualidade e ecologia.

Confira mais no site – clique aqui.

Museu de Arte e Fotografia, Bangalore

O empresário Abhishek Poddar é conhecido por sua coleção eclética de arte e fotografia e mais de 18 mil peças de sua coleção estarão em exibição nesta galeria no sul da Índia com esculturas, pinturas e itens têxteis. O museu, que será inaugurado até o final do ano, oferecerá também exposições digitais através do site.

Saiba mais no site – clique aqui.

Museu Internacional Afro-Americano, Charleston

A maior parte dos escravos africanos trazidos para os Estados Unidos entrou no país através do porto de Gadsden’s Wharf, em Charleston, na Carolina do Sul. É lá onde o Museu Internacional Afro-Americano está programado para abrir no final do ano. O novo museu tem como objetivo contar aspectos nunca antes abordados da jornada afro-americana – a história de africanos escravizados, negros livres e seus descendentes.

O acervo irá combinar formas clássicas e inovadoras de arquivar informações sobre a cultura afro-americana e sua inegável influência internacional. Haverá também um Centro de História da Família que servirá como um recurso para a genealogia afro-americana.

Confira mais no site – clique aqui.

Museu das Culturas Indígenas, São Paulo

O Museu das Culturas Indígenas será o primeiro feito e conduzido por indígenas no estado de São Paulo e será uma vitrine de força criativa das comunidades. A primeira exposição fará uma homenagem ao artista e ativista Jaider Esbell (1979-2021). “São museus que invertem a perspectiva com que as comunidades vêm sendo tratadas em nosso país. Onde a sociedade enxerga carência, nós enxergamos potência”, disse o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

Com previsão para abrir as portas em março, o museu será instalado no Complexo Baby Barioni, ao lado do Parque da Água Branca.

Museu das Favelas, São Paulo

O Museu das Favelas tem a missão de articular, preservar e comunicar as potências das favelas paulistas e brasileiras. Em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), o museu ocupará o Palácio dos Campos Elíseos, antiga sede do governo, com mais de 8.000 m².

O acervo contará com exposição multimídia interativa, exposições temporárias, biblioteca digital, auditório, um centro de empreendedorismo com coworking, além de café e loja. A previsão é de que o museu abra as portas em junho deste ano.

Bônus: Museu do Ipiranga, São Paulo

Embora não seja um museu novo, o Museu do Ipiranga está em reforma e renovação desde 2013 devido a problemas na estrutura e infiltrações. O museu faz parte do complexo Parque da Independência que conta também com o Horto Botânico, com o Jardim Francês, com a Casa do Grito e com o Monumento à Independência. O acervo do museu conta com mais de 450 mil artefatos e documentos históricos que falam da formação da sociedade brasileira.

Depois de pronto, uma nova área de 6.800 m² será inaugurada no subsolo com bilheteria, cafeteria, lojas, um auditório para até 200 pessoas, um espaço para eventos educativos e uma galeria para exposições temporárias. A previsão é de que o museu abra as portas novamente para o público no dia 7 de setembro, a tempo de comemorar os 200 anos da Independência do Brasil.

Mais detalhes no site – clique aqui.


Veja também:

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção