logo Melhores Destinos

Os 20 maiores museus do mundo em número de visitantes. Quais deles você conhece?

Monique Renne
Monique Renne
17/07/2020 às 9:46

Os 20 maiores museus do mundo em número de visitantes. Quais deles você conhece?

Os museus mais visitados do mundo são parte indispensável do roteiro e desejo de muitos viajantes que buscam experiências completas e inesquecíveis. O Theme Index 2019, estudo elaborado pela TEA – Themed Entertainment Association, em parceria com a Aecon, revelou os 20 museus que mais receberam visitantes em 2019. O relatório anual apresenta grandes nomes entre os museus mais visitados do mundo, com direito a representantes de diversos países e museus dos mais variados estilos. Ao todo, os 20 museus mais visitados do mundo receberam mais de 105 milhões de pessoas em 2019, número 2,4 % inferior ao ano de 2018, mas certamente mais alto do que teremos agora, em 2020.

Há quem embarque focado em apreciar obras de artes e conhecer mais sobre a história de cada destino, mas mesmo que não tem esse interesse específico acabada esbarrando nos museus durante as férias. Alguns museus são tão disputados que as imagens de salas lotadas, filas quilométricas e obras de arte cercadas por multidões já se tornaram famosas (e até piadas) entre os turistas. Mas quais são os museus mais visitados do mundo? A lista conta com diversos nomes bem familiares entre os viajantes brasileiros – como o Louvre de Paris e o Metropolitan de Nova York – e outros ainda pouco conhecidos por aqui. Todos merecem a sua atenção na hora de montar a próxima viagem (e que seja o mais breve possível)! Confira os museus mais visitados do mundo e conte pra gente em quais deles você já esteve!

Museus mais visitados do mundo

Louvre, Paris

Top 10 museus mais visitados do mundo

1 – Louvre – Paris, França

O Museu do Louvre é o grande líder entre os mais visitados do mundo. Com público de 9,6 milhões de visitantes em 2019. O Louvre, que também ficou em primeiro em 2018, se mantém no topo e segue como o queridinho do grande público amante das artes e história. O Museu do Louvre é, sem dúvida, uma das maiores atrações de Paris. Sede da popstar Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, o Louvre por si só é uma grande obra de arte, tanto que sua arquitetura inusitada é altamente fotografada pelos visitantes. Andar pelas galerias do Louvre não é nada fácil, já que estamos falando de um museu enorme e com mais de 30 mil peças no acervo (e recorde de turistas). Com um pouco de paciência e preparo físico será fácil ver grandes obras, entre elas: A balsa da Medusa, de Géricault; a Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix; e a escultura Venus de Milo. Leia mais no site oficial.

Museus mais visitados do mundo

Louvre

2 – Museu Nacional da China – Pequim, China

O Museu Nacional da China alcançou a segunda colocação no ranking, com 7,39 milhões de visitante em 2019. Na linha dos museus mais tradicionais, a visita ao Museu Nacional da China é imperdível para quem está em Pequim. O local conta em detalhes a história da China, desde 1,7 milhão de anos atrás até a última dinastia. Além do Museu Nacional da China, vale conferir por lá também uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e Patrimônio da Humanidade, a Grande Muralha da China, principal atração do país.

3 – Museus Vaticanos – Cidade do Vaticano, Itália

Os Museus Vaticanos estão entre os mais procurados pelos brasileiros que visitam a Itália e chegaram ao número de 6,88 milhões de visitantes em 2019. Localizado dentro da Cidade do Vaticano, os Museus Vaticanos estão entre os mais espetaculares da Itália e do mundo. Arte egípcia, grega, romana, etrusca, entre outros tesouros podem ser vistos de perto por lá. As principais obras a serem visitadas foram produzidas por grandes nomes como Rafael, Leonardo, Giotto, Caravaggio, Van Gogh e Matisse, sendo que a Capela Sistina, onde estão as pinturas de Michelangelo que retratam cenas do Gênese, é a grande estrela do museu. Leia mais no site oficial.

museus com mais turistas

4 – Metropolitan Museum of Art – Nova York, Estados Unidos

O Metropolitan, ou simplesmente MET, é uma das mais procuradas atrações de Nova York e recebeu 6,77 milhões de turistas no ano de 2019. Uma grande marca, mesmo para uma cidade com espaço tão disputado. Pra quem gosta de arte, Nova York é um destino sensacional! Há grande variedade de museus com diferentes enfoques culturais, sendo que o MET figura entre os mais importantes espaços dedicados à arte e história no mundo. Com enorme acervo que abrange arte asiática, europeia, americana, egípcia e outras, no MET será possível ver obras de nomes como Caravaggio, Monet, Van Gogh e Pablo Picasso. Além do acervo principal, o MET tem uma coleção sobre arte medieval que fica no The Cloisters, um museu que até a arquitetura foi pensada para ambientar os visitantes no período medieval.

melhores museus do mundo

5 – British Museum – Londres, Reino Unido

Londres é, sem dúvida, um dos melhores destinos do mundo para os apaixonados por museus. Ao contrário de muitas localidades da Europa, Londres disponibiliza a entrada gratuita em boa parte de seus museus. E isso já é um ótimo motivo para escolher a cidade em uma viagem cultural (especialmente em tempos de euro e dólar nas alturas). Para começar a percorrer os museus de Londres, o British Museum é uma ótima pedida! Um dos mais importantes museus do mundo, e com 5,42 milhões de visitantes em 2019, o museu preserva mais de 6 milhões de peças, entre elas a Pedra da Roseta (que fez com que os arqueólogos decifrassem os hieróglifos egípcios), esculturas do Partenon de Atenas, na Grécia (o país pede o retorno desses objetos até hoje), múmias egípcias, antiguidades chinesas, entre vários outros tesouros. Leia mais no site oficial.

British Museum

6 – Tate Modern – Londres, Reino Unido

Fazendo dobradinha com o British Museum, o Tate Modern também é um museu maravilhoso, mas com enfoque completamente diferente! Um deleite para os amantes de artes, o Museu Nacional da Arte Moderna e Contemporânea Tate Modern funciona no antigo prédio de uma usina elétrica e recebe 6,09 milhões de visitantes por ano. O museu tem expostos trabalho de Mondrian, Picasso, Matisse, Dalí, Pollock, Warhol entre outros nomes. A visita é igualmente imperdível! Acesse o site do museu.

museus mais visitados do mundo

7- National Gallery – Londres, Reino Unido

Falamos dobradinha? Bom, Londres já está no terceiro museu seguido na lista dos vinte mais visitados! Na cidade, estão alguns dos mais importantes espaços destinos à cultura, arte e história em todo o mundo, com acervos impressionantes e realmente imperdíveis. Com 6,01 milhões de visitantes, a National Gallery é uma visita excelente para quem viaja focado nas belas artes. No museu será possível ver expostos trabalhos de renomados artistas da história mundial, entre eles Claude Monet, Rembrandt, Vincent Van Gogh e Michelangelo. Saiba mais no site oficial.

8 – Natural History Museum – Londres, Reino Unido

É tetra! Londres chega ao quarto museu na lista dos mais visitados do mundo, com 5,42 milhões de visitantes no ano passado. Ideal para toda a família, motivo de paixão entre as crianças e pedida certa para quem não é muito fã de artes, o Natural History Museum é um ótimo passeio na cidade! O Museu de História Natural de Londres presenteia os visitantes com esqueletos de dinossauros e outras preciosidades. A coleção compreende mais de 70 milhões de espécimes do mundo natural, reunidas ao longo de 400 anos – saiba mais no site do NHM

9 – American Museum of Natural History – Nova York, Estados Unidos

Nova York aparece pela segunda vez entre os museus mais visitados do mundo, desta vez com o American Museum of Natural History. A cidade tem uma grande variedade de museus em diferentes temáticas, o que a torna o destino ideal para todos os turistas, até mesmo para quem não gosta tanto de museus. Com 5 milhões de visitantes ao ano, o American Museum of Natural History é um dos mais disputados, interessantes e divertidos museus de NY, tanto para crianças quanto para adultos. Por lá, será fácil ver grandes esqueletos de dinossauros, réplica de animais gigantes e diversas outras atividades interativas que divertem a todos. Conheça mais no site amnh.org.

museus em nova york

10 – Hermitage – São Petesburgo, Rússia

Basta uma breve caminhada pelas ruas de São Petersburgo para perceber o quanto o czar russo – Pedro, o Grande – se empenhou na construção desta, que se tornou a primeira cidade moderna da Rússia. Tanta história para todos os públicos é apenas um dos atributos que colocaram a velha capital do império russo – fundada em 1703 – na lista de destinos turísticos mais apreciados mundo afora. E, claro, os museus sempre se destacam por lá! Os apaixonados por arte e cultura não terão do que reclamar, pois a antiga capital da Rússia abriga museus mundialmente importantes, como o Hermitage, que recebeu 4,95 milhões  de visitantes em 2019 e ocupa a décima posição na lista dos museus mais visitados do mundo. Situado no charmoso Palácio de Inverno e com mais de três milhões de peças no acervo – entre elas a Madona e a Criança, de Da Vinci – o Hermitage é imperdível para quem está na cidade. Acesse o site oficial.

museus mais visitados do mundo

A lista dos maiores museus do mundo no Theme Index 2019 segue com espaços incríveis dedicados à arte, história e cultura. Todos eles merecem a sua visita (assim que tudo se acalmar, claro). Ainda que os museus mais visitados do mundo sejam excelentes pedidas, vale lembrar que há museus maravilhosos em todo o mundo, muitos deles ainda não descobertos pelo grande público. Ao visitar um novo destino, não deixe de buscar por museus que contam a história do lugar, onde seja possível apreciar obras de arte de valor incalculável ou mesmo ter novas experiências para guardar por toda a vida. Há museus para todos os gostos e, certamente, um deles irá te agradar!

Confira o ranking completo dos 20 museus mais visitados do mundo em 2019 e o número de visitantes em cada um deles.

  1. Louvre – Paris, França (9,6 milhões)
  2. Museu Nacional da China – Pequim – China (7,39 milhões)
  3. Museus Vaticanos – Cidade do Vaticano, Itália (6,88 milhões)
  4. Metropolitan Museum of Art – Nova York, Estados Unidos (6,77 milhões)
  5. British Museum – Londres, Reino Unido (5,42 milhões)
  6. Tate Modern – Londres, Reino Unido (6,09 milhões)
  7. National GalleryLondres, Reino Unido (6,01 milhões)
  8. Natural History Museum – Londres, Reino Unido (5,42 milhões)
  9. American Museum of Natural History – Nova York, Estados Unidos (5 milhões)
  10. Hermitage – São Peterburgo, Rússia (4,95 milhões)
  11. Shangai Science and Technology Museum – Xangai, China (4,82 milhões)
  12. Reina Sofia – Madrid, Espanha (4,42 milhões)
  13. National Museum of Natural History – Washington DC – Estados Unidos (4,20 milhões)
  14. Nanjing Museum – Nanjing – China (4,16 milhões)
  15. Zhejiang Museum – Hangzhou – China (4,15 milhões)
  16. National Gallery of Art – Washington DC – Estados Unidos (4,07 milhões)
  17. Victoria & Albert Museum – Londres – Reino Unido (3,92 milhões)
  18. China Science Technology Museum – Pequim, China (3,89 milhões)
  19. National Palace Museum – Taipei, Taiwan (3,83 milhões)
  20. Musée D’Orsay – Paris, França (3,65 milhões)

E ai, quantos desses 20 museus você já teve a oportunidade de conhecer? Conte pra gente nos comentários!