Nova companhia brasileira Nella assina contrato para 5 Airbus A320: primeiro avião deve chegar em agosto
Nova companhia brasileira Nella assina contrato para 5 Airbus A320: primeiro avião deve chegar em agosto
Depois da chegada da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) é a vez da Nella Airlines ganhar forma no mercado brasileiro de aviação. A Nella anunciou nesta semana que assinou leasing de cinco aviões Airbus A320 e espera receber a primeira aeronave já em agosto. A empresa, que ainda buscará a certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), não tem data para iniciar as operações, mas acredita que será ainda neste ano.
“Devemos receber o primeiro Airbus em agosto. O segundo em setembro e o terceiro em novembro. Dois estão na Europa e um na América Central”, disse John Long, diretor de operações da Nella, em entrevista ao canal ASA News. Apesar do contrato de leasing já estar assinado, as outras duas aeronaves só devem chegar ao Brasil em abril do ano que vem. O primeiro avião já tem prefixo destacado: PS-RRM.
O anúncio do arrendamento dos Airbus surpreendeu o mercado de aviação, já que nas primeiros notícias sobre a nova companhia Nella os diretores diziam que a ideia era iniciar operações regionais somente com turboélices ATR. “Assinamos com a Airbus e estamos muito felizes. Não abandonamos nossos planos iniciais de fazer voos regionais, apenas aumentamos nossa operação no mercado nacional. O Brasil é muito grande. Vamos ter mais geração de empregos e ajudar a impulsionar a economia do país”, afirma o CEO Mauricio Souza.
Ele explica que o projeto de voar com os turboélices não foi abandonado. A nova companhia também contará com aviões ATR 72/600, mas estes ainda não têm contrato assinado. A empresa busca em breve fechar o arrendamento de dois ATRs.
A base da Nella Airlines será o Aeroporto de Guarulhos. “Vamos começar com três linhas distintas com os Airbus e a gente vai colocar o ATR para interligar. Estamos prevendo os ATRs para março ou abril de 2022”, ressalta o diretor. As rotas que serão operadas ainda não foram divulgadas.
A expectativa é que a Nella Airlines apresente ainda nesta semana o Programa de Treinamento Operacional (PTO) para a aprovação na Anac. Somente após esta liberação é que as contratações de pessoal devem começar, por volta de agosto. “Prevemos sete tripulações por aeronave. Vamos começar com 21 comandantes, 21 co-pilotos e 63 comissários de bordo“, destaca John Long.
A Nella também vai criar um empresa de carga que usará os porões dos aviões de passageiros, mas também contará com frota própria. A operação será feita com Boeing 737-800. Segundo o CEO, o Boeing destacado já operou voos pela Gol. O site da Nella Cargo já está no ar e pode ser acessado aqui.