logo Melhores Destinos

Quer viajar para onde? 14 destinos que estão no sonho da equipe do Melhores Destinos no pós-pandemia

Rafael Castilho
14/02/2021 às 6:42

Quer viajar para onde? 14 destinos que estão no sonho da equipe do Melhores Destinos no pós-pandemia

Quais destinos você quer visitar após a pandemia? Acreditávamos que o início de 2021 seria diferente e esperávamos que nossa rotina de viagens pudesse ser feita com mais tranquilidade e segurança. Entretanto, a nova onda do novo coronavírus fez a gente voltar para casa e refletir mais sobre os futuros passeios. Nós, aqui do Melhores Destinos, também estamos nos resguardando, mas sonhando ansiosos para cair novamente na estrada ou embarcar num voo. Confira a seguir alguns dos destinos para onde nós do MD não vemos a hora de retornar. Muitos são aqui no Brasil e podem ser uma boa dica para o seu futuro roteiro de viagem!

1. Jalapão – TO

A pandemia da Covid-19 mudou, pelo menos por enquanto, a maneira como viajamos. Mesmo com o início da vacinação, muitas fronteiras ainda seguem fechadas, sem contar um fator muito importante: a insegurança de alguns em ir para o exterior. Uma boa ideia para recomeçar em 2021 é apostar nos destinos nacionais, entre eles o Jalapão, um parque de ecoturismo no estado do Tocantins que sem dúvida vai te garantir momentos e lembranças incríveis.

A região encanta por suas águas abundantes, chapadas e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas e impressionantes formações rochosas. Entre os principais atrativos estão a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água em forma de ferradura de cerca de 100 metros de largura e 15 metros de altura; as dunas, que são o cartão portal do Jalapão, compostas por areias finas que chegam a 40 metros de altura; os povoados de Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos que possibilitam aos turistas vivenciar a cultura local; a Cachoeira da Formiga, uma linda nascente de água em tom verde-esmeralda; e os famosos fervedouros com suas águas transparentes em que é impossível afundar.

Uma curiosidade é que a densidade populacional no Jalapão é de 0,8 habitante por quilômetro quadrado, ou seja, é possível passar dias por lá sem ver uma única pessoa, algo perfeito nos tempos que estamos vivendo. E aí, deu vontade de conhecer? – por Thayana Alvarenga, editora

2. Alter do Chão – PA

Alter do Chão é um dos destinos mais incríveis para onde já viajei. E tenho certeza que ele cabe bem em uma viagem para 2021. Com águas tranquilas e cercado do verde amazônico, Alter do Chão é para quem quer – e precisa – desconectar dos problemas e descansar de verdade. Impossível não relaxar em meio aos banhos de água doce no Rio Tapajós e no Rio Arapiuns. Sem contar que Alter do Chão tem um pôr do sol de emocionar.

Minha dica? Vá cada dia para uma região diferente e nunca repita o momento do entardecer, que é sempre mágico e inesquecível em Alter do Chão. Não deixe também de visitar uma comunidade ribeirinha (onde certamente você comerá um dos melhores peixes da sua vida) e a Floresta Nacional do Tapajós, onde árvores grandiosas nos permitem entender a importância da natureza para o mundo. Ah, claro, dê muitos mergulhos nos rios, lagoas, igapós e igarapés da região. Você sairá de lá renovado! – por Monique Renne, editora de destinos

3. São Francisco do Sul – SC

A cidade de São Francisco do Sul, ou “São Chico” como é conhecida carinhosamente, está localizada no estado de Santa Catarina, é uma pequena ilha localizada bem próxima ao continente e a apenas uma hora de Joinville. Devido a sua formação geográfica, a cidade ganhou paisagens naturais encantadoras e ainda é presenteada com o mar rodeando todo o seu território.

Além disso, São Chico, é a cidade mais antiga do estado de Santa Catarina, sendo também uma das mais antigas do Brasil, fundada em 1553. Todas essas características fazem da cidade um destino encantador o qual não vejo a hora de retornar e que merece a sua visita. por Rafael Torres, comercial

4. Gonçalves – MG

Uma das cidades mais interessantes que pude conhecer em algumas das minhas viagens pelo Brasil, Gonçalves fica no extremo sul de Minas Gerais, mais precisamente na Serra da Mantiqueira.

Para quem nunca ouviu falar, a Serra da Mantiqueira abrange os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e é nacionalmente conhecida por ser uma região que abriga cidades como Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG), Bueno Brandão (MG), Penedo (RJ), Itatiaia (RJ), entre outras. Esses são alguns dos destinos da região e que muito procurados por turistas para que possam curtir a natureza e principalmente frio no inverno.

Assim como as demais cidades da região, na minha opinião Gonçalves leva uma grande vantagem pois está a pouco mais de 200 km de São Paulo (capital). Além disto, em comparação as demais cidades da região, podemos dizer que Gonçalves é uma cidade mais interiorana, chalés em meio às montanhas, comida mineira preparada em fogo de lenha, inúmeras trilhas para ecoturismo, sem contar com as paisagens com belíssimas montanhas, de uma Mata Atlântica praticamente intocada. Pode ser relaxando, numa trilha ou fazendo algo mais radical, como voo de parapente, rapel ou boia-cross. Quero voltar a Gonçalves! – por Marcel Bruzadin, marketing

5. Montanhas Capixabas – ES

A região das Montanhas Capixabas é uma área que reúne belas paisagens naturais, boa gastronomia e um clima ameno, gostoso para curtir um friozinho e tomar um vinho. É uma boa dica para viagens independentes e de carro, em meio à Natureza, visitando pequenos produtores locais. A região foi colonizada por italianos e alemães, tem várias pousadinhas charmosas e restaurantes gostosos.

Também é uma boa sugestão para quem gosta de fazer trilhas, curtir cachoeiras ou simplesmente relaxar entre as montanhas. Como capixaba, não escondo a saudade de passear pela serra com a família e curtir o friozinho de lugares como Domingos Martins, Pedra Azul e Matilde. – por Camille Panzera, editora de destinos

7. Chapada Diamantina – BA

Já tem muito tempo que estamos praticamente confinados – pelo menos aqui em casa. Tem sido meses de poucos abraços e de muita vontade de ir pro meio do mato. Aí fiquei pensando: qual seria o destino perfeito para 2021? Certamente um de natureza exuberante e horizonte vaaaaassto, para poder olhar para longe. Bem longe! Um lugar onde fosse possível respeitar o distanciamento social e também tirar a zica tomando maravilhosos banhos de cachoeira. Claro que não poderia faltar gente querida, nem comida boa. E não deu outra: Chapada Diamantina!


Subir morros, percorrer trilhas, mergulhar em poços, refrescar-se em cachoeiras, entrar em grutas e admirar a natureza maravilhosa do interior da Bahia é o dia a dia do turista na Chapada Diamantina. E, no fim do dia, com aquele cansaço revigorante que só as atividades em meio à natureza permitem, ainda dá para aproveitar os charmosos bares e restaurantes de Lençóis e outros pequenos povoados da região, com mesinhas na rua, garantindo um rolê praticamente 100% ao ar livre. – por Bruna Scirea, editora

8. Morretes – PR

Morretes é uma pequeno e pacato município histórico do litoral paranaense. Fundada em 1721, é uma das mais antigas cidades do Paraná. A viagem para chegar até lá pode ser muito bonita e diferente. A partir de Curitiba, é possível seguir pela secular estrada da Graciosa, até hoje de paralelepípedo, bem rústica, sinuosa e florida, com belos mirantes para a Serra do Mar.

Os visitantes também podem chegar de trem, partindo de Curitiba para uma bela viagem pelo meio da Serra. E tem ainda outra opção, esta para os mais aventureiros: descer até Morretes a pé pelo Caminho do Itupava (com ajuda de guias). São cerca de 25km pela primeira estrada que ligou o litoral ao planalto paranaense.

Morretes tem um centro histórico pequeno e convida para uma caminhada pelas ruelas, espiando os casarios antigos e coloridos e a feirinha de artesanato. Uma vez lá, é obrigatório provar a famosa balinha de banana e a cachaça de gengibre.

O almoço é a hora do famoso Barreado, encontrado em quase todos os restaurantes do centro histórico. O nome vem do fato de o prato originalmente ser feito embaixo da terra. Enterrava-se uma panela de barro com carne e muito cominho embaixo da terra, junto a um braseiro. E lá ela ficava por 24 horas. Hoje em dia a técnica de preparo já é outra, mas o nome continua.

Outro interessante local da cidade é a Igreja de Nossa Senhora do Porto. Fundada em 1769, a Igreja é um marco importante no estado por causa da imigração. Vários imigrantes quando chegaram da Europa, no século XIX, eram batizados ali – inclusive o bisavô desse que vos escreve, Andrea Dissegna, em 1877.

Um destino tranquilo, histórico, bem conservado e com boa comida. Boa pedida pra 2021. – por Umberto Dissenha, TI

9. Beto Carrero World – SC

Maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World é uma excelente opção de passeio para quem gosta de diversão sem gastar muito, que é o meu caso. Os brinquedos do parque agradam tanto crianças pequenas quanto aos jovens e adultos em busca de emoções mais radicais. Meus preferidos são as montanhas russas Fire Wipe e Star Mountain, mas fujo da Big Tower.

Como moro a apenas 2 horas e meia de carro do parque costumava ir lá todo ano no dia do meu aniversário, já que aniversariante não paga ingresso – fica a dica. Para quem não vai no aniversário, dá para comprar o ingresso para o Beto Carrero com desconto usando nosso cupom exclusivo.

O parque segue aberto na pandemia, é verdade, mas a diversão não é a mesma com máscara, álcool gel e o receio de ser contaminado. Não vejo a hora de poder voltar com tranquilidade. – por Sandro Kurovski, editor 

10. Buenos Aires – Argentina

Existem destinos que nos conquistam de primeira e que nos fazem querer voltar sempre. Comigo isso ocorreu com Buenos Aires, foi amor à primeira visita. Uma cidade que impressiona por sua arquitetura, avenidas largas e parques tanto quanto pela culinária e atrações noturnas. Isso sem falar do futebol! Quem ama o esporte bretão não pode deixar de admirar a paixão que os argentinos têm pelos seus times, por menores que sejam. E já na primeira viagem tive a oportunidade de acompanhar no estádio um superclássico (Boca x River)! Experiência ímpar!

Com uma primeira vez assim, é claro que eu quis voltar já no ano seguinte e tenho feito isso durante todos os anos desde então. No ano passado eu tinha duas viagens planejadas pra lá, que infelizmente tiveram que ser canceladas. Por conta disso eu ando numa saudade de viajar pra lá que vocês não têm noção! E assim que for possível, sem essas dificuldades atuais de locomoção e problemas relacionados à pandemia, eu embarco na primeira oportunidade! ¡Hasta pronto, mi Buenos Aires querido! – por João Goldmeier, editor

11. Londres – Inglaterra

O lugar que eu mais gostaria de ir em 2021 é Londres. Eu ainda não conheço a capital inglesa e depois de maratonar a série The Crown a vontade só ficou maior! A cidade me atrai pelo estilo cosmopolita, arte, cultura e música que influenciam o resto mundo. O agito de Londres parece não parar nunca e sempre há o que fazer (independente do dia da semana), seja nos museus ou famosos pubs.

Consigo me imaginar fazendo as atividades turísticas mais clichês, como tirando foto aos pés do Big Ben e nas inconfundíveis cabines telefônicas vermelhas. Apreciar a vista de cima da London Eye e bater perna na Oxford Street também são passeios mais que obrigatório na minha lista!

No final do ano passado aproveitei uma promoção da British Airways e emiti passagens em classe executiva para Londres utilizando pontos por um valor super acessível. Infelizmente, por conta da pandemia, esses planos terão que ser adiados por enquanto, mas oportunidades não faltarão! – por Daniel Gadelha, editor

12. República Tcheca

O destino que quero retornar no pós pandemia não é um único lugar e sim um país inteiro. Quando as coisas estiverem melhores e as fronteiras reabertas em segurança, quero voltar à República Tcheca. Um pais que estive há alguns anos e me encantou.

Caminhar sem pressa pelas ruas de Praga com seu centro histórico riquíssimo em detalhes, arquitetura única e muita coisa para desvendar. Na cidade antiga (Staré Mesto), você encontra a praça que abriga a torre da prefeitura e o Relógio que, além de marcar a data e as horas, registra a posição do sol, os ciclos astronômicos, fases da lua e feriados do calendário cristão.

Saindo de lá é hora de cruzar o rio Vltava e ir para Malá Strana — do outro lado da Ponte Carlos, monumento-símbolo da cidade — começar a subida em direção ao suntuoso castelo de Praga, um dos maiores do mundo e que abrigou ninguém menos do que os reis da Boêmia, imperadores romanos sagrados e presidentes da Tchecoslováquia e da República Tcheca. Além disto, Praga tem ótimos museus, parques e muita boa cerveja.

Deixando a capital tcheca para trás quero ir ao encontro da verdadeira cerveja Budweiser em České Budejovice e de lá seguir até a pitoresca České Krumlov com seu castelo do Século XIII. Para terminar meu tour pelo país quero retornar a Pilsen, berço do estilo de cerveja que tem o mesmo nome da cidade e da cervejaria Pilsner Urquell. Para descansar nada melhor que o spa cervejeiro Purkmistr, com o seu banho de cerveja e um restaurante delicioso que serve uma suculenta carne de porco. A República Tcheca é uma boa pedida para quem curte história, arquitetura, animação, boa comida e maravilhosa cerveja. – por Rafael Castilho, editor

13. Índia

Estive na Índia em 2016. Decidi me surpreender, então construí o roteiro baseado em atrações, mas me limitei a aprender sobre a cultura. Queria viajar sem preconceitos. Acho que foi um erro. Dizem que a Índia ou você ama ou odeia. No meu caso, desde o primeiro dia ela me expulsou. Muitas pessoas em todos os lugares, o caos, me senti oprimida. Tive muita dificuldade em sair dessa visão durante a viagem e acho que merece absolutamente uma segunda chance.

Um erro foi ficar muitos dias em Nova Delhi. Como toda capital, apesar de ter toda a essência indiana, é caótica. E se você tem um choque cultural, que pode acontecer em muitas viagens, não é o lugar ideal. Senti falta de entrar no coração da Índia. Ir a lugares do interior do país. Saíria para Jaipur, passaria por Varanasi  e terminaria em Mumbai.

E a viagem não terminaria por aí: eu também adoraria ir ao Sri Lanka. Desta vez não me preocuparia mais com atrações, mas com a riqueza cultural, e aprender a descobrir as maravilhas de lugares tão diferentes do nosso Ocidente. Eu me desafiaria a aproveitar cada minuto da viagem, se tiver sucesso, certamente será um processo de auto aperfeiçoamento. – por Yenifer Contreras, editora Mejores Destinos Chile

14. Itália

Fim da pandemia, a alegria de poder embarcar de novo com a família, com alegria e sem máscaras. E para onde vamos? Difícil escolher nesse mundão. Vontade de percorrer o Brasil todo, depois conhecer ou revisitar tantos países maravilhosos. Mas já que temos de ecolher apenas um, que tal um destino que vale por muitos? Assim partiria para a Itália! Ah, a bela Itália!

Nosso roteiro começaria em Roma. Um passeio ensolarada por Trastevere até chegar ao Vaticano e dar um alô ao Papa. Depois passar no Coliseu, Foro Romano, apreciar Caravaggio, rodar as sete igrejas peregrinas e tomar muito gelato! Antes de partir, levar os meninos para jogar uma moedinha na Fontana de Trevi – moeda de real, porque o euro está muito caro!

Próxima parada: Nápoles! Para comer una bella pizza antes de explorar Pompeia. Seguimos para a maravilhosa Costa Amalfitana! Belos dias de sol em uma casinha em Amalfi ou Positano para percorrer as belas praias e paisagens!

Falando em paisagens, é hora de seguir para o aeroporto: a Toscana nos espera! Desembarcamos em Florença para dias maravilhosos entre museus e vistas do rio Arno e visita a cidadezinhas próximas, com a parada obrigatória em Pisa – as crianças ansiosas para ver a famosa torre inclinada e fazer aquelas fotos bestas!

Embarcamos para nosso último destino, a romântica Veneza. Que maravilha cruzar as pequenas pontes e se perder entre as vielas de Rialto a San Marco! Acompanhar o vai e vem dos turistas e das gôndolas num fim de tarde em Santa Maria della Salute.  E nessa igreja, construída por uma promessa pelo fim de uma epidemia, agradecer a Deus pelo fim de outra. E por todas as viagens que ainda estão por vir! – por Denis Carvalho, editor-chefe

E você, qual lugar quer retornar quando esta pandemia passar? Viajará aqui pelo Brasil ou quer ir para o exterior? Deixe seu relato logo abaixo nos comentários.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção